[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Pessoal, o AW2724DM por R$ 2.381 é uma boa opção? Há algo melhor nesse valor?
 
Última edição:
Aí sim, vou dar uma chorada no Whatsapp deles também vamos ver quanto de desconto consigo, por esse preço tá valendo demais na minha opinião.
Sim! Ele tá saindo por R$ 2.799 e tem um cupom que reduz pra R$ 2.685. Eu passei esse valor e o cupom e pedi gentilmente se não seria possível um desconto haha. O cupom que usei foi o CUPOMVALIDOAC.
 
Última edição:
Eu acabei comprando o SPRO28 e o Dell AW2724DM, o melhor eu fico Pretendo tirar bastante fotos se tiverem ideias de testes tbm posso fazer
Então amigo já recebeu eles? Poderia fazer um comparativo mostrando o teste UFO de ghosting, comparar o nível de preto, HDR, cores também...
 
Cansei de esperar o Perseus P1 ficar em promo.

Fui de Cooler Master Tempest GP27Q, agradeço ao @Mushidon pelo relato sobre o monitor, ajudou muito.
Quando chegar deixo minhas impressões aqui.
Você não foi o que tinha pego e veio com aparecencia de ser reembalado com problema? se sim, você poderia ter pedido a troca ao invés de pegar o dinheiro de volta... Em todo caso, parabéns pela aquisição. Espero que receba um tudo dentro dos conformes e dê tudo certo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As especificações dele são boas, mas não tenho confiança nesses remarcados.

Chat da Dell no Whatsapp. Acabei pegar em 10x sem juros.
Boaaaa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém na saga de monitor / tv também? E alguém que pegou perseus qhd poderia dar um feedback sobre ele.
 
Última edição:
Concordo que se o objetivo é jogar em 1440p, um monitor 1440p é melhor.

Agora, vcs ficaram muito bitolados com essa coisa de integer scaling.
1080p em uma tela 4K COM integer scaling é melhor que 1080p em 4K SEM ativar o integer scaling.
Mas AMBAS as opções são PIORES do que 1440p em 4K.

"1080p com integer scaling é muito melhor que 1080p com scaling padrão. Fica igual a uma tela nativamente 1080p.

1440p com scaling padrão vai ficar melhor que com 1080 IS, por ser uma resolução maior, e isso acaba compensando os artefatos de scaling introduzidos.

Ainda assim, se você não conseguir rodar o jogo em 4k diminuindo as configurações, o mais provável é que só fique realmente bom em 1080p.

Como 1080 IS não fica tão atrás de 1440p escalado, eu acho bem mais interessante nesses monitores. Vai ter muito mais flexibilidade, uma vez que te permite ter no mesmo monitor 4k nativo e um 1080p 'nativo'. Você pode jogar jogos em 1080p para reduzir o input lag ou aumentar FPS, mas usar 4k para todos os outros que sua GPU aguentar bem.

Outra opção menos comum é usar 1440p sem scaling nenhum. Vai manter a mesma densidade de pixel de 4k, mas vai ficar em uma tela menor.



Já a galera de 1440p fica presa nesse modo. Não tem a qualidade gráfica de 4k e nem um 1080p decente para jogos pesados."




Monitor 4k:
4k nativo ✅
1440 escalado ⚠️
1080 "nativo" ✅
Maior DPI para desktop✅

Monitor 1440p:
4k 🚫
1440p nativo ✅
1080 escalado ⚠️
Menor DPI para desktop⚠️

Acho muita doidera a galera ainda ficar na dúvida entre 4k 144hz e 1440hz 165hz com HDR600. Se fosse 280hz com ghosting bom ou miniled eu até ficaria balançado.
 
Última edição:
1080p com integer scaling é muito melhor que 1080p com scaling padrão. Fica igual uma tela nativa.
Talvez 1440p com scaling padrão talvez fique um pouco melhor que 1080 IS por ser uma resolução maior e compensando os artefatos de scaling, mas ainda assim vai ter bem menos fps pra um ganho pequeno de qualidade de imagem.

Outra opção menos comum é usar 1440p nativamente sem scaling. Vai manter a mesma densidade de pixel de 4k, mas vai ficar em uma tela menor.
Depois do DLSS isso é "meio" que besteira! Hoje jogando com, com placas série 70ti pra cima dá para jogar com boa taxa de frame e qualidade de imagem utilizando esse escalonamento interno.

Colocando o FG + Reflex na equação, isso melhora bastante!

Claro que eu levo em consideração não só resolução, tem: Tipo de painel (IPS+, OLED+, VA+), tempo de resposta, refresh rate, abrangência da gama de cores, delta, contraste, níveis de preto, tipo de iluminação, taxa de brilho, se levar só resolução bruta em conta, um 1440P pode ter melhor qualidade final que um 2160P.
 
Última edição:
Depois do DLSS isso é "meio" que besteira! Hoje jogando com, com placas série 70ti pra cima dá para jogar com boa taxa de frame e qualidade de imagem utilizando esse escalonamento interno.

Colocando o FG + Reflex na equação, isso melhora bastante!
Você está dizendo que consigo jogar em 1440p em um monitor 4k com a mesma sensação de qualidade de imagem e a mesma carga de GPU quando comparado com o 1440p em um monitor também 1440p?
Ou seja, posso comprar um monitor 4K sem medo de ter que voltar para 2K por questões de performance?
 
Depois do DLSS isso é "meio" que besteira! Hoje jogando com, com placas série 70ti pra cima dá para jogar com boa taxa de frame e qualidade de imagem utilizando esse escalonamento interno.

Colocando o FG + Reflex na equação, isso melhora bastante!

Claro que eu levo em consideração não só resolução, tem: Tipo de painel (IPS+, OLED+, VA+), tempo de resposta, refresh rate, abrangência da gama de cores, delta, contraste, níveis de preto, tipo de iluminação, taxa de brilho, se levar só resolução bruta em conta, um 1440P pode ter melhor qualidade final que um 2160P.


Concordo, mas pra isso precisa de um painel diferenciado, não esses modelos que tenho visto a galera postar na faixa de preço.
Bem mais HZ, Miniled, OLED, HDR1000+, etc. Isso sim justifica um trade-off e dificulta a comparação.

Eu tenho uma OLED 65", um macbook pro 2020 e um macbook air m2, pra mim o Pichau Spro28 fica pau a pau com eles até em qualidade de imagem. A única coisa que mata é o HDR fraco, porque até em suavidade e tempo de resposta acho ele comparável com o de 390hz que tenho.
 
Você está dizendo que consigo jogar em 1440p em um monitor 4k com a mesma sensação de qualidade de imagem e a mesma carga de GPU quando comparado com o 1440p em um monitor também 1440p?
Ou seja, posso comprar um monitor 4K sem medo de ter que voltar para 2K por questões de performance?
Utilizando as tecnologias citadas, sim! A qualidade de imagem será praticamente a mesma em uso padrão (sem ficar procurando pelo em ovo), com menor carga sobre aplaca de vídeo.
 
Você está dizendo que consigo jogar em 1440p em um monitor 4k com a mesma sensação de qualidade de imagem e a mesma carga de GPU quando comparado com o 1440p em um monitor também 1440p?
Ou seja, posso comprar um monitor 4K sem medo de ter que voltar para 2K por questões de performance?
Mais ou menos.
Pela minha experiência, 4K com DLSS performance tem gráfico parecido com 1440p nativo e é mais leve.
Já rodando 1440p propriamente dito, tem inevitavelmente um impacto na qualidade, o quanto é específico de cada tela, o Perseus 4K que eu testei tinha um bom scaling, outro LG 4K que testei não tinha.
 
Concordo, mas pra isso precisa de um painel diferenciado, não esses modelos que tenho visto a galera postar na faixa de preço.
Bem mais HZ, Miniled, OLED, HDR1000+, etc. Isso sim justifica um trade-off e dificulta a comparação.

Eu tenho uma OLED 65", um macbook pro 2020 e um macbook air m2, pra mim o Pichau Spro28 fica pau a pau com eles até em qualidade de imagem. A única coisa que mata é o HDR fraco, porque até em suavidade e tempo de resposta acho ele comparável com o de 390hz que tenho.
Também tem o fator percepção, exatamente o que eu queria dizer, levar em conta esses fatores citados.

Na faixa de preço que o SPRO28 foi vendido 2200, pelas featuring que ele entrega, eu não deixaria de comprar.

Vale lembrar, monitor tem densidade de pixel melhor que tv, o que deixa a imagem sempre mais nítida, mesmo em menor resolução.

Se baixar a resolução para 1440P em 28", ainda vai ter melhor densidade de pixel que uma tv 4k de 55" ou 65".
 
Última edição:
Também tem o fator percepção, exatamente o que eu queria dizer, levar em conta esses fatores citados.

Na faixa de preço que o SPRO28 foi vendido 2200, pelas featuring que ele entrega, eu não deixaria de comprar.

Vale lembrar que monitor tem densidade de pixel melhor que tv, o que deixa a imagem sempre mais nítida, mesmo em menor resolução.

Eu comprei achando que seria um 4k baratinho e medíocre que usaria pra trabalho e talvez pra jogo single player com um pouco de qualidade, mas me surpreendeu demais em qualidade de imagem e principalmente ghosting/input lag que são extremamente competitivos (eu estava com o monitor que era o mais rápido do mundo até o início do ano). Achei bem mais rápido que todos os 144hz que tive e chutaria que a tela é algum tipo de FastIPS pelo baixo nível de ghosting, parece até strobe.

Por isso estou defendendo tanto esse monitor. Por R$ 2.200,00 estava de graça.

---

Edit: @Neo_terry Vi na sua assinatura que você comprou o Perseus P1, era um que estava na curiosidade de testar. O que achou dele?
 
Última edição:
Eu comprei achando que seria um 4k baratinho e medíocre que usaria pra trabalho e talvez pra jogo single player com um pouco de qualidade, mas me surpreendeu demais em qualidade de imagem e principalmente ghosting/input lag que são extremamente competitivos (eu estava com o monitor que era o mais rápido do mundo até o início do ano). Achei bem mais rápido que todos os 144hz que tive e chutaria que a tela é algum tipo de FastIPS pelo baixo nível de ghosting, parece até strobe.

Por isso estou defendendo tanto esse monitor. Por R$ 2.200,00 estava de graça.
Concordo! Pessoal desdenha pela marca, mas a Pichau está crescendo incrivelmente e trazendo produtos com melhor qualidade que as concorrentes.

Onde a pessoa compraria um monitor 4k IPS(FAST) 144hz, 10bits, compatível com Gsync? A poucos anos atrás, só o fato de um painel ser IPS, já custava um órgão, a Pichau popularizou esses White label forçando outras marcas a baixarem os preços.

Até o momento não vi problema de baixa qualidade nos painéis deles que já não tenha visto em outros, tirando o designe, acabamento, menus e botões, eles entregam um custo benefício incrível.
 
Concordo! Pessoal desdenha pela marca, mas a Pichau está crescendo incrivelmente e trazendo produtos com melhor qualidade que as concorrentes.

Onde a pessoa compraria um monitor 4k IPS(FAST) 144hz, 10bits, compatível com Gsync? A poucos anos atrás, só o fato de um painel ser IPS, já custava um órgão, a Pichau popularizou esses White label forçando outras marcas a baixarem os preços.

Até o momento não vi problema de baixa qualidade nos painéis deles que já não tenha visto em outros, tirando o designe, acabamento, menus e botões, eles entregam um custo benefício incrível.

O HDR faz realmente a diferença? Eu me lembro que na Samsung Q8F que tive mudava muito e na C2 não tive o "WOW" por causa do brilho fraco.
 
O HDR faz realmente a diferença? Eu me lembro que na Samsung Q8F que tive mudava muito e na C2 não tive o "WOW" por causa do brilho fraco.
HDR de OLED e Mini Led sempre serão melhores.

HDR para ter uma boa percepção, seria ideal o mínimo 600

HDR não é só brilho, contrastes e níveis de preto influenciam na qualidade final.

Monitores retro iluminados com led, não farão um trabalho "decente", devido a distribuição das zonas iluminadas.

Dependendo da cena, pode ter um blooming que incomoda, o que não ocorre com OLED, com Mini Led é o mínimo aceitável.
 
Última edição:
O meu AW2724DM chegou, que diferença do meu velho bluecase de 75hz, paguei 2544.
 
Rapaz, to numa briga por e-mail com a Pichau pq o Perseus P1 no site deles fala que é HDR1400 mas o pico de brilho só chega a 1000 nits.
O cara me respondeu falando que HDR 1400 não significa que a tela tem 1400 nits de pico de brilho, daí mandei essa foto aqui pra eles.



Ainda expliquei que cd/m2 é a mesma coisa que nit.
E daí mandei essa foto que ta na página do produto deles, que ta dizendo que é HDR 1400, e nas especificações também diz que o brilho máximo é 1400 nits.

 
Rapaz, to numa briga por e-mail com a Pichau pq o Perseus P1 no site deles fala que é HDR1400 mas o pico de brilho só chega a 1000 nits.
O cara me respondeu falando que HDR 1400 não significa que a tela tem 1400 nits de pico de brilho, daí mandei essa foto aqui pra eles.



Ainda expliquei que cd/m2 é a mesma coisa que nit.
E daí mandei essa foto que ta na página do produto deles, que ta dizendo que é HDR 1400, e nas especificações também diz que o brilho máximo é 1400 nits.


Cara, pode ser que o monitor só atinja 1400 nits de brilho em picos que ocupem 1% da tela, em 100% da tela de forma constante ele não consiga passar dos 1000 nits. O MacBook Pro é assim também, 1600 nits de pico em highlights, e na tela toda chega a 1000 nits.

Outra coisa é que o fato de estar escrito lá HDR1400 não quer dizer que tem a certificação VESA de HDR1400, são coisas diferentes.
 
Chegou hoje meu aoc 24g2he5 75hz, já de cara gostei a parte de cores, como tela tn é um horror. No meu xl2420t o preto era cinza lavado, agora no 24g2he5 preto é preto. Fiz uns testes rápidos de dead pixel e vazamento de cor, no dead pixel não veio nenhum, acho que na parte de vazamento também está bom, não vi nada que me incomodasse.

Até que a calibração de fábrica dele é boa, mas acho que é possível melhorar, mas não faço idéia de como configurar ele. Quem possui esse modelo pode me passar algumas dicas de calibração das cores dele?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo