Com esse ghosting, pra jogo competitivo, fuja do AOC:
Então @Gabriel Holler o modelo que você está falando e enviou o link é o Asus VG27AQL1A 165Hz e QHD com tela IPS, correto? Pois o @Sparcow enviou o Asus VG279QM com 280hz, full hd e tela IPS que é basicamente R$1000,00 a mais
Levando em consideração os dois são propostas diferentes pois são QHD e Full HD certo? Mas pensando em ghosting, tempo de resposta e etc os dois são equivalentes? Sobre os 144hz atualmente eu tenho um, queria um 27 então estou em busca de algumas specs a mais também.
São propostas diferentes. Se você foca em competitivo APENAS, vai no 280hz. A vantagem do QHD em relação ao 280hz é simplesmente a qualidade da imagem, isto é, leia-se quantidade de pixels na tela.
Se você tá acostumado com FHD em 27 e não se incomoda com os pixels e quer foco em competição: vai no 280hz!
Se você quer jogar com menos input lag a 144hz e quer parcelar a compra com preço bom e de bonus fidelidade monstra de cores: vai no Dell S2721DGF no site da Dell e usa o cupom de desconto!
Se você quer jogar com QHD e pagar um precinho a vista e ter taxa de atualização de 165hz, vai no Asus!
É questão de escolhas. Embora eu ache que pra fps o 280hz é melhor, o Asus QHD é melhor no overall e o Dell é mais versátil (fidelidade de cores) e lindo (construção).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Por isso já falei no tópico diversas vezes para as pessoas cuidarem com avaliações somente baseadas em testes e se atentarem mais ao caso específico delas, cada um tem uma sensibilidade diferente, cada olho é um olho.
Você mesmo é um caso totalmente oposto ao meu: monitor 1080p em 32" e com black semaring. Para você tá sendo desprezível e o monitor é excelente, mas nas suas filmagens mesmo, para mim, que sou sensível a esse trem, tá horroroso. Especialmente ali aos 45s do vídeo, aquelas vigas do telhado que ao menor movimento viram um borrão preto só, o telhado todo chega quase a "piscar". Para alguns é detalhe, mas para outros incomoda muito, por isso sempre fica o aviso para pessoas que são sensíveis a ghosting/smearing evitarem o VA, seu vídeo apenas comprova que ele tá lá, em maior ou menor grau, e aí vai de cada indivíduo verificar se o grau do seu monitor é ou não tolerável. Já tivemos mais usuários aqui no tópico relatando terem devolvido monitor VA pq acharam o smearing insuportável.
Como o colega veio falando especificamente que quer o menor ghosting/smearing possível, recomendar um VA fica inviável quando há opções de IPS/TN com notavelmente menos incidência desses problemas.
Aliás, um ponto que preciso ressaltar e tenho achado bem estranho até, com exceção dos Samsung Odyssey G7/G9 e agora também do HP 27c, a maioria dos VA 240Hz que tem surgido no mercado parece que apresentam um black smearing PIOR do que bons VA de 144~165Hz.
Comparando essa imagem por exemplo do MSI Artymis 273CQRX-QD comparado com o G7 fica notável como simplesmente ser "VA de 240Hz" não diz tudo:
![]()
Aí você pega a imagem que eu havia postado anteriormente, que era de um teste com o AOC 24G2ZE, também VA de 240Hz, também com um black smearing bem notável, e compara agora com esse teste do Odyssey G5 que é VA de 165Hz:
![]()
E ainda, comparando com o Dell S3422DWG, que também é VA de 144Hz:
![]()
E claro, isso é o que se observa nos testes, cada pessoa na hora que olhar pra sua tela vai ter uma percepção diferente, os testes ajudam a dar um norte e comparar entre telas, mas não dá pra sacramentar que essa vai ser exatamente a imagem que o usuário vai realmente "ver" ao olhar pra tela.
Exatamente! Eu por exemplo adoro painel VA, desde que bem feito. Tanto que minha primeira era o Dell S3422DWG.
É questão de GOSTO. Eu gosto do meu atual monitor VG32VQ, mas o preto dele sangrando e o fato de que em cenas escuras fica impossível de enxergar me dão raiva desse monitor. E só isso.
Isso me fez buscar outro monitor, se eu tivesse boletado o Dell S3422DWG por 3.600 eu teria pago de olhos fechados! Mas infelizmente, subiu o preço antes de eu boletar... Então acabei pegando o Asus VG27AQL1A.
Mas uma coisa eu digo: Depois que você experimenta QHD ou 4k e tem potencia gráfica pra rodar a alta frequência, você não baixa de qualidade.