i7 7700k Temperaturas

Tinha ouvido falar que a intel ta fazendo um pouco mais frios os próximos lotes de i7 7700k. Isso confere?
E teus ouvidos ouviram de onde? :hihi::haha: Não coloco muita fé nessa possibilidade. Seria como a Intel admitir, indiretamente, que comercializou inúmeros processadores defeituosos, e ai... imagine a treta com rma. Penso que a Intel jamais lançará qualquer nota sobre isso, mesmo se ela fizesse algo. Isso partiria dos compradores/ usuários, mesmo, essa constatação. A Intel provavelmente diria que é "mendira, é tudo mendira". hehehehhee
 
E teus ouvidos ouviram de onde? :hihi::haha: Não coloco muita fé nessa possibilidade. Seria como a Intel admitir, indiretamente, que comercializou inúmeros processadores defeituosos, e ai... imagine a treta com rma. Penso que a Intel jamais lançará qualquer nota sobre isso, mesmo se ela fizesse algo. Isso partiria dos compradores/ usuários, mesmo, essa constatação. A Intel provavelmente diria que é "mendira, é tudo mendira". hehehehhee

Cara concordo plenamente, na verdade por email, pra mim ela já admitiu o problema, mas né privadamente estou guardado tudo.
 
Terminei de montar a máquina aqui e deixar tudo redondo...configurei a voltagem do CPU em 1.175v na bios e em FUll Load fica a 1.088v Vdroop monstruoso essa placa... Talvez tenha algo pra configurar ainda.
Segue print com teste no prime, temps e voltagem. Min 26ºC Max 66ºC - Pasta térmica MX-4 - temperatura ambiente por volta de 20ºC.

2mra7g4.jpg

Qual foi o tempo de teste do prime?
Faz um teste com realbench 15 min e prime 15 a 20 min.

Eu aqui consegui 1.12 abaixo disso eu nem testei. Até animei de fazer novos testes depois.
 
Qual foi o tempo de teste do prime?
Faz um teste com realbench 15 min e prime 15 a 20 min.

Eu aqui consegui 1.12 abaixo disso eu nem testei. Até animei de fazer novos testes depois.
O teste do print foi de uns 10min apenas para estabilizar as temps e eu postar a imagem. Mas rodei o mesmo teste por uma meia hora e fiquei navegando enquanto isso e nem sinal de travar... joguei Conan Exiles por 2 horas tbm e de boa...
 
Salve, rapaziada! Recentemente chegou meu i7-7700k, porém só consegui montar ontem, devido o atraso da transportadora com meu Gabinete. Enfim, apenas para dar um feedback, estou com um i7-7700k + ASUS Z270-P + 2x8GB 2400MHz, para refrigerar a CPU estou usando um velho e já fraco Air Cooler TX3 EVO da Cooler Master.
Minhas temperaturas estão assim
  • IDLE: 35~40ºc (com picos de até 65ºc)
  • Consegui testar ele jogando apenas no PUBG, e ficou uma média de 55ºc, máxima que chegou foi 59ºc
  • Full load: Chegou a 81ºc
mTirOeD.png

Sou um ex-usuário de FX-6300, na minha opinião, as temperaturas não estão tão altas, visto que uso um Air Cooler bem fraco para o processador, porém acredito que esse valor mude bastante em dias mais quentes (que são frequentes) na minha cidade.
Fazendo alguns testes, o máximo de vcore que vi jogar foi 1,272 e gostaria de reduzir esse número para ganhar economia no geral, no entanto, não há muitos reviews sobre essa minha placa mãe e confesso que sou um leigo nessa área de Overclock, Undervolting, e etc. Fiz o download do Al Suite 3, e me encontrei meio perdido perante a interface do mesmo, poderiam me ajudar a iniciar um Undervolting?
 
Opa blz?
Como fica a voltagem com a Cpu em carga total? Ela deve baixar em relação a voltagem setada na bios. Comece setando essa voltagem e vá baixando e testando.
Vai esfriar alguns graus as temps.
Que pasta vc esta usando? Coloquei a MX4 aqui e baixou em mais de 6°c as temps....
 
Tenta com HWInfo, pq se o VID ta 1.270, em full deveria ficar 1.270 sacou?

Está enganado, muita gente confunde VID com tensão máxima ou tensão em full load, mas não é isso, observe uma explicação sobre VID, VCORE e VDROOP e VDROP:

VID é um valor que a própria cpu mede como será o valor que ela precisa para todo o sistema ficar estável e com margem de segurança, resumindo, é o que a cpu "pensa" que precisa para se manter estável naquela situação, o VID não é igual em toda placa mãe, nem em todos os processadores, o valor do VID depende do regulador de tensão de cada placa mãe e configuração específica e é um valor que não pode ser alterado manualmente. VID também é o valor que quem faz overclock observa para classificar um chip bom para fazer oc ou ruim, estima-se que quanto menor for o VID na placa mãe específica, maior será o potencial de overclock naquela configuração com voltagens mais baixas.

VCORE é o valor real medido por um sensor, o valor VCORE informado pelo sensor, é exatamente a tensão verdadeira fornecida à cpu, também não é um valor definido automaticamente igual em toda configuração, cada configuração define o seu vcore em automático em conformidade com seu VID se você deixar as configurações de tensão de sua placa mãe em AUTO, é um valor que pode ser alterado manualmente e pode tanto ser menor, quanto maior que o VID.

VDROOP é a diferença de vcore em iddle com picos de tensões em pequenas cargas e da cpu em sua carga total em full load. Exemplo: Seu cpu está ocioso e assim que você dá start em um programa de stress test, a carga do cpu muda e o regulador de tensão da placa mãe envia mais voltagem para a cpu, ocorre um pico de voltagem e depois desse pico a voltagem se estabiliza um pouco mais baixa, você pode não ter vdroop ou ter um vdroop muito alto, depende do que você seta no LLC, load line calibration ou linha de carga de calibração da cpu.

VDROP é a diferença entre o vcore mostrado na bios, e seu vcore em full load no sistema operacional. Exemplo: vcore na bios = 1.237v , vcore no cpu-z = 1.200v, você tem 0.037v de VDROP.
 
Última edição:
Mano com certeza você vai precisar trocar de cooler daqui a algum tempo. A não ser que você more numa região extremamente fria, caso contrário você verá o processador subindo alguns graus.
Aqui quando fiz os testes que eu me lembre foi em dia de sol, beirando aos 29-30 graus ambiente. Então vá fazendo alguns testes, para um futuro.
 
@pedrovicz Estou usando a própria pasta térmica que vem junto com o Cooler Master TX3 Evo.
@unBond Então, nessa madrugada comecei a fuçar na BIOS da placa mãe, vou postar um teste em seguida;
@mpvo Sim, muito em breve penso em troca-lo, na minha região faz bastante calor. Pretendo fazer um update de Cooler, Placa de Vídeo e SSDs.

Seguinte galera, resolvi sozinho ir fazendo alguns testes e fuçando. Através da BIOS eu setei um offset mode, coloquei -0.080 (tentei -0.100 porém deu Blue Screen), e obtive esse resultado:
mCedcvd.png


Junto com esse resultado, me veio algumas dúvidas:
Estava com 1.23 de vcore e agora que joguei para 1.15v (uma boa diferença) não notei muita redução na temperatura, é normal?
Observando os núcleos do processador durante os testes, não vi em nenhuma situação eles trabalharem com 4500MHz, esse valor das imagens (4411MHz), é normal?
Eu li o tópico inteiro, e vi que algumas pessoas tiveram problemas com softwares disponibilizados para mexer em configurações que só é encontrado na Bios, notei que quando mexia na BIOS, o software Al Suite 3 mudava algumas configurações sozinhas, então desinstalei ele, porém na própria BIOS, não encontrei a opção do Load Line Calibration, só encontrava no software, alguém pode dar um help?
 
@pedrovicz Estou usando a própria pasta térmica que vem junto com o Cooler Master TX3 Evo.
@unBond Então, nessa madrugada comecei a fuçar na BIOS da placa mãe, vou postar um teste em seguida;
@mpvo Sim, muito em breve penso em troca-lo, na minha região faz bastante calor. Pretendo fazer um update de Cooler, Placa de Vídeo e SSDs.

Seguinte galera, resolvi sozinho ir fazendo alguns testes e fuçando. Através da BIOS eu setei um offset mode, coloquei -0.080 (tentei -0.100 porém deu Blue Screen), e obtive esse resultado:
mCedcvd.png


Junto com esse resultado, me veio algumas dúvidas:
Estava com 1.23 de vcore e agora que joguei para 1.15v (uma boa diferença) não notei muita redução na temperatura, é normal?
Observando os núcleos do processador durante os testes, não vi em nenhuma situação eles trabalharem com 4500MHz, esse valor das imagens (4411MHz), é normal?
Eu li o tópico inteiro, e vi que algumas pessoas tiveram problemas com softwares disponibilizados para mexer em configurações que só é encontrado na Bios, notei que quando mexia na BIOS, o software Al Suite 3 mudava algumas configurações sozinhas, então desinstalei ele, porém na própria BIOS, não encontrei a opção do Load Line Calibration, só encontrava no software, alguém pode dar um help?

As temperaturas abaixam mais na máxima que na current, isso é normal. Repare que antes seu máximo chegava a 81 graus, agora ta batendo uns 76 graus.
Recomendo você instalar o AI Suite aqui utilizo o AI SUite 3 da rogue. La tem opções de otimizar as ventoinhas do seu pc chamada FAN Expert, ele vai setar mínimo e máximo de rotação de acordo com o que a cpu ta precisando, feito isso nas opções TPU deixe RATIO:45 e CPU Cache ratio:42x

Depois vá na bios e vai mudando o seu vcore até estabilizar seu sistema.
Aqui eu não consegui regular a tensão através do AI Suite, somente pela bios. Siga esse procedimento e da uma olhada no tutorial de video que postei em algumas páginas anteriores. Seguindo isso você não terá problemas.

Os seus núcleos deve ta setado ratio:44 da uma olhada lá no AI suite ou na bios.
 
atualizou a bios pra última versão?
 
As temperaturas abaixam mais na máxima que na current, isso é normal. Repare que antes seu máximo chegava a 81 graus, agora ta batendo uns 76 graus.
Recomendo você instalar o AI Suite aqui utilizo o AI SUite 3 da rogue. La tem opções de otimizar as ventoinhas do seu pc chamada FAN Expert, ele vai setar mínimo e máximo de rotação de acordo com o que a cpu ta precisando, feito isso nas opções TPU deixe RATIO:45 e CPU Cache ratio:42x

Depois vá na bios e vai mudando o seu vcore até estabilizar seu sistema.
Aqui eu não consegui regular a tensão através do AI Suite, somente pela bios. Siga esse procedimento e da uma olhada no tutorial de video que postei em algumas páginas anteriores. Seguindo isso você não terá problemas.

Os seus núcleos deve ta setado ratio:44 da uma olhada lá no AI suite ou na bios.
@mpvo Vamos lá, fui até a BIOS para setar o Ratio em 45x, notei que estava marcada a opção (por padrão) "Sync All Cores", mudei para a opção "Per Core" e coloquei tudo em 45, como nas fotos:
xzaqBIu.jpg

v5GvP94.jpg

Fiz correto? Pois agora está batendo os 4500MHz nas infos, porém, o clock não reduz em momento algum, tanto em IDLE como Full Load todos os cores trabalham com os 4500MHz. O certo no IDLE não seria ele reduzir o clock para economizar energia? Aliás, não consegui localizar o CPU Cache Ratio para definir em 42x, seria nesse local?
uMYir9o.jpg


atualizou a bios pra última versão?
Sim, está atualizada!
 
@mpvo Vamos lá, fui até a BIOS para setar o Ratio em 45x, notei que estava marcada a opção (por padrão) "Sync All Cores", mudei para a opção "Per Core" e coloquei tudo em 45, como nas fotos:
xzaqBIu.jpg

v5GvP94.jpg

Fiz correto? Pois agora está batendo os 4500MHz nas infos, porém, o clock não reduz em momento algum, tanto em IDLE como Full Load todos os cores trabalham com os 4500MHz. O certo no IDLE não seria ele reduzir o clock para economizar energia? Aliás, não consegui localizar o CPU Cache Ratio para definir em 42x, seria nesse local?
uMYir9o.jpg



Sim, está atualizada!

Sua bios é identica a minha, o Load Line Calibration está na opção DIGI+ VRM
 
Sua bios é identica a minha, o Load Line Calibration está na opção DIGI+ VRM
Opa, obrigado pela ajuda, nem tinha percebido essa opção. Apenas para método de comparação, qual level você setou no LLC?
 
Opa, obrigado pela ajuda, nem tinha percebido essa opção. Apenas para método de comparação, qual level você setou no LLC?

Na bios eu nem mexi em LLC.
Pelo AI Suite o meu ta level 6 CPU Load Line Calibration setado em modo Optimized

CPU VRM Switching Frequency: Auto
 
Setei level 4, meu cpu é o 6700k e com multiplicador setado em 42x meu vcore no Cpu-z é 1.120v
Maneiro. Coloquei o meu level 3, vou verificando quão diferença faz alternando os leveis.
Na bios eu nem mexi em LLC.
Pelo AI Suite o meu ta level 6 CPU Load Line Calibration setado em modo Optimized

CPU VRM Switching Frequency: Auto
Então, o meu Al Suite 3 conforme eu mexia na vcore alterava sozinho o LLC, não gostei disso, por isso desinstalei.
Eu percebi que após fazer alguns ajustes lá na CPU Ratio que você me passou, a minha vcore no CPU-z está alternando (em full load) de 1.12 às vezes sobe até 1.18 (estou usando offset mode -0.100), sabe o por quê disto?
 
Maneiro. Coloquei o meu level 3, vou verificando quão diferença faz alternando os leveis.

Então, o meu Al Suite 3 conforme eu mexia na vcore alterava sozinho o LLC, não gostei disso, por isso desinstalei.
Eu percebi que após fazer alguns ajustes lá na CPU Ratio que você me passou, a minha vcore no CPU-z está alternando (em full load) de 1.12 às vezes sobe até 1.18 (estou usando offset mode -0.100), sabe o por quê disto?

Como eu falei Vcore eu mexo em bios e não no AI Suite.
Al Suite eu configuro outras coisas como fan, EPU , entre outros.

Acredito que se o seu Vcore está alternando, você não o fixou, então suas temperaturas iram oscilar conforme a tensão disponível. Eu acho que tem gente que deixa assim, porque trabalhando em iddle o vcore deve ficar abaixo do 1.12, porém não sei que utilidade tem de diminuir tensão em iddle.

Eu aqui fixei para trabalhar em 1.12 em 4.5ghz todos os núcleos, quando ele atinge esse pico, o vcore não ultrapassa esse valor, porém quando esta em iddle a tensão fica 1.12 travada. Não sei se isso implica em alguma coisa, mas eu achei melhor deixar assim para um futuro estudo. Com o vcore fixo a minha temp ficou mais estável evitando altas de temps e oscilações.

QMpWYoh.jpg


r26wKdA.jpg
 
Última edição:
As temperaturas abaixam mais na máxima que na current, isso é normal. Repare que antes seu máximo chegava a 81 graus, agora ta batendo uns 76 graus.
Recomendo você instalar o AI Suite aqui utilizo o AI SUite 3 da rogue. La tem opções de otimizar as ventoinhas do seu pc chamada FAN Expert, ele vai setar mínimo e máximo de rotação de acordo com o que a cpu ta precisando, feito isso nas opções TPU deixe RATIO:45 e CPU Cache ratio:42x

Depois vá na bios e vai mudando o seu vcore até estabilizar seu sistema.
Aqui eu não consegui regular a tensão através do AI Suite, somente pela bios. Siga esse procedimento e da uma olhada no tutorial de video que postei em algumas páginas anteriores. Seguindo isso você não terá problemas.

Os seus núcleos deve ta setado ratio:44 da uma olhada lá no AI suite ou na bios.

Quantos graus o seu pega fazendo o stress test do cpuz com o h100i?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo