[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Ter mesmo tamanho, resolução e fabricante é longe de poder dizer que usam mesmo painel, por isso mesmo as diferenças de cor, refresh, velocidade de resposta. São telas bem diferentes, inclusive a do Dell S3422DGW e do Cooler Master GM34-CW alcançam mais cores que alguns IPS, o que não é o caso do Samsung G5 que tem cores bem medianas.

Ok então me mostre as diferenças grandes dos painéis dos seguintes monitores abaixo:

Dell AW2521H
MSI NXG253
ViewSonic XG251G
Acer X25
Asus PG259QN
Asus PG259QNR
Lenovo Y25G-30

Galera, eu quero comprar um monitor de 24.5" mas tem o de 27", qual será melhor ? Porque o de 27 tem o g-sync e o de 24.5 tem o freesync, a minha placa é da nvidia então seria melhor o g-sync né? Mas dizem que o de 24 é o essencial para e-sports.

Seriam um desses:

FreeSync funciona em qualquer placa NVIDIA, desde que seja pelo menos uma GTX 1050 ou mais recente (por exemplo, a GTX 970, GTX 980 e GTX 980Ti são mais fortes que a GTX 1050, mas não possuem suporte por ser de uma série mais antiga) e esteja ligado via DisplayPort. A sua placa é RTX 3060Ti e aceita inclusive HDMI, se você ligar em um Monitor/TV com HDMI 2.1. Mas nesses monitores que pretendem comprar, só funciona via DisplayPort.

Ok então me mostre as diferenças grandes dos painéis dos seguintes monitores abaixo:

Dell AW2521H
MSI NXG253
ViewSonic XG251G
Acer X25
Asus PG259QN
Asus PG259QNR
Lenovo Y25G-30
?????
O que esses monitores tem a ver com os de 34" ultrawide que estavam sendo discutidos?

Utilizam o mesmo painel.
Em nenhum momento falei que não existem monitores diferentes que usam o mesmo painel, porém não é o caso dos 34" ultrawide que vc afirmou que usam a mesma tela, pq não usam e tem uma série de diferenças entre eles.

O meu monitor Dell S2721DGF usa o mesmo painel do LG 27GL850, que é o mesmo também do HP Omen 27i. Mas é sabido que eles usam o mesmo painel NanoIPS fabricado pela LG, o que é bem diferente de falar que uma penca de monitor só pq é VA 34" QHD usam o mesmo painel quando há diferenças enormes entre eles.

@Gabriel Holler e para quem mais tiver querendo o dell. Na magalu ele ta 2826 + 9% de grana de volta pelo m3luiz. Paguei com o CC do m3liuz e ganhei mais 1% ou seja, saiu 2826 - 10% = 2543 - 0,8% que ganho na fatura ficando então por 2522 valor final! @Sparcow agora ficou no precinho. Vlw a ajuda ai!

Valeu campeão! Tinha até tentado ver se conseguia um desconto no chat da dell mas o máximo que fizeram foi deixar o valor como estava no sub (2.795)
Com esse cashback maroto saiu por 2.570 no magalu
Comprei com um sorriso de ponta a ponta

@Sparcow muda muito um monitor 10 bits para um 8 bits? Isso da mto diferença??

Chegou o AOC Agon 32 polegadas 165hz.
De cara já fiquei p*** da vida em ser obrigado a usar display port pra poder acessar todas as opções dele. Não posso nem regular tom de cor pela HDMI. E a imagem é um lixo na HDMI. Na display port a imagem é bem agradável.

Black smearing? Tem, mas é algo quase imperceptível no uso normal. Só consegui notar de verdade no menu de configurações do Windows com o tema escuro onde as letras ficam meio apagadas quando vc rola a tela, independente se tá em 60 ou 165hz. Mas realmente não me incomodou. O ghost também é muito baixo e não me incomodou. Mas realmente tenho curiosidade de ver algum monitor LCD/LED seja de qual tipo for ter ghost 0 como era no tempo dos monitores de tubo. Deve existir, mas ainda não vi.

O fato de ser curvo causa estranheza nos primeiros minutos. Depois vc acostuma. E esse formato solucionou um problema chato que eu tinha aqui: o reflexo da janela na parede ao lado do monitor. Agora posso usar normalmente o PC com a janela aberta que o reflexo não aparece.

Em jogo realmente a maior fluidez é bem notada. Apenas testei no CS GO por 20 minutos. Coincidência ou não, placebo ou não, me senti mais esperto no jogo e matei acima da minha média normal. Será o imput lag? :tom:

Enfim, bem satisfeito até agora com o monitor. Acho que desde 2007 eu não tinha um monitor. É apenas o meu 2º monitor LCD da vida. Antes desse só tive 1 bem antigo com incríveis (na época) 8ms de resposta. Antes desse, só tubão.

@Sparcow muda muito um monitor 10 bits para um 8 bits? Isso da mto diferença??
Pra usuário padrão, jogos, vídeos de Youtube/Netflix, navegação normal, a maioria não vai perceber diferença se não ficar procurando mesmo, no máximo em alguns degradês pode ver algum banding, mas é pouco. Tanto que de todos os monitores aqui discutidos geralmente, mesmo os de 10bit não tem 10bit de verdade, é 8bit + FRC, um jeito de fazer um painel de 8bit "operar" a 10bit. Painel 10bit nativo é mais voltado para criação de conteúdo.

MAS, é inegável que mesmo sendo 10bit por 8+FRC, há uma ligeira melhora já que o monitor vai conseguir exibir mais cores, ainda que apenas ligeiramente. Um jeito bom de comparar é pegando uma mesma imagem/vídeo e rodando no seu smartphone que, se for dos mais modernos, possivelmente terá um painel 8+FRC ou mesmo 10bit nativo. O "efeito" que vc deve procurar é tipo esse:
8-bit-vs-10-bit.png

Mas já adiantando, o efeito na imagem aí tá obviamente MUITO exagerado, mas na prática vc consegue sim perceber essas "faixas" nas partes em que há esses gradientes de cor suave (como céu, tipicamente) em painel 8bit e no 10bit fica BEM mais difícil.

Pra usuário padrão, jogos, vídeos de Youtube/Netflix, navegação normal, a maioria não vai perceber diferença se não ficar procurando mesmo, no máximo em alguns degradês pode ver algum banding, mas é pouco. Tanto que de todos os monitores aqui discutidos geralmente, mesmo os de 10bit não tem 10bit de verdade, é 8bit + FRC, um jeito de fazer um painel de 8bit "operar" a 10bit. Painel 10bit nativo é mais voltado para criação de conteúdo.

MAS, é inegável que mesmo sendo 10bit por 8+FRC, há uma ligeira melhora já que o monitor vai conseguir exibir mais cores, ainda que apenas ligeiramente. Um jeito bom de comparar é pegando uma mesma imagem/vídeo e rodando no seu smartphone que, se for dos mais modernos, possivelmente terá um painel 8+FRC ou mesmo 10bit nativo. O "efeito" que vc deve procurar é tipo esse:
8-bit-vs-10-bit.png

Mas já adiantando, o efeito na imagem aí tá obviamente MUITO exagerado, mas na prática vc consegue sim perceber essas "faixas" nas partes em que há esses gradientes de cor suave (como céu, tipicamente) em painel 8bit e no 10bit fica BEM mais difícil.

Entendi... Como o preço estava muito abaixo, paguei o VG27AQL1A. Vamos ver se a Asus vai me impressionar ou decepcionar. Meu monitor VG32VQ eu gostei e me impressionei, só não gostei do sangramento quando em cenas pretas de filmes que meu deus, um horror. De resto, supimpa.

Irei usar apenas 1 monitor (não gosto de usar 2), meu VG32VQ vai para o meu escritório e é isso aí hahahahaha

Entendi... Como o preço estava muito abaixo, paguei o VG27AQL1A.
Vc já tinha pago o Asus? Eu fiz um boleto pra pensar mas como apareceu o Dell que ficou praticamente o mesmo preço fui de Dell. Agora é aguardar a boa vontade deles em enviar. Pelo que vi a entrega deles é meio demorado.

Vc já tinha pago o Asus? Eu fiz um boleto pra pensar mas como apareceu o Dell que ficou praticamente o mesmo preço fui de Dell. Agora é aguardar a boa vontade deles em enviar. Pelo que vi a entrega deles é meio demorado.

Não... Fui no Asus por algumas questões:
>Meu amigo tem esse monitor e eu achei ele bonito, embora o Dell seja mais bonito e melhor construido (mais sóbrio)
>Fonte externa. Geralmente esses monitores dao problema em fonte, que se for externa facilita e muito a coisa (Recordações de 2 monitores da LG e 1 Samsung).
>Preço mais baixo junto com outro item. Boletei junto com uma Noctua NF12X25 Chromax, que também tava no precinho.
>Tem som. Por mais que seja um som ridiculamente pessimo, pra eu usar para alguns fins, até comprar caixinhas de som, vai me ser MUITO util.
>Contraste melhor em relação ao dell, tipo, MUITO melhor...
>Dá pra usar no PS5/Xbox.

Lados positivo do Dell:
>Display port 1.2, ou seja, só consigo usar 10bits até 120hz. Dell pode usar maxima frequnecia com 10bits, por ser 1.4 displayport.
>Painel. Qualidade e fidelidade de cores do Dell muito superior.
>Melhor controle de qualidade e garantia em relação a Asus.
>Construção sóbria e linda, eu particularmente detesto aqueles detalhes gamers, rgb, etc, até por isso meu setup é full black com rgb off.

Enfim, eu abri mão de algumas coisas para ter outras, mas o que eu queria mesmo era o Dell S34DWG, mas vai ficar para a próxima.

Chegou o AOC Agon 32 polegadas 165hz.
De cara já fiquei p*** da vida em ser obrigado a usar display port pra poder acessar todas as opções dele. Não posso nem regular tom de cor pela HDMI. E a imagem é um lixo na HDMI. Na display port a imagem é bem agradável.

Black smearing? Tem, mas é algo quase imperceptível no uso normal. Só consegui notar de verdade no menu de configurações do Windows com o tema escuro onde as letras ficam meio apagadas quando vc rola a tela, independente se tá em 60 ou 165hz. Mas realmente não me incomodou. O ghost também é muito baixo e não me incomodou. Mas realmente tenho curiosidade de ver algum monitor LCD/LED seja de qual tipo for ter ghost 0 como era no tempo dos monitores de tubo. Deve existir, mas ainda não vi.

O fato de ser curvo causa estranheza nos primeiros minutos. Depois vc acostuma. E esse formato solucionou um problema chato que eu tinha aqui: o reflexo da janela na parede ao lado do monitor. Agora posso usar normalmente o PC com a janela aberta que o reflexo não aparece.

Em jogo realmente a maior fluidez é bem notada. Apenas testei no CS GO por 20 minutos. Coincidência ou não, placebo ou não, me senti mais esperto no jogo e matei acima da minha média normal. Será o imput lag? :tom:

Enfim, bem satisfeito até agora com o monitor. Acho que desde 2007 eu não tinha um monitor. É apenas o meu 2º monitor LCD da vida. Antes desse só tive 1 bem antigo com incríveis (na época) 8ms de resposta. Antes desse, só tubão.
Se puder falar mais sobre sua experiência depois, seria legal. Meu irmão tem interesse nesse, mas o black smearing ainda deixa a gente com o pé atrás, baseado mais nas tvs VA que já usamos. Jogos mais escuros tipo um resident evil da vida, se forem parecidos com as TVs 4k de entrada da Samsung, aí não rolaria mesmo. Nem precisa ser RE na real. Jogos com áreas mais escuras, parece que todo o tempo de resposta cai pela metade. Não sei se 120hz+ mudaria isso.

Bom dia pessoal.
Estou começando a olhar um monitor pra comprar. A idéia é q seja FullHD e que tenha boas opções de conectividade.
Sou totalmente por fora das marcas vs. qualidade.

Tenho esse aqui como um ponto de partida e já me pareceu muito interessante (gostei muito das opções de 2 x hdmi e saída de fone de ouvido .. dá pra ligar tanto o pc qto console)

Monitor Gamer Acer 23.8" FHD, FreeSync, HDR10, 1ms, 165Hz, IPS, Zero frame, RG241Y - R$1.408,33 em 10x sem juros (vou parcelar)

Nessa faixa de preço, pra baixo, consigo algo melhor ou é isso mesmo?

Bom dia, rapazes.
Estou pensando em vender meu monitor Bluecase 27' 2K pois a falta de configurações (extremamente básicas) desse monitor me deixam na mão.
Eu tenho uma GTX 960 que complementa o Ryzen 3600 que tenho.
Como pretendo comprar um monitor novo, o que sugerem? Que permaneça na resolução 27' 1440p ou 2 monitores 27' 1080p de boa qualidade?

Eu não sou de jogar muito (apenas um valorant, jogos bobos), apenas trabalho com coisas gráficas.

Se puder falar mais sobre sua experiência depois, seria legal. Meu irmão tem interesse nesse, mas o black smearing ainda deixa a gente com o pé atrás, baseado mais nas tvs VA que já usamos. Jogos mais escuros tipo um resident evil da vida, se forem parecidos com as TVs 4k de entrada da Samsung, aí não rolaria mesmo. Nem precisa ser RE na real. Jogos com áreas mais escuras, parece que todo o tempo de resposta cai pela metade. Não sei se 120hz+ mudaria isso.

Então, já vi black smearing que me incomodou em outras telas, mas o desse monitor é bem tranquilo pra mim. Provavelmente as outras telas VA que vi eram de qualidade inferior. Nesse monitor aparece mesmo no preto puro em algumas situações. Nem nesse cinza bem escuro do fórum (ao menos no tema que uso) eu consigo forçar pra aparecer.
A situação que achei mais feia nessa questão foi no menu de configuração de exibição do Windows. Mas é algo que não afeta nada o meu uso. Fiz até um vídeo pra mostrar. Depois que upar eu mando o link.

Tentei fazer esse teste aqui:

Não digitei tanta coisa, mas o black smearing não chegou nem perto de ser tão perceptível quanto nesse teste. O pior mesmo e onde mais percebi foi no menu do Windows. Se em outras situações eu notasse o mesmo que notei no menu do Windows, acho que devolveria. Mas acontecendo apenas ali, não me incomoda ou atrapalha em nada.

O fato é: se vc ficar procurando o tempo todo, uma hora vc vai achar um pouco em alguma situação. Eu procurei um bocado pra testar, até porque eu tô dentro do prazo pra devolver em caso de insatisfação e nas poucas situações que achei não me incomodou ou atrapalhou em nada. Por fim perdi a paciência e desisti de ficar procurando. Se não apareceu nada que incomodasse até agora, é sinal de que não aparecerá mais.
Mas pra quem é tolerância 0 em relação a isso, resta apenas não comprar monitor com painel VA. Eu achei ótimo e tô bem satisfeito com o monitor.

Pessoal estava dando uma lida no tópico e estou em busca de algum monitor 27" para youtube, trabalho e jogos competitivos de fps (cs:go) principalmente, então quanto menos efeito fantasma e resposta rápida melhor.

Sei dos 'benefícios' de qualidade da tela IPS mas não encontro nada pensando nisso que busco por menos de 2.5K no produto. No post achei o AOC LEGEND C27G2ZE que é VA, vocês teriam alguma outra recomendação nessa faixa de preço?

Pessoal estava dando uma lida no tópico e estou em busca de algum monitor 27" para youtube, trabalho e jogos competitivos de fps (cs:go) principalmente, então quanto menos efeito fantasma e resposta rápida melhor.

Sei dos 'benefícios' de qualidade da tela IPS mas não encontro nada pensando nisso que busco por menos de 2.5K no produto. No post achei o AOC LEGEND C27G2ZE que é VA, vocês teriam alguma outra recomendação nessa faixa de preço?

Sim, abaixo de 2.500, por 2.499,90 :pense:

Sim, abaixo de 2.500, por 2.499,90 :pense:

Estava comparando com o que comentei ali da AOC e vi que o tempo de resposta do Asus é superior, provavelmente pela tela IPS certo? Que provavelmente nos jogos eu não vá sentir uma diferença significativa.

Entre esse Asus e o Dell que sempre recomendam em torno dos 3K qual iria? Lembrando que também eu não jogo nem em full hd pois diminuo a resolução por exemplo no cs:go

Estava comparando com o que comentei ali da AOC e vi que o tempo de resposta do Asus é superior, provavelmente pela tela IPS certo? Que provavelmente nos jogos eu não vá sentir uma diferença significativa.

Entre esse Asus e o Dell que sempre recomendam em torno dos 3K qual iria? Lembrando que também eu não jogo nem em full hd pois diminuo a resolução por exemplo no cs:go

Eu escolhi o Asus, pelos motivos que expus aqui \/

Não... Fui no Asus por algumas questões:
>Meu amigo tem esse monitor e eu achei ele bonito, embora o Dell seja mais bonito e melhor construido (mais sóbrio)
>Fonte externa. Geralmente esses monitores dao problema em fonte, que se for externa facilita e muito a coisa (Recordações de 2 monitores da LG e 1 Samsung).
>Preço mais baixo junto com outro item. Boletei junto com uma Noctua NF12X25 Chromax, que também tava no precinho.
>Tem som. Por mais que seja um som ridiculamente pessimo, pra eu usar para alguns fins, até comprar caixinhas de som, vai me ser MUITO util.
>Contraste melhor em relação ao dell, tipo, MUITO melhor...
>Dá pra usar no PS5/Xbox.

Lados positivo do Dell:
>Display port 1.2, ou seja, só consigo usar 10bits até 120hz. Dell pode usar maxima frequnecia com 10bits, por ser 1.4 displayport.
>Painel. Qualidade e fidelidade de cores do Dell muito superior.
>Melhor controle de qualidade e garantia em relação a Asus.
>Construção sóbria e linda, eu particularmente detesto aqueles detalhes gamers, rgb, etc, até por isso meu setup é full black com rgb off.

Enfim, eu abri mão de algumas coisas para ter outras, mas o que eu queria mesmo era o Dell S34DWG, mas vai ficar para a próxima.

Com esse ghosting, pra jogo competitivo, fuja do AOC:
Hzq161W.png

Se o seu orçamento permitir, vá de Asus VG279QM ou AOC 24G2Z (se puder baixar pra 24") ou 27G2 (é 144Hz mas com tempo de resposta muito melhor que o G2ZE).

A quem possa interessar, fiz um vídeo aqui literalmente tentando achar chifre em cabeça de cavalo. É como falei: se procurar problema, vc acha. Se achar e ainda ficar filmando com o celular colado na tela o negócio parece pior do que realmente é. Pra mim é algo que tá bem longe de ser esse drama todo.

Hzq161W.png

Se o seu orçamento permitir, vá de Asus VG279QM ou AOC 24G2Z (se puder baixar pra 24") ou 27G2 (é 144Hz mas com tempo de resposta muito melhor que o G2ZE).

Sei lá, vendo melhor na prática aqui, acho meio genérico dizer que isso vai se repetir em todo monitor VA no mesmo nível. Fora que realça muito mais quando vc filma chegando mais perto da tela (bem mais que na distância normal que vc fica).
Mas o fato é que é uma deficiência do monitor VA. Só não acho que isso vai acontecer no mesmo nível em todos. Mas realmente pra quem for tolerância 0, melhor não arriscar. Pra mim tá longe de ser esse desastre todo.

Quase peguei esse Asus que vc recomendou. Se ele fosse 32 polegadas eu teria pego, mesmo que fosse uns R$ 300 mais caro. Ainda tem a vantagem de vir com som.

Boa noite pessoal! Estou na seguinte situação, setembro do ano passado comprei um Asus VP249QGR, funcionou otimamente bem ate começo desse mês...
Onde primeiro apareceu um dead pixel bem grande no meio da tela, dois dias depois vários no canto da tela e um dia depois pifou só ligava tela preta piscante, acionei garantia e ontem me informaram que não havia conserto e iriam me estornar o valor da nota, agora voltei a procurar monitor.
levantei a seguintes opções:
Asus VP249QGR(1099) - ele denovo kkkkkk entrou na Kabum por 1099, vou economizar 146 reais do estorno...
Asus VG249Q1R(1399) - bom, pesquisando parece ser o mesmo em tudo, mas com overclock pra 165 hertz, vou adicionar 156 reais.
LG 24GN600-B(1290) - Só vi elogios, mas aparentemente tem problemas de vazamentos de luz.
Os AOC nem cogitei. E o 249qgr e 24gn600 tem apenas um ano de garantia contra três do 249q1r.
Desde já, agradeço a atenção!

Eu escolhi o Asus, pelos motivos que expus aqui \/

Hzq161W.png

Então @Gabriel Holler o modelo que você está falando e enviou o link é o Asus VG27AQL1A 165Hz e QHD com tela IPS, correto? Pois o @Sparcow enviou o Asus VG279QM com 280hz, full hd e tela IPS que é basicamente R$1000,00 a mais :que:

Levando em consideração os dois são propostas diferentes pois são QHD e Full HD certo? Mas pensando em ghosting, tempo de resposta e etc os dois são equivalentes? Sobre os 144hz atualmente eu tenho um, queria um 27 então estou em busca de algumas specs a mais também.

A quem possa interessar, fiz um vídeo aqui literalmente tentando achar chifre em cabeça de cavalo. É como falei: se procurar problema, vc acha. Se achar e ainda ficar filmando com o celular colado na tela o negócio parece pior do que realmente é. Pra mim é algo que tá bem longe de ser esse drama todo.

Sei lá, vendo melhor na prática aqui, acho meio genérico dizer que isso vai se repetir em todo monitor VA no mesmo nível. Fora que realça muito mais quando vc filma chegando mais perto da tela (bem mais que na distância normal que vc fica).
Mas o fato é que é uma deficiência do monitor VA. Só não acho que isso vai acontecer no mesmo nível em todos. Mas realmente pra quem for tolerância 0, melhor não arriscar. Pra mim tá longe de ser esse desastre todo.

Quase peguei esse Asus que vc recomendou. Se ele fosse 32 polegadas eu teria pego, mesmo que fosse uns R$ 300 mais caro. Ainda tem a vantagem de vir com som.

Por isso já falei no tópico diversas vezes para as pessoas cuidarem com avaliações somente baseadas em testes e se atentarem mais ao caso específico delas, cada um tem uma sensibilidade diferente, cada olho é um olho.

Você mesmo é um caso totalmente oposto ao meu: monitor 1080p em 32" e com black semaring. Para você tá sendo desprezível e o monitor é excelente, mas nas suas filmagens mesmo, para mim, que sou sensível a esse trem, tá horroroso. Especialmente ali aos 45s do vídeo, aquelas vigas do telhado que ao menor movimento viram um borrão preto só, o telhado todo chega quase a "piscar". Para alguns é detalhe, mas para outros incomoda muito, por isso sempre fica o aviso para pessoas que são sensíveis a ghosting/smearing evitarem o VA, seu vídeo apenas comprova que ele tá lá, em maior ou menor grau, e aí vai de cada indivíduo verificar se o grau do seu monitor é ou não tolerável. Já tivemos mais usuários aqui no tópico relatando terem devolvido monitor VA pq acharam o smearing insuportável.

Como o colega veio falando especificamente que quer o menor ghosting/smearing possível, recomendar um VA fica inviável quando há opções de IPS/TN com notavelmente menos incidência desses problemas.

Aliás, um ponto que preciso ressaltar e tenho achado bem estranho até, com exceção dos Samsung Odyssey G7/G9 e agora também do HP 27c, a maioria dos VA 240Hz que tem surgido no mercado parece que apresentam um black smearing PIOR do que bons VA de 144~165Hz.
Comparando essa imagem por exemplo do MSI Artymis 273CQRX-QD comparado com o G7 fica notável como simplesmente ser "VA de 240Hz" não diz tudo:
psDKMBN.png

Aí você pega a imagem que eu havia postado anteriormente, que era de um teste com o AOC 24G2ZE, também VA de 240Hz, também com um black smearing bem notável, e compara agora com esse teste do Odyssey G5 que é VA de 165Hz:
einDoT5.png

E ainda, comparando com o Dell S3422DWG, que também é VA de 144Hz:
14a2YMG.png

E claro, isso é o que se observa nos testes, cada pessoa na hora que olhar pra sua tela vai ter uma percepção diferente, os testes ajudam a dar um norte e comparar entre telas, mas não dá pra sacramentar que essa vai ser exatamente a imagem que o usuário vai realmente "ver" ao olhar pra tela.

Users who are viewing this thread

• Voltar