[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
olá meu caros;

vamos aos fatos.

minha build é crosshair hero viii, estou utilizando a bios 3601;
memoria b-die a 3600cl15 com subtimings frouxos, 1.40v, passou no tm5;
5900x, nao setei tensao alguma, tdp padrao 105w, atingi seus 1.5v padrao, CPU Load-Line level calibration esta em 3, CPU Power Phase Mode esta Optimized;
ajustei o CO de alguns nucleos, pelo menos tentei nessa disgraça kkkk, resolvi parar, ficou assim:
0 -> 0, e ainda apresenta erro mesmo estando em zero, mais rápido no ccx1
1 -> 25, rodei prime nele por +- 1hr nao apresentou erro
2 -> 7, || || || || ||
3 -> 15, || || || || ||
4 -> 20, || || || || ||
5 -> 3, parei neste, apresentou erro e provável que ira apresentar erro estando em zero também, ele é o segundo mais rápido no ccx1.
utilizei o thread switcher e prime 95, preciso da opinião dos senhores, esta correto os núcleos apresentarem erro estando em zero no CO? poderia ser alguma interferência do over da ram ou qualquer outra coisa, software, driver, bios, etc?
por incrivel que parece nao apresenta nenhum crash, bsod, congelamentos.
se precisar de prints ou dmais info me solicite
ate mais abraço!!!

olá meu caros;

vamos aos fatos.

minha build é crosshair hero viii, estou utilizando a bios 3601;
memoria b-die a 3600cl15 com subtimings frouxos, 1.40v, passou no tm5;
5900x, nao setei tensao alguma, tdp padrao 105w, atingi seus 1.5v padrao, CPU Load-Line level calibration esta em 3, CPU Power Phase Mode esta Optimized;
ajustei o CO de alguns nucleos, pelo menos tentei nessa disgraça kkkk, resolvi parar, ficou assim:
0 -> 0, e ainda apresenta erro mesmo estando em zero, mais rápido no ccx1
1 -> 25, rodei prime nele por +- 1hr nao apresentou erro
2 -> 7, || || || || ||
3 -> 15, || || || || ||
4 -> 20, || || || || ||
5 -> 3, parei neste, apresentou erro e provável que ira apresentar erro estando em zero também, ele é o segundo mais rápido no ccx1.
utilizei o thread switcher e prime 95, preciso da opinião dos senhores, esta correto os núcleos apresentarem erro estando em zero no CO? poderia ser alguma interferência do over da ram ou qualquer outra coisa, software, driver, bios, etc?
por incrivel que parece nao apresenta nenhum crash, bsod, congelamentos.
se precisar de prints ou dmais info me solicite
ate mais abraço!!!

A bios 3601 (agesa 1.2.0.3) está problemática pra muitos usuários.

Recomendo testar com a bios 3302 (agesa 1.2.0.1) e verificar se o comportamento persiste.

@RHBH
image.png

voltei a bios para a 3302, CO todos em zero e ainda persiste, sempre ocorre quando o nucleo 1(0) é chamado para o 160000, pode ser algo de errado com os testes selecionados do prime?
tenho marcado desabilitado avx2 e avx
image.png

@RHBH
image.png

voltei a bios para a 3302, CO todos em zero e ainda persiste, sempre ocorre quando o nucleo 1(0) é chamado para o 160000, pode ser algo de errado com os testes selecionados do prime?
tenho marcado desabilitado avx2 e avx
image.png

Sem CO ou PBO2. Ou seja, em stock.

O problema acontece?

@RHBH sim, em stock o problema acontece.
iniciei o teste novamente, em stock ainda, com os AVXs habilitados. sem erros ainda...

@RHBH sim, em stock o problema acontece.
iniciei o teste novamente, em stock ainda, com os AVXs habilitados. sem erros ainda...

Em stock não pode dar erros, deixe as memórias também em stock sem XMP.

Tem um user que teve o mesmo problema com o 5800x, creio que ele fez o rma do processador.

Mas eu faria mais testes, antes de afirmar que o processador é defeituoso.

Em stock não pode dar erros, deixe as memórias também em stock sem XMP.

Tem um user que teve o mesmo problema com o 5800x, creio que ele fez o rma do processador.

Mas eu faria mais testes, antes de afirmar que o processador é defeituoso.
estou agora em stock com as memorias, vamos ver se ira ocorrer o erro, rodando com os AVXs habilitados nao ocasiona erro.
se nao apresentar erro com tudo em stock posso condenar as RAMs?
se apresentar erro mesmo com tudo em stock posso condenar o processador?
acha que pode existir uma parcela de culpa da MB ou outra coisa?

estou agora em stock com as memorias, vamos ver se ira ocorrer o erro, rodando com os AVXs habilitados nao ocasiona erro.
se nao apresentar erro com tudo em stock posso condenar as RAMs?
se apresentar erro mesmo com tudo em stock posso condenar o processador?
acha que pode existir uma parcela de culpa da MB ou outra coisa?

Se resolver tem que ajustar seu overclock de memória.

o ultimo teste que rodei com os AVXs desabilitados a ram estava em docp(xmp) e deu erro.
outro detalhe é que sempre que seto determinada voltagem na ram, atraves do monitoramento é notavel que vem uma voltagem inferior a setada, ex: 1,45v na bios, no monitoramento apresenta 1,44 nao sei se isso pode representar algum problema ate porque poderia ser adicionado 0,01mv para compensar.
estou rodando o teste no momento atual com tudo em stock sem erros, acredito que possa ser a ram ou MB, o que acha?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

teste rodando a +- 1hr, avxs desabilitados, tudo em stock, sem erros.

qual voltagem vc acha segura e estável pra 3600 cl14~15 subtimings apertados?
estava usando com os seguintes timings, 1,41v e passou no tm5:
Whats-App-Image-2021-06-24-at-10-25-31.jpg

Última edição:
o ultimo teste que rodei com os AVXs desabilitados a ram estava em docp(xmp) e deu erro.
outro detalhe é que sempre que seto determinada voltagem na ram, atraves do monitoramento é notavel que vem uma voltagem inferior a setada, ex: 1,45v na bios, no monitoramento apresenta 1,44 nao sei se isso pode representar algum problema ate porque poderia ser adicionado 0,01mv para compensar.
estou rodando o teste no momento atual com tudo em stock sem erros, acredito que possa ser a ram ou MB, o que acha?

teste rodando a +- 1hr, avxs desabilitados, tudo em stock, sem erros.

qual voltagem vc acha segura e estável pra 3600 cl14~15 subtimings apertados?
estava usando com os seguintes timings, 1,41v e passou no tm5:
Whats-App-Image-2021-06-24-at-10-25-31.jpg

Tem que ajustar todas tensões relacionadas ao IMC também.

VSOC 1.10v
VDDP 0.95v
VDDG CCD 1.05v
VDDG IOD 1.05v
VDIMM 1.45v

Essas tensões estão com uma boa folga, eu não esperaria erros assim.

Acho mais provável que seu erro seja alguma tensão do IMC.

Pois eu faço 3800c15 com 1.40v. No teu caso está 3600c15 1.41v e deu erro, não deve ser a tensão da memória.

VSOC 1.10v
VDDP 0.95v
VDDG CCD 1.05v
VDDG IOD 1.05v
VDIMM 1.45v

Pois eu faço 3800c15 com 1.40v. No teu caso está 3600c15 1.41v e deu erro, não deve ser a tensão da memória.
poripas vou lançar aqui e rodar o prime com as tensões alinhadas e oc leve na ram

VSOC 1.10v
VDDP 0.95v
VDDG CCD 1.05v
VDDG IOD 1.05v
VDIMM 1.45v

realmente, nem mexia nessas voltagem, se pa sao elas memo, vou lançar aqui e rodar o prime pra averiguar. me sinto otimista novamente kkkkk ja tava com vontade de mete o pe nesse pc

Última edição:
sei que é pouco tempo, mas o erro que acontecia era especifico e padrao, sempre nos nucleo mais rápidos quando era chamado o teste 160000, voltagens em relação ao gerenciamento da ram alinhadas, e oc apenas na frquencia da ram 3600mhz fclk 1800
image.png

vlws @RHBH, tmj

Última edição:
Estou com uma situação me incomodando aqui no 5800x, é abrir o navegador já ouço os coolers subirem a rotaçao e a CPU bater seus 65º, o processador é um monstro, mas essas altas temperaturas estão demais, estou com PPT de 122, CO aplicado nos núcleos, não sei mais o que fazer pra ele conseguir trabalhar mais frio.

Estou com uma situação me incomodando aqui no 5800x, é abrir o navegador já ouço os coolers subirem a rotaçao e a CPU bater seus 65º, o processador é um monstro, mas essas altas temperaturas estão demais, estou com PPT de 122, CO aplicado nos núcleos, não sei mais o que fazer pra ele conseguir trabalhar mais frio.

Gosto desse software para controlar os fans:

qewPUZW.jpg

Gosto desse software para controlar os fans:

qewPUZW.jpg

Vou tentar usar esse cara, porque já vi que de verdade não vou conseguir abaixar as temperaturas mais, é um característica do próprio Chip., poderia, compartilhar como deixa sua curva?

Eu acabei de rodar um teste aqui com o OCCT de 1 hora, meu resultado foi o seguinte:

Normal man, meu 5800x tbm fazia isso, mesmo dps de ajustar no fino CO + PBO, fazer qualquer coisa besta na área de trabalho e já tinha um puta spike de temperatura, tive de ajustar a curva dos meus fans mais barulhentos só ligarem dps de X (maior que o spike) temperatura.

Comprei um 5900x recentemente, e da pra ver que ele é um pouco menos esquentadinho pq o calor é mais distribuido, mas ainda sim não é uma grande diferença. Creio que é mais a forma que os processadores da AMD funcionam mesmo.

Normal man, meu 5800x tbm fazia isso, mesmo dps de ajustar no fino CO + PBO, fazer qualquer coisa besta na área de trabalho e já tinha um puta spike de temperatura, tive de ajustar a curva dos meus fans mais barulhentos só ligarem dps de X (maior que o spike) temperatura.

Comprei um 5900x recentemente, e da pra ver que ele é um pouco menos esquentadinho pq o calor é mais distribuido, mas ainda sim não é uma grande diferença. Creio que é mais a forma que os processadores da AMD funcionam mesmo.

É realmente muito chato estar na área de trabalho e escutar o Pc parecendo um avião pronto a decolar, em tarefas corriqueiras do dia a dia, estou parametrizando uma curva de Fan aqui pra ver se consigo manter isso de forma menos agressiva sem deixar o cpu pegar fogo.

É realmente muito chato estar na área de trabalho e escutar o Pc parecendo um avião pronto a decolar, em tarefas corriqueiras do dia a dia, estou parametrizando uma curva de Fan aqui pra ver se consigo manter isso de forma menos agressiva sem deixar o cpu pegar fogo.
Recomendo também que vc tenha mexido bem no Curve Optimizer, pq deu uma ajudazinha aqui no meu em workloads normais. Ajuda bastante também se tu tiver com EDC/TDC/PPT configurados, para casos de uso de todos os cores. Mas talvez seja porque o 5800x é bem quentinho mesmo, ou o seu cooler n tem a base flat.

Alguém ai que também tem um 5900X já notou o clock meio baixo no Prime95 quando está testando single core nos núcleos de menor prioridade? Pq no 5800x, quando eu rodava o Prime95 (Usando CoreCycler) depois de pouco tempo, ele sempre batia o clock máximo (4850) em praticamente todos os núcleos, enquanto que no 5900x (4950) esse mesmo comportamento nunca acontece nos núcleos de menor prioridade, tem uns que ficam em apenas 4600.

Recomendo também que vc tenha mexido bem no Curve Optimizer, pq deu uma ajudazinha aqui no meu em workloads normais. Ajuda bastante também se tu tiver com EDC/TDC/PPT configurados, para casos de uso de todos os cores. Mas talvez seja porque o 5800x é bem quentinho mesmo, ou o seu cooler n tem a base flat.
Eu sinceramente não sei se fiz certo, pelo que entendi quanto mais negativo mais agressivo o Undervolt sendo -30 o cenário com maior diminuição de tensão nos núcleos.
Só diminui mesmo o PPT e o resto deixei padrão, meu cooler é um Deepcool Assassin III um excelente Air cooler diga-se de passagem. De verdade mesmo estou quase abrindo mão um pouco do desempenho e setando um Vcore e velocidades fixas nele.

Aqui eu limito a curva em 65% do PWM, não passando de 80°C tá valendo, melhor que barulho.

Alguém ai que também tem um 5900X já notou o clock meio baixo no Prime95 quando está testando single core nos núcleos de menor prioridade? Pq no 5800x, quando eu rodava o Prime95 (Usando CoreCycler) depois de pouco tempo, ele sempre batia o clock máximo (4850) em praticamente todos os núcleos, enquanto que no 5900x (4950) esse mesmo comportamento nunca acontece nos núcleos de menor prioridade, tem uns que ficam em apenas 4600.
cara acredito que acertando o CO dele os núcleos subam mais, pra pelo menos 4,725~4,750, agora que acertei o OC da ram e as voltagens irei alinhar o CO vou deixar os resultados aq e mencionar vc chefe.

Última edição:
Pela BIOS mesmo, nunca gostei de software.

Vou dar uma mexida aqui na minha Mobo que é uma X470 Gaming 7 da Gigabyte, ela tem o recurso do Smart Fan, vou ver o que consigo.

Valeu.

EDIT:

Acabei preferindo perder 30 pontos de Single Core de 660 para 630 no CPU-Z mas deixar ele com um Vcore Fixo de 1250 e 4575Mhz All core, sinceramente me arrependi de ter saído do 3700x, o processador pode ser excelente e de fato é, mas conviver toda hora com spikes de temperatura e o cooler parecendo que vai levantar voo é complicado.

E estou achando também que é algum problema na Bios, com meu antigo 3700x eu rodava ele a 4.2Ghz All cores com 1.3 de Vcore ele batia no máximo 65,67º, e o Cpu Cooler não ficava a todo momento aumentando a rotação.

Enfim o negócio é esperar uma nova BIOS.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar