i7 7700k Temperaturas

olá pessoal, boa noite

desculpem utilizar o tópico pois meu processador é um pouco mais modesto, o 7600k, irmão pobre de vocês, rs. mas como o tópico é bem movimentado e é sobre OC que gostaria da opinião de vocês.
Estou com esse i5 7600K e uma Asus Z170-A, com um WC Deepcool 120T no processador e mais 3 fans no gabinete NZXT S340, não fiz ainda push and pull no radiador mas pretendo, minhas memórias são corsair LPX 2400MHz.
Fiz um OC de leve aqui chegando a 4.5 que era minha intenção mesmo, consegui estabilizar com 1.100 no VCore mas como ficava fixo esse valor passei a tentar no Offset, em stock sem XMP das memórias a placa estava jogando cerca 1.300 no VCore com o XMP com a chave da placa-mãe fica em 1.120. Sem utilizar o XMP tive que usar um offset de - 0.140 pra chegar em 1.180 de Vcore, quando subo mais que isso dá bluescreen. Consegui estabilizar como mostra a foto abaixo, utilizando o XMP na bios, não testei com a chave da mobo.

Detalhe que o Offset é (-)

QfhRQ27.png
[/IMG]
QfhRQ27.png


Tirei o print depois que terminou, foi malz, rs.

A dúvida é, tem algo que pode dar problema utilizando dessa forma? pelo que vi não é comum utilizar Offset tão alto ou estou enganado? não queria utilizar fixo o VCore e perder a economia de energia.

Agradeço a ajuda, por precaução salvei o profile e voltei pra Stock, kkkk

Abs
 
UhCAr

 
NDI2ZXC.jpg
 
Eu tava lendo nos fóruns gringos que não é qualquer versão de prime que pode se utilizar no i7 7700k, devido a uma tecnologia la pode ocasionar medições erradas e superaquecimento do processador.
O ideal é utilizar Realbench porque ele faz um stress completo da cpu em conjunto com memória e vga.

Ouvi falar bem do OCCT e do XTU da Intel.
Desta maneira talvez eu descarte stress com o prime daqui pra frente.
 
Não.
1.120v na bios, LLC 5. Mas não ficou estável! Só ficou com LLC 6 com temperatura máxima de 69º no prime95
 
Eu tava lendo nos fóruns gringos que não é qualquer versão de prime que pode se utilizar no i7 7700k, devido a uma tecnologia la pode ocasionar medições erradas e superaquecimento do processador.
O ideal é utilizar Realbench porque ele faz um stress completo da cpu em conjunto com memória e vga.

Ouvi falar bem do OCCT e do XTU da Intel.
Desta maneira talvez eu descarte stress com o prime daqui pra frente.
Um colega me disse que a versão ideal para se testar a partir da 4 geração é o prime95 na versão 27.9
 
Não.
1.120v na bios, LLC 5. Mas não ficou estável! Só ficou com LLC 6 com temperatura máxima de 69º no prime95
 

Um colega me disse que a versão ideal para se testar a partir da 4 geração é o prime95 na versão 27.9

Acima dessa versão pode usar?
Aqui é 29.1 build 14
 
Acima dessa versão pode usar?
Aqui é 29.1 build 14
Ele me aconselhou a não usar acima da versão 27.9
Porque a própria intel não recomenda usar as instruções fma3 em todos os cores ao mesmo tempo.
 
Vcore manual 1.120v (bios) / LLC 6 / 4.5ghz
Prime95 teste de 20minutos
DeKRXDL.jpg


Vcore manual 1.120v (bios) / LLC 6 / 4.5ghz
RealBench teste de 15minutos
tZM3xtd.jpg


Estou satisfeito com as temperaturas. Principalmente por meu WC ser de entreda :)
 
Nossa ta bom demais isso daí.
Qual foi a temperatura ambiente?

Vou fazer novos testes aqui com Vcore 1.11 posto logo em seguida.
 
Testando overclock à 4.8ghz

Vcore manual 1.200v (bios) / LLC 5 / 4.8ghz
Prime95 teste de 20minutos
9ysntoA.jpg


Vcore manual 1.200v (bios) / LLC 5 / 4.8ghz
RealBench teste de 15minutos
s6GI8JH.jpg


O que vcs acharam do resultado? Ainda sou iniciante em overclock! se tiver algo errado, deem um desconto rsrs
 
Qual foi a temperatura ambiente?
28ºc
 
Fiz novos testes com Vcore 1.11 eis os resultados:

Prime95: 15 minutos
ueZ3PQn.jpg


RealBench: 15 minutos
YDNrTvY.png


Notei que um dos segredos e baixar temperaturas da mobo, com isso a temp da cpu consequentemente irá baixar.
As fans ficaram em velocidades aceitáveis, e ainda me sobraram quase 1000 rpm para utilizar na cpu.

O teste com prime me agradou, a temperatura ficou estável em 57 graus.
Acredito que em games deve ficar bem filé.
 
O teste com prime me agradou, a temperatura ficou estável em 57 graus.
Acredito que em games deve ficar bem filé.
Ficou muito bom!
não consigo estabilidade no meu chip abaixo de 1.120v nem ferrando rsrs
 
Por que quando vocês setam manualmente o vcore na Bios, por exemplo o @mpvo que setou 1.11, o CPU-z mostra algo entorno de 1.25?
 
Por que quando vocês setam manualmente o vcore na Bios, por exemplo o @mpvo que setou 1.11, o CPU-z mostra algo entorno de 1.25?

CPU-Z mostra CORE VID e não VCORE. São coisas diferentes.
Tem que olhar no Hmonitor lá em voltagens que vai mostrar Vcore1.104
 
CPU-Z mostra CORE VID e não VCORE. São coisas diferentes.
Tem que olhar no Hmonitor lá em voltagens que vai mostrar Vcore1.104
Entendi, estou achando estranho que aqui eu estava usando Offset -100 e estava pegando 1.13 de vcore nos testes, porém as vezes variava para até 1.18, porém depois de mais ou menos uma hora com a máquina rodando o Windows, minha tela freezava e apenas o reset para fazer a máquina voltar, e tentando setar manualmente (tentei 1.12, 1.13 e 1.15) tenho tela azul (erros como WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e CLOCK_WATCHDOG_TimeOut). É normal? Devo ter tido azar nessa loteria de chip bons?
 
Ficou muito bom!
não consigo estabilidade no meu chip abaixo de 1.120v nem ferrando rsrs

Então eu dei uma olhada no seu over ficou até bom, mas você tem que levar em conta a temperatura ambiente, no caso do verão que o calor é predominante, talvez a temperatura suba um pouco mais.
Pelo que eu vi a temperatura estável ficou em torno de 75 graus né? Picos de 83 no prime.

Em games sua temperatura deve ficar estável em 67 graus, só vendo para testar. Em dias quentes considere uma elevação de 5 graus para cima, então você tem que ver se compensa utilizar over neste momento.
Eu aqui nem testei acima de 4.5ghz, para mim está mais que suficiente rodar games assim, quem sabe no futuro eu suba no máximo até 4.8, vamos ver.
 
Entendi, estou achando estranho que aqui eu estava usando Offset -100 e estava pegando 1.13 de vcore nos testes, porém as vezes variava para até 1.18, porém depois de mais ou menos uma hora com a máquina rodando o Windows, minha tela freezava e apenas o reset para fazer a máquina voltar, e tentando setar manualmente (tentei 1.12, 1.13 e 1.15) tenho tela azul (erros como WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e CLOCK_WATCHDOG_TimeOut). É normal? Devo ter tido azar nessa loteria de chip bons?

Para te falar a verdade eu nem mexo com off set, eu mexo no máximo no vcore e vou fazendo testes de estabilidade, procurei não mexer em muita coisa para não bagunçar o sistema.
Você mexeu pela bios ou pelo app no windows?
 
Para te falar a verdade eu nem mexo com off set, eu mexo no máximo no vcore e vou fazendo testes de estabilidade, procurei não mexer em muita coisa para não bagunçar o sistema.
Você mexeu pela bios ou pelo app no windows?
Vcore eu sempre alterei pela bios, única coisa que mexi pelo aplicativo do Windows foi no LLC.
 
GTA V Temps:
g81fiV5.png
 
  • Curtir
Reações: PsX
Em games sua temperatura deve ficar estável em 67 graus, só vendo para testar. Em dias quentes considere uma elevação de 5 graus para cima, então você tem que ver se compensa utilizar over neste momento.
Eu aqui nem testei acima de 4.5ghz, para mim está mais que suficiente rodar games assim, quem sabe no futuro eu suba no máximo até 4.8, vamos ver.
O over foi apenas pra ver até quanto o H45 segura. No momento 4.5 me supre muito bem, e com temperaturas agradáveis pra mim! :awesome:
 
olá pessoal, boa noite

desculpem utilizar o tópico pois meu processador é um pouco mais modesto, o 7600k, irmão pobre de vocês, rs. mas como o tópico é bem movimentado e é sobre OC que gostaria da opinião de vocês.
Estou com esse i5 7600K e uma Asus Z170-A, com um WC Deepcool 120T no processador e mais 3 fans no gabinete NZXT S340, não fiz ainda push and pull no radiador mas pretendo, minhas memórias são corsair LPX 2400MHz.
Fiz um OC de leve aqui chegando a 4.5 que era minha intenção mesmo, consegui estabilizar com 1.100 no VCore mas como ficava fixo esse valor passei a tentar no Offset, em stock sem XMP das memórias a placa estava jogando cerca 1.300 no VCore com o XMP com a chave da placa-mãe fica em 1.120. Sem utilizar o XMP tive que usar um offset de - 0.140 pra chegar em 1.180 de Vcore, quando subo mais que isso dá bluescreen. Consegui estabilizar como mostra a foto abaixo, utilizando o XMP na bios, não testei com a chave da mobo.

Detalhe que o Offset é (-)

QfhRQ27.png
[/IMG]
QfhRQ27.png


Tirei o print depois que terminou, foi malz, rs.

A dúvida é, tem algo que pode dar problema utilizando dessa forma? pelo que vi não é comum utilizar Offset tão alto ou estou enganado? não queria utilizar fixo o VCore e perder a economia de energia.

Agradeço a ajuda, por precaução salvei o profile e voltei pra Stock, kkkk

Abs
Não sei se há problema em usar um Offset alto, porém após alguns testes pessoais e vendo seu caso, encontrei algo curioso.
Eu estou usando a CPU também com 4.5GHz, minhas memórias também estão com XMP ativado na Bios para 2400MHz, a diferença é que estou usando 0.080 de Offset negativo(-), acima disso, me da BlueScreen no Boot (WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e CLOCK_WATCHDOG_TimeOut) e meu Load Line Calibration está em AUTO, e pelo que to vendo, sua CPU atinge a mesma vcore que a minha, repare. Por que sera?
6u9Vzse.png
 
GTA V aqui fica entre 47~59º, mas na grande maioria das vezes fica entre 50~54º

Então, eu postei isso para desmistificar que o processador não é tão quente quanto parece. Em stress Cpu realmente ele atinge temperaturas um pouco elevadas, contudo ele tem margem de 100 graus de proteção.
Mas quando se trata de games o processador atinge temperaturas relativamente satisfatórias, como por exemplo gta v onde o game utiliza bastante cpu, a temperatura fica a margens de 50-57 graus na média, podendo atingir até menos, o que para mim está excelente.

Lembro que quando estava para comprar o i7 fiquei preocupado com temperaturas elevadas, isso tinha me desanimado no início, mas lendo e pesquisando vi que não a maioria dos comentários eram baseados em achismos.
O que acho engraçado que a maioria dos usuários utilizam pc voltado para games, e eles usam base de dados com stress cpu, que não se reflete aos jogos, o que é no mínimo estranho.
 
Não sei se há problema em usar um Offset alto, porém após alguns testes pessoais e vendo seu caso, encontrei algo curioso.
Eu estou usando a CPU também com 4.5GHz, minhas memórias também estão com XMP ativado na Bios para 2400MHz, a diferença é que estou usando 0.080 de Offset negativo(-), acima disso, me da BlueScreen no Boot (WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e CLOCK_WATCHDOG_TimeOut) e meu Load Line Calibration está em AUTO, e pelo que to vendo, sua CPU atinge a mesma vcore que a minha, repare. Por que sera?

E aí cara, blz?

Então, interessante mesmo isso acho que se deve ao fato de nessa primeira tentativa de OC que fiz eu estava usando XMP e a configuração Asus Multicore Enhancement ativado e também o LLC em Level 4. Refiz tudo aqui, desativei todos os recursos automáticos como o XMP e o Asus Multicore, setei as memórias manualmente para o clock e timings originais dela e mantive o LLC em Level 1 que no caso da placa Asus seria os 100% do que setei no Offset que está em 0.110 agora, resultado que o Vcore ficou, em média, mais baixo que antes e estabilizou em 4.5, aproveitei e fiz um OC nas memórias também passei dos 2400MHz originais dela para 2800MHz mantendo os mesmos timings mas só aumentei a voltagem para 1.250V pra estabilizar, de início ficou normal em 1.2V mas depois de um tempo usando deu bluescreen, depois que aumentei para 1.250V ficou normal, fiz testes de 22 minutos no Aida64, figura abaixo, Prime95 uns 15 minutos, passou tranquilo, Realbench e OCCT uns 10 minutos cada.

Enfim, ficou assim:

i5 7600K 3.8 @4.5
Memoria Corsair LPX 2400 @2800 14-16-16-31-2T (Padrão) a 1.250V
OC Offset -0.110

YmM0LLq.png
[/IMG]
YmM0LLq.png


PS. passei a usar o Aida64 por conta dos testes nas memórias.

Benchmark das memórias em Stock e com OC

2400MHz

rzUZE21.png


2800MHz

MruLr2E.png


É isso, o que acham. as temperaturas estão boas para um WC Deepcool 120T e nessa temperatura ambiente? algum conselho para mudar algo pra conseguir melhor desempenho e estabilidade?

Agradeço a ajuda

Abs
 
E aí cara, blz?

Então, interessante mesmo isso acho que se deve ao fato de nessa primeira tentativa de OC que fiz eu estava usando XMP e a configuração Asus Multicore Enhancement ativado e também o LLC em Level 4. Refiz tudo aqui, desativei todos os recursos automáticos como o XMP e o Asus Multicore, setei as memórias manualmente para o clock e timings originais dela e mantive o LLC em Level 1 que no caso da placa Asus seria os 100% do que setei no Offset que está em 0.110 agora, resultado que o Vcore ficou, em média, mais baixo que antes e estabilizou em 4.5, aproveitei e fiz um OC nas memórias também passei dos 2400MHz originais dela para 2800MHz mantendo os mesmos timings mas só aumentei a voltagem para 1.250V pra estabilizar, de início ficou normal em 1.2V mas depois de um tempo usando deu bluescreen, depois que aumentei para 1.250V ficou normal, fiz testes de 22 minutos no Aida64, figura abaixo, Prime95 uns 15 minutos, passou tranquilo, Realbench e OCCT uns 10 minutos cada.

Enfim, ficou assim:

i5 7600K 3.8 @4.5
Memoria Corsair LPX 2400 @2800 14-16-16-31-2T (Padrão) a 1.250V
OC Offset -0.110

YmM0LLq.png
[/IMG]
YmM0LLq.png


PS. passei a usar o Aida64 por conta dos testes nas memórias.

Benchmark das memórias em Stock e com OC

2400MHz

rzUZE21.png


2800MHz

MruLr2E.png


É isso, o que acham. as temperaturas estão boas para um WC Deepcool 120T e nessa temperatura ambiente? algum conselho para mudar algo pra conseguir melhor desempenho e estabilidade?

Agradeço a ajuda

Abs
Maneiro, quando você seta o offset, o seu vcore fica oscilando? Ontem eu fiquei seis horas com a máquina ligada, e meu vcore não passava de 1.13, já hoje meu vcore está em 1.15 e oscilando até 1.20 (em idle), não diminui mais do que 1.15, eu realmente não sei oque fazer (de ontem para hoje, não alterei nenhuma configuração).
 
Eu estou achando muito estranho as oscilações do meu vcore, em idle a vcore fica alta, e em certo momento quando abro uma aplicação ou outra ela reduz, além do mais, em momentos que não há necessidade o clock do processador trabalha em 4500MHz, deem uma olhada no vídeo que fiz. Não sei se voces vão conseguir notar no vídeo, mas em meio dessas oscilações, conforme arrasto o mouse, sinto pequenas travadas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo