[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Galera, Bom Dia.

A Loja que explode está com uns preços bons em alguns monitores, o meu XG32VQ foi para o espaço e notei que temos lá os seguintes modelos:

VG32VQ - R$ 2618,90
VG32VQ1B - R$ 2909,90

Qual dos dois é melhor?

Valeu.

Ambos são versões revisionadas do XG32VQ. No caso VG32VQ1B é o mais novo.

Eu até gostava do XG32VQ, o que mais me incomodava nele eram as letras que ficavam meio pixeladas, acredito ser devido ao PPI dele ser 93. Vi outro modelo o XG32VC onde o preço é bem mais alto na faixa de R$ 4300,00. E tem o que acredito ser o mais TOP que é o PG329Q, mas beira os R$ 6000,00, sinceramente não sei se vale tudo isso.

Queria um monitor excelente para trabalho e games, que tivesse esse mesmo tamanho na faixa de 30 a 32.

Valeu.

Eu até gostava do XG32VQ, o que mais me incomodava nele eram as letras que ficavam meio pixeladas, acredito ser devido ao PPI dele ser 93. Vi outro modelo o XG32VC onde o preço é bem mais alto na faixa de R$ 4300,00. E tem o que acredito ser o mais TOP que é o PG329Q, mas beira os R$ 6000,00, sinceramente não sei se vale tudo isso.

Queria um monitor excelente para trabalho e games, que tivesse esse mesmo tamanho na faixa de 30 a 32.

Valeu.

Nessa categoria (32, QHD, HFR+VRR) você vai ter que tirar o escorpião do bolso mesmo, as coisas ficaram proporcionamente mais caras desde o lançamento do XG32VQ, não vou me alongar muito porque é capaz de eu tomar warning, mas você sabe...

Nessa categoria (32, QHD, HFR+VRR) você vai ter que tirar o escorpião do bolso mesmo, as coisas ficaram proporcionamente mais caras desde o lançamento do XG32VQ, não vou me alongar muito porque é capaz de eu tomar warning, mas você sabe...

Entendi Lionel, te agradeço meu brother pelas explicações.

Valeu.

De revisionado só o nome, muda totalmente o painel e até o suporte que perde o ajuste de altura no 1B, inclusive o grau de curvatura é maior no 1B (1500R vs 1800R do antigo).

Não sei pq a Asus manteve o mesmo nome como se fosse só uma "versão atualizada", é outro monitor.

Galera, estou pensando em comprar esse monitor aqui, alguém que tenha recomenda ? De 240Hz por 1.749,00. Tive um AOC de 144hz hero mas veio com um deadpixel, estou com medo de pegar esse de 240Hz.

Ou compensa mais o AOC Agon? que está saindo por R$1.842,90 (detalhe que o agon não é IPS).

De revisionado só o nome, muda totalmente o painel e até o suporte que perde o ajuste de altura no 1B, inclusive o grau de curvatura é maior no 1B (1500R vs 1800R do antigo).

Não sei pq a Asus manteve o mesmo nome como se fosse só uma "versão atualizada", é outro monitor.
Acredito que no meu caso seja melhor o VG32VQ devido ao ajuste de altura, muda muito o painel de ambos?

Acredito que no meu caso seja melhor o VG32VQ devido ao ajuste de altura, muda muito o painel de ambos?
São dois painéis diferentes em quase tudo. A versão 1B tem curvatura mais fechada, melhoria nas cores mas uma piora braba no brilho, dizer que tem HDR com 250 nits de brilho na caixa é tenso. Ficou mais rápido em teoria passando a alcançar 165Hz, mas não dá pra saber a que custo ou como ficou o tempo de resposta, se sofre muito mais do que o "anterior" com o ghosting ou se é ok para o preço e VA. Pelas características básicas (VA de 31,5" QHD alcançando 165Hz e curvatura de 1500R) pode ser que use o mesmo painel do Gigabyte G32QC, se for o caso, fuja pq o ghosting é horroroso, muito pior que o VG32VQ de 144Hz, mas não dá pra dizer com certeza já que o Gigabyte tem muito mais brilho que o Asus (pode ser só um backlight mais reforçado, mas é só suspeita). Enfim, são dois monitores totalmente diferentes e em comum só o tamanho, resolução e tecnologia VA.

São dois painéis diferentes em quase tudo. A versão 1B tem curvatura mais fechada, melhoria nas cores mas uma piora braba no brilho, dizer que tem HDR com 250 nits de brilho na caixa é tenso. Ficou mais rápido em teoria passando a alcançar 165Hz, mas não dá pra saber a que custo ou como ficou o tempo de resposta, se sofre muito mais do que o "anterior" com o ghosting ou se é ok para o preço e VA. Pelas características básicas (VA de 31,5" QHD alcançando 165Hz e curvatura de 1500R) pode ser que use o mesmo painel do Gigabyte G32QC, se for o caso, fuja pq o ghosting é horroroso, muito pior que o VG32VQ de 144Hz, mas não dá pra dizer com certeza já que o Gigabyte tem muito mais brilho que o Asus (pode ser só um backlight mais reforçado, mas é só suspeita). Enfim, são dois monitores totalmente diferentes e em comum só o tamanho, resolução e tecnologia VA.
Entendi, estou seriamente pensando em fazer um investimento pesado num monitor top pra não ficar mais se preocupando com essas questões. Claro sabemos que tento o VA como o IPS tem suas particularidades. Estava olhando o Dell S3422DWG será que vale a pena mesmo sendo VA? Ou melhor tirar mesmo o escorpião do bolso e pegar um PG329Q?

Mesmo entre os paineis do Samsung C34G5 que é vendido por diversas marcas, tem diferenças sutis. Overclock de painel é uma delas. Isso também vale para aqueles painéis de 240Hz que são vendidos como 280Hz.

Mas é aquilo né, é VA, eu particularmente não recomendaria, mas cada um tem um gosto.

Entendi, estou seriamente pensando em fazer um investimento pesado num monitor top pra não ficar mais se preocupando com essas questões. Claro sabemos que tento o VA como o IPS tem suas particularidades. Estava olhando o Dell S3422DWG será que vale a pena mesmo sendo VA? Ou melhor tirar mesmo o escorpião do bolso e pegar um PG329Q?

S3422DWG usa o painel Samsung C34G5, também revisionado.

Torcer para não apresentar nenhum dos problemas que outros donos tiveram, em perfeito funcionamento é um ótimo monitor, ainda mais se vc curtir usar o ELMBSync.

Eu uso no meu atual o ELMB Sync e gosto, agride pouco os olhos...
Meu amigo tem esse vg27aql1a, perfeito funcionamento.
E como ja comprei um asus e gostei o vg32vq, vou seguir no asus, pq eu preciso de um mínimo de saida de som no monitor...

Fora as opções que você estava olhando, não tem muito pra onde correr, o PG329Q é caro porque ele vem com o módulo do G-SYNC.
Tinha visto um Acer IPS 32' mas não lembro ao certo o modelo, vou esperar ver se ele volta ao estoque é mais barato que o Asus e acho que tão bom quanto.

Vale! O monitor s3422dwg é um monstro! Vale cada centavo! Me arrependi muito de Não ter pego nessa semana por 3.5k...

Vale! O monitor s3422dwg é um monstro! Vale cada centavo! Me arrependi muito de Não ter pego nessa semana por 3.5k...
Ele vi ele estava R$ 3999,00 mas agora já foi pra R$ 4600,00.
Então o negócio é esperar ele baixar um pouco e pegar ele mesmo. Mesmo sendo VA é um bom VA então.

Ele vi ele estava R$ 3999,00 mas agora já foi pra R$ 4600,00.
Então o negócio é esperar ele baixar um pouco e pegar ele mesmo. Mesmo sendo VA é um bom VA então.

Vou listar alguns monitores que usam o mesmo painel:

Samsung C34G55T (Original)
Dell S3422DWG
Gigabyte G34WQC
Coolermaster GM34-CW
Husky HGMT005
Gamemax GMX34CKXQ

O que desempata eles vai ser a sua confiabilidade na marca, expectativa de garantia, a carcaça que as vezes suporta uma melhor regulagem...

@Gabriel Holler e para quem mais tiver querendo o dell. Na magalu ele ta 2826 + 9% de grana de volta pelo m3luiz. Paguei com o CC do m3liuz e ganhei mais 1% ou seja, saiu 2826 - 10% = 2543 - 0,8% que ganho na fatura ficando então por 2522 valor final! @Sparcow agora ficou no precinho. Vlw a ajuda ai!

Vou listar alguns monitores que usam o mesmo painel:

Samsung C34G55T (Original)
Dell S3422DWG
Gigabyte G34WQC
Coolermaster GM34-CW
Husky HGMT005
Gamemax GMX34CKXQ

O que desempata eles vai ser a sua confiabilidade na marca, expectativa de garantia, a carcaça que as vezes suporta uma melhor regulagem...
Qual a fonte dessa informação? Pq as características desses monitores são BEM diferentes, mudam até a curvatura, tem monitor aí na lista com curva de 1800R, 1500R e 1000R, outros são limitados a 8bit enquanto uns pegam 10bit. Tem certeza que usam o mesmo painel?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, ia pegar um Ozone 27 2k 144hz, mas fui dar uma pesquisada antes e me deparo com isso

está saindo o mesmo preço do Ozone, será que vale a pena pegar esse? as specs são melhores em tudo?
Specs no papel podem ser melhores, mas o painel VA inspira precaução, vc precisa saber das características e onde está se metendo, pra uns pode ser ótimo, para outros é horroroso.

Última edição:
Por quanto acham que eu consigo vender o meu benq XL2430? 144hz, 1 ms, full HD. Ele só n tem aquele switch q mudar os profile pq perdi na mudança.

Qual a fonte dessa informação? Pq as características desses monitores são BEM diferentes, mudam até a curvatura, tem monitor aí na lista com curva de 1800R, 1500R e 1000R, outros são limitados a 8bit enquanto uns pegam 10bit. Tem certeza que usam o mesmo painel?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Specs no papel podem ser melhores, mas o painel VA inspira precaução, vc precisa saber das características e onde está se metendo, pra uns pode ser ótimo, para outros é horroroso.

Mas as fontes são diversas: Blur Busters, DisplaySpec, RTINGs, Reddit...

Como eu disse, tem diferenças sutis que vão desde a ergonomia, colorimetria (que varia mesmo dentro do mesmo modelo a depender da fabricação), overclock... mas o modelo base é o G5, todos são 3440x1440, VA, 144Hz, alguns podem fazer over pra 165Hz.

Tem até esse modelo que não é vendido no Brasil e faz over para 160Hz.

Tem o AOC CU34G2X que também não é vendido no Brasil...

É consenso geral que os paineis VA são distribuidos majoritariamente pela Samsung, enquanto que IPS é pela AUOptronics e LG. As OLEDs (não posso afirmar sobre as QD-OLED) também são distribuidos majoritariamente pela LG. Aqueles monitores de 43" LED VA e 48" OLED da ASUS usam painel Samsung e LG respectivamente.

Galera, ia pegar um Ozone 27 2k 144hz, mas fui dar uma pesquisada antes e me deparo com isso

está saindo o mesmo preço do Ozone, será que vale a pena pegar esse? as specs são melhores em tudo?

Teve um usuário aqui do fórum que abriu o Ozone IPS de 27" 1440p 144Hz e descobriu que usa o mesmo painel do ASUS VG27AQL1A

EDIT = Agora que vi que não é o mesmo modelo, esse ai do link é VA.

Mas as fontes são diversas: Blur Busters, DisplaySpec, RTINGs, Reddit...

Como eu disse, tem diferenças sutis que vão desde a ergonomia, colorimetria (que varia mesmo dentro do mesmo modelo a depender da fabricação), overclock... mas o modelo base é o G5, todos são 3440x1440, VA, 144Hz, alguns podem fazer over pra 165Hz.

Tem até esse modelo que não é vendido no Brasil e faz over para 160Hz.

Tem o AOC CU34G2X que também não é vendido no Brasil...

É consenso geral que os paineis VA são distribuidos majoritariamente pela Samsung, enquanto que IPS é pela AUOptronics e LG. As OLEDs (não posso afirmar sobre as QD-OLED) também são distribuidos majoritariamente pela LG. Aqueles monitores de 43" LED VA e 48" OLED da ASUS usam painel Samsung e LG respectivamente.

Teve um usuário aqui do fórum que abriu o Ozone IPS de 27" 1440p 144Hz e descobriu que usa o mesmo painel do ASUS VG27AQL1A

EDIT = Agora que vi que não é o mesmo modelo, esse ai do link é VA.
Ter mesmo tamanho, resolução e fabricante é longe de poder dizer que usam mesmo painel, por isso mesmo as diferenças de cor, refresh, velocidade de resposta. São telas bem diferentes, inclusive a do Dell S3422DGW e do Cooler Master GM34-CW alcançam mais cores que alguns IPS, o que não é o caso do Samsung G5 que tem cores bem medianas.

Esse painel do Asus é VA, é um painel onde costuma ser muito comum ghosting e black smearing, eu sinceramente iria no Ozone, inclusive é meu monitor atual (peguei na promoção dos 1.400) e não tenho absolutamente nada a reclamar, estou achando o monitor incrivel.

Peguei pra experimentar um Philco VA (sei que a marca é inferior) e a experiencia foi horrivel.

Users who are viewing this thread

• Voltar