Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs

Me tira um duvida amigo,

Não estou conseguindo fazer com que o sistema reconheça os SSD para fazer Raid. Eles estáo nas porta de 6gb dai, coloco em modo RAId na bios e ele acha uma espelhamento meu antigo, todavia os
SSD não aparecem para q eu posso fazer o espelhamento, pode me ajudar?
 
Exelente topico, vou fazer os procedimentos aqui e jaja posto os resultados!
 
Me tira um duvida amigo,

Não estou conseguindo fazer com que o sistema reconheça os SSD para fazer Raid. Eles estáo nas porta de 6gb dai, coloco em modo RAId na bios e ele acha uma espelhamento meu antigo, todavia os
SSD não aparecem para q eu posso fazer o espelhamento, pode me ajudar?

Normalmente, as controladoras tem opções de mostrar espelhamentos, criar novos, apagar, etc. Tenta verificar isso. Se puder, tire uma foto da tela da controladora.
 
Terminei agora a formatação e instalação do SSD!
Funcionou via AHCI e tudo mais, e tive um belo ganho de desempenho!
cristalmarkssd.jpg
 
NyanDere, teremos um novo guia para Windows 8? :awesome:
 
NyanDere, teremos um novo guia para Windows 8? :awesome:

Quando eu tiver tempo, eu traduzo o outro guia do Sean. Só estava esperando mesmo o W8 ser lançado mesmo. Hoje mesmo tive um rolo danado aqui em casa e em outros fóruns, então fiquei meio sem tempo. Mas pode deixar que em breve eu traduzo. ^^
 
Segui 90% dos passos desse guia de otimização, ficou ótimo o sistema e consegui liberar bastante espaço.

Porém eu não desativei o PageFile por completo, deixei de 1024 à 3072 MB, sendo que tenho 8 GB de RAM, também não desativei a restauração de sistema, se tivesse feito isso eu teria me ferrado, porque deu erro em alguns programas aqui e tive que fazê-la. :haha:

Três coisas que liberaram muito espaço: Desativar a hibernação, deletar os arquivos temporários do windows update e fazer limpeza de disco no C: excluindo os arquivos de backup depois de instalar o Service Pack, só nesses 3 liberou mais de 10 GB. :)

Obrigado Nyan. :yes:
 
Particionando e dando boot do Windows 7 sem a Partição Reserva do Sistema com o 'setor de 4KB'...||
Digite Create Partition 'Primary Align=4096', tecle Enter.

O que é setor de 4KB? É indicado para ssd's ou hd's? E o que seria tbm o Primary Align?, vi em outro tópico que é melhor deixá-lo em 1024 para ssd's, é certo ?
 
Última edição:
O que é setor de 4KB? É indicado para ssd's ou hd's? E o que seria tbm o Primary Align?, vi em outro tópico que é melhor deixá-lo em 1024 para ssd's, é certo ?

Esse daí é o setor de alocação. A melhor opção depende muito do SSD. Se não me engano, a melhor alocação para SSDs SandForce fica entre 4K e 8K e para os demais entre 16K e 32K, mas eu teria que pesquisar isso bem.
 
Otimo guia, me tirou muitas duvidas e me relembrou de coisas que u ja tinha esquecido, Obrigado Nyan!
 
Hoje terminará de chegar as peças do meu pc novo e amanhã chegará um Samsung 830 de 128gb.

Seria mais interessante eu instalar o Windows primeiro no HD, executar as dicas e depois instalar no SSD ou direto no SSD?
 
pessoal meu ocz vertex 4 está dando problema, do nada o sistema não reconhece ele mais. estava configurado tudo certinho, AHCI etc, n tem nem 1 mes de uso. ja dei boot no cd do windows pra formatar mas ele n reconhece o ssd também. algm ai pode me ajudar?
 
pessoal meu ocz vertex 4 está dando problema, do nada o sistema não reconhece ele mais. estava configurado tudo certinho, AHCI etc, n tem nem 1 mes de uso. ja dei boot no cd do windows pra formatar mas ele n reconhece o ssd também. algm ai pode me ajudar?

Ai complica :no:, eu ''' IA ''' comprar amanha esse vertex 4, mas só vejo problemas nesse SSD... Ai complica de novo... :no:
 
Sobre os arquivos de paginação, devo deixar o windows utilizar um espaço do HD ou SSD para isso?
Esse constante uso pela paginação do windows prejudica o SSD?
 
Excelente guia, me ajudou muito, qualificado.
 
Ótimo Tópico, terminei agora de instalar meu OS no SSD, de parabéns NyanDere !!
 
pessoal meu ocz vertex 4 está dando problema, do nada o sistema não reconhece ele mais. estava configurado tudo certinho, AHCI etc, n tem nem 1 mes de uso. ja dei boot no cd do windows pra formatar mas ele n reconhece o ssd também. algm ai pode me ajudar?

que saco, to muito afim de migra do meu HDD pra um SSD, ai vejo sites dizendo que essa história da vida util é balela, mas no fórum só vejo gente dizendo que tá dando tilt nos SSD cada vez mais rapido =\

e agora, migro e arrisco essa grana toda ou continuo garantido usando só meus HDs antigos?
 
Fiz no meu Plextor aqui e nao tive um aumento de performance. :no:

Antes.

hiO57.jpg


Depois.

Ta0eX.png
 
7. Instalando os drivers SATA e de chipset mais novos (Para SSDs e HDs)

nesse passo que que eu faco tem 3 downloads pra fazer quando clico no intel rapid storage, nao fiz raid preciza baixar isso?
meu ssd eh samsung 830 e o resto da config ta na assinatura

Tbm to ganhando um erro: error 0x8007045d
nao deixa copiar arquivos e ainda tud fora do ssd fica travadao!

to atualizando o windows ainda vamos ver amanha como fica isso =[

vlws
------------
bem instalei o drivers do passo 7 aparentimente tudo funcionando direito ateh que pego um hd estern e tento transfefiri arquivos para o mesmo, quando vou colocar arquivos de 1gb +- ele tranca a transferencia proxima do final faltando 5 seg alem de estragar o arquivo.

sera que foi alguma opcao de instalacao?
antes de formatar e seguir os passos estava funcionando normalmente
---------------------
maldito antivirus tirei ele e tudo funciona normalmente, parece que caso encerado
 
Última edição:
Não há nenhum guia como este para Windows 8? Recentemente adquiri um SSD de 60GB e gostaria de usar o Windows 8 nesse SSD.
Quando sairá um guia para Windows 8? Há algum em inglês que eu possa conferir?
 
Existe um guia do Windows 8, que inclusive, é do Sean também:

Sean's Windows 8 Install & Optimization Guide for SSDs & HDDs

Esse guia não muita praticamente nada do guia para W7.:poker:

Uma dica a não seguir é desligar a hibernação. Se fizer isto você perde o boot rápido do windows 8.

Sem contar o aviso dele:

*Notice: I currently do not have Windows 8 installed on any of my systems. I can not personally assist in issues related to Windows 8. You will have to rely on other forum members for assistance with your issues.*
 
opa, valeu a dica, fiz boa parte delas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo