[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
O Dell S27DGF não é muito bom pra PS5, porque ele roda em 1080p (PS5 não roda em QHD).
Já o Asus VG27AQL1A roda bem no PS5 pois ele aceita e faz downscale de 4k para 2k e fica com imagem de qualidade boa.

Fonte: RTings

Não sabia que o Asus faz esse downscale. Bem interessante isso!

Tinha visto uns vídeos do PS5 ligado no Dell e mesmo em 1080p achei bem satisfatório.

No quesito preço, o Asus tá bem convidativo

Última edição:
Tô na dúvida entre esses dois monitores tbm. Vou usar no PC, PS5 e note da firma.

Se conseguisse o Dell por uns 2.5k boletava agora sem pestanejar.

No chat da dell aqui consegui chegar em R$2.887,05 mas to tentando chegar no R$2800 em 12x rs.

Consegui chegar no máximo a R$2.830 em 12x com o chat da dell, depois de alguns argumentos que no zoom estava por 2826 esses dias

Não confunda input lag com tempo de resposta do monitor.

Uma coisa é o tempo que demora para o monitor receber um sinal, processar e mandar para o painel (a tela em si) começar a mudar a imagem, outra coisa é o tempo que leva entre o painel receber a ordem e o pixel conseguir mudar de cor. Quando você soma todos os tempos dos processos (clicar o mouse, o PC processar a informação, mandar para o monitor, o monitor receber, processar a informação na controladora, mandar para o painel e o pixel trocar de cor) aí você tem o input lag global, o "click to photon", o tempo entre vc dar uma ordem num jogo e VER a ordem sendo atendida.

O input lag maior é o que vai causar no jogador a sensação de "delay" entre vc dar um comando e ver a resposta, a diferença no tempo de resposta dos pixels é o que dá o efeito de ghosting, um "rastro" na imagem pq o pixel, apesar de receber uma ordem pra mudar de cor, não consegue fazer isso instantaneamente, ficando um rastro na imagem.

O input lag que vc viu no Rtings é a medição entre a entrada do monitor receber a ordem e repassar isso para o painel mudar o pixel, é dependente da controladora do monitor e não tem impacto na imagem exibida, só no "delay" do comando.

Para avaliar o tempo de resposta da imagem, ver qual monitor vai dar menos "rastro/borrão/ghosting" tem que olhar a tabela do "response time", tempo de resposta, esse monte de número aqui:
heohmcY.png

Interpretando os dados: o tempo de resposta do Dell é menor que o do Asus (6,3ms contra 10,1ms), isso resulta no rastro menor na imagem. Como é uma diferença já dentro da casa dos 10ms é bem difícil visualizar. O que fica mais aparente nas imagens é o outro dado na tabela o "overshoot error", que é o quanto um pixel tá indo "além" do que deveria pra chegar rápido no resultado, que no Asus é MUITO maior e causa aquela "trilha clara" no lado esquerdo da imagem dele, aquilo são pixels que deveriam ir do vermelho ao fundo esverdeado mas acabam "passando na dose" causando um rastro distorcido, enquanto no Dell não se nota esse efeito.

Para fins de comparação, esse é o resultado de uma tela VA com tempo de resposta na casa dos 16ms:
MnFwR5V.png

Com relação ao input lag total, aqui dá pra ver o total entre os dois monitores:
X2RV6t7.png

Obrigado pela aula, eu acreditava que era o input lag = tempo de resposta e você deixou claro o que é o que. Nisso o dell de fato é superior, pouca coisa mais é, e com isso entramos naqueles pontos até quanto é relevante essa diferença para alguém que não joga em alta performance se for comparar benefícios ao preço dos produtos

Última edição:
Por isso já falei no tópico diversas vezes para as pessoas cuidarem com avaliações somente baseadas em testes e se atentarem mais ao caso específico delas, cada um tem uma sensibilidade diferente, cada olho é um olho.

Você mesmo é um caso totalmente oposto ao meu: monitor 1080p em 32" e com black semaring. Para você tá sendo desprezível e o monitor é excelente, mas nas suas filmagens mesmo, para mim, que sou sensível a esse trem, tá horroroso. Especialmente ali aos 45s do vídeo, aquelas vigas do telhado que ao menor movimento viram um borrão preto só, o telhado todo chega quase a "piscar". Para alguns é detalhe, mas para outros incomoda muito, por isso sempre fica o aviso para pessoas que são sensíveis a ghosting/smearing evitarem o VA, seu vídeo apenas comprova que ele tá lá, em maior ou menor grau, e aí vai de cada indivíduo verificar se o grau do seu monitor é ou não tolerável. Já tivemos mais usuários aqui no tópico relatando terem devolvido monitor VA pq acharam o smearing insuportável.

Como o colega veio falando especificamente que quer o menor ghosting/smearing possível, recomendar um VA fica inviável quando há opções de IPS/TN com notavelmente menos incidência desses problemas.

Aliás, um ponto que preciso ressaltar e tenho achado bem estranho até, com exceção dos Samsung Odyssey G7/G9 e agora também do HP 27c, a maioria dos VA 240Hz que tem surgido no mercado parece que apresentam um black smearing PIOR do que bons VA de 144~165Hz.
Comparando essa imagem por exemplo do MSI Artymis 273CQRX-QD comparado com o G7 fica notável como simplesmente ser "VA de 240Hz" não diz tudo:
psDKMBN.png

Aí você pega a imagem que eu havia postado anteriormente, que era de um teste com o AOC 24G2ZE, também VA de 240Hz, também com um black smearing bem notável, e compara agora com esse teste do Odyssey G5 que é VA de 165Hz:
einDoT5.png

E ainda, comparando com o Dell S3422DWG, que também é VA de 144Hz:
14a2YMG.png

E claro, isso é o que se observa nos testes, cada pessoa na hora que olhar pra sua tela vai ter uma percepção diferente, os testes ajudam a dar um norte e comparar entre telas, mas não dá pra sacramentar que essa vai ser exatamente a imagem que o usuário vai realmente "ver" ao olhar pra tela.

Excelente eu não diria. Diria que é muito bom. Claro que eu queria um monitor sem ghost, sem black smearing e que mantivesse a qualidade de imagem (que pra mim é 99% satisfatória) e o tamanho desse AOC. A questão é: isso existe? Se existe, eu consigo pagar uns 300-400 a mais e pegar esse monitor de 31 polegadas com 0 problema de ghost e black smearing?

Eu estaria disposto até a devolver esse monitor se eu conseguisse algo a altura sem essas deficiências do VA que não custasse um valor exorbitante. Não sei se não pesquisei direito, mas mesmo pagando preço ruim nesse AOC (R$ 2000 parcelado), não achei nada próximo com o mesmo tamanho.

Mas assim, minha ideia foi fazer um vídeo sincero e não maquiar pra dizer que meu monitor é perfeito. Mas o vídeo foi pra focar no problema. Eu praticamente filmei apenas 25% da tela pra focar na questão do black smearing onde ele aconteceu. Na real, o problema existe, mas é mais suave do que aparece no vídeo onde foquei 1/4 da tela. Fora que tive que procurar situações onde o problema era realmente perceptível e concluí que não dá pra pegar um vídeo de black smearing na internet e achar que todos os monitores VA irão repetir o problema. Teve um trecho ali do Pubg no meu vídeo na parte do alambrado que vi um vídeo de black smearing horrível na internet. Mas aqui nesse monitor não teve nenhum problema na mesma situação. Isso pra citar um exemplo apenas.

de fato em fotos ou vídeos qualquer problema fica extremamente evidente, pessoalmente com a cara na frente do monitor é tudo muito mais sutil, é igual quem tira fotos do ips glow, por fotos é uns 80% mais evidente do que a olho nu

vc tem a vantagem que saiu de um monitor bem lento de 8ms e bem antigo, então os problemas atuais pra vc serão bastante minimizados pq vc já estava acostumado a algo inferior, em geral vai no gosto de cada um, vc queria um VA pelo contraste com bom tempo de resposta, 32 polegadas e 500 reais mais barato que um nano ips com contraste muito inferior e 5 polegadas menor então é ele, pq não posso negar a diferença absurda nisso pro meu dell s2721dgf, até minha tv samsung antiga que é VA de entrada humilha ele em contraste, os IPS não só perdem em contraste como os nano IPS perdem mais feio ainda pq sacrificam mais o contraste do que os tecnologia ips por padrão, então nem passa pela cabeça te recomendar ele já que está bem longe do que vc buscava

pra mim mesmo tem coisa no VA que me incomoda mais do que o smearing que é a tela reflexiva, meu quarto de manhã o sol vem de lado praonde fica o monitor e a luz pega um pouco nele, de noite ao ligar a luz ela refletiria um pouco na parte de cima da tela do monitor, isso em VA é desastroso

Exato... Em vídeos e fotos que focam o problema, a questão fica bem maior do que realmente é.
A tela reflete mesmo. Mas aqui com a janela na parede do lado, o fato de ser curvo ajudou demais. Fecho a metade da janela que fica mais perto do monitor e tá tudo certo.
Eu só mudaria de monitor (no caso devolveria esse) se eu achasse algo muito melhor por uns 300-400 a mais. Se passar do prazo de arrependimento eu vou ficar com esse monitor por uns 4 anos pelo menos.

Minha ideia era ter um grande upgrade gamer e tive. Tenho um PC gamer decente e um monitor gamer decente (além de teclado e mouse gamer). Agora já concluí que mesmo com tudo na mão eu tô fora desse mercado e não me animo mais a investir em nada pra jogo por uns bons anos.

Tudo o que a gente fala aqui, mesmo depois dos testes que tem na internet a rodo, no final ainda vai depender do quanto o usuário que adquiriu o monitor se incomoda. Se você não vê problema no smearing ou ele é pouco a ponto de não te incomodar, é tranquilo. Eu sei que uma vez estava usando monitor VA para jogar CSGO (que hoje nem jogo mais), e só via vultos. Fora que também tinha um F1 que não lembro se era o 2017 ou o 2018 que o Anti-Aliasing dele também induzia ao smearing do monitor (hoje o pessoal vê esses artefatos parecidos com o que eu tive pelo DLSS ou FSR a depender do jogo), era triste fazer uma curva, depois de um tempo pesquisando descobri que era culpa do painel, ai na época troquei por um IPS e nunca mais tive problema.

Quanto ao Input Lag, é só cuidar para que todos os seus jogos entrem em 165Hz (tem jogo que força 60Hz em Tela Cheia ou não entra com VRR ativado e ai o frame pacing fica cagado), que você vai sentir que ficou "mais esperto" no jogo. Mas pra isso é bom usar o NVIDIA Inspector para fazer ajuste em cada jogo ao invés de mexer no perfil global do Painel de Controle.

Então, tenho jogado justamente CS GO nesses dias e não percebo nenhum problema de black smearing que seja bem perceptível (ou mesmo pouco). Por isso que falo que existem telas VA melhores e piores e que apesar de problemas que são crônicos, eles irão aparecer em nível muito menor numa tela boa VA. Ou dependendo da situação, não vai aparecer nada. Não dá pra querer dizer que todos os monitores VA terão o mesmo nível de problema.
Eu vi um vídeo feio de black smearing no Pubg (a parte do alambrado do meu vídeo). Tentei replicar aqui de todas as formas e tive 0 problema.

Mas vc me lembrou de que ainda não testei nos meus simuladores de corrida. Vou fazer isso antes do prazo de 7 dias. É uma situação em que se houvesse problema de Black smearing, eu até devolveria o monitor.

No chat da dell aqui consegui chegar em R$2.887,05 mas to tentando chegar no R$2800 em 12x rs

Obrigado pela aula, eu acreditava que era o input lag = tempo de resposta e você deixou claro o que é o que. Nisso o dell de fato é superior, pouca coisa mais é, e com isso entramos naqueles pontos até quanto é relevante essa diferença para alguém que não joga em alta performance se for comparar benefícios ao preço dos produtos
É uma confusão comum e a indústria não ajuda estampando o tal do "1ms" em tudo quanto é caixa. Pessoal olha isso e pensa que leva 1ms entre o clique do mouse e a imagem na tela, quando na verdade o "1ms" foi o menor tempo (e não o tempo médio) que conseguiram medir o pixel mudando de cor (e geralmente com aberração de overshoot absurda), impraticável na vida real.

E a diferença é bem ínfima mesmo, como "regra geral" abaixo de 10ms o ghosting é desprezível, acima disso ele começa a ficar cada vez mais perceptível.

É uma confusão comum e a indústria não ajuda estampando o tal do "1ms" em tudo quanto é caixa. Pessoal olha isso e pensa que leva 1ms entre o clique do mouse e a imagem na tela, quando na verdade o "1ms" foi o menor tempo (e não o tempo médio) que conseguiram medir o pixel mudando de cor (e geralmente com aberração de overshoot absurda), impraticável na vida real.

E a diferença é bem ínfima mesmo, como "regra geral" abaixo de 10ms o ghosting é desprezível, acima disso ele começa a ficar cada vez mais perceptível.

Fui procurar o meu acer KG241Q no rtings para ver mas não achei, fiquei curioso de saber o do meu modelo atual rs

Excelente eu não diria. Diria que é muito bom. Claro que eu queria um monitor sem ghost, sem black smearing e que mantivesse a qualidade de imagem (que pra mim é 99% satisfatória) e o tamanho desse AOC. A questão é: isso existe? Se existe, eu consigo pagar uns 300-400 a mais e pegar esse monitor de 31 polegadas com 0 problema de ghost e black smearing?

Eu estaria disposto até a devolver esse monitor se eu conseguisse algo a altura sem essas deficiências do VA que não custasse um valor exorbitante. Não sei se não pesquisei direito, mas mesmo pagando preço ruim nesse AOC (R$ 2000 parcelado), não achei nada próximo com o mesmo tamanho.

Mas assim, minha ideia foi fazer um vídeo sincero e não maquiar pra dizer que meu monitor é perfeito. Mas o vídeo foi pra focar no problema. Eu praticamente filmei apenas 25% da tela pra focar na questão do black smearing onde ele aconteceu. Na real, o problema existe, mas é mais suave do que aparece no vídeo onde foquei 1/4 da tela. Fora que tive que procurar situações onde o problema era realmente perceptível e concluí que não dá pra pegar um vídeo de black smearing na internet e achar que todos os monitores VA irão repetir o problema. Teve um trecho ali do Pubg no meu vídeo na parte do alambrado que vi um vídeo de black smearing horrível na internet. Mas aqui nesse monitor não teve nenhum problema na mesma situação. Isso pra citar um exemplo apenas.

Exato... Em vídeos e fotos que focam o problema, a questão fica bem maior do que realmente é.
A tela reflete mesmo. Mas aqui com a janela na parede do lado, o fato de ser curvo ajudou demais. Fecho a metade da janela que fica mais perto do monitor e tá tudo certo.
Eu só mudaria de monitor (no caso devolveria esse) se eu achasse algo muito melhor por uns 300-400 a mais. Se passar do prazo de arrependimento eu vou ficar com esse monitor por uns 4 anos pelo menos.

Minha ideia era ter um grande upgrade gamer e tive. Tenho um PC gamer decente e um monitor gamer decente (além de teclado e mouse gamer). Agora já concluí que mesmo com tudo na mão eu tô fora desse mercado e não me animo mais a investir em nada pra jogo por uns bons anos.

Então, tenho jogado justamente CS GO nesses dias e não percebo nenhum problema de black smearing que seja bem perceptível (ou mesmo pouco). Por isso que falo que existem telas VA melhores e piores e que apesar de problemas que são crônicos, eles irão aparecer em nível muito menor numa tela boa VA. Ou dependendo da situação, não vai aparecer nada. Não dá pra querer dizer que todos os monitores VA terão o mesmo nível de problema.
Eu vi um vídeo feio de black smearing no Pubg (a parte do alambrado do meu vídeo). Tentei replicar aqui de todas as formas e tive 0 problema.

Mas vc me lembrou de que ainda não testei nos meus simuladores de corrida. Vou fazer isso antes do prazo de 7 dias. É uma situação em que se houvesse problema de Black smearing, eu até devolveria o monitor.
Mas foi justamente nesse sentido o meu comentário: se para os seus olhos está bom, tá tudo ótimo, o importante é agradar ao dono, especialmente aqui no Brasil onde a oferta é BEM limitada e a gente precisa se contentar com o que o bolso aguenta, senão quando vê tá olhando monitor de 5k+.

Porém cada dono tem um olho diferente e não é pq pra você esse smearing tá tolerável que dá pra começar a dizer por aí que esse problema é exagero das pessoas.

E sim, cada painel VA é diferente e com certeza alguns irão apresentar menos smearing que outros, mas ele estará lá.

No chat da dell aqui consegui chegar em R$2.887,05 mas to tentando chegar no R$2800 em 12x rs.

Consegui chegar no máximo a R$2.830 em 12x com o chat da dell, depois de alguns argumentos que no zoom estava por 2826 esses dias

Ah! Asus VG279QM - 27 Polegadas IPS 280hz FullHD - R$ 2.000,00

Relaxa... Foi uma excelente aquisição o Dell!

Agora eu não sei se pego o kabum, afinal era uma das possibilidades que estavamos discutindo aqui e a diferença de R$600 :fire:

Peguei o Asus também kkkkkkkkk vou decidir pessoalmente qual eu vou ficar e faço a devolução daquele que eu não curtir ..

Alias eu consegui o dell por 2800 pelo chat, dando aquela desculpa básica do zoom

Última edição:
Agora eu não sei se pego o kabum, afinal era uma das possibilidades que estavamos discutindo aqui e a diferença de R$600 :fire:

Peguei o Asus também kkkkkkkkk vou decidir pessoalmente qual eu vou ficar e faço a devolução daquele que eu não curtir ..

Alias eu consegui o dell por 2800 pelo chat, dando aquela desculpa básica do zoom
Melhor coisa, já vai poder avaliar na íntegra o que faz mais diferença para você: qualidade da imagem (pela maior resolução e cores do Dell) ou velocidade de resposta (do Asus). Tomara que cheguem ao mesmo tempo pra poder botar lado a lado.

Melhor coisa, já vai poder avaliar na íntegra o que faz mais diferença para você: qualidade da imagem (pela maior resolução e cores do Dell) ou velocidade de resposta (do Asus). Tomara que cheguem ao mesmo tempo pra poder botar lado a lado.

Né! Outra coisa importante, configura os monitores nos presets do RTINGS antes de dar um parecer técnico para nós e o principal, NOS DÊ FEEDBACK!
:alan:

Sinceramente estava com uma dúvida absurda e se não tivesse aparecido o Asus, eu já tinha fechado o dell no 2800

Né! Outra coisa importante, configura os monitores nos presets do RTINGS antes de dar um parecer técnico para nós e o principal, NOS DÊ FEEDBACK!
:alan:

O Dell informou que chega até quinta-feira que vem (30) e o Asus após a aprovação em 3 dias, acredito que vai dar para testar e devolver no prazo de 7 dias tranquilo

Sinceramente estava com uma dúvida absurda e se não tivesse aparecido o Asus, eu já tinha fechado o dell no 2800

O Dell informou que chega até quinta-feira que vem (30) e o Asus após a aprovação em 3 dias, acredito que vai dar para testar e devolver no prazo de 7 dias tranquilo

Eles têm 3 tentativas de entrega, se der muita diferença no tempo, finge não estar em casa e recebe os 2 no mesmo dia! :limo:

Tô brincando hein!? Faz isso não

Eu comprei esse Dell

S2721DGF​

tb amigão, previsão de entrega no dia 27.

Fui nele por ser 1440p, já estava afim de subir pro QHD e pelo valor, como tenho um amigo que trabalha la consegui um ótimo desconto. Ancioso aqui para testar o bixo, ainda com receio da RTX 3060 peidar pra levar o BF aqui a 100Fps+ nesse caso vou ter que investir em uma RTX 3070 em seguida. Mas o que me fez optar pela Dell além da questão de conseguir um ótimo valor foi a garantia contra deadpixels, tolerancia deles é zero em relação a isso e qualquer deadpixel dentro de 3 anos eles trocam o painel ou o próprio monitor. Isso me fez partir para o Dell.

Acho que ambos que vc escolheu vai estar bem servido com qualquer.

Eu comprei esse Dell

S2721DGF​

Fui nele por ser 1440p, já estava afim de subir pro QHD e pelo valor, como tenho um amigo que trabalha la consegui um ótimo desconto. Ancioso aqui para testar o bixo, ainda com receio da RTX 3060 peidar pra levar o BF aqui a 100Fps+ nesse caso vou ter que investir em uma RTX 3070 em seguida. Mas o que me fez optar pela Dell além da questão de conseguir um ótimo valor foi a garantia contra deadpixels, tolerancia deles é zero em relação a isso e qualquer deadpixel dentro de 3 anos eles trocam o painel ou o próprio monitor. Isso me fez partir para o Dell.

Passa o contato desse amigo kkk

Eu comprei esse Dell

S2721DGF​

Passa o contato desse amigo kkk

Passa o contato desse amigo²... Quero um Dell S3422DWG no precinho de 3.4k de novo hein :confia:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Passa o contato desse amigo²... Quero um Dell S3422DWG no precinho de 3.4k de novo hein :confia:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ba se pudesse, o meu saiu em um preço bom, R$ 2.500 em 10x sem juros, peguei por ter essa barbada.

Boa noite pessoal, o que me dizem do Ozone OZDSP27IPS ? por R$ 2.000,00 é um preço honesto ? Tinha visto um da Asus semelhante porém vi bastante reclamações dele ai fiquei pé atrás. Queria o Dell mas esta quase R$ 1.000,00 a mais.

Boa noite pessoal, o que me dizem do Ozone OZDSP27IPS ? por R$ 2.000,00 é um preço honesto ? Tinha visto um da Asus semelhante porém vi bastante reclamações dele ai fiquei pé atrás. Queria o Dell mas esta quase R$ 1.000,00 a mais.

Vira amigo do @lucaslimia e depois amigo do amigo dele, que também dá certo hahahaha

Boa noite pessoal! entrou na duvida entre um Asus VG249Q1R e um LG 24Gn600-B, será que a diferença de 200 reais compensa os 165hz e 3 anos de garantia(contra 1 ano do LG) do Asus, já o LG tem hrd10 e 99% sRGB, duvida cuel entre esses dois.

Boa noite pessoal! entrou na duvida entre um Asus VG249Q1R e um LG 24Gn600-B, será que a diferença de 200 reais compensa os 165hz e 3 anos de garantia(contra 1 ano do LG) do Asus, já o LG tem hrd10 e 99% sRGB, duvida cuel entre esses dois.
99% sRGB é tipo "padrão mínimo" pra monitores IPS atuais, anunciar isso como uma qualidade chega a ser tosco, tanto que o Asus não fala nada e tem a mesma cobertura (na real alega ter 100% do sRGB, muda nada, nessa parte os dois são equivalentes).

Entre ambos sinceramente eu iria no mais barato mesmo. Ter 3 anos de garantia pode ser uma vantagem mas precisa lembrar da política da Asus que até 5 dead pixels "não é defeito".

Rapaz eu avisei aqui e no tópico do dell na segunda feita ele de 2570 comprando pela magalu usando dinheiro de volta do m3liuz.

O pior é que não vi mas agora não da mais para aplicar esse processo né? Fui ver a porcentagem no meliuz e está em 5%
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comprei esse Dell

S2721DGF​

Eu penso em voltar para a verdinha, mas acredito que vou aguardar mais umas duas gerações :gabe:

Dê o seu feedback para nos também, o meu pagamento foi compensado do Asus mas não atualizou nada no site que explode

Users who are viewing this thread

Voltar