Fala amigos, beleza?
Vou fazer minhas impressões aqui do monitor Dell S3422DWG, de 34 polegadas, ultrawide, 3440x1440p, 144hz e painel VA.
Chegou para mim e demorou quase 1 mês, saiu pouco abaixo dos R$ 4.000,00 e está com um stuck pixel vermelho bem no meio da tela. Só isso já me deixou cabreiro, um monitor caro com isso, estava prestes a devolver quando postei aqui no fórum e apontaram que o monitor tem garantia de ser trocado até mesmo com um único pixel, liguei para a Dell (por uma segunda vez) e confirmei a informação, no site também. Então pretendo usar o monitor por um tempo e eventualmente solicitar uma troca, mas como são 3 anos de garantia por enquanto estou tranquilo.
Estou saindo de um monitor de 27 polegadas full HD, painel TN porém de 240hz, perfeito pra jogar principalmente CS que é um dos jogos que mais jogo. Não vou me livrar do monitor pois para este fim é difícil ter algo melhor, mas para todo o resto a diferença é gritante. Vale notar também que meu suporte ELG F80N não deu conta de segurar ele, sei que esse suporte é queridinho da galera (inclusive o meu) mas é recomendado apenas até 27 polegas, esse monitor aqui de 34 realmente é bastante pesado e tive de usar o suporte que vêm de fábrica.
O Dell S3422DWG é bem espaçoso, tem uma definição incrível, a curvatura ajuda criar imersão e tem cores muito bonitas. Acabei usando pouco com a calibração de fábrica e já parti para a calibração feita pelo RTINGS que parece realmente melhorar consideravelmente a fidelidade das cores. Não lembro de ter usado um painel VA mas achei interessante, ele realmente não tem o mesmo ângulo de visão de um painel IPS mas é absurdamente melhor que TN. No geral as cores, principalmente no HDR, são um show a parte. Aliás, o HDR desse monitor é excelente, mesmo o pessoal falando que HDR400 não faz tanta diferença assim que você entra em um jogo você percebe quão legal esse efeito é, fica sensacional e até fica forte se você tiver em uma sala muito escura. Age of Empires 4 nesse monitor é um show, as cores são lindas, HDR funciona muito bem, muito definido e imersivo, está fazendo minha RTX 3060 sofrer.
Agora, em relação ao “freesync premium“ ou Gsync compatible algo assim pra mim essa é a maior decepção de monitor, tentei deixar ligado mas fica simplesmente um lixo, como disse tenho uma RTX 3060, e o tempo inteiro eu consigo perceber tipo a luz do monitor dando umas piscadas, tipo um strobing sei lá, horroroso, tive de desativar por completo.
Pra usar o monitor o tempo de resposta tem que obrigatoriamente estar em “SUPER FAST“, qualquer outro modo apresenta ghosting ou overshooting, já em super fast não apresenta nenhum dos dois e fica excepcional, até jogar CS GO fica bem legal pois os 144hz ajudam muito. Eu como já tenho um 240hz TN com tempo de resposta até melhor vou ficar nele pro CS mesmo, mas se eu não tivesse acho que ficaria satisfeito sim com a performance do mesmo jeito.
Enfim, recomendo muito o monitor, os 3 anos de garantia e a garantia de pixel perfeito dão até uma tranquilidade a mais, e acaba valendo o dinheiro a mais que você paga nele em comparação com alguns competidores. Fiquei bastante satisfeito com ele, e voltar pra ultrawide no meu pc pessoal é uma delícia, você acaba se acostumando a usar o PC de uma maneira muito mais proveitosa.