Durante jogo nunca prestei atenção se existe ou não ou o quão incômodo é, já na navegação é bem notável em páginas com tema escuro como o YouTube, neste cenário as letras ficam com um tom amarelado e efeito de arrasto durante o scroll.
O maior problema neste monitor é o forte flickering quando está com G Sync ativo mas tenho a impressão que isso diminuiu bastante quando atualização o driver.
Flickering com VRR ativado também é uma característica de painel VA.
Painel VA não tem tanto problema em 60Hz, pois o tempo para atualizar a tela (~16,6ms) está equiparado com o tempo de resposta do painel para atualizar as cores que também é nessa faixa. Mas quando falamos de monitores rápidos (120Hz ou mais), ai o tempo para atualizar a tela (Hz) é menor que o tempo de resposta do painel e quanto maior a disparidade desse tempo, maior o smearing.
Se o painel demora 20ms para trocar de cor (tempo de resposta), e a tela atualiza em ~5,3ms (180Hz) a diferença desse tempo vai ser a quantidade de artefato (smearing) que você vai ver. Mas obviamente existem painéis mais rápidos (Samsung G7 e G9) onde esse efeito é menos perceptível, além de depender de situações específicas onde nota-se maior o efeito do smearing.
Mas no final vai depender do quanto o usuário se incomoda.
Pior que eu tenho um 144hz TN onde o teste do UFO é perfeito, 0 ghosting, 0 tudo. A navezinha anda perfeita pro lado nas 3 barrinhas.
Se eu pegar um monitor que tenha o minimo de blur/ghosting eu vou sentir pois eu vou ficar alternando entre o monitor novo pro cockpit e esse aqui para outras coisas
Dito isso é por isso que vou ir de TN. Se eu tivesse 1 só aí eu iria de IPS sem medo pois iria acostumar com um pouquinho de blur.
Mas é real isso mesmo, eu acho que isso que falei de classificar por painel se aplica nessa faixa de entrada de monitores, eu acredito que pagar 4k num dell é pra vir perfeito idependente se for IPS ou VA (espero eu) kkkk
Tenta experimentar um bom IPS, qualquer coisa devolve.
IPS tem um pouquinho de blur sim, mas em compensação com TN as cores são bem melhores.