Tinha esse mesmo monitor 4k da samsung, gostava bastante da qualidade de imagem, mas realmente para jogos eram poucos que rodavam bem a 4k (apesar que a imagem fica linda), e quando rodada em full hd eu sentia bastante a perda de qualidade, ficando embaçado a imagem, então tinha que dar preferência a tentar pelo menos o QHD a 60 fps.Estava em dúvida se pegava uma tv 4k para fazer de monitor mas depois do seu relato acho que vou deixar quieto essa ideia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Tinha comprado o monitor 4k da samsung ur550 mas ele veio com problemas aonde era para colocar o suporte vesa, porém fiz merda pois quando fui pedir para trocar não tinha em estoque e coloquei para devolver (se esperasse mais um dia dava para ter pedido a troca). Tinha pego o monitor com cupom e devoluções afins por 1675 reais, acontece que agora até ele está mais caro. Em todo caso estava em dúvida se pegava o 4k ou se pegava um full hd com hz mais alto, pois bem existe algum monitor 27 144 ~ 165hz que tenha qualidade melhor que o samsung em questão e que esteja na faixa dos +-1675?. Sobre a questão de peso então não usei muito o monitor (assim que percebi o defeito guardei e deixei ele na caixa até entregar ele) e só usei no tombraider 2013 e vou te dizer 4k pesa bem sim, no meu caso ficou em 4k em 30 fps, full hd fica na casa dos 80 ~ 100fps, contudo sendo sincero jogar em full hd no monitor 4k (nesse da samsung no caso) foi bem tranquilo, não senti que a imagem estava ruim e nem nada, não sei se nos 2.5 a experiência é a mesma. Mas assim para quem não liga para hz alto e 60hz supri, está pesando em pegar um 4k para trabalhar acredito que valha a pena sim, usa ele 4k para o trampo e quando for jogar seta o jogo em 1080p.
Vendi e peguei o Asus 27AQL1, que é um monitor QHD 170hz. Foi mais caro, porém é outra vida um monitor com HZ alto, principalmente no COD Warzone e Black ops.
E outra vantagem que achei é que jogar em 1080p nesse monitor QHD não perdeu muito a qualidade. Então se a GPU não empurra bem 4k o QHD é o Sweet Spot, já que a imagem em 1440p fica muito boa e se precisar baixar pra 1080p não perde muito.