Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs

Eita, outro excelente tópico do do Nyan.

Fiz algumas coisa e já aumentou a experiência do windows aqui.

Valeu mesmo!
 
Muito útil!!!!
 
Topico essencial pra pessoas que nao tem conhecimento avançado no Windows como Eu:haha:.

Um belo trabalho amigo, Qualificado!
 
Excelente tópico. Só não foi qualificado por causa da mensagem que diz que tenho que adicionar reputação a outro usuário...

Parabéns e obrigado pela ajuda lá no tópico sobre a troca da placa mãe. Um abraço.
 
Meu caro "NyanDere", parabéns pelo tutorial.
Bom, ainda sou cru em SSD, então tenho uma dúvida...resumindo.
Espeto o SSD, na porta SATA 6.0, instalo o S.O. normalmente...reinicio...desligo...espeto o HD c/ dados (arquivos pessoais), atualizo td...configuro como sempre fiz e depois otimizo assim como vc descreveu...é isso.
confused.png
 
Editado por um moderador:
Meu caro "NyanDere", parabéns pelo tutorial.
Bom, ainda sou cru em SSD, então tenho uma dúvida...resumindo.
Espeto o SSD, na porta SATA 6.0, instalo o S.O. normalmente...reinicio...desligo...espeto o HD c/ dados (arquivos pessoais), atualizo td...configuro como sempre fiz e depois otimizo assim como vc descreveu...é isso.http://www.overbr.com.br/forum/images/smilies/confused.png

Nyan.... :3

Exatamente, mas não se esqueça de colocar AHCI ou RAID mode no seu UEFI ou BIOS. ;)
 
Nyan.... :3

Exatamente, mas não se esqueça de colocar AHCI ou RAID mode no seu UEFI ou BIOS. ;)

OK...como vou instalar o SSD de raíz, o AHCI é a melhor opção?
RAID não vou ter flexibilidade, com AHCI poderei usar o HD em outras máquinas, correto?
 
OK...como vou instalar o SSD de raíz, o AHCI é a melhor opção?
RAID não vou ter flexibilidade, com AHCI poderei usar o HD em outras máquinas, correto?

Na verdade poderá usar sim, a não ser que você use dois drives num arranjo RAID, o que não é o caso. Só vai colocar no modo RAID que no grosso modo é o modo AHCI permitindo uso de arranjos RAID...
 
Consegui fazer certinho pelo guia, vlws Adrenas :seferrou:
 
Minha placa mãe é a GA-H61M-D2P-B3, não sei se a bios dela é UEFI, acho que não.

Quando eu ativo o AHCI antes de formatar, ele não dá boot no cdrom (coloquei o cdrom em first boot device), quando eu coloco em IDE, ele dá boot no cdrom. (meu cdrom é SATA). Acontece que com o AHCI ativado o computador dá mil erros e inicia o S.O. Mas eu quero que ele de boot no cdrom, não que inicie o sistema...

Eu tenho a ISO do windows 7 pra colocar no pendrive, posso instalar pelo pendrive mesmo minha bios não sendo UEFI?
Será que se eu ativar o AHCI e desligar o cdrom, colocando pra dar boot no pendrive vai dar certo?
 
Minha placa mãe é a GA-H61M-D2P-B3, não sei se a bios dela é UEFI, acho que não.

Quando eu ativo o AHCI antes de formatar, ele não dá boot no cdrom (coloquei o cdrom em first boot device), quando eu coloco em IDE, ele dá boot no cdrom. (meu cdrom é SATA). Acontece que com o AHCI ativado o computador dá mil erros e inicia o S.O. Mas eu quero que ele de boot no cdrom, não que inicie o sistema...

Eu tenho a ISO do windows 7 pra colocar no pendrive, posso instalar pelo pendrive mesmo minha bios não sendo UEFI?
Será que se eu ativar o AHCI e desligar o cdrom, colocando pra dar boot no pendrive vai dar certo?

Olha, o primeiro erro que você me passa ao falar isso, é não ter instalado o sistema do zero... Que é o que me parece aí. E sim, você pode fazer boot pelo USB mesmo com sistema BIOS. Tente fazer um USB boot com a ISO do W7, talvez as chances de erro podem diminuir.
 
Olha, o primeiro erro que você me passa ao falar isso, é não ter instalado o sistema do zero... Que é o que me parece aí. E sim, você pode fazer boot pelo USB mesmo com sistema BIOS. Tente fazer um USB boot com a ISO do W7, talvez as chances de erro podem diminuir.

É que eu tenho um sistema corrompido. Esse HD aqui já tinha esse sistema, eu só quero formatar usando o guia de instalação e otimização. Já salvei meus arquivos, agora só quero mandar bala usando o guia. Antes eu usava o sistema em IDE, agora quero formatar usando o AHCI, tem como?
 
É que eu tenho um sistema corrompido. Esse HD aqui já tinha esse sistema, eu só quero formatar usando o guia de instalação e otimização. Já salvei meus arquivos, agora só quero mandar bala usando o guia. Antes eu usava o sistema em IDE, agora quero formatar usando o AHCI, tem como?

O sistema corrompido pode ser a causa da falha no boot também. Se você puder, pode fazer uma instalação do windows limpa em IDE e depois fazer uma nova instalação em AHCI sem ficar sujeito a falhas.
 
O sistema corrompido pode ser a causa da falha no boot também. Se você puder, pode fazer uma instalação do windows limpa em IDE e depois fazer uma nova instalação em AHCI sem ficar sujeito a falhas.

Consegui em AHCI, agora vou continuar a otimização :D
 
Nyan bom dia e parabéns pela postagem e também pelo altruismo em querer dividir as informações com todos.
A minha dúvida é a seguinte, comprei dois SSDs Corsair GT de 60 gb, pretendo fazer um arranjo Raid 0 com eles, tenho também dois HD de 250 GB que pretendo usar em raid para dobrar o tamanho, estes são destinados para Backup e os SSDs para o SO. Pretendo liga-los em uma Rampege black Edition, entao, deverei ligar os SSDs na porta Sata de 6Gigas e os dois HD nas demais portas, Habilito seguidamente na Bios o modo Raid e depois na tela de configuração do Raid Faço os espelhamentos, é isso? Estou na dúvida pq é a primeira vez que irei utilizar os SSDs. Outra dúvida, posso instalar os jogos no espelhamento dos HD e executa-los no espelhamento dos SSD? Nesse caso, terei o desempenho dos SSDs ou dos HDs pelo fato dos jogos estarem instalados neles? Obrigado pela atenção!!
 
Nyan bom dia e parabéns pela postagem e também pelo altruismo em querer dividir as informações com todos.
A minha dúvida é a seguinte, comprei dois SSDs Corsair GT de 60 gb, pretendo fazer um arranjo Raid 0 com eles, tenho também dois HD de 250 GB que pretendo usar em raid para dobrar o tamanho, estes são destinados para Backup e os SSDs para o SO. Pretendo liga-los em uma Rampege black Edition, entao, deverei ligar os SSDs na porta Sata de 6Gigas e os dois HD nas demais portas, Habilito seguidamente na Bios o modo Raid e depois na tela de configuração do Raid Faço os espelhamentos, é isso? Estou na dúvida pq é a primeira vez que irei utilizar os SSDs. Outra dúvida, posso instalar os jogos no espelhamento dos HD e executa-los no espelhamento dos SSD? Nesse caso, terei o desempenho dos SSDs ou dos HDs pelo fato dos jogos estarem instalados neles? Obrigado pela atenção!!

Só lembrando que na Black Edition, o sata 6 é controlado pelo chipset Marvel e não o ICH10R.
Acho melhor você instalar os jogos no espelhamento dos SSDs.
 
Poxa, obrigado pela dica amigo!!
 
O que é esse raid?? Já li sobre isso, sei por cima sobre o que se trata, mas porque todo mundo usa isso com ssd + hd?
 
O que é esse raid?? Já li sobre isso, sei por cima sobre o que se trata, mas porque todo mundo usa isso com ssd + hd?

Pra encurtar a conversa, pode ler isso aqui.
O SSD é mais rápido e também mais caro que um HD. Mas hoje, sabidamente, o maior gargalo que se tem em um computador é o HD. De nada adianta aumentar memória, trocar processador por um mais potente, se o HD continua com sua leitura mecânica e magnética :D
Então, o pessoal prefere, comprar 2 SSDs menores (o de 60 gb é o mais comum) e colocá-los em raid 0. Com isso consegue-se 2 benefícios: 1 aumenta o tamanho da capacidade do SSD, pois em raid 0 eles somam sua capacidade, passando para 120 gb no caso do nosso exemplo. E 2 aumenta-se o desempenho, pois, a grosso modo, o raid 0 além de dobrar a capacidade, também dobra a velocidade. De escrita e de leitura.
É o melhor up que a gente pode fazer em um micro. De forma rápida e, de certa forma, barata.

Mas não vamos entrar em detalhes sobre os benefícios e malefícios de um raid.
 
Pra encurtar a conversa, pode ler isso aqui.
O SSD é mais rápido e também mais caro que um HD. Mas hoje, sabidamente, o maior gargalo que se tem em um computador é o HD. De nada adianta aumentar memória, trocar processador por um mais potente, se o HD continua com sua leitura mecânica e magnética :D
Então, o pessoal prefere, comprar 2 SSDs menores (o de 60 gb é o mais comum) e colocá-los em raid 0. Com isso consegue-se 2 benefícios: 1 aumenta o tamanho da capacidade do SSD, pois em raid 0 eles somam sua capacidade, passando para 120 gb no caso do nosso exemplo. E 2 aumenta-se o desempenho, pois, a grosso modo, o raid 0 além de dobrar a capacidade, também dobra a velocidade. De escrita e de leitura.
É o melhor up que a gente pode fazer em um micro. De forma rápida e, de certa forma, barata.

Mas não vamos entrar em detalhes sobre os benefícios e malefícios de um raid.

Ah, então usa ssd + ssd, brisei achando que era ssd + hd, o que não fazia sentido nenhum... huehueh
 
Pessoal, seguinte: Estou com um SSD para o sistema operacional e tenho 3 hd's, dos quais, 2 são SATA 6Gbs. Ocorre que, se eu utilizar estes 2 para RAID 0, a performance do meu SSD cai para a de um SATA 3Gbs. Alguém sabe o que pode ser? o SSD é um Corsair Force 3 de 90GB.

Edit: Outro detalhe é que o RAID consta como ativado e funcional, mas, no meu computador, aparece os 2 hd's, como se não houvesse RAID.

Edit2: Reinstalei o sistema operacional, porém, sem fazer nenhuma das firoulas, simplesmente setei o RAID, fiz o arranjo e depois, a instalação do Windows, sem fazer a parte do disk part. Curiosamente, desse jeito, tive que instalar os drives RAID AMD, durante a instalação do Seven. A performance do SSD agora está normal, só não está melhor, creio eu, por conta do driver da AMD, que é um pouco inferior, mas, pelo menos, estou com desempenho de um SSD SATA III.
 
Última edição:
Ótimo post :)

Ainda não configurei meu SSD por falta de tempo... (mentira)

Alias, ja dexei esse topico nos favoritos hehe
 
Ótimo tópico, muito bom, parabéns pela iniciativa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo