Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs

Galera, tô com um SSD aqui que não está sendo reconhecido na instalação do Windows,
eu usava ele em raid0 com outro SSD do mesmo modelo, desmontei o raid0 e agora esse SSD não é reconhecido o outro está normal! :damn:
 
Galera, o windows 7 não reconhece meu ssd aqui, ocz vertex 4. Na hora da instalação ele diz que não encontrou um drive necessário, e o ssd não aparece na lista para ser formatado e instalado. Já com o windows 8 ele aparece normalmente.
 
Galera, o windows 7 não reconhece meu ssd aqui, ocz vertex 4. Na hora da instalação ele diz que não encontrou um drive necessário, e o ssd não aparece na lista para ser formatado e instalado. Já com o windows 8 ele aparece normalmente.

talvez a instalação não está reconhecendo sua controladora, joga os drivers da controladora sata num pendrive e carrega os drivers na instalação do windows
 
Como instalar um novo HD e formatá-lo no modo GPT

Ótimas dicas. Aprendi muito com o seu post, mas ainda não sei como formatar o meu novo HD de 3 Terabytes, motivo pelo qual entrei neste tópico. Já tenho instalado e funcionando um SSD de 120 Gb com Windows 8 e um HD de 2,5 Tb para dados. Quando instalo o novo HD o Windows só reconhece 2 Tb. Já sei que deve ser GPT para acessar os 3 Tb, mas não sei como modificar o formato. Obrigado por qualquer ajuda.
 
poxa nao imagina que envolvia tantas variasveis valew pelo post :joia:
 
É o seguinte instalei o Windows 7 em UEFI numa partição GPT e gostaria de saber como eu posso trocar aquele Starting Windows para Português, isso mesmo, meu Boot está em inglês, eu gostaria dele em Português, é uma coisa simples, porém que me incomoda, principalmente porque eu sei que isso é um bug porque meu DVD de instalação de onde criei o Pen Drive USB Windows 7 UEFI era em pt-br.

Abraços!
 
Alguem sabe me dizer como identifico que o windows esta instalado em modo UEFI?

Vi na bios do meu note e ta habilitado modo uefi...mais queria ter certeza pois o boot ta muito lento (windows 8)
 
Alguem sabe me dizer como identifico que o windows esta instalado em modo UEFI?

Vi na bios do meu note e ta habilitado modo uefi...mais queria ter certeza pois o boot ta muito lento (windows 8)

Abra o CMD e digite o comando "notepad \Windows\Panther\setupact.log" (sem aspas)

Procure por Callback_BootEnvironmentDetect: Detected boot environment: EFI (se tiver BIOS então sua instalação está em Legacy e não em UEFI)

Se quiser fazer isso antes de instalar o Windows para ter certeza que você está com o instalador em UEFI, quando chegar na tela de "Instalar Agora" do Windows, você pode apertar SHIFT + F10 e digitar o mesmo comando acima: "notepad \Windows\Panther\setupact.log" (sem aspas) e procurar pela mesma linha Callback_BootEnvironmentDetect: Detected boot environment: EFI

Espero ter ajudado.
Abraços.
 
Última edição:
Abra o CMD e digite o comando "notepad \Windows\Panther\setupact.log" (sem aspas)

Procure por Callback_BootEnvironmentDetect: Detected boot environment: EFI (se tiver BIOS então sua instalação está em Legacy e não em UEFI)

Se quiser fazer isso antes de instalar o Windows para ter certeza que você está com o instalador em UEFI, quando chegar na tela de "Instalar Agora" do Windows, você pode apertar SHIFT + F10 e digitar o mesmo comando acima: "notepad \Windows\Panther\setupact.log" (sem aspas) e procurar pela mesma linha Callback_BootEnvironmentDetect: Detected boot environment: EFI

Espero ter ajudado.
Abraços.

Valeu... qualificado
 
Pessoal, com relação ao Windows 8 pode ser aproveitado alguma coisa de todas essas dicas ?
Estou para instalar ele agora em um note novo com SSD + HDD e queria já fazer a instalação da melhor forma possível.
 
Tópico muito bom, porém é meio cansativo de se fazer todos os procedimentos hein..
 
Olá Nyan, é o Bacon do CriminalCafé aqui. =]
Quanto aos serviços ali que podem ser desabilitados... certa vez eu fiz tipo uma tabelinha só pra ter uma ideia, até postei em outro fórum que frequento... vai aqui também:

Nome para exibição: Tipo de inicialização (valores default):




1- Arquivos Offline Automático
2- Auxiliar de IP Automático
3- Cartão Inteligente Manual
4- Configuração automática de WLAN Manual
5- Horário do Windows Manual
6- Registro Remoto Manual
7- Serviço Agendador do Windows Media Center Manual
8- Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player Automático (Atraso na inicialização)
9- Serviço de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker Manual
10- Serviço de Entrada de TabletPC Manual
11- Serviço de Diretiva de Diagnóstico Automático
12- Serviço de Relatório de Erros do Windows Manual
13- Serviço de Receptor do Windows Media Center Manual
14- Spooler de Impressão Automático
15- Telefonia Manual
16- Windows CardSpace Manual




Nome do serviço:




1- CscService
2- iphlpsvc
3- SCardSvr
4- Wlansvc
5- W32Time
6- RemoteRegistry
7- ehSched
8- WMPNetworkSvc
9- BDESVC
10- TabletInputService
11- DPS
12- WerSvc
13- ehRecvr
14- Spooler
15- TapiSrv
16- idsvc


Descrição do que é cada um deles:




1- O serviço de Arquivos Offline realiza atividades de manutenção no cache de Arquivos Offline, responde aos eventos de logon e logoff do usuário, implementa os internos do API público e despacha eventos interessantes para aqueles interessados nas atividades dos Arquivos Offline e alterações no estado do cache.
Dependências: Sem dependências.


2- Fornece conectividade em túnel usando tecnologias de transição do IPv6 (6to4, ISATAP, Port Proxy e Teredo) e IP-HTTPS. Se esse serviço for parado, o computador não terá os benefícios de conectividade aprimorada que essas tecnologias oferecem.
Dependências: Sem dependências.


3- Gerencia o acesso a cartões inteligentes lidos por este computador. Se inserido em um leitor de cartão inteligente conectado ao computador. Se este serviço for interrompido, o computador não poderá ler cartões inteligentes. Se este serviço for desativado, quaisquer serviços que dele dependam diretamente não serão inicializados.
Dependências: Sem dependências.


4- O serviço WLANSVC fornece a lógica necessária para configurar, descobrir, se conectar e desconectar de uma WLAN (rede local sem fio), conforme definido pelos padrões IEEE 802.11. Ele também contém a lógica para transformar seu computador em um ponto de acesso de software, assim outros dispositivos ou computadores poderão se conectar ao seu computador sem fios usando um adaptador WLAN que suporte isso. Interromper ou desabilitar o serviço WLANSVC tornará todos os adaptadores WLAN em seu computador inacessíveis a partir da IU da rede do Windows. Recomenda-se com veemência que o serviço WLANSVC seja executado se o seu computador tiver um adaptador WLAN.
Dependências: Sem dependências.


5- Mantém sincronização de data e hora em todos os clientes e servidores da rede. Se este serviço for interrompido, a sincronização não ficará disponível. Se este serviço for desativado, os serviços que dele dependem explicitamente não serão iniciados.
Dependências: Sem dependências.


6- Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro neste computador. Se este serviço for parado, o Registro só poderá ser modificado por usuários deste computador. Se este serviço for desativado, os serviços que dependerem dele explicitamente não serão iniciados.
Dependências: Sem dependências.
Obs.: É válido lembrar, que desabilitar este serviço, é até mais seguro.


7- Inicia e interrompe a gravação de programas de TV no Windows Media Center.
Dependências: Sem dependências.


8- Compartilha bibliotecas do Windows Media Player com outros players e dispositivos de mídia da rede por meio de Universal Plug and Play.
Dependências: Sem dependências.


9- O BDESVC hospeda o serviço de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker. A Criptografia de Unidade de Disco BitLocker permite uma inicialização segura do sistema operacional e fornece uma criptografia completa para volumes do SO, fixos ou removíveis. Esse serviço permite que o BitLocker solicite a participação dos usuários durante a realização de várias ações relacionadas aos volumes quando são montados, e desbloqueia os volumes automaticamente, sem interação com o usuário. Além disso, ele armazena as informações de recuperação no Active Directory, se disponíveis, e, se necessário, garante que os cerificados de recuperação mais recentes sejam usados. Se o serviço for interrompido ou desabilitado, os usuários não poderão aproveitar essa funcionalidade.
Dependências: Sem dependências.


10- Habilita a funcionalidade de caneta e tinta de Tablet PC.
Dependências: Sem dependências.


11- O Serviço de Diretiva de Diagnóstico permite detecção, solução e resolução de problemas em componentes do Windows. Se esse serviço for interrompido, os diagnósticos não serão mais realizados.
Dependências: Sem dependências.


12- Permite que os erros sejam relatados quando os programas param de funcionar ou de responder e possibilita que soluções existentes sejam oferecidas. Também permite que logs sejam gerados para os serviços de diagnóstico e reparo. Se esse serviço for interrompido, o relatório de erros pode não funcionar corretamente e os resultados dos serviços de diagnósticos e reparos podem não ser exibidos.
Dependências: Sem dependências.


13- Serviço Windows Media Center para recepção de difusão FM e de TV.
Dependências: Sem dependências.


14- Carrega arquivos na memória para impressão posterior.
Dependências: Fax.


15- Fornece suporte à API de Telefonia (TAPI) para programas que controlam dispositivos de telefonia no computador local e, via LAN, em servidores que também estiverem executando o serviço.
Dependências: Fax; Gerenciador de conexão de acesso remoto; Gerenciador de conexão de acesso remoto automático.


16- Habilita com segurança a criação, o gerenciamento e a divulgação de identidades digitais.
Dependências: Sem dependências.


Lembrando que as dependências de cada um, são os outros serviços, que sem o que for desabilitado, não funcionarão também.




É óbvio que desabilitar tudo isso no braço, é muito chato, portanto... existe um meio de criar um arquivo ".bat" que irá desabilitar automaticamente tudo isso.




Para criar o ".bat", arquivo que irá desabilitar os serviços automaticamente, o padrão:


echo off


REM *Nome para exibição*
sc config "nome do serviço" = disable | sc stop "nome do serviço"


echo on
exit


Feito isso, é só salvar com um nome qualquer, e no final, adicionar a extensão ".bat".


Uma coisa muito importante: só desabilite o que você NÃO UTILIZA.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


echo off


REM Arquivos offline
sc config "CscService" = disable | sc stop "CscService"


REM Cartão Inteligente
sc config "SCardSvr" = disable | sc stop "SCardSvr"


REM Configuração automática de WLAN
sc config "Wlansvc" = disable | sc stop "Wlansvc"


REM Horário do Windows
sc config "W32Time" = disable | sc stop "W32Time"


REM Registro Remoto
sc config "RemoteRegistry" = disable | sc stop "RemoteRegistry"


REM Serviço Agendador do Windows Media Center
sc config "ehSched" = disable | sc stop "ehSched"


REM Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player
sc config "WMPNetworkSvc" = disable | sc stop "WMPNetworkSvc"


REM Serviço de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker
sc config "BDESVC" = disable | sc stop "BDESVC"


REM Serviço de Entrada de TabletPC
sc config "TabletInputService" = disable | sc stop "TabletInputService"


REM Serviço de Receptor do Windows Media Center
sc config "ehRecvr" = disable | sc stop "ehRecvr"


REM Spooler de Impressão
sc config "Spooler" = disable | sc stop "Spooler"


REM Telefonia
sc config "TapiSrv" = disable | sc stop "TapiSrv"


REM Windows CardSpace
sc config "idsvc" = disable | sc stop "idsvc"


echo on
exit

Eu não uso mais esse esquema de desabilitar serviços... pois aqui acho desnecessário, mas quem curte dar uma otimizada, fica ai a dica. :D
 
Seguinte galera, to com um OCZ Agility 3 e to com o seguinte problema.
Se eu coloco ele na BIOS para ser o primário, a maquina na hora do boot fala que esta faltando o bootmgr e nao da load.
Agora se eu deixo a HD em primeiro la, e na hora de escolher qual partição dar load pois as duas estão com S.O instalado, escolho a do SSD e carrega o windows normal.
Ja formatei varias vezes e não consigo arrumar, se alguem tiver uma idéia ficarei grato.
Valeu.
 
Você tem que formatar o SSD e instalar o Windows, com todos os outros HD's desconectados. Caso contrário ele vai "criar" o setor de boot lá no outro HD/partição... resumindo bastante.
Tenta aí e depois posta resultados pra gente!
Abraçosss!
 
Seguinte galera, to com um OCZ Agility 3 e to com o seguinte problema.
Se eu coloco ele na BIOS para ser o primário, a maquina na hora do boot fala que esta faltando o bootmgr e nao da load.
Agora se eu deixo a HD em primeiro la, e na hora de escolher qual partição dar load pois as duas estão com S.O instalado, escolho a do SSD e carrega o windows normal.
Ja formatei varias vezes e não consigo arrumar, se alguem tiver uma idéia ficarei grato.
Valeu.

Você tem que formatar o SSD e instalar o Windows, com todos os outros HD's desconectados. Caso contrário ele vai "criar" o setor de boot lá no outro HD/partição... resumindo bastante.
Tenta aí e depois posta resultados pra gente!
Abraçosss!

É melhor apagar a partição e criar uma nova. Só a formatação não vai resolver o problema do setor de boot.
Apaga a partição do ssd e começa do zero. Vai dar certo :yes:
 
Tenho um HD Samsung 320GB SATA II e um HD Externo que uso como se fosse um interno USB 3.0.
Qual dos dois é mais rápido? Em qual compensa deixar o SO?
:hmm:
 
Tenho um HD Samsung 320GB SATA II e um HD Externo que uso como se fosse um interno USB 3.0.
Qual dos dois é mais rápido? Em qual compensa deixar o SO?
:hmm:

No HD interno.
 
Otimo Topico Ajudou Muito.
 
Bom tópico, testarei algumas coisas aqui.
 
Meu HD SATA II está prejudicando minha configuração.. i5 3570k + Gigabyte B75 + Corsair DDR 3 1600MHz.. Realmente compensa pegar um Black Caviar? Ele resolveria meu problema?
 
Nyan ou quem mais puder responder, estou com algumas dúvidas:

Na primeira seção: Configurando o Sistema após a Instalação:

O item: 4. Desativar ou diminuir arquivo de paginação

No meu caso, costumo abrir vários aplicativos ao mesmo tempo e como possuo 16GB de memória ram, devo proceder de que forma nessa parte do tutorial? Devo mexer nessa parte? Diminui-la? Passar o arquivo de paginação para o SSD como diz no tutorial?

O item 6: Instalando Drives da placa-mãe

Posso baixar e instalar todo o conteúdo contido nesta página da Gigabyte?

E no item 7: Instalando os drivers SATA e de chipset mais novos

Devo baixar todos os arquivos contidos neste link da AMD?

Ou drivers baixados do site da Gigabyte já são o suficiente?

O modo TRIM em RAID ainda não é suportado pelas controladoras AMD?


No aguardo das respostas :)


Abraço.
 
Última edição:
Só queria agradecer o Autor do tópico, pois depois de 2 dias quebrando a cabeça foi ele que me ajudou. Aproveito pra deixar uma dica (talvez sirva para alguem), no caso da instalaçao do Windows 7 via pendrive em modo UEFI, deu erro na primeira tentativa, faltava um arquivo (não lembro o nome) durante a instalaçao. Pesquisei e vi em um forum gringo um sujeito que teve o mesmo problema e tinha criado o pendrive a partir de um cd de instalaçao do Win7 com SP1, depois fez de novo mas com um cd mais antigo sem o SP1 e conseguiu instalar o Win7. Fiz o mesmo e deu certo, fica ai a dica.
Valeu pelo tópico Nyan, muito bom.
 
Nyan ou quem mais puder responder, estou com algumas dúvidas:

Na primeira seção: Configurando o Sistema após a Instalação:

O item: 4. Desativar ou diminuir arquivo de paginação

No meu caso, costumo abrir vários aplicativos ao mesmo tempo e como possuo 16GB de memória ram, devo proceder de que forma nessa parte do tutorial? Devo mexer nessa parte? Diminui-la? Passar o arquivo de paginação para o SSD como diz no tutorial?

O item 6: Instalando Drives da placa-mãe

Posso baixar e instalar todo o conteúdo contido nesta página da Gigabyte?

E no item 7: Instalando os drivers SATA e de chipset mais novos

Devo baixar todos os arquivos contidos neste link da AMD?

Ou drivers baixados do site da Gigabyte já são o suficiente?

O modo TRIM em RAID ainda não é suportado pelas controladoras AMD?


No aguardo das respostas :)


Abraço.

manolo, eu tenho uma placa mae igual a essa da sua assinatura. Nas minhas instalações eu sõ costumo instalar o extremamente necessario. AUDIO, SATA, LAN, CHIPSET, USB3.0
Tem os utilitarios, escolha bem qual deles vai instalar de acordo com a sua necessidade.

Devo baixar todos os arquivos contidos neste link da AMD?
Ou drivers baixados do site da Gigabyte já são o suficiente?
Eu uso o do fabricante da Placa mae!!!

Para a VGA baixe o drive de video mais recente e só!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo