• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

i5 - 13600k esquentando rapidamente

Heimer

Active Member
Registrado
Olá pessoal, tudo bem? recentemente adquiri um computador montando em um loja X.
E meu processador, o i5 - 13600KF esta pegando temperaturas absurdas em questão de segundos. 80 / 90 °
até que comecei a suspeitar que o problema esteja relacionada a instalação do Water cooler.
O modelo dele é PL240 Flux Cooler Master Masterliquid
Na imagem abaixo, tirada do meu gabinete notei que o logo da Master esta completamente ao contrario, parece que o encaixe dele ñ esta correto, e creio que isso seja o causador das altas temperaturas.
Entrando em contato com o suporte da loja eles alegam que tudo esta normal, e as temperaturas estão operando no limite do esperado, e se recusaram a resolver o problema.
Diante disso, eu queria uma opinião de vocês, é normal um processador simplesmente pegar 80 - 90° simplesmente renderizando um vídeo de 30segundos? ou abrindo um simples JOGO?
Na minha cabeça não tem logica isso.
Estou seriamente pensando em acionar a garantia de 7 dias, e mandar essa usina nuclear de volta.
U72T5My.jpg
 
Olá pessoal, tudo bem? recentemente adquiri um computador montando em um loja X.
E meu processador, o i5 - 13600KF esta pegando temperaturas absurdas em questão de segundos. 80 / 90 °
até que comecei a suspeitar que o problema esteja relacionada a instalação do Water cooler.
O modelo dele é PL240 Flux Cooler Master Masterliquid
Na imagem abaixo, tirada do meu gabinete notei que o logo da Master esta completamente ao contrario, parece que o encaixe dele ñ esta correto, e creio que isso seja o causador das altas temperaturas.
Entrando em contato com o suporte da loja eles alegam que tudo esta normal, e as temperaturas estão operando no limite do esperado, e se recusaram a resolver o problema.
Diante disso, eu queria uma opinião de vocês, é normal um processador simplesmente pegar 80 - 90° simplesmente renderizando um vídeo de 30segundos? ou abrindo um simples JOGO?
Na minha cabeça não tem logica isso.
Estou seriamente pensando em acionar a garantia de 7 dias, e mandar essa usina nuclear de volta.
U72T5My.jpg
O fato do bloco estar "ao contrário" não significa necessariamente que ele está errado uma vez que é apenas questão de orientação na hora da montagem, tendo em vista a recomendação relacionada ao posicionamento do radiador e mangueiras na verdade tá tudo certo mesmo.

A menos que a loja tenha esquecido de retirar o plástico que normalmente fica embaixo do bloco antes da montagem vamos supor que está tudo ok neste aspecto também, para ter certeza só desmontando, reaplicando a pasta térmica e montando novamente, mas provavelmente pouca coisa irá mudar.

Sugiro dar uma olhada neste review, um dos pontos negativos apontados por eles é justamente com relação ao consumo de energia e temperatura alta, eles usaram um bom aircooler que tem desempenho similar a um WC de 240mm, quadro de temperaturas abaixo.
cpu-temperature-blender.png
cpu-temperature-gaming.png

1672448367844.png


80~90ºC apesar de alto realmente ainda está dentro do que o processador suporta então de repente o watercooler que vc escolheu só está um pouco subdimensionado para ele, mas mudar para um maior provavelmente não traria grande diferença prática, fora o custo e a compatibilidade com seu gabinete.

Talvez seja possível otimizar alguma coisa fazendo um ajuste fino nas configurações via BIOS (vcore, PL, etc.) sem comprometer muito a performance mas como não conheço a plataforma a fundo vou deixar para os colegas te ajudarem melhor.
 
Olá pessoal, tudo bem? recentemente adquiri um computador montando em um loja X.
E meu processador, o i5 - 13600KF esta pegando temperaturas absurdas em questão de segundos. 80 / 90 °
até que comecei a suspeitar que o problema esteja relacionada a instalação do Water cooler.
O modelo dele é PL240 Flux Cooler Master Masterliquid
Na imagem abaixo, tirada do meu gabinete notei que o logo da Master esta completamente ao contrario, parece que o encaixe dele ñ esta correto, e creio que isso seja o causador das altas temperaturas.
Entrando em contato com o suporte da loja eles alegam que tudo esta normal, e as temperaturas estão operando no limite do esperado, e se recusaram a resolver o problema.
Diante disso, eu queria uma opinião de vocês, é normal um processador simplesmente pegar 80 - 90° simplesmente renderizando um vídeo de 30segundos? ou abrindo um simples JOGO?
Na minha cabeça não tem logica isso.
Estou seriamente pensando em acionar a garantia de 7 dias, e mandar essa usina nuclear de volta.
U72T5My.jpg

Não consigo ter certeza, mas pela imagem que postou a sua placa-mãe provavelmente é uma Asus, certo? A Asus deixa por padrão um negócio chamado "Asus Multicore Enhancement" habilitado na BIOS, desliga esse negócio mudando para "Enforce All Limits", esse último mantém o processador operando dentro das especificações da Intel, baixando consideravelmente a temperatura de pico.
 
O fato do bloco estar "ao contrário" não significa necessariamente que ele está errado uma vez que é apenas questão de orientação na hora da montagem, tendo em vista a recomendação relacionada ao posicionamento do radiador e mangueiras na verdade tá tudo certo mesmo.

A menos que a loja tenha esquecido de retirar o plástico que normalmente fica embaixo do bloco antes da montagem vamos supor que está tudo ok neste aspecto também, para ter certeza só desmontando, reaplicando a pasta térmica e montando novamente, mas provavelmente pouca coisa irá mudar.

Sugiro dar uma olhada neste review, um dos pontos negativos apontados por eles é justamente com relação ao consumo de energia e temperatura alta, eles usaram um bom aircooler que tem desempenho similar a um WC de 240mm, quadro de temperaturas abaixo.
cpu-temperature-blender.png
cpu-temperature-gaming.png

Ver anexo 134746

80~90ºC apesar de alto realmente ainda está dentro do que o processador suporta então de repente o watercooler que vc escolheu só está um pouco subdimensionado para ele, mas mudar para um maior provavelmente não traria grande diferença prática, fora o custo e a compatibilidade com seu gabinete.

Talvez seja possível otimizar alguma coisa fazendo um ajuste fino nas configurações via BIOS (vcore, PL, etc.) sem comprometer muito a performance mas como não conheço a plataforma a fundo vou deixar para os colegas te ajudarem melhor.
Obrigado por responder.
Estava analisando alguns review sobre o processador, e de fato ele é um pouco esquentando.
Durante a jogatina ele mantem 40 - 60 graus, no máximo. O fato estranho é ele saltar rapidamente de temp, de 35 para 65, segundos.
E durante o teste de stress, o bicho pega 93°, e o limite é 100, acredito que o correto seria ele estar operando na faixa dos 80° por segurança.
Sem contar que o clima aqui no interior de SP esta friozinho, imagina no calorzão?
Ainda suspeito do encaixe do water cooler, e vou desinstalar por via das duvidas
Não consigo ter certeza, mas pela imagem que postou a sua placa-mãe provavelmente é uma Asus, certo? A Asus deixa por padrão um negócio chamado "Asus Multicore Enhancement" habilitado na BIOS, desliga esse negócio mudando para "Enforce All Limits", esse último mantém o processador operando dentro das especificações da Intel, baixando consideravelmente a temperatura de pico.
Olá, ontem eu fiz o teste, e por mais bizarro que seja o Asus Multicore Enhancement funciona melhor que o padrão da intel, wtf
realizei teste de stress com essas opções ligadas / desligadas.
O resultado:
Ativo: 90°
Desativado: 95°
 
Tem que olhar como o WC esta montando, se colocaram uma boa pasta térmica.

WC selado é bom ficar na parte superior do gabinete pois a bomba só empurra o liquido, então a gravidade precisa ajudar então se tiver abaixo do bloco a bomba esta empurrando ar, olha se a colocaram pasta térmica de baixa qualidade e se esta bem montado.

Olha a rotação da bomba, pois ela tem que ficar sempre em 100%.

Por fim o seu processador é quente d+, isto ai mesmo.
 
Obrigado por responder.
Estava analisando alguns review sobre o processador, e de fato ele é um pouco esquentando.
Durante a jogatina ele mantem 40 - 60 graus, no máximo. O fato estranho é ele saltar rapidamente de temp, de 35 para 65, segundos.
E durante o teste de stress, o bicho pega 93°, e o limite é 100, acredito que o correto seria ele estar operando na faixa dos 80° por segurança.
Sem contar que o clima aqui no interior de SP esta friozinho, imagina no calorzão?
Ainda suspeito do encaixe do water cooler, e vou desinstalar por via das duvidas

Olá, ontem eu fiz o teste, e por mais bizarro que seja o Asus Multicore Enhancement funciona melhor que o padrão da intel, wtf
realizei teste de stress com essas opções ligadas / desligadas.
O resultado:
Ativo: 90°
Desativado: 95°

Como o colega kamalh citou, dá uma inspecionada na instalação do watercooler, a bomba está ligada corretamente no conector AIO_PUMP? Caso a sua placa-mãe não tenha um conector para a bomba e ele está ligado a algum SYS_FAN, dá uma olhada na BIOS pra ver se ele está setado para 100%.

Eu tenho um 13600K também, num aircooler Noctua U12A ele pega no máximo 85 graus no Cinebench R23, como você está no watercooler devia de fato ter temperaturas até menores que as minhas.
 
O boost desses processadores tanto Intel quanto AMD tem sido bastante agressivos já há algumas gerações, por isso que dá esses saltos repentinos de temperatura, mesmo quando executando uma tarefa simples como navegação. Os CPU dyes hoje são bem pequenos e isso faz diminuir a eficácia de dissipação. Não tem aircooler ou watercooler que consiga acompanhar em tempo real esses saltos de temperatura. Mas ainda se estiver suspeitando que esteja esquentando mais que o devido, a primeira coisa é refazer a montagem do CPU, verificar se o CPU bracket está bem fixado, e reaplicar pasta términa de preferência de qualidade. Outra coisa que também dá pra fazer é testar a temperatura sem a tampa lateral do gabinete. Pode ser que o airflow do gabinete esteja ruim prendendo calor dentro, isso torna o gabinete literalmente num forno. Coisa bastante comuns em gabinetes "gamer" baratos que tem tampas sólidas em vez de full mesh.

Uma outra opção é otimizar o uso de energia do CPU, no Ryzen dá pra fazer usando o PBO com curva negativa nos núcleos, em Intel não sei como funciona mas o ABT deve ter opção similar.
 
tira uma foto total do pc pra gente ter uma ideia de onde esta o radiador.
 
Boa tarde Senhores

Estou com um 13600k apesar da temperatura estar muito boa, em DIE por voltar dos 37 ~ 42ºC e em FULL por volta do 84ºC +/- (com undervolt) sem nada de CPU throttling, isso usando um Pasta Térmica Thermal Silver Implastec 🙈, mais eu acho que da pra melhorar um pouco então comprei uma "Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut 1g - 12.5 W/mk"
Então lembrei da "Pasta Termica Snowdog Husky 1g 12.8w/mk Alta Performance" que estava um pouco mais barato.
E agora qual tem melhor desempenho térmico?
Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut ou Snowdog Husky.
 
Boa tarde Senhores

Estou com um 13600k apesar da temperatura estar muito boa, em DIE por voltar dos 37 ~ 42ºC e em FULL por volta do 84ºC +/- (com undervolt) sem nada de CPU throttling, isso usando um Pasta Térmica Thermal Silver Implastec 🙈, mais eu acho que da pra melhorar um pouco então comprei uma "Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut 1g - 12.5 W/mk"
Então lembrei da "Pasta Termica Snowdog Husky 1g 12.8w/mk Alta Performance" que estava um pouco mais barato.
E agora qual tem melhor desempenho térmico?
Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut ou Snowdog Husky.
Kryonaut provavelmente mas ela não tem a melhor durabilidade, não sei como é a Husky nesse quesito, mas de qualquer forma a performance deve ser bem similar, deve variar coisa de 1c
 
Kryonaut provavelmente mas ela não tem a melhor durabilidade, não sei como é a Husky nesse quesito, mas de qualquer forma a performance deve ser bem similar, deve variar coisa de 1c
Bom dia, tudo bem?

Obrigado pela resposta, hoje provavelmente recebo a pasta térmica e faço os teste e deixo um pedou review.
Esse teste foi usando a pasta térmica de implastec.
 
Nas voltagens padrões da Intel, o meu 13600K também bate 100°C usando um AK620. Com undervolt, bate os 77°C no Cinebench, com overclock a 5300/4200, bate 89°C e com 5500/4300, bate 98°C.
 
Última edição:
Nas voltagens padrões da Intel, o meu 13600K também bate 100°C usando um AK620. Com undervolt, bate os 77°C no Cinebench, com overclock a 5300/4200, bate 89°C e com 5500/4300, bate 98°C.
São realmente essas as temperaturas.
Na BIOS a opção CPU Lite Load qual valor você deixa?
Estou rodando a 5400Mhz e está batendo 90ºC no cinebench R23 usando o Mode 6.
 
São realmente essas as temperaturas.
Na BIOS a opção CPU Lite Load qual valor você deixa?
Estou rodando a 5400Mhz e está batendo 90ºC no cinebench R23 usando o Mode 6.
Eu altero diretamente no core voltagem. Clocks Stock: 1,07v; 5300/4200: 1,125v; 5500/4300: 1,245v. Se eu jogar tudo em auto, nas configurações de fabrica, a placa mãe joga as voltagens a 1,35v.
 
Eu altero diretamente no core voltagem. Clocks Stock: 1,07v; 5300/4200: 1,125v; 5500/4300: 1,245v. Se eu jogar tudo em auto, nas configurações de fabrica, a placa mãe joga as voltagens a 1,35v.
Esse 1.35 volts no automático é bem altinho, por isso que esse cara esquenta desse jeito.
As placas mãe quantos mais atual,tem muito mais coisa pra mexer, na minha antiga MSI P55-GD85 era tão simples para fazer overclock, consegui subir um xeon 3450 que opera em 2.66 para 4.0Ghz sem frescura e sem alterar mais nada a não ser o BCLK rsrsr.
Tentei alterar o multiplicador na MSI Z690 para 54 seguindo esse procedimento do vídeo abaixo e a máquina não deu video e acendeu o led do CPU em vermelho, acho que pulei alguma coisa rsrsrs.
Eu fiz o overclock não lembro bem o nome da opção, mais tinha opção de +1, +2, +3, +4, etc.
Essa opção apareceu quando ativei o "Game Boost" e estava em +1 nas opções de overclock.
 
Última edição:
Esse 1.35 volts no automático é bem altinho, por isso que esse cara esquenta desse jeito.
As placas mãe quantos mais atual,tem muito mais coisa pra mexer, na minha antiga MSI P55-GD85 era tão simples para fazer overclock, consegui subir um xeon 3450 que opera em 2.66 para 4.0Ghz sem frescura e sem alterar mais nada a não ser o BCLK rsrsr.
Tentei alterar o multiplicador na MSI Z690 para 54 seguindo esse procedimento do vídeo abaixo e a máquina não deu video e acendeu o led do CPU em vermelho, acho que pulei alguma coisa rsrsrs.
Eu fiz o overclock não lembro bem o nome da opção, mais tinha opção de +1, +2, +3, +4, etc.
Essa opção apareceu quando ativei o "Game Boost" e estava em +1 nas opções de overclock.

Eu justamente alterei somente o multiplicador dos P Core e dos E Core e mechi na voltagem. Quando desembarcar, tiro o print das opções que mechi. Minha placa mãe é uma MSI Z690 também. Porém o modelo Tomahawk.
 
Eu justamente alterei somente o multiplicador dos P Core e dos E Core e mechi na voltagem. Quando desembarcar, tiro o print das opções que mechi. Minha placa mãe é uma MSI Z690 também. Porém o modelo Tomahawk.
A minha placa mãe também é a msi z690 Tomahawk DDR4.
Obrigado.
 
Vou ter que ressussitar o post pra não ter que criar outro.
Estou com um 13600k, placa-mãe Aorus B660 DDR4 e um Water Cooler Rise Mode de 240mm em um gabinete Aigo C285..
Meus amigos, meu processador estressando o FPU no Aida64 vai para 100° com 3 minutos de uso e em jogando MW2, picos de 85°.
Comprei um AK620 pra ver se consigo baixar essas temperaturas. Só tô esperando chegar.

Tem alguém com uma Gigabyte ou Aorus que tenha alguma solução?

Fiz algumas coisas desse vídeo, mas não consigo alterar o MCU na bios:

 
Boa tarde Senhores

Estou com um 13600k apesar da temperatura estar muito boa, em DIE por voltar dos 37 ~ 42ºC e em FULL por volta do 84ºC +/- (com undervolt) sem nada de CPU throttling, isso usando um Pasta Térmica Thermal Silver Implastec 🙈, mais eu acho que da pra melhorar um pouco então comprei uma "Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut 1g - 12.5 W/mk"
Então lembrei da "Pasta Termica Snowdog Husky 1g 12.8w/mk Alta Performance" que estava um pouco mais barato.
E agora qual tem melhor desempenho térmico?
Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut ou Snowdog Husky.
Tenho as duas pastas e tem o mesmo desempenho.
 
Tenho as duas pastas e tem o mesmo desempenho.
Tarde

Eu estava usando a pasta Térmica Thermal Silver Implastece a temperatura estava bacana, então peguei a "Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut 1g - 12.5 W/mk e a temperatura minima diminui um pouco.
E a temperatura máxima aumentou pouquinha coisa, mais de boa, na semana retrasada percebi que o computador estava mais barulhento as faz, fiz teste de stress e vi que estava tendo CPU throttling, chegando nos 98ºC coisa que não havia antes.
Então comprei esse "quadro de correção" do chines, deve chegar semana que vem.
Jeyi-LGA17XX-BCF-intel-12th-gen-cpu-quadro-de-corre-o-de-dobra-cpu-alum-nio.jpg_.webp

E semana passada vi esse vídeo e vi que dava para resolver esse problema usando arruelas, se soubesse nem teria comprado essa peça.
Agora esperar chegar para ver o resultado.
 
Vou ter que ressussitar o post pra não ter que criar outro.
Estou com um 13600k, placa-mãe Aorus B660 DDR4 e um Water Cooler Rise Mode de 240mm em um gabinete Aigo C285..
Meus amigos, meu processador estressando o FPU no Aida64 vai para 100° com 3 minutos de uso e em jogando MW2, picos de 85°.
Comprei um AK620 pra ver se consigo baixar essas temperaturas. Só tô esperando chegar.

Tem alguém com uma Gigabyte ou Aorus que tenha alguma solução?

Fiz algumas coisas desse vídeo, mas não consigo alterar o MCU na bios:


A forma que resolveu, foi inserindo o microcode 104 na bios e fazendo o undervolting do jeito que está nesse vídeo . Melhorou o desempenho e agora as temps não passam de 80°, que antes estava atingindo 100°. Teste com o aida e com o R23.
 
A forma que resolveu, foi inserindo o microcode 104 na bios e fazendo o undervolting do jeito que está nesse vídeo . Melhorou o desempenho e agora as temps não passam de 80°, que antes estava atingindo 100°. Teste com o aida e com o R23.
Sempre bom perguntar, com essa redução teve perda de desempenho? Seja no R23 ou outros benchmarks e também jogos caso tenha testado, além das temperaturas em outras situações
 
Sempre bom perguntar, com essa redução teve perda de desempenho? Seja no R23 ou outros benchmarks e também jogos caso tenha testado, além das temperaturas em outras situações
Na verdade, tive melhora de desempenho em tudo. R23 foi de 21000 para 24000.
 
Voce deixou quanto de vcore? Eu uso 1.20v aqui no meu, com o frame e um wc custom com radiador de 240, rodando r23 temp maxima 60 graus, em games não chega a 50 graus, isso com 144fps travado no bf2042 fhd por exemplo.
 
Vou ter que ressussitar o post pra não ter que criar outro.
Estou com um 13600k, placa-mãe Aorus B660 DDR4 e um Water Cooler Rise Mode de 240mm em um gabinete Aigo C285..
Meus amigos, meu processador estressando o FPU no Aida64 vai para 100° com 3 minutos de uso e em jogando MW2, picos de 85°.
Comprei um AK620 pra ver se consigo baixar essas temperaturas. Só tô esperando chegar.

Tem alguém com uma Gigabyte ou Aorus que tenha alguma solução?

Fiz algumas coisas desse vídeo, mas não consigo alterar o MCU na bios:


Eu tenho a mesma placa mãe / processador
E sim, eu também estou sofrendo com isso... é surreal!
Ao executar o Cinebench, a temperatura chega a 100 graus em questão de segundos, e o quarto esquenta consideravelmente.
Como que tanka isso?
A situação seria mais ''compreensível'' se fosse um i7 ou i9, mas trata-se de um i5. A Intel realmente fez algo inacreditável com essa geração.
Estou tentando ver como resolver esse B.O também, sem ter que trocar o Water Cooler.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo