[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
pode ter sido há 2 anos atrás, estávamos em um mercado terrível para monitores onde ou vc comprava um AUO ips ou comprava um bluecase ou gamemax montado na garagem de alguém com 18ms de tempo de resposta prático, na época o AUO se destacava no tempo de resposta inclusive esse asus aí que vc teve e eu tb, eram os melhores e mais rápidos ips da época, mas a questão da qualidade/confiabilidade sempre foi um problema dele sim, isso desde o lançamento
Acho que deve ter sido isso mesmo. Vlw pelo esclarecimento.

Alguem tem ou ja teve o Acer RG241Y P

Me parece a melhor opcao na faixa dos 1500, no pix e se eu conseguir o cashback vai sair um pouco menos, n achei nada melhor nessa faixa.

Galera, quais opções de monitor custo-benefício na faixa de 1,5k para trabalhar com programas de Arquitetura? Seria para usar com outro monitor que já tenho numa GTX 1660 Super.

Ainda tô esperando chegar, tá com previsão pra começo do mês que vem.
Quando chegar, se puder fazer alguns comentários sobre ele, eu ficarei grato.
Esse monitor chamou minha atenção, pra usar junto com meu notebook kkkkk

Olá pessoal. Beleza ?!
Estou pra atualizar meu monitor que já não está me atendendo. Comprei antes da "malware humano" rsrs. E quando fui olhar hoje um novo pra comprar quase cai pra trás. Ta tudo muito caro. Estou desatualizado do mundo da tecnologia a uns 3 anos. Então gostaria da ajuda de vocês.
Estou entre esses dois monitores:
Asus TUF Gaming
LG 4K
Estou mais voltado pro asus devido a garantia. O meu atual monitor é painel TN (não gostei nenhum pouco). Atual. Quando comprei não tinha conhecimento de painel e sai de um IPS. Pensa no arrependimento. Hoje procuro de preferencia um IPS. Minha placa não empurra os novos jogos em 4k acima de 60 FPS então acredito que não preciso de mais que 60hz. Não queria dar prioridade ao 4k más não achei opções de monitores 2.5k que compense pelo valor. Preciso de opiniões mais especializadas. Só quero sair do FullHD para jogar em melhor qualidade. Meus jogos são casuais singleplayer (alem de velhos). Nada de competitivo.
Desde já agradeço a ajuda. Vlw.

Última edição:
Eu não sei onde passei em algum lugar do fórum (creio que em posts mais antigos) onde falavam de 2 painéis e chegaram a conclusão que o AUO era melhor, e acabei ficando com isso na cabeça. Más é bom saber que os AUO estão com essa incidência de problemas.

Em termos de performance eles ainda continuam no topo, tanto que os de 360Hz/390Hz, são todos deles.

Última edição:
Tenho um XV280K-B (monitor 4K da Acer) que atualmente usa os 60 Hz (atualizei a máquina, pois antes a antiga só pegava 30 Hz no HDMI 1.4). É possível ligar o HDR dela (vídeo onboard do i5 11400), mas desliguei porque achei o brilho bem forte. Qual a experiência de vocês ao ligar esse recurso? No caso desse LCD específico há uma melhoria especialmente ao se ver arquivos 4K, tipo aqueles ripados de discos originais (UHD)? Ou mesmo vídeos do Youtube?

Nunca sei quais configurações no caso desse monitor, fora essa, eu devo ligar. Tem as do Windows 11 e tem aquelas que vc habilita com os botões físicos do monitor. Mas acredito que não seja apenas ligar o HDR, tem que certamente ajeitar mais coisas.

Em qualidade de imagem qual marca sai na frente, asus ou Acer? Isso nos monitores de medio custo 1500~1800.

Alias, vale a pena pegar monitor com suporte a freesync mesmo tendo gpu NVIDIA?

Monitor Acer Gamer Tela curva 27' VA FHD 240Hz 1ms 2HDMI 1DP AdaptiveSync XZ270
Peguei esse modelo hoje no site da Acer (já esgotou) por 12 x R$ 154,08 e frete grátis. Espero ter feito um bom negócio. Objetivo é jogar a 120 Hz no Xbox Series X. Alguém tem esse modelo de monitor usando neste console para dar uma opinião?

Bom dia pessoal.
Estou em busca de um monitor 24" 144hz pra jogar csgo e outros fps, e estou em dúvida entre três modelos:
- BenQ Zowie XL2411P (1600 reais)
- Gigabyte G24F (1680 reais)
- AOC G2 Hero (1441 reais)
Busco algo de até 2k, no caso dos monitores acima pelo que vi disparadamente o melhor pra jogos é o benQ, mas ele tem painel TN enquanto os outros dois é painel IPS.
Obrigado a quem puder opinar.

Bom dia pessoal.
Estou em busca de um monitor 24" 144hz pra jogar csgo e outros fps, e estou em dúvida entre três modelos:
Busco algo de até 2k, no caso dos monitores acima pelo que vi disparadamente o melhor pra jogos é o benQ, mas ele tem painel TN enquanto os outros dois é painel IPS.
A vantagem da Gigabyte é a garantia de 3 anos. Mas quanto a qualidade e custo benefício, eu não conheço.

Bom dia pessoal.
G24F é a maior recomendação no subreddit e discord do r/Monitors nessa categoria. Segue a planilha deles pra referência, recomendo muito: Link

G24F é a maior recomendação no subreddit e discord do r/Monitors nessa categoria. Segue a planilha deles pra referência, recomendo muito: Link
Parece ser o melhor entre esses aí mesmo, a minha única preocupação com ele foi em relação ao ruído que dizem que o monitor faz ao jogar acima de 144hz pelo que vi, agora to em dúvida. Valeu pela ajuda!
A vantagem da Gigabyte é a garantia de 3 anos. Mas quanto a qualidade e custo benefício, eu não conheço.
Valeu pela informação. Pelo que vi o benQ tbm tá com garantia de 3 anos, pelo menos é o que dizem os comentários na amazon, mas preciso confirmar.

Nessa faixa ai as melhores opções são o G24F e o VG249Q mesmo. O AOC é bem avaliado no rtings tbm mas acho que modelo de lá é diferente do nosso. Começo de janeiro vou pegar o mais baratin dos dois.

Feliz Natal, estou em duvida sobre 2 monitores:

Monitor LG 27" LED IPS Ultrahd 4k 27ul650 ou​

Monitor LED 28" Samsung U28R550UQLM 3840 x 2160 4k Ultra HD Hdmi, Série - Ur550​

Alguém conhece esses monitores

Fala amigos, beleza?

Vou fazer minhas impressões aqui do monitor Dell S3422DWG, de 34 polegadas, ultrawide, 3440x1440p, 144hz e painel VA.

Chegou para mim e demorou quase 1 mês, saiu pouco abaixo dos R$ 4.000,00 e está com um stuck pixel vermelho bem no meio da tela. Só isso já me deixou cabreiro, um monitor caro com isso, estava prestes a devolver quando postei aqui no fórum e apontaram que o monitor tem garantia de ser trocado até mesmo com um único pixel, liguei para a Dell (por uma segunda vez) e confirmei a informação, no site também. Então pretendo usar o monitor por um tempo e eventualmente solicitar uma troca, mas como são 3 anos de garantia por enquanto estou tranquilo.

Estou saindo de um monitor de 27 polegadas full HD, painel TN porém de 240hz, perfeito pra jogar principalmente CS que é um dos jogos que mais jogo. Não vou me livrar do monitor pois para este fim é difícil ter algo melhor, mas para todo o resto a diferença é gritante. Vale notar também que meu suporte ELG F80N não deu conta de segurar ele, sei que esse suporte é queridinho da galera (inclusive o meu) mas é recomendado apenas até 27 polegas, esse monitor aqui de 34 realmente é bastante pesado e tive de usar o suporte que vêm de fábrica.

O Dell S3422DWG é bem espaçoso, tem uma definição incrível, a curvatura ajuda criar imersão e tem cores muito bonitas. Acabei usando pouco com a calibração de fábrica e já parti para a calibração feita pelo RTINGS que parece realmente melhorar consideravelmente a fidelidade das cores. Não lembro de ter usado um painel VA mas achei interessante, ele realmente não tem o mesmo ângulo de visão de um painel IPS mas é absurdamente melhor que TN. No geral as cores, principalmente no HDR, são um show a parte. Aliás, o HDR desse monitor é excelente, mesmo o pessoal falando que HDR400 não faz tanta diferença assim que você entra em um jogo você percebe quão legal esse efeito é, fica sensacional e até fica forte se você tiver em uma sala muito escura. Age of Empires 4 nesse monitor é um show, as cores são lindas, HDR funciona muito bem, muito definido e imersivo, está fazendo minha RTX 3060 sofrer.

Agora, em relação ao “freesync premium“ ou Gsync compatible algo assim pra mim essa é a maior decepção de monitor, tentei deixar ligado mas fica simplesmente um lixo, como disse tenho uma RTX 3060, e o tempo inteiro eu consigo perceber tipo a luz do monitor dando umas piscadas, tipo um strobing sei lá, horroroso, tive de desativar por completo.

Pra usar o monitor o tempo de resposta tem que obrigatoriamente estar em “SUPER FAST“, qualquer outro modo apresenta ghosting ou overshooting, já em super fast não apresenta nenhum dos dois e fica excepcional, até jogar CS GO fica bem legal pois os 144hz ajudam muito. Eu como já tenho um 240hz TN com tempo de resposta até melhor vou ficar nele pro CS mesmo, mas se eu não tivesse acho que ficaria satisfeito sim com a performance do mesmo jeito.

Enfim, recomendo muito o monitor, os 3 anos de garantia e a garantia de pixel perfeito dão até uma tranquilidade a mais, e acaba valendo o dinheiro a mais que você paga nele em comparação com alguns competidores. Fiquei bastante satisfeito com ele, e voltar pra ultrawide no meu pc pessoal é uma delícia, você acaba se acostumando a usar o PC de uma maneira muito mais proveitosa.

Bom dia pessoal.

Esse BenQ nem deveria ser considerado. É uma geração antiga de monitores que nem FreeSync tem, ele é Fixed Refresh Rate, ou seja, tu vai ter tearing e falta de fluidez em qualquer framerate diferente de 144fps, mas claro que a percepção diminui se você estiver empurrando uns 300fps nele, mas jogar algo com baixo framerate nele (60fps ou menos) é sofrível. Os monitores da BenQ que são 144Hz e tem FreeSync são da linha BenQ Mobiuz, que costumam ter o preço bem acima da média para o que oferecem.

Por exemplo o BenQ Mobiuz EX2510 (24pol, 1080p, 144Hz, FreeSync, HDR) custa mais de 3000 atualmente na Loja Explosiva.

Fala amigos, beleza?

Vou fazer minhas impressões aqui do monitor Dell S3422DWG, de 34 polegadas, ultrawide, 3440x1440p, 144hz e painel VA.

Chegou para mim e demorou quase 1 mês, saiu pouco abaixo dos R$ 4.000,00 e está com um stuck pixel vermelho bem no meio da tela. Só isso já me deixou cabreiro, um monitor caro com isso, estava prestes a devolver quando postei aqui no fórum e apontaram que o monitor tem garantia de ser trocado até mesmo com um único pixel, liguei para a Dell (por uma segunda vez) e confirmei a informação, no site também. Então pretendo usar o monitor por um tempo e eventualmente solicitar uma troca, mas como são 3 anos de garantia por enquanto estou tranquilo.

Estou saindo de um monitor de 27 polegadas full HD, painel TN porém de 240hz, perfeito pra jogar principalmente CS que é um dos jogos que mais jogo. Não vou me livrar do monitor pois para este fim é difícil ter algo melhor, mas para todo o resto a diferença é gritante. Vale notar também que meu suporte ELG F80N não deu conta de segurar ele, sei que esse suporte é queridinho da galera (inclusive o meu) mas é recomendado apenas até 27 polegas, esse monitor aqui de 34 realmente é bastante pesado e tive de usar o suporte que vêm de fábrica.

O Dell S3422DWG é bem espaçoso, tem uma definição incrível, a curvatura ajuda criar imersão e tem cores muito bonitas. Acabei usando pouco com a calibração de fábrica e já parti para a calibração feita pelo RTINGS que parece realmente melhorar consideravelmente a fidelidade das cores. Não lembro de ter usado um painel VA mas achei interessante, ele realmente não tem o mesmo ângulo de visão de um painel IPS mas é absurdamente melhor que TN. No geral as cores, principalmente no HDR, são um show a parte. Aliás, o HDR desse monitor é excelente, mesmo o pessoal falando que HDR400 não faz tanta diferença assim que você entra em um jogo você percebe quão legal esse efeito é, fica sensacional e até fica forte se você tiver em uma sala muito escura. Age of Empires 4 nesse monitor é um show, as cores são lindas, HDR funciona muito bem, muito definido e imersivo, está fazendo minha RTX 3060 sofrer.

Agora, em relação ao “freesync premium“ ou Gsync compatible algo assim pra mim essa é a maior decepção de monitor, tentei deixar ligado mas fica simplesmente um lixo, como disse tenho uma RTX 3060, e o tempo inteiro eu consigo perceber tipo a luz do monitor dando umas piscadas, tipo um strobing sei lá, horroroso, tive de desativar por completo.

Pra usar o monitor o tempo de resposta tem que obrigatoriamente estar em “SUPER FAST“, qualquer outro modo apresenta ghosting ou overshooting, já em super fast não apresenta nenhum dos dois e fica excepcional, até jogar CS GO fica bem legal pois os 144hz ajudam muito. Eu como já tenho um 240hz TN com tempo de resposta até melhor vou ficar nele pro CS mesmo, mas se eu não tivesse acho que ficaria satisfeito sim com a performance do mesmo jeito.

Enfim, recomendo muito o monitor, os 3 anos de garantia e a garantia de pixel perfeito dão até uma tranquilidade a mais, e acaba valendo o dinheiro a mais que você paga nele em comparação com alguns competidores. Fiquei bastante satisfeito com ele, e voltar pra ultrawide no meu pc pessoal é uma delícia, você acaba se acostumando a usar o PC de uma maneira muito mais proveitosa.

Esse teu problema do VA ao se usar junto com "FreeSync" é comum nesse tipo de painel, aliás esse painel é baseado no Samsung Odyssey G5 (https://www.rtings.com/monitor/reviews/samsung/odyssey-g5-lc34g55t), um dos gargalos dos painéis VA é que costumam dar flicker (esse efeito da luz piscando) nas variações de framerate, principalmente quando o jogo está abaixo de 60fps (ou em telas de loading), pra mitigar isso, só com o Samsung Odyssey G7, Odyssey G9 ou usar monitor VA com o módulo proprietário da NVIDIA, o famoso G-SYNC Nativo.

Fora isso é mais preferível usar TN ou IPS mesmo, até surgir uma tecnologia melhor, quem sabe algo nível OLED sem o burn-in e que seja barato de produzir.

Esse BenQ nem deveria ser considerado. É uma geração antiga de monitores que nem FreeSync tem, ele é Fixed Refresh Rate, ou seja, tu vai ter tearing e falta de fluidez em qualquer framerate diferente de 144fps, mas claro que a percepção diminui se você estiver empurrando uns 300fps nele, mas jogar algo com baixo framerate nele (60fps ou menos) é sofrível. Os monitores da BenQ que são 144Hz e tem FreeSync são da linha BenQ Mobiuz, que costumam ter o preço bem acima da média para o que oferecem.

Por exemplo o BenQ Mobiuz EX2510 (24pol, 1080p, 144Hz, FreeSync, HDR) custa mais de 3000 atualmente na Loja Explosiva.
Obrigado pela resposta.
No fim, depois de bastante pesquisar, ver reviews etc, fiquei entre o AOC G2 Hero e o VG249Q, descartei o benQ e o G24F (esse era o top 1 da lista, mas vi muitos relatos da questão do ruído que faz a partir de 144hz).

Fala amigos, beleza?

Aqui eu uso o F80N em um monitor e o F50N em outro. O F50N é bem menos flexível, mas suporta mais peso. Quem sabe ele aguenta o Dell.

Fala amigos, beleza?

Valeu pelo review, to esperando o meu chegar e isso tranquiliza um pouco. Tô saindo de um 27" 1440p 144hz TN, bom saber que vale a troca. Quanto ao G-Sync, vi relatos que diminuir o range do freesync no CRU ajuda com o flicker, acredito que de 48-144hz pra 52-144hz ou 60-144hz já ajude, pode tentar aí e ver se te ajuda.

Fala galera,

Meu G24F chegou, eu não sei fazer "review", mas vou postar abaixo minhas considerações:
- Estou usando em 165hz. cheguei a testar em 170hz, e não tive problemas de ruido (coil whine) no meu monitor.
- Veio com 1 stuck pixel, mas como é em uma posição que não me incomoda eu decidi ficar com ele
- Ainda estou testando as variações de ajuste da imagem (não tive tempo de pesquisar alguma dica de outros usuários)
- Joguei algumas horas com ele e curti bastante... como ultimamente eu estava jogando na tela do Note que é 144hz, eu não senti diferença em ir pro 165hz, mas sem duvida jogar em 24" é bem melhor.
- Apesar do Asus V259QM (que eu cheguei a comprar 2, mas devolvi por virem com problema) na teoria ser um monitor superior ao G24F, eu não senti tanta diferença na construção, na verdade eu achei até mais bonito o G24F... talvez o G24F perca um pouco em alguns plásticos utilizados, mas no conjunto eu gostei bastante. Comparando com o Asus, eu preferia a base/suporte do Asus que é mais bonita e ergonomica, mas como vou usar no suporte F80N isso não chega a importar tanto.
- Gostei tbm do App da Gigabyte pra configurar o monitor sem usar o botão atrás do monitor (botão esse que por sinal é muito bom de usar e bem mais simples que o Asus), que além de ajustar as configs do monitor da pra configurar umas Hot Keys pra ajustar configurações com o teclado.

Como eu disse, eu não sei fazer review, e pode parecer que eu só vi coisa boa no monitor. Mas eu sai de um monitor simples de 7 anos atrás para esse, e como eu tive problemas nos 2 Asus que tinha comprado, eu não tenho nada que possa ter prejudicado minha experiência com o G24F (pelo menos até agora).

Mas espero ter ajudado, e caso queiram tirar alguma duvida é só falar comigo.

Valeu pelo review, to esperando o meu chegar e isso tranquiliza um pouco. Tô saindo de um 27" 1440p 144hz TN, bom saber que vale a troca. Quanto ao G-Sync, vi relatos que diminuir o range do freesync no CRU ajuda com o flicker, acredito que de 48-144hz pra 52-144hz ou 60-144hz já ajude, pode tentar aí e ver se te ajuda.
Mexer no range do FreeSync com o CRU, ou também pode tentar dar uma diminuída no contraste.

Users who are viewing this thread

Voltar