i7 7700k Temperaturas

Eu estou achando muito estranho as oscilações do meu vcore, em idle a vcore fica alta, e em certo momento quando abro uma aplicação ou outra ela reduz, além do mais, em momentos que não há necessidade o clock do processador trabalha em 4500MHz, deem uma olhada no vídeo que fiz. Não sei se voces vão conseguir notar no vídeo, mas em meio dessas oscilações, conforme arrasto o mouse, sinto pequenas travadas.

Essa variação do clock eu acho que é normal, se você quiser ter um sistema mais estável, é aconselhável usar o Vcore no modo Fixo.
Eu estava utilizando no Offset -0.100~0.090; LLC6 pra ter um pouco mais de economia de energia em idle, fiz testes de stress no realbench e prime95 e passaram tranquilo, porém quando fui testar em jogos (GTA V) estava crashando com menos de 1 minuto de game!
Setei no modo fixo 1.12v e o sistema ficou perfeito.
Quando eu estiver com mais paciência vou fazer mais testes no modo Offset pra ver a configuração ideal pro sistema ficar estável.

Atualmente está assim: Vcore fixo 1.12v; LLC5; Ratio x45; Speedstep e turbo ativo.
 
Essa variação do clock eu acho que é normal, se você quiser ter um sistema mais estável, é aconselhável usar o Vcore no modo Fixo.
Eu estava utilizando no Offset -0.100~0.090; LLC6 pra ter um pouco mais de economia de energia em idle, fiz testes de stress no realbench e prime95 e passaram tranquilo, porém quando fui testar em jogos (GTA V) estava crashando com menos de 1 minuto de game!
Setei no modo fixo 1.12v e o sistema ficou perfeito.
Quando eu estiver com mais paciência vou fazer mais testes no modo Offset pra ver a configuração ideal pro sistema ficar estável.

Atualmente está assim: Vcore fixo 1.12v; LLC5; Ratio x45; Speedstep e turbo ativo.
Obrigado pela ajuda, na verdade é normal sim, porém não igual ao que estou tendo. Tanto é que achei o causador do problema, porém não sei resolve-lo, relatei em outro tópico (http://adrenaline.uol.com.br/forum/...coes-de-clock-e-vcore.614569/#post-1072954531) na parte do Edit.1 e Edit.2 eu mostro o causador do problema, são arquivos temporários do Windows que estáo sendo executados juntos ao meu Gerenciador de Tarefas, ao finalizar eles o problema some, porém toda vez que reinicio a máquina eles voltam (mesmo excluindo da pasta temporária do Windows).
 
Galera chegou o cooler que a intel me enviou para "resolver" o problema kkkk
Nem precisava falar nada, mas me enviaram um cooler pior que o padrão que vem com um i3 6100, coloquei no i7 fica um barulho absurdo, além disso, mesma temperatura 94º...
 
Obrigado pela ajuda, na verdade é normal sim, porém não igual ao que estou tendo. Tanto é que achei o causador do problema, porém não sei resolve-lo, relatei em outro tópico (http://adrenaline.uol.com.br/forum/...coes-de-clock-e-vcore.614569/#post-1072954531) na parte do Edit.1 e Edit.2 eu mostro o causador do problema, são arquivos temporários do Windows que estáo sendo executados juntos ao meu Gerenciador de Tarefas, ao finalizar eles o problema some, porém toda vez que reinicio a máquina eles voltam (mesmo excluindo da pasta temporária do Windows).
O meu esta com o mesmo problema ele sempre fica a 4.5!
 
Eu estou achando muito estranho as oscilações do meu vcore, em idle a vcore fica alta, e em certo momento quando abro uma aplicação ou outra ela reduz, além do mais, em momentos que não há necessidade o clock do processador trabalha em 4500MHz, deem uma olhada no vídeo que fiz. Não sei se voces vão conseguir notar no vídeo, mas em meio dessas oscilações, conforme arrasto o mouse, sinto pequenas travadas.


Não vi nada de errado ai. Eu tive um problema (partes teimosia), pois o processador não ia pra idle de jeito nenhum. Era um antigo driver da intel que estava escrevendo log de erros sem parar, monitorando o visualizador de eventos e monitor de recursos, consegui encontrar a causa.

Eu vi que o chrome tava aberto no seu vídeo, e tu tmb estava gravando vídeo. Duas aplicações que comem bastante recursos.
 
Galera chegou o cooler que a intel me enviou para "resolver" o problema kkkk
Nem precisava falar nada, mas me enviaram um cooler pior que o padrão que vem com um i3 6100, coloquei no i7 fica um barulho absurdo, além disso, mesma temperatura 94º...

:bwahaha::bwahaha::bwahaha:
:facepalm:
 
Não vi nada de errado ai. Eu tive um problema (partes teimosia), pois o processador não ia pra idle de jeito nenhum. Era um antigo driver da intel que estava escrevendo log de erros sem parar, monitorando o visualizador de eventos e monitor de recursos, consegui encontrar a causa.

Eu vi que o chrome tava aberto no seu vídeo, e tu tmb estava gravando vídeo. Duas aplicações que comem bastante recursos.
E aí, unBond, tranquilo?
Na verdade não é esse o problema, acabei descobrindo que alguns arquivos temporários simplesmente estão sendo executados no gerenciador de tarefas e consumindo minha CPU, quando abro o gerenciador de tarefas, o mesmo para de utilizar a CPU. Logo que percebi isso, finalizei o processo deles, e o sistema voltou ao normal, porém toda vez que reinicio a máquina eles voltam. Eu relatei nesse tópico: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...coes-de-clock-e-vcore.614569/#post-1072956047 na parte do Edit.1 e Edit.2 tem a descoberta dos arquivos, porém não sei como resolver.
 
Boa noite!

Já acompanhei todo o desenrolar do tópico em relação às polêmicas temperaturas e possíveis soluções.

Comecei a notar e uma semana para cá, após ter montada a minha máquina a menos de um mês, que as temperaturas estão um pouco acima e oscilando demasiadamente. No momento não é muito parâmetro em medir temperaturas, porque a ambiante aqui no RS está 16ºC, mesmo assim devo informar que em idle fica em torno de 29ºC com o navegador aberto sem mexer muito. Caso seja utilizado com várias abas abertas e uma relativa navegação, fica oscilando entre 32ºC e 41ºC. Não pude testar em jogos ainda porque a minha placa de vídeo ainda não chegou. Fiz um teste no AIDA, o qual bateu em 83ºC.

Entrando na BIOS, nas mesmas condições do ambiente, a temperatura do CPU fica oscilando entre 40ºC e 41ºC, com v-core chegando a 1,368V.

Eu estava utilizando um cooler Intel (TS15A), versão especial, com dissipador maior, porém resolvi trocar porque quando o clock alterava o seu ruído ficava bastante alto. Comecei a monitorar mais a temperatura após adquirir o Air Cooler da Thermaltake (Riing Silent Blue 12).

Essa semana atualizei a versão da BIOS da F2 para F4 (correção de ajuste do v-core). Mesmo assim parece que ele está alto.

Ontem, após ler todo o tópico, resolvi fazer os testes e baixar os valores do v-core, no entanto, está tudo em automático e não consigo alterar.

Possuo uma Gigabyte H270 Gaming 3 e 7700k. Sei que vão dizer que não tem lógica eu ter pego uma placa que não seja "Z", mas foi essa que supriu os recursos que eu precisava dentre algumas opções. Não tinha a intenção em usar além do clock nativo de 4.5ghz.

A dúvida é porque não consigo baixar o v-core e algumas outras opções da placa. Isso só é possível na série "Z" ou existe algum problema com essa BIOS? Imaginei que as placas "Z" tivesse recursos avançados pra suportar melhor o over. No meu caso quero só diminuir a tensão.

Alguém possui essa placa ou semelhante com problema parecido?

Desde já, agradeço a todos.
 
Tem certeza que não tem como configurar? eu não conheço a bios da sua mobo, se postar imagens pode ser que fique mais fácil.
att.
 
Duas imagens para ter uma ideia... Ao clicar em cima de "auto" não aparece nenhuma opção. Só dá pra alterar o "Adaptive Voltage", para "auto", disable e enable.

Não sei se teve haver com a atualização de bios que prometia ajustar o v-core. Antes disso não havia testado. O vcore fica em "advanced voltage settings". As demais funções, como multiplicador, que também não é possível alterar, fica em "Advanced frequency settings".

lqUViu.jpg


xEdMjT.jpg
 
Mas eu acredito que seja algum problema na BIOS, porque tanto nela quanto no manual diz que é possível fazer a troca para manual. Vou ter que entrar em contato com a gigabyte.
 
Aqui nada é possível ser alterado, a não ser, " CPU flex ratio override".

Estas são as informações em idle a 16ºC ambiente. Temperatura interna do gabinete, 22ºC, O único detalhe é que estou sem fan exaustor no momento (deve chegar essa semana). Isso faria alguma diferença, mas com esse frio acho que nem tanto.

Pcz3nT.jpg
 
Estou preparando o upgrade do meu i7 3770K+Z77N+8GB DDR3 para um i7 7700k+Asus Z270i+16GB DDR4 mantendo meu WC Corsair H55, tudo em um gabinete SUGO SG-05.. o corsair H55 vai dar conta ??
 
Estas são as informações em idle a 16ºC ambiente. Temperatura interna do gabinete, 22ºC, O único detalhe é que estou sem fan exaustor no momento (deve chegar essa semana). Isso faria alguma diferença, mas com esse frio acho que nem tanto.
1.368 V de vCore?! :lol2:

Por isso que as temps tão altas. Isso é vCore pra quase 5 GHz. Procura ver se dá pra mudar pra manual aí na bios.
 
uso 5.2ghz com 1.36v
:sefu:

da um jeito de mexer nesse vcore ai amigo!
 
Duas imagens para ter uma ideia... Ao clicar em cima de "auto" não aparece nenhuma opção. Só dá pra alterar o "Adaptive Voltage", para "auto", disable e enable.

Não sei se teve haver com a atualização de bios que prometia ajustar o v-core. Antes disso não havia testado. O vcore fica em "advanced voltage settings". As demais funções, como multiplicador, que também não é possível alterar, fica em "Advanced frequency settings".

lqUViu.jpg


xEdMjT.jpg


Amigo minha BIOS é praticamente a mesma que sua, faz o seguinte, vai em CPU Core, e aperta a tecla - ou + do teclado para ver se muda
 
É exatamente isso, cara...

Que falha a minha. Muitas vezes essas teclas são utilizadas nas BIOS mais antigas para fazer a modificação. Nesse caso, nem me passou pela cabeça por se tratar de uma BIOS UEFI. Deveria funcionar com o mouse. Até cheguei a tentar os comandos F5 e F6.

Nas opções de vcore aparecem as opções "auto e "normal", posteriormente os ajustes de voltagem até 1.30. Fiz a alteração para 1.20 somente para teste, mas após isso, independentemente da opção que coloque, o clock fica sempre no máximo. Resta eu descobrir o porque disso acontecer e setar o melhor ajuste.

Agradeço muito a sua dica!
 
Tente ver como está a configuração de desempenho do windows... Se estiver em alto desempenho provavelmente colocando em equilibrado resolva.
 
Tente ver como está a configuração de desempenho do windows... Se estiver em alto desempenho provavelmente colocando em equilibrado resolva.


Realmente, modificando as configurações de energia o clock voltou a oscilar.

Fixei o vcore em 1.135, mesmo assim, a 15ºC ambiente, a temperatura está em 31º₢ (idle). Está um pouco acima do que antes de fazer a alteração na BIOS.

Essa BIOS parece meio bugada, porque quando retorno pra "auto" ou dou "default", segue informando os 1.14 no AIDA.

Obrigado.
 
Amigo minha BIOS é praticamente a mesma que sua, faz o seguinte, vai em CPU Core, e aperta a tecla - ou + do teclado para ver se muda
Exatamente isso que eu ia dizer.. hehe
Ralei pra descobrir isso tbm.
 
É exatamente isso, cara...

Que falha a minha. Muitas vezes essas teclas são utilizadas nas BIOS mais antigas para fazer a modificação. Nesse caso, nem me passou pela cabeça por se tratar de uma BIOS UEFI. Deveria funcionar com o mouse. Até cheguei a tentar os comandos F5 e F6.

Nas opções de vcore aparecem as opções "auto e "normal", posteriormente os ajustes de voltagem até 1.30. Fiz a alteração para 1.20 somente para teste, mas após isso, independentemente da opção que coloque, o clock fica sempre no máximo. Resta eu descobrir o porque disso acontecer e setar o melhor ajuste.

Agradeço muito a sua dica!


Acontece kkkkkkk tb fiquei um tempo tentando entender como funciona kkkkkk estou mais acontumado com BIOS ASUS.
 
Realmente, modificando as configurações de energia o clock voltou a oscilar.

Fixei o vcore em 1.135, mesmo assim, a 15ºC ambiente, a temperatura está em 31º₢ (idle). Está um pouco acima do que antes de fazer a alteração na BIOS.

Essa BIOS parece meio bugada, porque quando retorno pra "auto" ou dou "default", segue informando os 1.14 no AIDA.

Obrigado.

Eu já tive esse bug tb kkkk é bug de BIOS. Quando eu deixava em Auto a mobo colocava 1.23v, ai passei a utilizar Fixo em 1.13v, mas um belo dia eu resolvi voltar para Auto para fazer uns testes de temp e OC, porém mesmo em Auto a mobo continuava deixando em 1.13v kkkkkk Ela só voltou ao normal quando eu resetei a BIOS e também tive que tirar a pilha da mobo por alguns segundos, só depois disso ela passou novamente a coloca 1,23v em Auto.

Uma puta de uma loucura kkkk nunca tinha visto isso acontecer.
 
Só sei que por enquanto não há lógica no comportamento da BIOS e por consequência, processador. Baixei o vcore para 1.135 e por incrível que pareça, em temperatura ambiente menor, agora aumentou dois graus (32ºC >)

E quanto a gigabyte, achei que possuíam um bom suporte, mas pelo visto... Enviei um e-mail no início da semana e até agora nada de retorno.
 
Boa tarde pessoal!!
Recentemente adquiri um i7-7700k, junto de uma GA-Z270-HD3 e um CM Hyper 212X. Já estava ciente dos relatos de problemas com temperatura do processador, então logo após montar a máquina já atualizei a BIOS para a última versão e mantive tudo em "auto" até então, porém a temperatura me incomodava um pouco em testes como o Aida64, então resolvi diminuir o Vcore para ver no que dava...Após vários testes o mínimo que consegui chegar foi em 1.15V, com 1.14V o sistema travou no momento do teste, porém os resultados de temperatura que obtive com 1.15V foram iguais aos de 1.16V (63ºC), por isso atualmente está em 1.16V. No geral tive uma redução de expressivos 15ºC (Stock com 1.285V ficava em 78ºC no Aida64), de qualquer modo a tensão agora está fixa, vocês recomendam manter assim ou deixar em offset?
 
kkkkkkkkkk....acho que me fodi...comprei hoje um 7700K e um H80i v2, tive a oportunidade de pegar o Tt Watercooler 3.0 Ring 140 pelo mesmo preço, pqp...lendo essa porra (ja é o terceiro topico sobre o mesmo assunto) eu ja fiquei desapontado, investi 3500 no upgrade, a porra nem chegou ainda e eu ja estou pensando "que merda foi essa que fiz" kkkkkkkkkk

E de pensar que tinha o 6700K por 1330,00 e eu fui olhudo e cai no 7700K por 1450 mesmo sabedo que ele esquenta mais, mas nao apostei que fosse tanta assim a diferença...affff...ultimamente nao to dando uma dentro!
E o pior de tdo é que eu comprei justo a placa mae que está presenta nas reclamacoes, Gigabyte...pqp...e tive a Asus Prime Z270 A na mao tb...caralhoooooooo!!!
 
kkkkkkkkkk....acho que me fodi...comprei hoje um 7700K e um H80i v2, tive a oportunidade de pegar o Tt Watercooler 3.0 Ring 140 pelo mesmo preço, pqp...lendo essa porra (ja é o terceiro topico sobre o mesmo assunto) eu ja fiquei desapontado, investi 3500 no upgrade, a porra nem chegou ainda e eu ja estou pensando "que merda foi essa que fiz" kkkkkkkkkk

E de pensar que tinha o 6700K por 1330,00 e eu fui olhudo e cai no 7700K por 1450 mesmo sabedo que ele esquenta mais, mas nao apostei que fosse tanta assim a diferença...affff...ultimamente nao to dando uma dentro!
E o pior de tdo é que eu comprei justo a placa mae que está presenta nas reclamacoes, Gigabyte...pqp...e tive a Asus Prime Z270 A na mao tb...caralhoooooooo!!!

Cara instala, ajusta e testa primeiro e tira suas conclusões. Tem uma campanha de mimi atrás desse processador que é bem suspeita.
Tava igual vc achando que fiz merda. Depois que configurei tudo, também saio recomendando que a galera compre ryzen :melior2:
 
Cara instala, ajusta e testa primeiro e tira suas conclusões. Tem uma campanha de mimi atrás desse processador que é bem suspeita.
Tava igual vc achando que fiz merda. Depois que configurei tudo, também saio recomendando que a galera compre ryzen :melior2:
me da as dicas ai de um ajuste fino cara...Vcore, multiplicador, ....pq pelo que entendi nao da pra deixar em automatico!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo