Não acho a tela do Dell ruim, apenas é preciso saber que é uma tela VA que sofre dos mesmos males dos VA em geral, em menor grau por ser uma boa tela VA, mas ainda sofre.
Não há um melhor ou pior, quando se compara monitores com tecnologias diferentes nem sempre é fácil apontar o melhor especialmente quando são do mesmo fabricante e de faixas de valor próximas.
Se vc pegar a comparação direta do Rtings entre os dois vai notar exatamente isso, cada um se sobressai naquilo que seu painel é naturalmente superior. O VA dá uma surra em contraste e níveis/uniformidade de preto (contraste do IPS é abaixo de 1000:1 enquanto o VA passa de 2700:1), enquanto o IPS tem muito mais cores (IPS pega 97% do DCI-P3 enquanto o VA pega menos de 87%) e melhores tempos de resposta com muito menos ghosting. Qual será o melhor vai realmente de cada comprador, do que quer e do que prefere:
The Dell S2721DGF and the Dell S3422DWG use different panel technologies, each with strengths and weaknesses. The S2721DGF uses an IPS panel, and it has much better ergonomics, better viewing angles, and a better response time. The S3422DWG has better black uniformity, better contrast, and an...
www.rtings.com
E como eu disse, falando por mim, eu prefiro o menor contraste e pretos piores do IPS para ter a resposta mais rápida e menos ghosting em imagens em movimento, além das cores mais vivas que me agradam muito também. Mas isso sou eu e cada usuário tem suas preferências, fora o fato que já comentei anteriormente: review é técnico, usa equipamentos, não significa necessariamente que seu olho vai enxergar todas as diferenças.
Maior exemplo disso são as fotos horríveis dos monitores em teste de nível de preto, aquilo lá aparece na foto pq usam longa exposição, na realidade quando vc bota a imagem de teste no quarto escuro quase não se nota aquelas "nuvens" do fundo, o mesmo também se aplica à diferença de cores, uma diferença de 5% na cobertura do espectro não significa necessariamente que o monitor com menor cobertura vai ter cores lavadas horríveis, possivelmente só botando os dois lado a lado com a mesma imagem é que vai ser possível talvez notar alguma diferença, pq nosso olho não é um colorímetro.
No papel são similares, Asus com ligeira melhoria na qualidade da imagem, Dell com vantagem no tempo de resposta. Na prática, a quantidade de relatos de problemas com o Asus (só dar uma passada no tópico dedicado que tem aqui no forum) assusta e foi o que me fez descartar ele na hora da escolha, fora que a garantia da Dell cobre até 1 único dead/stuck pixel, enquanto com a Asus a garantia pode dar dores de cabeça dependendo do problema.