[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Galera, alguém aqui já teve contato com o Asus TUF VG32VQ1B? Não encontrei nenhum review muito sólido dele.
Recebi o meu ontem. Peguei em uma promo por R$1700. No momento dessa postagem a promoção ainda está ativa. Zero vazamento, o ghosting que tanto falam não foi notado e se está lá não me incomodou e, por fim, zero deadpixel. Usei o meu DELL S-2719DGF, cuja tela é TN, por quase 5 anos e estou satisfeito com o painel VA desse Asus. Quando pesquisei a respeito do monitor, confesso que quase fui na pilha de fugir dele. Daí lembrei de uma coisa importante que se deve considerar: quem está satisfeito com um produto dificilmente escreve a respeito. Nunca vi esse monitor com um preço tão baixo - estava de olho desde 2020. Acho que esse é o momento para quem quer um baita monitor custo benefício.

Qob0DK.jpg
 
Perfeito. Muito obrigado, galera! Era tudo o que eu queria saber.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe me dizer se o AW2724DM funciona no Macbook Air M1 também?
Achei estranho. No site deles tem uma observação dizendo assim:
Importante: Este monitor não é compatível com Mac iOS.

Porém, pra mim isso não faz sentido. Na net dando uma pesquisada não entendi muito bem, mas parece que funciona normal.
Viu, se descobrir se funciona da um alô aqui, to pra pegar um e também vou usar no mac kkkkkk
 
Perfeito. Muito obrigado, galera! Era tudo o que eu queria saber.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe me dizer se o AW2724DM funciona no Macbook Air M1 também?
Achei estranho. No site deles tem uma observação dizendo assim:
Importante: Este monitor não é compatível com Mac iOS.

Porém, pra mim isso não faz sentido. Na net dando uma pesquisada não entendi muito bem, mas parece que funciona normal.
Ele vem com o cabo HDMI/USB-C, testei com o mac do amigo meu e foi ok. Talvez isso é a software da dell não?
 
Eu também fiz calibração na mão, mas estava um saco quando usava ele no PS5 com KVM, então percebi que o perfil srgb é muito bem calibrado de fábrica e resolvi usar ele por padrão. Bom que resolve os problemas de saturação que mencionou e funciona em HDR.

Sobre o report de modo, é só bug de OSD e isso fica bem claro quando usa VRR. Pode deixar o game travado em um FPS específico e dar alt tab, vai ver que ele vai mencionar o fps instantâneo do momento que trocou de modo.

Ele tem opção de desabilitar DSC, ficando em 6bpc, mas tive zero problema com ele ativo. Salvo bugs de implementação, o DSC da especificação deveria ser zero lag, já que é o tempo de um refresh horizontal (em khz). O alt-tab pode ser também bug da placa de vídeo com o DSC ou proteção de conteúdo, tive zero problemas no Netflix e alt-tab.Aqui tá perfeito na 4090 e driver edge. Eu sempre uso scaling via GPU, isso também pode ter evitado os problemas aqui.


Eu lembro de ter testado o modo sRGB e acho que não gostei, não tenho certeza. Sei que testei alguns modos e acabei indo pra calibração na mão mesmo. E usar HDR em sRGB mata o propósito do HDR, já que o monitor não tem FALD.

Sobre o OSD, ele só estava me mostrando a taxa de atualização quando ela mudava, o que me ajudou a entender o que tava rolando, mas o problema não era esse, o problema era ele ficar apagado por 5s sempre que eu movia o mouse (não era alt-tab).

Eu acho que desativei o DSC no OSD. E não sei ao que você se refere quando fala sobre o alt-tab, porque eu não fiz testes com alt-tab, mas mencionei que alguém aqui do sub fez e demonstrou os mesmos problemas da tela ficar desligada por algum tempo. Isso já me ocorreu com meu AOC uma vez, logo antes da minha fonte queimar, mas é raríssimo de ocorrer.

Qual cabo você tá usando? Eu tava usando um DP que suponho ser 1.4 do CR27 com g-sync ligado em tela cheia e modo janela, como sempre usei, na minha 3060 Ti. E o que seria driver edge? Meu driver estava com integer scaling ativo também. E eu acabei de me tocar que a porta DP dele é apenas 1.4, comprei um cabo DP 2.1 à toa, pqp. Falta de tempo pra fazer as coisas com calma é pegado.

Sobre os links, eu acredito que o DSC estivesse desligado, então provavelmente não seria esse o problema. Mas esse r0ach aí tá num buraco de coelho fundo, hein, o cara já tá no mundo das teorias conspiracionistas. Minha percepção não tá nesse nível aí não, não vejo nenhum problema no FreeSync ativo, nem achei o mouse "duro/anormal" quando o DSC não estava desligado.
 
Eu lembro de ter testado o modo sRGB e acho que não gostei, não tenho certeza. Sei que testei alguns modos e acabei indo pra calibração na mão mesmo. E usar HDR em sRGB mata o propósito do HDR, já que o monitor não tem FALD.

Sobre o OSD, ele só estava me mostrando a taxa de atualização quando ela mudava, o que me ajudou a entender o que tava rolando, mas o problema não era esse, o problema era ele ficar apagado por 5s sempre que eu movia o mouse (não era alt-tab).

Eu acho que desativei o DSC no OSD. E não sei ao que você se refere quando fala sobre o alt-tab, porque eu não fiz testes com alt-tab, mas mencionei que alguém aqui do sub fez e demonstrou os mesmos problemas da tela ficar desligada por algum tempo. Isso já me ocorreu com meu AOC uma vez, logo antes da minha fonte queimar, mas é raríssimo de ocorrer.

Qual cabo você tá usando? Eu tava usando um DP que suponho ser 1.4 do CR27 com g-sync ligado em tela cheia e modo janela, como sempre usei, na minha 3060 Ti. E o que seria driver edge? Meu driver estava com integer scaling ativo também. E eu acabei de me tocar que a porta DP dele é apenas 1.4, comprei um cabo DP 2.1 à toa, pqp. Falta de tempo pra fazer as coisas com calma é pegado.

Sobre os links, eu acredito que o DSC estivesse desligado, então provavelmente não seria esse o problema. Mas esse r0ach aí tá num buraco de coelho fundo, hein, o cara já tá no mundo das teorias conspiracionistas. Minha percepção não tá nesse nível aí não, não vejo nenhum problema no FreeSync ativo, nem achei o mouse "duro/anormal" quando o DSC não estava desligado.
Eu morava em Portugal, eu tinha um cabo da KabelDirekt, que tinha blindagem e outras coisas mais. Acho que se pegar de uma marca séria (Ugreen, Baseus, etc) e que mencione certificação, deve ser o bastante.

Era esse daqui:

Acho que entendi o bug errado então. Me explica depois como reproduzir que tento aqui.
 
Eu morava em Portugal, eu tinha um cabo da KabelDirekt, que tinha blindagem e outras coisas mais. Acho que se pegar de uma marca séria (Ugreen, Baseus, etc) e que mencione certificação, deve ser o bastante.

Era esse daqui:

Acho que entendi o bug errado então. Me explica depois como reproduzir que tento aqui.


Entendi, eu até comprei um DP 2.1 da Ugreen pra usar nele, mas chegou após o monitor ir embora. E ainda descobri que ele nem tem entrada DP 2.1 kkkkkkkk

O bug era basicamente isso:
- Ter o aplicativo desktop da Netflix (Windows Store);
- Estar logado;
- Abrir qualquer conteúdo da página inicial.

Boa parte das vezes, ou todas, o vídeo iniciava corrompido até que eu saísse e voltasse, ele não corrigia com o tempo. E esse último dele desligando eu não sei quais gatilhos levaram até esse cenário, mas já estando nele, era só botar o conteúdo em tela cheia e fazer o overlay de progresso e botões aparecer e sumir (mover e parar o mouse). Isso só aconteceu uma vez.
 
Peguei esse Superframe prisma V2 na Terabyte, como não tem review dele ainda, vou gravar um video mostrando ele ligado, quem pegou ele poderia fazer o mesmo :oremos:
 
Pessoal preciso de um monitor QHD de 27 polegadas até uns 1.000,00 reais. Tem algo bom nessa faixa de preço ?

O meu monitor era o MSI 27” FHD curvo 165hz 1ms . Eu não quero FHD mais, quero QHD 2k, uso pra jogos e trabalho administrativo tbm.

Se passar um pouco do valor posso avaliar a possibilidade.

Muito obrigado

*Moro na Alemanha to voltando pro Brasil fim do mês e vendi meu monitor hj. To bem por fora dos valores e das opções que tem no Brasil então se a faixa de preço tiver bem fora não tem problema, me indique pf o que tem nessas especificações que mencionei.
 
Qual a recomendação de monitor 144hz+ para ser usado como secundário? Orçamento de até R$1300.
 
Pessoal preciso de um monitor QHD de 27 polegadas até uns 1.000,00 reais. Tem algo bom nessa faixa de preço ?

O meu monitor era o MSI 27” FHD curvo 165hz 1ms . Eu não quero FHD mais, quero QHD 2k, uso pra jogos e trabalho administrativo tbm.

Se passar um pouco do valor posso avaliar a possibilidade.

Muito obrigado

*Moro na Alemanha to voltando pro Brasil fim do mês e vendi meu monitor hj. To bem por fora dos valores e das opções que tem no Brasil então se a faixa de preço tiver bem fora não tem problema, me indique pf o que tem nessas especificações que mencionei.
Até mil reais só consegue full hd, as coisas no Bostil são mais caras teria que colocar muito mais para comprar um QHD decente de marca confiável ou se arriscar com white label.
 
Até mil reais só consegue full hd, as coisas no Bostil são mais caras teria que colocar muito mais para comprar um QHD decente de marca confiável ou se arriscar com white label.
Qual QHD recomenda com melhor CxB ?
 
Qual QHD recomenda com melhor CxB ?
Nessas specs, 27 QHD, é difícil recomendar alguma coisa CxB, nem me arrisco e também depende se faz questão que seja IPS ou VA.


Como postaram acima tem esse Superframe prisma V2 que é White label, mas as specs e o preço são bons demais para não ter alguma pegadinha, e você acha gente demais que comprou monitor da Superframe reclamando que deu algum problema fatal :rip:


 
Nessas specs, 27 QHD, é difícil recomendar alguma coisa CxB, nem me arrisco e também depende se faz questão que seja IPS ou VA.


Como postaram acima tem esse Superframe prisma V2 que é White label, mas as specs e o preço são bons demais para não ter alguma pegadinha, e você acha gente demais que comprou monitor da Superframe reclamando que deu algum problema fatal :rip:


Não manjo nada irmão. Nem sei a real diferença entre VA e IPS, só se tiver um do lado do outro e me dizer qual a diferença.

Masss dizem q IPS é melhor né ?

Enfim quero um monitor QHD, não quero mais FHD
 
Pessoal,

Tenho atualmente um 34' ultrawide 1080p ips da LG e to querendo fazer um up...

Por esse preço tem algo melhor ?

vi a analise no RTings... é parece ser muito bom...
 
Passando pra atualizar, o Pichau SPRO28 4K 144hz chegou sexta e já enviarei de volta na segunda.

Comparando com o Cooler Master GP27Q Miniled 1440p 165hz, cheguei a conclusão que o que mais soma para a qualidade de imagem, é a profundidade dela, e isso envolve mais o brilho, o contraste e as cores do que a resolução.

Não me entendam mal, o SPRO28 é uma boa tela, apesar de vir descalibrado de fábrica. Não veio com dead pixel, backlight bleed aceitável e as cores depois de calibradas ficam decentes.

A resolução 4K é incrível, mas para jogos, não tem como sacrificar a diferença brutal de contraste e brilho de um miniled ou Oled. 4K pra mim agora (para jogos) só faz sentido se for nessas tecnologias.

A única vantagem indiscutível é para trabalho com textos, 4K é outro nível, não tem o que dizer. Pra uso misto, 1440p com toda essa riqueza do miniled compensa mais.
Jogando Resident Evil 4, toda aquela nitidez e clareza absurda era ofuscada pela luz de fundo deixando tudo opaco.
Jogando Elden Ring, de que adianta a Erd Tree estar perfeitamente definida, se o brilho que emana dela não reluz em nada?

Fora os outros aspectos a cerca do monitor Pichau, construção terrível, som terrível, design horrível, vc sente que tá pagando exclusivamente pelo painel, pq o produto como um todo é feito com peças de baixo custo.

A tela em si é boa, mas depois que você vê um miniled, o IPS perde a graça. No papel o miniled é mais perto de um LCD comum do que do OLED, na prática, a diferença do IPS pro MINILED é um abismo, e do miniled pro OLED é razoável…

Só troco o GP27Q por um miniled superior ou por um OLED.
 
Pessoal preciso de um monitor QHD de 27 polegadas até uns 1.000,00 reais. Tem algo bom nessa faixa de preço ?

O meu monitor era o MSI 27” FHD curvo 165hz 1ms . Eu não quero FHD mais, quero QHD 2k, uso pra jogos e trabalho administrativo tbm.

Se passar um pouco do valor posso avaliar a possibilidade.

Muito obrigado

*Moro na Alemanha to voltando pro Brasil fim do mês e vendi meu monitor hj. To bem por fora dos valores e das opções que tem no Brasil então se a faixa de preço tiver bem fora não tem problema, me indique pf o que tem nessas especificações que mencionei.
https://www.terabyteshop.com.br/pro...qhd-1ms-165hz-hdr-freesync-hdmidp-mgn-004-27s R$ 997 a vista

https://www.pichau.com.br/monitor-g...-1ms-100hz-adaptive-sync-hdmi-dp-cmi-ga271-br R$ 1039 a vista

https://www.terabyteshop.com.br/pro...ps-qhd-1ms-165hz-freesync-hdmidp-sf2762qpa-v2 R$ 1179 a vista

https://www.pichau.com.br/monitor-z...gb-113-75hz-freesync-hdmi-dp-zno-dfpro27-bl01 R$ 960 a vista

Todos esses que eu coloquei estão com preço promocional, então se demorar muito não vai conseguir pegar por esses valores

OBS: Compre por sua conta e risco, nenhuma marca ai é conhecida, se comprar e não gostar, devolva em até 07 dias o monitor e pegue sua grana de volta ;)
 
Vou aproveitar que já escrevi isso respondendo a alguém no Pelando e deixar a minha opinião aqui sobre o Pichau Centauri SPRO28 4k 144Hz IPS e o Pichau Centauri CR27. Eu comprei ambos na Black Friday, fiquei com o CR27, mas usei o SPRO28 por alguns dias e devolvi.

SPRO28:

A qualidade de imagem é incrível por conta da resolução, assistir filmes na Disney fica muito melhor, coisa que infelizmente não acontece em QHD. Eu amei programar nele, é do caralho, e pelo preço é excepcional, se não fosse por um grande problema. O overdrive dele é estranho, é uma variável de 7 bits que vai de 0 a 127, e quanto menor, menor o tempo de resposta. Eu usava em 20, no máximo ele fica com MUITO ghosting. Acho que com 20 eu percebi um pouco de inverse ghosting, mas não pude testar a fundo, em 20 não me incomodou, mas não joguei nele. O acabamento dele é quase glossy.

Problemas pequenos:
  • Vem absurdamente descalibrado de fábrica, o meu tava incrivelmente esverdeado. Deu pra deixar legal com a limitada calibração por OSD, já que não tenho equipamento de calibração e acho perfis de cores do Windows não confiáveis. E o glare ou reflexo por olhar em ângulos não-retos dele aparentava ser meio esverdeado também, até quando eu zerei o verde pelo OSD, como se o próprio vidro do painel fosse esverdeado, mas não sei dizer;
  • Ele cobre >100% do campo de cores sRGB e não tem uma trava sRGB utilizável, como o desktop do Windows e a maioria dos apps roda em sRGB, ficam
  • significativamente supersaturados. O logo do Google Keep é amarelo e ficava laranja nesse monitor. Às vezes a saturação deixa mais bonito, mas às vezes deixa falso;
  • (Específico da minha unidade) veio com 2 stuck pixels, um vermelho e outro verde. Mesmo com o pixel absurdamente pequeno, o pixel verde era sutilmente visível em telas escuras. Um deadpixel nesse monitor não seria um problema, eles são realmente minúsculos, mas bright/stuck pixel é foda. Até no meu CR27 não foi um problema;
  • HDR inutilizável. Eu já não esperava nada, mas ele não permite calibração de cores, então fica travado no padrão absurdamente descalibrado do monitor. Se tu der a sorte dele não vir ruim de fábrica, talvez consiga usar.
Problema grande:
  • Isso já foi comentado aqui nesse thread e eu havia lido, mas não imaginei que seria tão problemático. Acredito que o scaler do monitor seja ruim/fraco, o que faz com que ele demore para aplicar mudanças de resolução/taxa de atualização e se engasgar em cenários que outros monitores não tem problemas. Isso ficou claro para mim enquanto usando o app desktop da Netflix, frequentemente quando abria e colocava um conteúdo em tela cheia, a imagem ficava corrompida até que eu saísse do vídeo e voltasse. E no dia anterior à devolução, logo antes de embalar, ele começou a piscar toda vez que o overlay da Netflix aparecia ou sumia, já que a Netflix roda na taxa de atualização do desktop enquanto tem overlay por cima do filme, mas sincroniza com o fps do filme quando o overlay sai em tela cheia. Toda vez que essa troca de taxa acontecia, o monitor ficava sem vídeo por 5s, o que tornou um inferno de ver o filme. Como sei sobre a taxa? Toda vez que a imagem voltava, o OSD mostrava a taxa de atualização, que era de 144Hz ou 48.5Hz, com sutis variações nas outras taxas também. Testei o mesmo trecho do mesmo filme no CR27 e não tive problemas. Existe a possibilidade de ser o cabo DP que eu estava usando, que acredito ser do CR27 e até enviei junto por engano, então pode ser que ele estivesse usando DSC e eu não sabia, o que sobrecarregou o scaler fraco dele.
Infelizmente não pude esperar chegar meu cabo DP 2.1 para não perder o prazo de arrependimento, o cabo chegou hoje e não vai ter uso. Talvez eu tente de novo numa futura promoção com o cabo 2.1, se der errado de novo, desisto dele de vez, mas no momento, preferi ficar com meu dinheiro a arriscar uma frustração, afinal, um CR27 e um AOC 27G2 não é um setup ruim. Mas que o 4k + QHD faz falta, faz, e é por isso que talvez eu tente de novo quando ele aparecer por 2.2k de novo.

Sinceramente, se não fosse esse problema no scaler, seria uma puta compra. Eu até reparei uns pequenos bugs de imagem bem sutis quando ocorre essa troca de com para sem overlay na Netflix no CR27, como se interpolasse 2 frames, mas não incomoda, diferente do monitor ficar corrompendo o vídeo ou desligar a tela por 5s (mais o tempo que o OSD fica na tela).

CR27:
É um ótimo monitor, tô gostando muito da compra (peguei a R$990 + ~R$80 de frete). Ainda é perceptível a diferença de nitidez por densidade de pixels do SPRO28 para ele, mas é absurdamente superior ao meu AOC FHD 27". Não tive uma experiência muito ampla com ele ainda, nem joguei. O contraste dele é ajudado pelo acabamento bem mais glossy que o AOC. Também veio descalibrado, mas menos. Tem uma boa qualidade de imagem, com menos supersaturação que o SPRO28, e batendo um pouco a cabeça calibrando, dá pra deixar bom. O painel é um pouco lento, parece, só com o tempo de resposta em "baixo" eu senti que estava bom, mas não testei mais a fundo se está mesmo bom. Ainda preciso calibrar melhor ele, testar em mais cenários, etc., mas não tenho tido tempo. Recomendadíssimo até agora.
Eu comentei sobre esse problema no post que fiz sobre o SPRO28

Basicamente: algumas unidades (não são todas) não suportam freesync com a configuração padrão do monitor, e é exatamente o freesync que causa esse problema da tela flicar em alguns conteudos (netflix, amazon prime). É estranho que só desliga uma vez e depois não volta a desligar. Porém se eu desligar o computador, isso ocorre novamente. A solução definitiva é aumentar o range minimo do freesync com software que configura firmware de monitor. Se não me engano ele aciona com 48hz+, aumentando para 55 esse problema sumiu completamente, e reduzindo para 45hz, o problema ocorre em quase todas as aplicações.

outro ponto, HDR não é inutilizavel não, a cor é péssima de fábrica porém basta configura-lo com o painel da nvidia... Sim, da trabalho, mais a imagem fica muito superior que sem HDR, ja faz quase 01 ano que uso ele diariamente com HDR, zero problemas...
 
https://www.terabyteshop.com.br/pro...qhd-1ms-165hz-hdr-freesync-hdmidp-mgn-004-27s R$ 997 a vista

https://www.pichau.com.br/monitor-g...-1ms-100hz-adaptive-sync-hdmi-dp-cmi-ga271-br R$ 1039 a vista

https://www.terabyteshop.com.br/pro...ps-qhd-1ms-165hz-freesync-hdmidp-sf2762qpa-v2 R$ 1179 a vista

https://www.pichau.com.br/monitor-z...gb-113-75hz-freesync-hdmi-dp-zno-dfpro27-bl01 R$ 960 a vista

Todos esses que eu coloquei estão com preço promocional, então se demorar muito não vai conseguir pegar por esses valores

OBS: Compre por sua conta e risco, nenhuma marca ai é conhecida, se comprar e não gostar, devolva em até 07 dias o monitor e pegue sua grana de volta ;)
O irmao valeu mas essas marcas nao da boa né, prefiro gastar mais por marcas conhecidas e recomendadas, se nao der em QHD agora, vai ter que ser FHD mesmo entao fazer o que
 
WQHD por 1000 pila só marca duvidosa mesmo
Pdc, vou ter que ir pro FHD mesmo entao, pq quero um monitor 27" curvo igual ao que eu tinha aqui pelo menos. QHD vai ser mais de 2k aí nao da pra mim agora.
 
Boa tarde pessoa preciso da ajuda de voces, to querendo pegar um monitor pra jogar fps, minha config é um ryzen 7700x e agora uma rx 7900 xtx. A minha duvida e se vale a pena pegar um Qhd 144hz ou um 4k 144hz (se por alguns acaso nao bater os 144hz diminuir a resolução para Qhd ingame para atingir o fps). Então fica o questinomante qual valeria mais a pena?
 
Eu comentei sobre esse problema no post que fiz sobre o SPRO28

Basicamente: algumas unidades (não são todas) não suportam freesync com a configuração padrão do monitor, e é exatamente o freesync que causa esse problema da tela flicar em alguns conteudos (netflix, amazon prime). É estranho que só desliga uma vez e depois não volta a desligar. Porém se eu desligar o computador, isso ocorre novamente. A solução definitiva é aumentar o range minimo do freesync com software que configura firmware de monitor. Se não me engano ele aciona com 48hz+, aumentando para 55 esse problema sumiu completamente, e reduzindo para 45hz, o problema ocorre em quase todas as aplicações.

outro ponto, HDR não é inutilizavel não, a cor é péssima de fábrica porém basta configura-lo com o painel da nvidia... Sim, da trabalho, mais a imagem fica muito superior que sem HDR, ja faz quase 01 ano que uso ele diariamente com HDR, zero problemas...
Não cheguei a testar isso de aumentar o range do FreeSync, mas acho uma merda ficar com um limiar inferior tão alto, qualquer stutter já vai acionar o LFC, e essa troca costuma dar algum artefato, pelo que vi.

O painel da Nvidia sobrepõe as configurações de cores de todas aplicações? Eu costumo ouvir falar sobre o perfil de cores do Windows, mas várias aplicações cagam pra ele e eu quero uma solução universal.

E pra terminar de foder, meu CR27 agora também tá com problema. Fui testar Cyberpunk, e ele dá alguns artefatos que eu não tinha visto até agora, e com o VRR ligado, fica muito pior. Isso tudo rodando o benchmark a uma média de 78fps. Testei outra saída da GPU, outro cabo, outro monitor, e qualquer config no CR27 causa isso, mas no AOC, não, mesmo com cabo HDMI bosta.
 
O Alienware AW2724DM está saindo por 2.498,62 a vista para CNPJ comprando direto no chat da Dell, para quem pode é um bom preço
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo