[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Elesito
  • Data de Início Data de Início
Com esse ghosting, pra jogo competitivo, fuja do AOC:

Então @Gabriel Holler o modelo que você está falando e enviou o link é o Asus VG27AQL1A 165Hz e QHD com tela IPS, correto? Pois o @Sparcow enviou o Asus VG279QM com 280hz, full hd e tela IPS que é basicamente R$1000,00 a mais :que:

Levando em consideração os dois são propostas diferentes pois são QHD e Full HD certo? Mas pensando em ghosting, tempo de resposta e etc os dois são equivalentes? Sobre os 144hz atualmente eu tenho um, queria um 27 então estou em busca de algumas specs a mais também.

São propostas diferentes. Se você foca em competitivo APENAS, vai no 280hz. A vantagem do QHD em relação ao 280hz é simplesmente a qualidade da imagem, isto é, leia-se quantidade de pixels na tela.
Se você tá acostumado com FHD em 27 e não se incomoda com os pixels e quer foco em competição: vai no 280hz!
Se você quer jogar com menos input lag a 144hz e quer parcelar a compra com preço bom e de bonus fidelidade monstra de cores: vai no Dell S2721DGF no site da Dell e usa o cupom de desconto!
Se você quer jogar com QHD e pagar um precinho a vista e ter taxa de atualização de 165hz, vai no Asus!

É questão de escolhas. Embora eu ache que pra fps o 280hz é melhor, o Asus QHD é melhor no overall e o Dell é mais versátil (fidelidade de cores) e lindo (construção).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso já falei no tópico diversas vezes para as pessoas cuidarem com avaliações somente baseadas em testes e se atentarem mais ao caso específico delas, cada um tem uma sensibilidade diferente, cada olho é um olho.

Você mesmo é um caso totalmente oposto ao meu: monitor 1080p em 32" e com black semaring. Para você tá sendo desprezível e o monitor é excelente, mas nas suas filmagens mesmo, para mim, que sou sensível a esse trem, tá horroroso. Especialmente ali aos 45s do vídeo, aquelas vigas do telhado que ao menor movimento viram um borrão preto só, o telhado todo chega quase a "piscar". Para alguns é detalhe, mas para outros incomoda muito, por isso sempre fica o aviso para pessoas que são sensíveis a ghosting/smearing evitarem o VA, seu vídeo apenas comprova que ele tá lá, em maior ou menor grau, e aí vai de cada indivíduo verificar se o grau do seu monitor é ou não tolerável. Já tivemos mais usuários aqui no tópico relatando terem devolvido monitor VA pq acharam o smearing insuportável.

Como o colega veio falando especificamente que quer o menor ghosting/smearing possível, recomendar um VA fica inviável quando há opções de IPS/TN com notavelmente menos incidência desses problemas.

Aliás, um ponto que preciso ressaltar e tenho achado bem estranho até, com exceção dos Samsung Odyssey G7/G9 e agora também do HP 27c, a maioria dos VA 240Hz que tem surgido no mercado parece que apresentam um black smearing PIOR do que bons VA de 144~165Hz.
Comparando essa imagem por exemplo do MSI Artymis 273CQRX-QD comparado com o G7 fica notável como simplesmente ser "VA de 240Hz" não diz tudo:
psDKMBN.png

Aí você pega a imagem que eu havia postado anteriormente, que era de um teste com o AOC 24G2ZE, também VA de 240Hz, também com um black smearing bem notável, e compara agora com esse teste do Odyssey G5 que é VA de 165Hz:
einDoT5.png

E ainda, comparando com o Dell S3422DWG, que também é VA de 144Hz:
14a2YMG.png

E claro, isso é o que se observa nos testes, cada pessoa na hora que olhar pra sua tela vai ter uma percepção diferente, os testes ajudam a dar um norte e comparar entre telas, mas não dá pra sacramentar que essa vai ser exatamente a imagem que o usuário vai realmente "ver" ao olhar pra tela.

Exatamente! Eu por exemplo adoro painel VA, desde que bem feito. Tanto que minha primeira era o Dell S3422DWG.
É questão de GOSTO. Eu gosto do meu atual monitor VG32VQ, mas o preto dele sangrando e o fato de que em cenas escuras fica impossível de enxergar me dão raiva desse monitor. E só isso.
Isso me fez buscar outro monitor, se eu tivesse boletado o Dell S3422DWG por 3.600 eu teria pago de olhos fechados! Mas infelizmente, subiu o preço antes de eu boletar... Então acabei pegando o Asus VG27AQL1A.
Mas uma coisa eu digo: Depois que você experimenta QHD ou 4k e tem potencia gráfica pra rodar a alta frequência, você não baixa de qualidade.

Com esse ghosting, pra jogo competitivo, fuja do AOC:

Então @Gabriel Holler o modelo que você está falando e enviou o link é o Asus VG27AQL1A 165Hz e QHD com tela IPS, correto? Pois o @Sparcow enviou o Asus VG279QM com 280hz, full hd e tela IPS que é basicamente R$1000,00 a mais :que:

Levando em consideração os dois são propostas diferentes pois são QHD e Full HD certo? Mas pensando em ghosting, tempo de resposta e etc os dois são equivalentes? Sobre os 144hz atualmente eu tenho um, queria um 27 então estou em busca de algumas specs a mais também.
Eita, agora fui ver o preço atual do VG279QM, havia visto um link com preço dele na casa dos 2mil reais e por isso sugeri ele, não estava tão longe no preço, mas acredito que o link deve ter sido daquelas conversões automáticas do Google que pega preço em dólar na gringa e converte pra reais e joga pra vc como se pudesse comprar assim fácil.

Deixando esse de lado (que com certeza seria um baita upgrade SE vc puder bancar o preço), pensando unicamente em redução de tempo de resposta e ghosting, partindo já de um 144Hz, a sua opção vai acabar recaindo nos IPS/TN de 165Hz+, se possível os de 240Hz. Inclusive o Asus sugerido pelo colega mesmo dentro dos IPS QHD de 165Hz não é o modelo com menor tempo de resposta disponível no mercado, que aqui no Brasil seria o Dell S2721DGF, mas que também custa um bom tanto a mais (última promoção pessoal pegou na casa de 2,5k).

Ou então baixa pra 24" (que vc pelo visto não quer) pra abraçar os modelos de 240Hz nesse tamanho, aí tem alguns bem bons e com tempos de resposta ótimos pra jogar competitivo e com preço bem bacana, como o AOC 24G2Z que mencionei anteriormente:
4x8iUCz.png

São propostas diferentes. Se você foca em competitivo APENAS, vai no 280hz. A vantagem do QHD em relação ao 280hz é simplesmente a qualidade da imagem, isto é, leia-se quantidade de pixels na tela.
Se você tá acostumado com FHD em 27 e não se incomoda com os pixels e quer foco em competição: vai no 280hz!
Se você quer jogar com menos input lag a 144hz e quer parcelar a compra com preço bom e de bonus fidelidade monstra de cores: vai no Dell S2721DGF no site da Dell e usa o cupom de desconto!
Se você quer jogar com QHD e pagar um precinho a vista e ter taxa de atualização de 165hz, vai no Asus!

É questão de escolhas. Embora eu ache que pra fps o 280hz é melhor, o Asus QHD é melhor no overall e o Dell é mais versátil (fidelidade de cores) e lindo (construção).

Exatamente! Eu por exemplo adoro painel VA, desde que bem feito. Tanto que minha primeira era o Dell S3422DWG.
É questão de GOSTO. Eu gosto do meu atual monitor VG32VQ, mas o preto dele sangrando e o fato de que em cenas escuras fica impossível de enxergar me dão raiva desse monitor. E só isso.
Isso me fez buscar outro monitor, se eu tivesse boletado o Dell S3422DWG por 3.600 eu teria pago de olhos fechados! Mas infelizmente, subiu o preço antes de eu boletar... Então acabei pegando o Asus VG27AQL1A.
Mas uma coisa eu digo: Depois que você experimenta QHD ou 4k e tem potencia gráfica pra rodar a alta frequência, você não baixa de qualidade.
É um caminho meio sem volta mesmo, infelizmente pq morar no Brasil e querer esse tipo de tela é pra f***.
Eu tenho quase certeza que o meu futuro upgrade com relação ao 2721DGF vai ser uma TV 4K com alguma tecnologia OLED livre de burn-in (tipo a Samsung QD-OLED), pq o preço de monitor high end aqui, e a oferta medíocre, são tensos.

E mesmo com o S2721DGF não dá pra dizer que tudo são flores, nem vou dizer que o contraste tosco dele incomoda, in game isso é negligenciável e não fico assistindo filme no PC, pra isso tenho a TV da sala, o maior problema mesmo é o IPS glow que ele tem nos cantos inferiores, totalmente perceptível e que com certeza incomoda muita gente. Particularmente, como o glow me incomoda menos que o black smearing, sigo aguentando o IPS com preto-cinza enquanto ainda é o jeito e não posso gastar 5k numa tela.

Eita, agora fui ver o preço atual do VG279QM, havia visto um link com preço dele na casa dos 2mil reais e por isso sugeri ele, não estava tão longe no preço, mas acredito que o link deve ter sido daquelas conversões automáticas do Google que pega preço em dólar na gringa e converte pra reais e joga pra vc como se pudesse comprar assim fácil.

Deixando esse de lado (que com certeza seria um baita upgrade SE vc puder bancar o preço), pensando unicamente em redução de tempo de resposta e ghosting, partindo já de um 144Hz, a sua opção vai acabar recaindo nos IPS/TN de 165Hz+, se possível os de 240Hz. Inclusive o Asus sugerido pelo colega mesmo dentro dos IPS QHD de 165Hz não é o modelo com menor tempo de resposta disponível no mercado, que aqui no Brasil seria o Dell S2721DGF, mas que também custa um bom tanto a mais (última promoção pessoal pegou na casa de 2,5k).

Ou então baixa pra 24" (que vc pelo visto não quer) pra abraçar os modelos de 240Hz nesse tamanho, aí tem alguns bem bons e com tempos de resposta ótimos pra jogar competitivo e com preço bem bacana, como o AOC 24G2Z que mencionei anteriormente:
4x8iUCz.png

É um caminho meio sem volta mesmo, infelizmente pq morar no Brasil e querer esse tipo de tela é pra f***.
Eu tenho quase certeza que o meu futuro upgrade com relação ao 2721DGF vai ser uma TV 4K com alguma tecnologia OLED livre de burn-in (tipo a Samsung QD-OLED), pq o preço de monitor high end aqui, e a oferta medíocre, são tensos.

E mesmo com o S2721DGF não dá pra dizer que tudo são flores, nem vou dizer que o contraste tosco dele incomoda, in game isso é negligenciável e não fico assistindo filme no PC, pra isso tenho a TV da sala, o maior problema mesmo é o IPS glow que ele tem nos cantos inferiores, totalmente perceptível e que com certeza incomoda muita gente. Particularmente, como o glow me incomoda menos que o black smearing, sigo aguentando o IPS com preto-cinza enquanto ainda é o jeito e não posso gastar 5k numa tela.

Penso o mesmo. A unica diferença é que meu futuro upgrade será um monitor OLED high end, pois não gosto de 2 telas hahahahaha

Show obrigado pela ajuda, de qualquer forma tomar essa decisão é complicado e da vontade de pegar os dois, testar e ficar com o que eu gostar.
Parando para pensar no competitivo/fps é melhor eu ir do 280hz em 1080p mas o monitor custa atualmente 3.5K e pensando que eu jogo 1 a 2 horas por dia e passo as outras 8 trabalhando, talvez não vale o investimento. Pensando em qualidade e economia o 165hz em QHD parece algo mais sensato e também economiza em torno de R$1000.

Atualmente o meu é FHD em 24, como não queria trocar 6 por meia dúzia estou em busca do 27. Talvez eu nem perceba a diferença do 27 a 165 e o 27 a 280hz nos games, mas durante o dia terei algo melhor no 165hz por ser QHD. Mas também não trabalho com edição, trabalho com mídias online e dados, então nesse quesito dia-a-dia as cores não mudam nada (quando não é discrepante).

As escolhas são mais pixel (QHD) + tempo de resposta - hz ou FHD - tempo de resposta + hz, o pesado é os 3.5K em uma tela, mas pensando que também fico o dia inteiro olhando para ela s

A quem possa interessar, fiz um vídeo aqui literalmente tentando achar chifre em cabeça de cavalo. É como falei: se procurar problema, vc acha. Se achar e ainda ficar filmando com o celular colado na tela o negócio parece pior do que realmente é. Pra mim é algo que tá bem longe de ser esse drama todo.

Sei lá, vendo melhor na prática aqui, acho meio genérico dizer que isso vai se repetir em todo monitor VA no mesmo nível. Fora que realça muito mais quando vc filma chegando mais perto da tela (bem mais que na distância normal que vc fica).
Mas o fato é que é uma deficiência do monitor VA. Só não acho que isso vai acontecer no mesmo nível em todos. Mas realmente pra quem for tolerância 0, melhor não arriscar. Pra mim tá longe de ser esse desastre todo.

Quase peguei esse Asus que vc recomendou. Se ele fosse 32 polegadas eu teria pego, mesmo que fosse uns R$ 300 mais caro. Ainda tem a vantagem de vir com som.

de fato em fotos ou vídeos qualquer problema fica extremamente evidente, pessoalmente com a cara na frente do monitor é tudo muito mais sutil, é igual quem tira fotos do ips glow, por fotos é uns 80% mais evidente do que a olho nu

vc tem a vantagem que saiu de um monitor bem lento de 8ms e bem antigo, então os problemas atuais pra vc serão bastante minimizados pq vc já estava acostumado a algo inferior, em geral vai no gosto de cada um, vc queria um VA pelo contraste com bom tempo de resposta, 32 polegadas e 500 reais mais barato que um nano ips com contraste muito inferior e 5 polegadas menor então é ele, pq não posso negar a diferença absurda nisso pro meu dell s2721dgf, até minha tv samsung antiga que é VA de entrada humilha ele em contraste, os IPS não só perdem em contraste como os nano IPS perdem mais feio ainda pq sacrificam mais o contraste do que os tecnologia ips por padrão, então nem passa pela cabeça te recomendar ele já que está bem longe do que vc buscava

pra mim mesmo tem coisa no VA que me incomoda mais do que o smearing que é a tela reflexiva, meu quarto de manhã o sol vem de lado praonde fica o monitor e a luz pega um pouco nele, de noite ao ligar a luz ela refletiria um pouco na parte de cima da tela do monitor, isso em VA é desastroso

Última edição:
Chegou o AOC Agon 32 polegadas 165hz.
De cara já fiquei p*** da vida em ser obrigado a usar display port pra poder acessar todas as opções dele. Não posso nem regular tom de cor pela HDMI. E a imagem é um lixo na HDMI. Na display port a imagem é bem agradável.

Black smearing? Tem, mas é algo quase imperceptível no uso normal. Só consegui notar de verdade no menu de configurações do Windows com o tema escuro onde as letras ficam meio apagadas quando vc rola a tela, independente se tá em 60 ou 165hz. Mas realmente não me incomodou. O ghost também é muito baixo e não me incomodou. Mas realmente tenho curiosidade de ver algum monitor LCD/LED seja de qual tipo for ter ghost 0 como era no tempo dos monitores de tubo. Deve existir, mas ainda não vi.

O fato de ser curvo causa estranheza nos primeiros minutos. Depois vc acostuma. E esse formato solucionou um problema chato que eu tinha aqui: o reflexo da janela na parede ao lado do monitor. Agora posso usar normalmente o PC com a janela aberta que o reflexo não aparece.

Em jogo realmente a maior fluidez é bem notada. Apenas testei no CS GO por 20 minutos. Coincidência ou não, placebo ou não, me senti mais esperto no jogo e matei acima da minha média normal. Será o imput lag? :tom:

Enfim, bem satisfeito até agora com o monitor. Acho que desde 2007 eu não tinha um monitor. É apenas o meu 2º monitor LCD da vida. Antes desse só tive 1 bem antigo com incríveis (na época) 8ms de resposta. Antes desse, só tubão.

Tudo o que a gente fala aqui, mesmo depois dos testes que tem na internet a rodo, no final ainda vai depender do quanto o usuário que adquiriu o monitor se incomoda. Se você não vê problema no smearing ou ele é pouco a ponto de não te incomodar, é tranquilo. Eu sei que uma vez estava usando monitor VA para jogar CSGO (que hoje nem jogo mais), e só via vultos. Fora que também tinha um F1 que não lembro se era o 2017 ou o 2018 que o Anti-Aliasing dele também induzia ao smearing do monitor (hoje o pessoal vê esses artefatos parecidos com o que eu tive pelo DLSS ou FSR a depender do jogo), era triste fazer uma curva, depois de um tempo pesquisando descobri que era culpa do painel, ai na época troquei por um IPS e nunca mais tive problema.

Quanto ao Input Lag, é só cuidar para que todos os seus jogos entrem em 165Hz (tem jogo que força 60Hz em Tela Cheia ou não entra com VRR ativado e ai o frame pacing fica cagado), que você vai sentir que ficou "mais esperto" no jogo. Mas pra isso é bom usar o NVIDIA Inspector para fazer ajuste em cada jogo ao invés de mexer no perfil global do Painel de Controle.

Show obrigado pela ajuda, de qualquer forma tomar essa decisão é complicado e da vontade de pegar os dois, testar e ficar com o que eu gostar.
Parando para pensar no competitivo/fps é melhor eu ir do 280hz em 1080p mas o monitor custa atualmente 3.5K e pensando que eu jogo 1 a 2 horas por dia e passo as outras 8 trabalhando, talvez não vale o investimento. Pensando em qualidade e economia o 165hz em QHD parece algo mais sensato e também economiza em torno de R$1000.

Atualmente o meu é FHD em 24, como não queria trocar 6 por meia dúzia estou em busca do 27. Talvez eu nem perceba a diferença do 27 a 165 e o 27 a 280hz nos games, mas durante o dia terei algo melhor no 165hz por ser QHD. Mas também não trabalho com edição, trabalho com mídias online e dados, então nesse quesito dia-a-dia as cores não mudam nada (quando não é discrepante).

As escolhas são mais pixel (QHD) + tempo de resposta - hz ou FHD - tempo de resposta + hz, o pesado é os 3.5K em uma tela, mas pensando que também fico o dia inteiro olhando para ela s

Caso queira opções diferentes, boas e baratas, o Asus VG32VQ - 31 polegadas VA 1440p 144hz- R$ 2.400,00. Tenho ele e por esse valor tá ABSURDAMENTE bom. Embora eu ache que por 100 reais a mais o VG27AQL1A seja MUITO mais negócio!
Asus XG32VQ - 31 polegadas VA 1440p 144hz - R$ 2.700,00. Também ta num bom preço.
O VG279QM - 27 polegadas FHD 280hz - R$ 3.200. Tá caro, em comparação com os demais (minha opinião).

Caso queira opções diferentes, boas e baratas, o Asus VG32VQ - 31 polegadas VA 1440p 144hz- R$ 2.400,00. Tenho ele e por esse valor tá ABSURDAMENTE bom. Embora eu ache que por 100 reais a mais o VG27AQL1A seja MUITO mais negócio!
Asus XG32VQ - 31 polegadas VA 1440p 144hz - R$ 2.700,00. Também ta num bom preço.
O VG279QM - 27 polegadas FHD 280hz - R$ 3.200. Tá caro, em comparação com os demais (minha opinião).
só me sinto obrigado a dizer que não recomendo os de painel AUO no caso aí o vg279qm, eu tive o modelo mais simples dele de 144hz o vg279q que tb usa painel da AUO e foi só dor de cabeça, assim que comprei e tirei da caixa tinha uns 20 dead pixels no centro da tela, troquei, veio um que durou 2 anos e surgiram mais 10 dead pixels no centro da dela, troquei, no 3o. modelo enviado logo ao tirar da caixa tinha 5 dead pixels no centro da tela e me negaram a garantia pq falaram que 5 dead pixels mesmo que no centro da tela é algo normal pra eles

só me sinto obrigado a dizer que não recomendo os de painel AUO no caso aí o vg279qm, eu tive o modelo mais simples dele de 144hz o vg279q que tb usa painel da AUO e foi só dor de cabeça, assim que comprei e tirei da caixa tinha uns 20 dead pixels no centro da tela, troquei, veio um que durou 2 anos e surgiram mais 10 dead pixels no centro da dela, troquei, no 3o. modelo enviado logo ao tirar da caixa tinha 5 dead pixels no centro da tela e me negaram a garantia pq falaram que 5 dead pixels mesmo que no centro da tela é algo normal pra eles

Painel AUO? O VG27AQL1A usa esse painel?

Bom, adquiri esse monitor, li e vi (meu melhor amigo tem) muita coisa boa sobre... Enfim! Vamos ver!

Painel AUO? O VG27AQL1A usa esse painel?

Bom, adquiri esse monitor, li e vi (meu melhor amigo tem) muita coisa boa sobre... Enfim! Vamos ver!
AUO é AU Optronics, fabricante da tela. O VG27AQ usa painel de outro fabricante, Innolux.

Não que seja uma "sentença de morte", o colega teve bastante azar nas suas unidades, mas quando alia isso à política escrota de garantia da Asus que considera até 5 dead pixels como "normal e não é defeito", é bom evitar qualquer modelo que possa ter uma incidência maior desse negócio. Só não dá pra garantir que vai ou não ter dead pixel só pelo fabricante do painel, o Ozone DSP27 usa o mesmo painel Innolux do VG27AQL1A e também tem uma boa porção de relatos de dead pixel lá no tópico dele.

É a loteria dos LCD.

AUO é AU Optronics, fabricante da tela. O VG27AQ usa painel de outro fabricante, Innolux.

Não que seja uma "sentença de morte", o colega teve bastante azar nas suas unidades, mas quando alia isso à política escrota de garantia da Asus que considera até 5 dead pixels como "normal e não é defeito", é bom evitar qualquer modelo que possa ter uma incidência maior desse negócio. Só não dá pra garantir que vai ou não ter dead pixel só pelo fabricante do painel, o Ozone DSP27 usa o mesmo painel Innolux do VG27AQL1A e também tem uma boa porção de relatos de dead pixel lá no tópico dele.

É a loteria dos LCD.

Se o meu vier com Deadpixel, vou simplesmente exercer o arrependimento... Fazer o quê? Com monitor bosteado, não fico.

Se o meu vier com Deadpixel, vou simplesmente exercer o arrependimento... Fazer o quê? Com monitor bosteado, não fico.
Sim, é o jeito. Inclusive voltei lá no tópico do Ozone pra relembrar os relatos que havia visto, foi lá em 2021, teve mais de um usuário que comprou e devolveu 3 monitores novos e todos vieram com dead/stuck pixel até desistirem e irem pra outro modelo.

Monitor hoje em dia a primeira coisa que precisa fazer quando tira da caixa é rodar o teste:

Se tem qualquer pixel defeituoso, pedir o arrependimento mesmo. Tirando a Dell (e acho que nem é pra todos os monitores deles ou só algumas linhas específicas) não conheço outro fabricante que topa trocar monitor numa boa por 1 pixel defeituoso que seja. LG se bem me lembro também vem com esse papo de que até uma quantidade X de pixels defeituosos não é defeito (não recordo se 3 ou 5, lembro das reclamações com TVs), Asus é 5 pixels (já vi até no ReclameAqui a própria Asus falando isso, que o defeito do consumidor não dava a quantidade pra ser defeito e por isso não deram garantia).

É a loteria dos LCD.
quando o comprei ele era recém lançado e logo depois da compra que veio o meu com dead pixels na amazon que foi onde comprei começou a chover gente falando que estava recebendo com dead pixels tb, mas diziam que o problema era ou vc recebia assim ou vinha bom e não daria mais problemas, não foi meu caso já que 2 anos depois tive o problema novamente com o que troquei, parece que tb utilizaram este painel no aoc hero g2 que aqui no adrenaline teve tb muitas reclamações de dead pixels, eu sinceramente evitaria AUO

Você quer me ajudar ou quer me gerar mais dúvida? Brincadeira :limo:

Obrigado pelo envio dos mesmos, mas meu limite aqui está por volta dos 27" devido a distância também, acredito que 31 vai ser muito grande para a distância. Sobre o VG279QM é 3200 a vista mas no parcelado já vai para quase 3600 ... Apesar do input maior como comentado, eu fico na dúvida se na prática vai mudar TANTO assim para o uso normal, afinal não sou pro player ...

Vou dar uma olhada nos dois mais afundo, mas está muito provável que vou no mesmo modelo que o seu de 165hz + QHD

Vi que mandaram poucas páginas atrás o https://www.kabum.com.br/produto/10...dmi-displayport-ajuste-de-altura-vesa-vg259qm ele é a versão 24 do VG279QM? Digo em quesito de tela, qualidade, input e etc

Você quer me ajudar ou quer me gerar mais dúvida? Brincadeira :limo:

Obrigado pelo envio dos mesmos, mas meu limite aqui está por volta dos 27" devido a distância também, acredito que 31 vai ser muito grande para a distância. Sobre o VG279QM é 3200 a vista mas no parcelado já vai para quase 3600 ... Apesar do input maior como comentado, eu fico na dúvida se na prática vai mudar TANTO assim para o uso normal, afinal não sou pro player ...

Vou dar uma olhada nos dois mais afundo, mas está muito provável que vou no mesmo modelo que o seu de 165hz + QHD

Vi que mandaram poucas páginas atrás o https://www.kabum.com.br/produto/10...dmi-displayport-ajuste-de-altura-vesa-vg259qm ele é a versão 24 do VG279QM? Digo em quesito de tela, qualidade, input e etc

Assim, pelos seus relatos, posso te dizer que o melhor para você é: Dell S2127DGF ou Asus VG27AQL1A.
Qual escolher? MINHA DICA: Se for pegar a vista, pega o ASUS. Se for parcelar, pega o Dell no site da Dell com cupom de desconto de 150. E é isso aí! hahahahaha

Edit: Depois que você experimenta o QHD, isso não é mais negociável!

Assim, pelos seus relatos, posso te dizer que o melhor para você é: Dell S2127DGF ou Asus VG27AQL1A.
Qual escolher? MINHA DICA: Se for pegar a vista, pega o ASUS. Se for parcelar, pega o Dell no site da Dell com cupom de desconto de 150. E é isso aí! hahahahaha

Edit: Depois que você experimenta o QHD, isso não é mais negociável!

Eu vi que inclusive o ELMB entre esses modelos são diferentes para tentar diminuir o ghost, aparentemente o do Asus VG279QM é o melhor entre eles, você chegou a utilizar essa opção no seu e viu alguma diferença em jogos? Não sei se você joga fps tbm ...

quando o comprei ele era recém lançado e logo depois da compra que veio o meu com dead pixels na amazon que foi onde comprei começou a chover gente falando que estava recebendo com dead pixels tb, mas diziam que o problema era ou vc recebia assim ou vinha bom e não daria mais problemas, não foi meu caso já que 2 anos depois tive o problema novamente com o que troquei, parece que tb utilizaram este painel no aoc hero g2 que aqui no adrenaline teve tb muitas reclamações de dead pixels, eu sinceramente evitaria AUO
Vc diz o AOC 24G2, IPS de 144Hz?
Ele nunca usou painel AUO, inclusive rolou uma polêmica lá fora pq entre 2019 e 2020 a AOC, sem falar nada pra ninguém, simplesmente trocou o modelo do painel que ia no monitor. Antes usava um painel fabricado pela Panda, depois trocou por um BOE. A versão "nova" ganhou nos tempos de resposta, mas perdeu na qualidade de imagem. Os comentários lá fora foram tantos a ponto da AOC emitir nota oficial se justificando e reconhecendo a troca, dizendo que eram painéis muito similares e que fez isso pra não interromper a linha de produção pq tava faltando painel da Panda.

Vc diz o AOC 24G2, IPS de 144Hz?
Ele nunca usou painel AUO, inclusive rolou uma polêmica lá fora pq entre 2019 e 2020 a AOC, sem falar nada pra ninguém, simplesmente trocou o modelo do painel que ia no monitor. Antes usava um painel fabricado pela Panda, depois trocou por um BOE. A versão "nova" ganhou nos tempos de resposta, mas perdeu na qualidade de imagem. Os comentários lá fora foram tantos a ponto da AOC emitir nota oficial se justificando e reconhecendo a troca, dizendo que eram painéis muito similares e que fez isso pra não interromper a linha de produção pq tava faltando painel da Panda.
sim mas de fato não era ele, era o agon ag271qg, que tb tinha alto índice de dead pixels

Fui ver as specs do meu atual Acer KG241Q e ele é TN + 144hz e Input de 1ms, não tenho problemas em quesito da imagem com ele no dia-a-dia mesmo sabendo que é bem inferior ao IPS em cores, a minha esposa tem um IPS e quando vejo o dela é bem perceptível a diferença. Em quesito de melhoria acredito que vou de Asus VG27AQL1A, vou ganhar alguns ms de input de tela mas vou ganhar na qualidade de imagem ...

Eu vi que inclusive o ELMB entre esses modelos são diferentes para tentar diminuir o ghost, aparentemente o do Asus VG279QM é o melhor entre eles, você chegou a utilizar essa opção no seu e viu alguma diferença em jogos? Não sei se você joga fps tbm ...

NO VG32VQ o ELMB é muito bom. Eu gosto bastante e deixo sempre ativo. Quanto a diferença em jogos? Sei lá, não sei dizer, pq sempre deixo ativo, nem sabia o que era quando ativei, mas senti uma suavização ocular agradável, então deixei kkkkkkkkkkk

Não jogo FPS, costumo jogar Moba com a namorada, Fifa, Forza, e jogos modo história, principalmente. Dying Light, GOW, AC, RDR, etc.

Fui ver as specs do meu atual Acer KG241Q e ele é TN + 144hz e Input de 1ms, não tenho problemas em quesito da imagem com ele no dia-a-dia mesmo sabendo que é bem inferior ao IPS em cores, a minha esposa tem um IPS e quando vejo o dela é bem perceptível a diferença. Em quesito de melhoria acredito que vou de Asus VG27AQL1A, vou ganhar alguns ms de input de tela mas vou ganhar na qualidade de imagem ...

Cara, como mencionado acima, quanto a qualidade da tela e confiabilidade, cores e input lag o Dell é melhor. Mas se vier sem problema, pelo preço o Asus tá melhor.

NO VG32VQ o ELMB é muito bom. Eu gosto bastante e deixo sempre ativo. Quanto a diferença em jogos? Sei lá, não sei dizer, pq sempre deixo ativo, nem sabia o que era quando ativei, mas senti uma suavização ocular agradável, então deixei kkkkkkkkkkk

Não jogo FPS, costumo jogar Moba com a namorada, Fifa, Forza, e jogos modo história, principalmente. Dying Light, GOW, AC, RDR, etc.

Cara, como mencionado acima, quanto a qualidade da tela e confiabilidade, cores e input lag o Dell é melhor. Mas se vier sem problema, pelo preço o Asus tá melhor.

O 'problema' e como você comentou, depois de pegar o QHD eu nunca mais vou querer voltar para o outro, eu saindo da tela TN e indo para IPS QHD daqui para frente o negócio vai ficando pesado $ :olar:

Eu fui ver o input lag do dell S2721DGF (3.7 ms)e do asus VG27AQL1A (3.3 ms) no rtings e o asus tem um pouco menor, a diferença na prática é praticamente nula.

Eu olhei nesse comparativo (https://www.displayspecifications.com/en/comparison/705613e1a2) e ai mostra que o dell tem o mínimo 1 ms e o asus 4.5ms :que:

Última edição:
Eu fui ver o input lag do dell S2721DGF (3.7 ms)e do asus VG27AQL1A (3.3 ms) no rtings e o asus tem um pouco menor, a diferença na prática é praticamente nula.

Eu olhei nesse comparativo (https://www.displayspecifications.com/en/comparison/705613e1a2) e ai mostra que o dell tem o mínimo 1 ms e o asus 4.5ms

Tô na dúvida entre esses dois monitores tbm. Vou usar no PC, PS5 e note da firma.

Se conseguisse o Dell por uns 2.5k boletava agora sem pestanejar.

Tô na dúvida entre esses dois monitores tbm. Vou usar no PC, PS5 e note da firma.

Se conseguisse o Dell por uns 2.5k boletava agora sem pestanejar.

O Dell S27DGF não é muito bom pra PS5, porque ele roda em 1080p (PS5 não roda em QHD).
Já o Asus VG27AQL1A roda bem no PS5 pois ele aceita e faz downscale de 4k para 2k e fica com imagem de qualidade boa.

Fonte: RTings

O 'problema' e como você comentou, depois de pegar o QHD eu nunca mais vou querer voltar para o outro, eu saindo da tela TN e indo para IPS QHD daqui para frente o negócio vai ficando pesado $ :olar:

Eu olhei nesse comparativo (https://www.displayspecifications.com/en/comparison/705613e1a2) e ai mostra que o dell tem o mínimo 1 ms e o asus 4.5ms :que:
Não confunda input lag com tempo de resposta do monitor.

Uma coisa é o tempo que demora para o monitor receber um sinal, processar e mandar para o painel (a tela em si) começar a mudar a imagem, outra coisa é o tempo que leva entre o painel receber a ordem e o pixel conseguir mudar de cor. Quando você soma todos os tempos dos processos (clicar o mouse, o PC processar a informação, mandar para o monitor, o monitor receber, processar a informação na controladora, mandar para o painel e o pixel trocar de cor) aí você tem o input lag global, o "click to photon", o tempo entre vc dar uma ordem num jogo e VER a ordem sendo atendida.

O input lag maior é o que vai causar no jogador a sensação de "delay" entre vc dar um comando e ver a resposta, a diferença no tempo de resposta dos pixels é o que dá o efeito de ghosting, um "rastro" na imagem pq o pixel, apesar de receber uma ordem pra mudar de cor, não consegue fazer isso instantaneamente, ficando um rastro na imagem.

O input lag que vc viu no Rtings é a medição entre a entrada do monitor receber a ordem e repassar isso para o painel mudar o pixel, é dependente da controladora do monitor e não tem impacto na imagem exibida, só no "delay" do comando.

Para avaliar o tempo de resposta da imagem, ver qual monitor vai dar menos "rastro/borrão/ghosting" tem que olhar a tabela do "response time", tempo de resposta, esse monte de número aqui:
heohmcY.png

Interpretando os dados: o tempo de resposta do Dell é menor que o do Asus (6,3ms contra 10,1ms), isso resulta no rastro menor na imagem. Como é uma diferença já dentro da casa dos 10ms é bem difícil visualizar. O que fica mais aparente nas imagens é o outro dado na tabela o "overshoot error", que é o quanto um pixel tá indo "além" do que deveria pra chegar rápido no resultado, que no Asus é MUITO maior e causa aquela "trilha clara" no lado esquerdo da imagem dele, aquilo são pixels que deveriam ir do vermelho ao fundo esverdeado mas acabam "passando na dose" causando um rastro distorcido, enquanto no Dell não se nota esse efeito.

Para fins de comparação, esse é o resultado de uma tela VA com tempo de resposta na casa dos 16ms:
MnFwR5V.png

Com relação ao input lag total, aqui dá pra ver o total entre os dois monitores:
X2RV6t7.png

Users who are viewing this thread

Voltar