[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde,

Estou atrás de um monitor WQHD, mas tenho dúvidas em qual deveria investir
Dei uma olhada nessa aqui da dell: https://www.dell.com/pt-br/shop/mon...-s3422dwg/apd/210-azep/monitores-e-acessórios
alguém possui ele? já fizeram alguma análise por aqui sobre?

Aceito outras sugestões, fiquem a vontade para opinar.
Hoje estou com um ultrawide da LG 1080p, aquele famoso.
Estou querendo passar pra qhd, mas matendo o ultra pq eu curti demais.

Esse FYHXele custa próximo dos 1k no Aliexpress, + Frete de 400 (SP) + Chance imensa de taxação..

gIhmW3c.png

mVKszTu.png

Review PT-BR

Unboxing

Capaz que passe o valor dele aqui do Brasil com a taxa, não compensa. Se fosse frete grátis quem sabe.

Capaz que passe o valor dele aqui do Brasil com a taxa, não compensa. Se fosse frete grátis quem sabe.
Achei esse monitor no aliexpress já em armazém brasileiro, portanto não tem taxas. Ele sai por R$ 1637. Será que vale? As especificações são boas e pelas avaliações parece um bom monitor. Esse brasileiro que comprou e fez vídeo já testou o cr27 da pichau no canal dele e disse que esse FYHXele é bem superior. Estava querendo o dell s2721gdf e logo quando decidi e pude comprar ele entrou em EOL e não é mais produzido, estive esperando o mês inteiro e nada. Substituiram aqui no BR com um alienware mas que ainda está caro...

link do aliexpress

Eu ia comprar pra testar, só que achei um vídeo mostrando o OSD dele e é como todos os outros whitelabel que vemos no nosso mercado, não tem como ativar o modo 1ms (backlight strobing/black frame insertion) em conjunto com overdrive. Só dá pra ajustar o overdrive através do "response time". Para jogos single player isso não faz diferença, já que é preferível o freesync-gsync nesse caso. Pra quem é casual também não, dá pra alcançar bons resultados juntando o adaptive sync com o overdrive. Mas em jogos online e pra quem gosta de ser competitivo e já testou sabe que o modo 1ms faz muita diferença não só no tempo de resposta e no blur do monitor, mas também no input lag (mouse). Esse é o grande diferencial das marcas conhecidas, o OSD é muito mais completo e você consegue extrair mais do painel, principalmente se o foco é jogos. Vou esperar mais um mês e ver se esse alienware novo aparece em alguma promoção ao menos por R$ 3k. Infelizmente o mercado de monitores no Brasil atualmente é horrível e parece pior que 2 anos atrás. Só tem VA curvo pra todo lado e MUITOS full hds.

A Pichau, está mesmo investindo pesado em mercado de monitores.

Mas neste caso tem um Asus no mesmo preço. E não acho que a a densidade de pixels deve ser boa, afinal 3840x1080 em 49" equivale a 2 monitores de 24,5" cada um com 1920x1080, então são dois full-hd. E sai bem barato comprar dois full hd de 24" ou mesmo 27"

Última edição:
Pessoal, tenho reparado que a indústria tem lançado monitores com fonte externa.

Isso é uma vantatem ou desvantagem?

Eu vejo como vantagem pois elimina essa fonte de calor o que pode melhorar muito a vida útil do aparelho.

Aquelas bolinhas brancas que costumam aparecer em certas TVs e monitores, uma vez assisti um vídeo no youtube de um técnico e ele estava explicando que aquilo ali acontece quando a lente difusora se solta.

As lentes difusoras dos leds.

Elas são "COLADAS".

Então imaginei, se esse defeito é frequente, principalmente em TVs de bares e restaurantes, deve ser justamente por causa do calor gerado pela fonte lá dentro da carcaça.
Outra coisa que esqueci de mencionar.

Pelo fato de a fonte ser externa eles poderial colocar proteções extras nela, tipo, DPS (dispositivo de proteção contra surtos) entre outros.

Acho que as pessoas nem se importariam se o monitor até custasse um pouco mais por contas dessas proteções extras da fonte. No final das contas seria um ótimo custo benefício.

Eu fico pensando. O PC todo é protegido pelas proteções da fonte dele mas, e o monitor?

Depois que perdi um monitor, do nada, passei a pensar nesse assunto.

O técnico disse que meu monitor entrou em curto, dai a razão de tê-lo condenado.

Puts, se vcs virem o estado dele, tá novinho, parece que saiu da loja ontem.

Chega dar uma dor no coração só de pensar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esses monitores não são pra jogos, por isso o pessoal reclama tanto. Eu tenho esse F390, ele é ótimo pra uso convencional, mas pra jogar eu n gosto dele. No seu caso, eu iria de 24ML600M. É a mesma faixa de preço desses outros, porém tem tecnologias especificas para jogos
O que vc está achando do F390?
Acabo de ganhar um de presente e gostaria de saber sua opinião depois de algum tempo de uso.

Não uso muito pra jogos. É mais para Blender, After effects, Premiere, navegar (uso muito para ler).

Estou com maior receio de não me acostumar com a tela curva.

Outra coisa que tenho receio é em relação ao brilho de 250, pois estava procurando um de 300.

A propósito, vi que ele é freesync e minha placa de vídeo é GTX e li na internet que o freesync até dá pra usar nas Nvidia, mas somente com cabo displayport e esse monitor não tem essa entrada.

Mas li tbm que isso depende do monitor, tem modelos que vc consegue usar o freesync via HDMI.

Vi tmb que a NVIDIA certificou apenas 12 monitores, conforme este link aqui:

A notícia é de junho/2023. Meu monitor não consta nesta lista, TENSO. Mas vi q tem como ativar mesmo para monitores não certificados pelos laboratórios da NVIDIA. É tipo aquele laboratório WHQL do windows. Vários hardwares funcionam bem, mesmo não tendo a tal certificação. No final acho que é mais marketing da NVIDIA para ter o monpólio da tecnologia. Me lembrou aqueles episódios das placas VOODOO FX e das placas soundblaster em que os hackers descobriram que no final tudo não passava de software.

Última edição:
Outra coisa que esqueci de mencionar.

Pelo fato de a fonte ser externa eles poderial colocar proteções extras nela, tipo, DPS (dispositivo de proteção contra surtos) entre outros.

Acho que as pessoas nem se importariam se o monitor até custasse um pouco mais por contas dessas proteções extras da fonte. No final das contas seria um ótimo custo benefício.

Eu fico pensando. O PC todo é protegido pelas proteções da fonte dele mas, e o monitor?

Depois que perdi um monitor, do nada, passei a pensar nesse assunto.

O técnico disse que meu monitor entrou em curto, dai a razão de tê-lo condenado.

Puts, se vcs virem o estado dele, tá novinho, parece que saiu da loja ontem.

Chega dar uma dor no coração só de pensar.
Sem dúvida fonte externa é uma vantagem. É menos calor dentro do monitor, dá para construir ele mais fino e se a fonte queimar é só comprar uma fonte universal de notebook que custa uns 20 reais e você mesmo resolve o problema, se for interna tem que morrer numa grana levando no técnico. Foi o que aconteceu com um monitor antigo meu, a fonte queimou e coloquei uma de notebook.

Eu ia comprar pra testar, só que achei um vídeo mostrando o OSD dele e é como todos os outros whitelabel que vemos no nosso mercado, não tem como ativar o modo 1ms (backlight strobing/black frame insertion) em conjunto com overdrive. Só dá pra ajustar o overdrive através do "response time". Para jogos single player isso não faz diferença, já que é preferível o freesync-gsync nesse caso. Pra quem é casual também não, dá pra alcançar bons resultados juntando o adaptive sync com o overdrive. Mas em jogos online e pra quem gosta de ser competitivo e já testou sabe que o modo 1ms faz muita diferença não só no tempo de resposta e no blur do monitor, mas também no input lag (mouse). Esse é o grande diferencial das marcas conhecidas, o OSD é muito mais completo e você consegue extrair mais do painel, principalmente se o foco é jogos. Vou esperar mais um mês e ver se esse alienware novo aparece em alguma promoção ao menos por R$ 3k. Infelizmente o mercado de monitores no Brasil atualmente é horrível e parece pior que 2 anos atrás. Só tem VA curvo pra todo lado e MUITOS full hds.
Eu vou arriscar na Amazon parceladinho e por causa da garantia, só jogo singleplayer então pra mim é de boa

Pessoal, acabei de instalar o LG 29WK600. Ainda não fiz testes adicionais, mas uma coisa logo me chamou a atenção. Sempre que ligo o PC, é exibida uma mensagem informando que a resolução configurada não é a ideal. No caso a mensagem é do monitor e não do SO.
Coloquei ele na resolução nativa, 2560x1080, porém em 75Hz. A mensagem recomenda 60Hz. Ora bolas, não é um monitor de 75Hz. :haa:

No Windows não mostra resoluções redondas, no máximo 74,99Hz ou 59,99Hz, mas no painel de controle da Nvidea, mostra os 75Hz. No site Ufo Test também mostra que está em 75Hz.
Estou usando o cabo HDMI original que acompanha o monitor e também testei com outro que tenho e continua igual. Não testei com cabo Display Port.

Devo me preocupar com a mensagem? Posso configurar o monitor para não exibi-la novamente. 😒

Outra coisa: existe um modo compatibilidade HDMI no menu de configuração do monitor (não achei nada sobre esse modo no manual). Eu ativei o recurso, aparentemente ele altera um pouco as cores e aparentemente ativa/desativa o HDR, mas não impede que a mensagem informada acima deixe de ser exibida.

Alguém arrisca um palpite?

Edit: Achei essa informação num manual da LG:

yljW4wb.jpg

Última edição:
Compartilhando meus últimos testes de monitores que realizei aqui em casa:

1) LG C2
- 4K OLED 42"

De longe a melhor qualidade de imagem que já vi na vida, mas o DPI é mediano, não tem a mesma nitidez de um monitor menor 4K, e sendo 42" ainda é absurdamente grande pra usar na mesa, ao menos pra mim. Para office é horrível porque vc fica bitolado com burn-in e não consegue ficar em paz sabendo que vai ter a mesma janela aberta todos os dias da semana 8 horas por dia. Para jogos é o que há de melhor, sem contestação, apesar de sentir falta de um DPI maior.

Vendi pq não estava conseguindo trabalhar e estudar em paz, e pq estava ficando com dor de cabeça.

2) Dell S3221QS
- 4K VA 32" curvo

Ótimo monitor VA. Gamma shifting mínimo, mas ainda presente. Bom volume de cor e bom brilho, mas nada excepcional. Ótimo para trabalhar, bem neutro e calibrado, mas mediano em games, as cores não saltam muito aos olhos e o brilho máximo é mediano. A película também é bem forte e deixa a imagem mais lavada. Acabei devolvendo porque é incompatível com o Mac M1, mas se não fosse, provavelmente teria ficado com ele.

3) LG 32UL750
- 4K VA 32"

Comprei quatro unidades, isso mesmo, quatro. Duas vieram refurbished (vendidos como novos), e as duas que vieram novas eram péssimas em gamma shifting. A última nem ligava direito porque veio com o botão de Power emperrado. Para office é horrível por conta do gamma shifting, mas para jogos é maravilhoso por conta do contraste e do HDR600. Para jogos foi o que mais se aproximou da C2.

Devolvi todos.

4) Samsung UR550
- 4K IPS 28"

Ótimo monitor IPS, mas possui um problema horrível de tons esverdeados e balanço de branco absurdamente quente. "Ah, mas ai é só calibrar", vc diria, sim, é só calibrar, o porém é que vc vai precisar tirar tanto Green e Red que o monitor vai perder quase todo o brilho dele, e brilho baixo diminui também volume de cor. Ou seja, ele só passa dos 100% sRGB se estiver descalibrado, e se vc quiser jogar sem um tom esverdeado cobrindo toda a tela, terá uma imagem com brilho muito baixo. Para trabalho é ótimo (quando calibrado), mas para jogos é meio fraquinho porque o brilho é muito baixo (quando calibrado).

Devolvi.

5) MSI G281UV
- 4K IPS 28"

Melhor ainda que o Samsung UR550, sem o tom esverdeado absurdo e o balanço de branco totalmente fora. Ele ainda apresenta um pouco de tom esverdeado, mas é muito mais por conta da saturação dos 125% sRGB. O brilho é um tiquinho maior que o Samsung UR550, mas quando coloco os dois calibrados lado a lado, o MSI apresenta brilho muito mais forte. Ele também possui uma opção de imagem voltada para games que dá um boost ainda maior no brilho. Pra deixar o balanço de branco do MSI mais neutro precisa mexer bem menos que no Samsung, então o impacto no brilho é muito menor.

De todos os monitores que testei recentemente, é o melhor balanço entre office e games. Para trabalhar é ótimo, brilho mais que bom, calibradinho não incomoda em nada, dá pra deixar qualquer tela aberta sem absolutamente nenhuma preocupação com burn-in. Em jogos ele tem um ótimo brilho e uma ótima qualidade de imagem, as cores saltam aos olhos, mas não dá pra exigir muito de HDR.

Infelizmente minha unidade veio com uns 4 ou 5 stuck pixels (pixels travados em branco), mas são praticamente impossíveis de perceber, a não ser quando a imagem é 100% preta (#000000). A mínima tonalidade de cinza já os oculta. De qualquer forma estou estudando a troca, mas sei lá, tô ficando cansado disso tudo.

De certo é que ficarei com o MSI. Foi o melhor monitor 4K dentro das características que buscava. Ainda tem o Acer Nitro que eu desconfio ser melhor, mas estou ficando sem paciência pra isso já.

Teria ainda como opção para testes o Samsung 32" VA, mas tem tantos relatos ruins que desanimei e estou bem desanimado com VA no geral. O Samsung M8 também é mediano e não tem FreeSync, então nem cogitei. O Philips também parece ser legalzinho mas pelas próprias specs não teria como ser superior ao MSI. Os Dell 4K IPS não possuem FreeSync então descartei.

Mas é isso ai, depois de testar 8 monitores no último mês, eis minhas impressões do mercado brasileiro atual pra 4K.
Você pagou quanto no MSI G281UV?

E qual é o Acer Nitro que julga ser melhor?

Postei no tópico dedicado do monitor, mas como ele parece estar meio morto, quis trazer aqui a dica, para os que, assim como eu, não sabia.

Estava vendo que o Youtube reconhece o HDR do monitor LG 29WK600 automaticamente, mas parece que apenas pelo Google Chrome. Aprendi com esse review . Fica a dica.

gIOcuK3.jpg

Você pagou quanto no MSI G281UV?

E qual é o Acer Nitro que julga ser melhor?

Comprei 3, um por R$ 2199 e os outros dois por R$ 2345.

Dos 3, 2 vierem com dead pixel e 1 veio com desuniformidade muito ruim e muito acima do normal.

Devolvi os 3.

O Acer Nitro que eu acho ser melhor é o KG282K. Eu nunca testei, mas nas specs ele diz ser calibrado de fábrica, então eu boto um pouco mais de fé.

Tá triste mesmo, tô à procura de um QHD decente pra comprar...

Bom dia!
Acham que QHD vale a pena em monitor 24"? Dá muita diferença? Uso profissional e pessoal (nada de games).

Estou pensando no P2423D da Dell. Mas poderia também pegar o P2422H, que é FHD e bem mais barato

AOC Hero 24" 144Hz IPS é o melhor custo benefício nessa faixa de preço? Para uso equilibrado: home-office, estudo, jogos single-player e as vezes jogos competitivos.

edit: o preço está 1160 na amazon

Última edição:

AOC Hero 24" 144Hz IPS é o melhor custo benefício nessa faixa de preço? Para uso equilibrado: home-office, estudo, jogos single-player e as vezes jogos competitivos.

Não sei qual o preço encontrado recente desse monitor, mas atualmente eu comprei um Acer XB253Q (Predator) numa boa promo no site da Acer que teve por R$ 1.800,00. E sendo sincero, que na vida eu tenho convicção que é o melhor painel 1080P que já usei.

Acredito que a diferença de preço não deve ser tão grande, ao menos que o AOC esteja num preço muito bom mesmo no momento imediato e vc tenha necessidade de pra AGORA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tá triste mesmo, tô à procura de um QHD decente pra comprar...

Alienware parece ter lançado um bom painel o AW2724DM.

Porém ainda não recomendo comprar, por que não tem review nenhum por ai.

Não sei qual o preço encontrado recente desse monitor, mas atualmente eu comprei um Acer XB253Q (Predator) numa boa promo no site da Acer que teve por R$ 1.800,00. E sendo sincero, que na vida eu tenho convicção que é o melhor painel 1080P que já usei.

Acredito que a diferença de preço não deve ser tão grande, ao menos que o AOC esteja num preço muito bom mesmo no momento imediato e vc tenha necessidade de pra AGORA.
a diferença de preço é considerável, o da AOC ta 1.160,00. Até editei meu comentário para colocar o valor.

Comprei 3, um por R$ 2199 e os outros dois por R$ 2345.

Dos 3, 2 vierem com dead pixel e 1 veio com desuniformidade muito ruim e muito acima do normal.

Devolvi os 3.

O Acer Nitro que eu acho ser melhor é o KG282K. Eu nunca testei, mas nas specs ele diz ser calibrado de fábrica, então eu boto um pouco mais de fé.
Como você faz esses testes? Vou pegar um desse também, da MSI.

Tinha entendido que você tinha ficado com eles.

Users who are viewing this thread

• Voltar