[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Alguem tem esse Asus Tuf 31 polegadas?

Sera que é bom?
Quase peguei esse, mas 1080p pra 31.5" acho que não deve ficar muito bom pra certos conteúdos (só filme mesmo deve ficar legal). Outra coisa que não gostei é não ser IPS o painel. Acho que IPS hoje é o que reune o melhor equilíbrio entre contraste, brilho, cores, tempo de resposta, etc.

Pessoal,
Tenho PS5 e PC.
Normalmente uso um monitor 144hz pra jogar um FPS básico (CS / Vava no PC, ou um COD no PS5)
Quando quero jogar algum game em 4k (de história, rpg, etc), eu levo o console pra sala e jogo lá (tem uma Q80T 120hz)

Estava querendo pegar um monitor 4k 60hz mesmo pra poder jogar os games em 4k no escritório (que é onde fica o PC e o PS5 normalmente) pq da mó preguiça ficar levando o PS5 pra sala e voltando pro escritório.

Não queria gastar muito pq como já viram, já estou com 2 telas e a muié vai reclamar se eu gastar mais com isso. Estava pensando no LG 32UN500 que está na Kabum por R$ 1.800 usando cupom pelo app (monitor5off).

Será que vale ou a imagem vai ficar muito pior que na TV por exemplo? (Q80T).
Não me importo com o tamanho, já que na sala pela distancia 55 ta OK, assim como 32" estará OK no escritório pois jogarei mais perto da tela.
Link dele com as specs: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=156101
OBS: Não me importo que seja VA. Jogo de frente e prefiro muito mais contraste do que ângulo de visão e "cores mais precisas".

Obrigado!

Última edição:
31.5" Full HD é de chorar, densidade de pixels muito baixa.
Quase peguei esse, mas 1080p pra 31.5" acho que não deve ficar muito bom pra certos conteúdos (só filme mesmo deve ficar legal). Outra coisa que não gostei é não ser IPS o painel. Acho que IPS hoje é o que reune o melhor equilíbrio entre contraste, brilho, cores, tempo de resposta, etc.
Bahh ai complicou então.. Vi que tem um igual esse Asus so que 1440p mas meu hardware ja vai sofrer pra rodar nessa resolução =S
Mas mesmo assim esse 1080p ja deve ser melhor que meu monitor/tv da Samsumg 27 polegadas de 10 anos atras haha

Bahh ai complicou então.. Vi que tem um igual esse Asus so que 1440p mas meu hardware ja vai sofrer pra rodar nessa resolução =S
Mas mesmo assim esse 1080p ja deve ser melhor que meu monitor/tv da Samsumg 27 polegadas de 10 anos atras haha
Sem dúvidas será bem melhor. Também uso um Samsung 27, painel TN. Mas sinceramente ele é muito bom para a sua proposta. Muito rápido, virtualmente nenhum input lag mesmo (já testei outros monitores bem mais modernos. De repente é o mesmo que o meu rsrs. Mas, sim, em termos de cores e qualidade do painel, dá nem pra comparar com esses atuais.

Se não fizer questão de aumentar o tamanho do monitor, pelo muito que pesquisei, Gigabyte G27F é um excelente painel também, especialmente pelo preço. E IPS.

Rapaz , não sei se poder colocar link aqui , mas achei esse vídeo no Youtube falando um pouco sobre o VG270 . Não é nada muito aprofundado mas dá pra ter uma base.

Na verdade , estou quase pensando na hipótese de pegar um de 24" mesmo porque os valores estão poucos atrativos atualmente .

Verei o vídeo. Também estou nessa de optar por um de 24''. Vi que na Pichau tem o da Gigabyte M24F, parece ser interessante.

Última edição:
Fala galera,peço ajuda de vocês,tenho um 29WK600-W da LG,ultrawide 75hz 2560x1080 e queria saber se vale apena de vender ele ,está semi novo,tenho a caixa e tudo,sem um arranhão,pra comprar um monitor ou 4k ou QHD minimo 27~32" 120~144hz, e queria saber se vale apena a troca,não jogo competitivo,mas quero mais hz pra ter mais suavidade nas transições de frames,e queria uma resolução nativa maior,então qual o monitor mais barato que tenha esses requerimentos?

Não tenho tanta grana,iria vender o meu monitor ultrawide e por mais uma graninha curta pra comprar,e queria um bom,barato,e confiável,com rma bom,caso de merda,n quero ter que enviar pra outro país e torcer....
Aguardo resposta,obrigado desde já.

Última edição:
Tenho um monitor LG 29WK600. Alguém sabe como posso deixar os vídeos do Youtube, Netflix e outros streamings em formato ultrawide?

Tenho um monitor LG 29WK600. Alguém sabe como posso deixar os vídeos do Youtube, Netflix e outros streamings em formato ultrawide?
Tenho o mesmo monitor,e ate onde eu saiba,ou esses sites tem suporte ao video ultrawide,ou n vai funcionar a tela toda,vai ficar com bordas pretas,e por enquanto n vai ter,ultrawide n eh muito bem usado ainda.

Pessoal a garantia gigabyte de 3 anos nos monitores funciona aqui no brasil tranquilo? Algum relato? Vi que alguns vendedores colocam so 12 meses de garantia outros 3 anos ... não achei nada especifico aqui para o brasil

Pessoal a garantia gigabyte de 3 anos nos monitores funciona aqui no brasil tranquilo? Algum relato? Vi que alguns vendedores colocam so 12 meses de garantia outros 3 anos ... não achei nada especifico aqui para o brasil
É uma duvida que tenho, mas pelo que entendi a Giga dá mesmo 3 anos de garantia. Assim que chegar o meu aqui, vou entrar em contato com a Giga pra verificar isso ao certo também. Saiu pra entrega já.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Verei o vídeo. Também estou nessa de optar por um de 24''. Vi que na Pichau tem o da Gigabyte M24F, parece ser interessante.
Não entendo muito de monitores, mas pra escolher o meu vi bastante informação por aqui e em sites gringos. Pelo que entendi, as especificações desse M24F são realmente imbativeis. Agora vc precisa ver que 27" tá saindo mesmo preço o painel é melhor ainda.

É uma duvida que tenho, mas pelo que entendi a Giga dá mesmo 3 anos de garantia. Assim que chegar o meu aqui, vou entrar em contato com a Giga pra verificar isso ao certo também. Saiu pra entrega já.

Não entendo muito de monitores, mas pra escolher o meu vi bastante informação por aqui e em sites gringos. Pelo que entendi, as especificações desse M24F são realmente imbativeis. Agora vc precisa ver que 27" tá saindo mesmo preço o painel é melhor ainda.

Conseguiu usar o monitor novo ?

Vim dar uma olhadinha no tópico antes de comprar um monitor e vcs só gostam de coisas caras :sefu:

Acabei pegando um LG 29wk500 pq a coisa mais gráfica que eu uso no PC é Crusader Kings 3. Depois de ir para consoles quase só tenho usado o PC para estudar então creio que vai me atender melhor que o monitor atual de 21,5"

Conseguiu usar o monitor novo ?
Ficou como "saiu pra entrega" o dia todo e nada. Muita sacanagem, decepção enorme, dia todo empolgado hahah. E agora o medo de nem entregarem hoje também, vai lá saber o que aconteceu no caminho. Ou se colocaram que saiu pra entrega só pra dizer que estavam dentro do prazo (que expirou ontem mesmo, 3 dias úteis).

Entrei em contato com a Pichau e a transportadora deu a desculpa esfarrapada normal de sempre: destinatário ausente.

O que é impossível, pois moro num condomínio onde uma empresa terceirizada é totalmente dedicada para receber todos os produtos e guardá-los para nós. Brasil.....

Última edição:

Fala man,qual sua analise do seu monitor,to pensando em comprar um igual...

----------------------------------------------------------------------------------------

Galera ajuda ai ,ate 1800~2000,qual melhor monitor que eu consigo?
gsync ou freesync premium,com ajuste de altura,baixo input lag e talz???

Última edição:
Fala man,qual sua analise do seu monitor,to pensando em comprar um igual...

----------------------------------------------------------------------------------------

Então, eu achei incrível. Não observei nenhum vazamento sério, daqueles que ficam pontos brancos saindo das bordas e tal. A imagem achei sublime! Cores bem profundas mesmo, muito bem detalhadas. Nível de contraste muito bom. Foi extremamente fácil de calibrar o branco dele, nível de preto veio perfeito (falando nisso, preto bem próximo do preto da borda, então bem profundo tb), gamma perfeito e já veio 100% configurado. Brilho dele também muito interessante, bem alto mesmo. Mais que minha TV meio antiguinha de 42", que também é IPS. Mas a minha opinião é baseada tão somente na minha experiência extremamente limitada e leiga. Sabe aquele cara que nunca comeu strogonoff na vida pq só comia arroz e feijão e fica impressionado? Pode ser isso haha.

Agora o 144Hz jogando é um show a parte. Simplesmente meu score no Warzone dobrou. Bati meu recorde de kill na primeira partida! Eu já havia experimentado muito 75Hz antes e sempre achei inútil. Já tinha tido 120Hz lá no passado, mas acho que sem Freesync/Gsync, como o @lionel sanchies me explicou em outro fórum, não é a mesma coisa. Fora o tempo de resposta, que não era algo que recebia tanta atenção assim na época. Simplesmente vira outro jogo a 144Hz. Jogando entre 100 e 125FPS, perfeito mesmo. Vc realmente tem muito mais informação pra confiar, são muito mais quadros e isso te dá uma vantagem realmente ABSURDA. Eu passei a fazer coisas que eu simplesmente não tinha TEMPO pra fazer, que era ajustar a mira perfeitamente durante uma trocação. Agora eu praticamente não perco mais X1. Eu sempre tenho muita informação e parece que tenho mais tempo pra ajustar. É difícil de explicar. Sempre achei que tinha muito mais marketing ai do que realmente vantagem competitiva, dada as minhas experiências anteriores com painéis com frequências altas. Mas estive enganado esse tempo todo e tudo que esse monitor me fez agora é imaginar o quão melhor eu poderia ser jogando a 180~220FPS num painel 240Hz, saca?

E o monitor tem algumas vantagens muito interessantes. Ele tem um app que vc controla a maioria das funções por ele, sem precisar ser nos botões do monitor. Muito prático. Inclusive com contador de quadros, temperatura do hardware, etc. Esse M27F, em específico, vem com KVM também. E é maravilhoso! Com atalho eu consigo sair do notebook pro PC usando o mesmo monitor, teclado e mouse. Nunca tinha tido KVM na minha mesa, sempre achei mto caro e os baratos estragavam rápido. Então mão na roda total!

Eu to impressionado. Eu sabia que 144hz seria melhor que 60Hz pra jogar. Disso eu não tinha dúvida. Mas eu simplesmente subestimava a diferença. DOBRAR a performance online de uma hora pra outra é simplesmente animal.

Único problema com a Pichau, além do dia a mais além do esperado, foi que o monitor veio sem base. Por sorte uso pistão a gás pra ajustar altura do monitor, então não é um problema. Mas quero ver como eles vão fazer isso. Ainda bem que sempre filmo todas as aberturas de pacotes.

Então, eu achei incrível. Não observei nenhum vazamento sério, daqueles que ficam pontos brancos saindo das bordas e tal. A imagem achei sublime! Cores bem profundas mesmo, muito bem detalhadas. Nível de contraste muito bom. Foi extremamente fácil de calibrar o branco dele, nível de preto veio perfeito (falando nisso, preto bem próximo do preto da borda, então bem profundo tb), gamma perfeito e já veio 100% configurado. Brilho dele também muito interessante, bem alto mesmo. Mais que minha TV meio antiguinha de 42", que também é IPS. Mas a minha opinião é baseada tão somente na minha experiência extremamente limitada e leiga. Sabe aquele cara que nunca comeu strogonoff na vida pq só comia arroz e feijão e fica impressionado? Pode ser isso haha.

Agora o 144Hz jogando é um show a parte. Simplesmente meu score no Warzone dobrou. Bati meu recorde de kill na primeira partida! Eu já havia experimentado muito 75Hz antes e sempre achei inútil. Já tinha tido 120Hz lá no passado, mas acho que sem Freesync/Gsync, como o @lionel sanchies me explicou em outro fórum, não é a mesma coisa. Fora o tempo de resposta, que não era algo que recebia tanta atenção assim na época. Simplesmente vira outro jogo a 144Hz. Jogando entre 100 e 125FPS, perfeito mesmo. Vc realmente tem muito mais informação pra confiar, são muito mais quadros e isso te dá uma vantagem realmente ABSURDA. Eu passei a fazer coisas que eu simplesmente não tinha TEMPO pra fazer, que era ajustar a mira perfeitamente durante uma trocação. Agora eu praticamente não perco mais X1. Eu sempre tenho muita informação e parece que tenho mais tempo pra ajustar. É difícil de explicar. Sempre achei que tinha muito mais marketing ai do que realmente vantagem competitiva, dada as minhas experiências anteriores com painéis com frequências altas. Mas estive enganado esse tempo todo e tudo que esse monitor me fez agora é imaginar o quão melhor eu poderia ser jogando a 180~220FPS num painel 240Hz, saca?

E o monitor tem algumas vantagens muito interessantes. Ele tem um app que vc controla a maioria das funções por ele, sem precisar ser nos botões do monitor. Muito prático. Inclusive com contador de quadros, temperatura do hardware, etc. Esse M27F, em específico, vem com KVM também. E é maravilhoso! Com atalho eu consigo sair do notebook pro PC usando o mesmo monitor, teclado e mouse. Nunca tinha tido KVM na minha mesa, sempre achei mto caro e os baratos estragavam rápido. Então mão na roda total!

Eu to impressionado. Eu sabia que 144hz seria melhor que 60Hz pra jogar. Disso eu não tinha dúvida. Mas eu simplesmente subestimava a diferença. DOBRAR a performance online de uma hora pra outra é simplesmente animal.

Único problema com a Pichau, além do dia a mais além do esperado, foi que o monitor veio sem base. Por sorte uso pistão a gás pra ajustar altura do monitor, então não é um problema. Mas quero ver como eles vão fazer isso. Ainda bem que sempre filmo todas as aberturas de pacotes.

Que massa o relato! Preciso de uma informação, que seria a distância entre a tela do monitor (montada na base) e a parede (base encostada na parede). Mas, que bola fora chegar sem a base então tem nem como por enquanto, rs. No mais, parabéns.

Ah. Depois poderia falar sobre o conforto visual em leitura de textos? Abs!

Mas estive enganado esse tempo todo e tudo que esse monitor me fez agora é imaginar o quão melhor eu poderia ser jogando a 180~220FPS num painel 240Hz, saca?
Belo relato!

Só cuidado com essa expectativa com relação à frequência, porque o ganho não escala linearmente conforme você aumenta ela indefinidamente (tipo, o ganho que você sentiu pulando de 60 para 144Hz não será o mesmo que você perceberá pulando de 144Hz para 240Hz). Isso porque a 60Hz nosso sistema visual percebe bastante a divisão do tempo ainda, porém acima de 144Hz a divisão começa a ficar cada vez mais difícil de ser separada por nosso cérebro.

Seria similar a você começar a aumentar a resolução indefinidamente numa tela do mesmo tamanho. A apple definiu o termo "retina display", que seria a resolução a partir da qual nossos olhos não conseguiriam mais resolver detalhes a uma determinada distância - a partir dali você poderia aumentar a resolução o quanto quisesse, que para nosso olho daria na mesma. Isso é numa escala espacial, o análogo ao tempo seria agora para a frequência, só que uma resolução temporal. Mas seria bem interessante saber quanto seria essa resolução temporal a partir da qual não perceberíamos mais diferenças, mas é mais difícil de quantificar isso.

Se tivesse um gráfico de percepção de ganho em relação ao aumento da frequência, ele seria similar a algo desse tipo abaixo. Não dá pra estimar exatamente o quão diferente esses ganhos seriam, o gráfico é mais indicativo, mas o que é certo é que o ganho é bem menos perceptível, e cada vez menos perceptível à medida que vai aumentando indefinidamente.

PV3LNV1.png

Existem testes bem interessantes na tentativa de algo mais científico (na medida do possível) que o Linus fez analisando esse aspecto, bem legal para se assistir destes assuntos:

Que massa o relato! Preciso de uma informação, que seria a distância entre a tela do monitor (montada na base) e a parede (base encostada na parede). Mas, que bola fora chegar sem a base então tem nem como por enquanto, rs. No mais, parabéns.

Ah. Depois poderia falar sobre o conforto visual em leitura de textos? Abs!
Então, a distância vejo pra vc, mas eu diria que é coisa de dois dedos entre o monitor e a base vertical.

E quanto a leitura, eu não senti qualquer problema. Achei super normal, mas também não uso o monitor para leituras, apenas pra navegação leve, vídeo de youtube e jogos mesmo. O monitor tem modo leitura, que parece reduzir o contraste dos contornos, que são um pouquinho exagerados quando nas configurações padrões. Mas é tudo ajustável, então acho que leitura não é um problema nesse monitor de forma nenhuma. Se por acaso achar que tá com muito contraste ou faltando nitidez, tem soluções pra isso. Para um olhar mais treinado, certamente pode encontrar problemas de oversharpness ou vazamento das letras, mas pra mim tá excelente. Ficou até melhor que o painel TN que tinha antes, que achava muito confortável e nunca tinha me causado problemas.
Belo relato!

Só cuidado com essa expectativa com relação à frequência, porque o ganho não escala linearmente conforme você aumenta ela indefinidamente (tipo, o ganho que você sentiu pulando de 60 para 144Hz não será o mesmo que você perceberá pulando de 144Hz para 240Hz). Isso porque a 60Hz nosso sistema visual percebe bastante a divisão do tempo ainda, porém acima de 144Hz a divisão começa a ficar cada vez mais difícil de ser separada por nosso cérebro.

Seria similar a você começar a aumentar a resolução indefinidamente numa tela do mesmo tamanho. A apple definiu o termo "retina display", que seria a resolução a partir da qual nossos olhos não conseguiriam mais resolver detalhes a uma determinada distância - a partir dali você poderia aumentar a resolução o quanto quisesse, que para nosso olho daria na mesma. Isso é numa escala espacial, o análogo ao tempo seria agora para a frequência, só que uma resolução temporal. Mas seria bem interessante saber quanto seria essa resolução temporal a partir da qual não perceberíamos mais diferenças, mas é mais difícil de quantificar isso.

Se tivesse um gráfico de percepção de ganho em relação ao aumento da frequência, ele seria similar a algo desse tipo abaixo. Não dá pra estimar exatamente o quão diferente esses ganhos seriam, o gráfico é mais indicativo, mas o que é certo é que o ganho é bem menos perceptível, e cada vez menos perceptível à medida que vai aumentando indefinidamente.

PV3LNV1.png

Existem testes bem interessantes na tentativa de algo mais científico (na medida do possível) que o Linus fez analisando esse aspecto, bem legal para se assistir destes assuntos:

Vou dar uma olhada nesses vídeos sim, com certeza. Mas é aquilo que imaginava, chega um ponto onde você já tem algo muito próximo do máximo de informação que pode te ajudar a compor uma ação. No caso frames extremamente similares uns dos outros, o que em algum ponto já não me dá vantagem para utilizá-los como referência numa ação.

Então realmente começa a não escalar tanto. Mas que deu gostinho de testar, deu. Bater recorde pessoal de kill na primeira partida é absurdo, simplesmente absurdo mesmo. Partidas depois eu bati esse mesmo recorde, mesmo tendo morrido mais. Algo que eu não poderia nem imaginar que aconteceria. Imagina eu melhorar em 20% minhas kill num 240Hz? Já seria um ganho bem interessante.

Só ficarei te devendo na questão do HDR mesmo.

Como expliquei lá, monitor com refresh rate alto sem VRR é uma coisa, monitor com refresh rate alto com VRR é outra. Pra competitivo embora digam que V-SYNC OFF tem menos input lag que 144Hz VRR, eles se referem apenas aos 144Hz, pois a partir de 240Hz a situação se inverte e como você mesmo disse, mantendo entre 100 e 125fps, o jogo se manteve fluido sem problema. Se fosse em um monitor de 144Hz comum sem VRR você já estaria vendo tearing e sentiria menos fluido pela falta de "pace" dos frames causado pela falta de sincronia entre o framerate e o refresh rate, pois em monitores comuns (ou com VRR desligado) o framerate tem que ser igual (60fps/60Hz), ou múltiplo (30fps/60Hz ou 40fps/120Hz no caso do Ratchet do PS5) do refresh rate.

Então com isso já não tem tanta necessidade de ficar fazendo upgrade de hardware toda a hora, pois imagina você ter que fazer upgrade toda vez que encontrar algum jogo que não roda em 144fps porque o PC não dá conta de empurrar, já pensou ? Então para jogos single player acho mais jogo colocar tudo no Ultra e manter uma taxa de frames mais baixa (Cyberpunk 2077, RDR2 e outros) e no competitivo diminuir um pouco as configurações para manter uma taxa de frames mais alta. Só lembre de usar sempre o Refresh Rate no máximo do seu monitor, pois para manter o jogo sincronizado só precisa ficar dentro do range do "FreeSync", que no teu caso [20~144] já contando com o LFC.

Você mesmo pode estabelecer um modo "Qualidade" (DSR + DLSS + RT) ou modo "Performance" dos jogos, sem perder a fluidez e input lag baixo proporcionado pelo 144Hz VRR.

Não sei sei se você é aficcionado por emuladores mas dá para ativar VRR neles também. Pois vai diminuir o Input Lag e melhorar o framepacing deles também. Assim como nos jogos, o monitor se auto ajustará à taxa de framerate do emulador, visto que muitos jogos do Yuzu / Cemu / RPCS3 / Ryujinx / MAME rodam em taxas de framerate que diferem de 60Hz, o que também elimina o problema de tearing deles e o jogos da SNK passam a não ter problemas de sombra opaca pois agora estão rodando na taxa de framerate real deles.

Exemplo de um artigo do emulador Dolphin (GC Wii)

Belo relato!

PV3LNV1.png

Os ganhos diminuem mesmo, isso é fato. Mas você ainda sente a diferença no Input Lag menor e diminui a stutter de colisão de frames do VRR que em 144Hz ainda existe. Por isso troquei um de 144Hz por um de 240Hz.

Eu ainda quero testar os de 360Hz/390Hz, quando puder algum dia.

Última edição:

Quantas polegadas? O Gigabyte G27F me parece ser imbatível nesse valor.
Estou entre o g27f,m27f, 27GL650F,VG279Q,VG278QR,27G2/BK,KG271 P,KG271 BMIIX e o VG270,mas n sei qual pegar,medo de pegar um e me arrepender.
Poderia me ajudar?
Polegadas acho que o melhor seria 27~29".

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar