[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Processador: Ryzen 5600G
Placa-mãe: B450 TUF PRO S (Só atualizar a BIOS)
Memórias: Caso queira importar no aliexpress pega 2 Asgard Loki 3200MHz ou 2 dessas no mercado nacional: https://www.kabum.com.br/produto/17...stix-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preta-bl8g32c16u4b
Armazenamento: Poderia pegar um SSD M.2 NVME de 512GB para windows+programas e 1 HD de 2TB para jogos+arquivos pessoais/etc
Fonte: https://www.terabyteshop.com.br/pro...00fl-600w-80-plus-pfc-ativo-modular-sf-b600fl
GPU: Integrada (Ryzen)

Futuramente, como você quer pegar algo pensando no QHD (1440p), tipo RTX 3070 ou RX 6700, o Ryzen dará conta mas lembre-se de verificar um monitor compatível com QHD.
Air cooler ou water cooler? E essa fonte de 600w pro pc sem placa de video, ou ja imaginando o upgrade pra 3070/6700.
É de boa atualizar BIOS de placa mae assim?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ando vendo um pessoal que diz que os preços das placas de vídeos podem começar a diminiur finalmente... 👀
Nesse momento atual tá compensando montar pc de entrada/intermediário?
Na faixa de uns 4k por exemplo. Dá pra fazer algo bacana que roda alguns jogos modernos nem que seja no low?
Copia o setup que to fazendo. To na mesma linha que voce.
Eu to planejando montar um pc com um processador com placa integrada pra brincar um pouco, e quando as coisas com placa de video melhorarem ainda mais, comprar uma boa pra jogar em QHD ou ate mesmo 4K. Acredito que com esse setup de pra rodar bastante jogo da atualidade ao menos no low ou medio.

Placa mae: B450 TUF PRO S
Processador: RYZEN 5 5600G
AirColler
Memoria ram: 2x16gb Asgard Loki 3200MHz
SSD M.2 NVME de 512GB
Fonte: SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze

Acho que isso tudo ai da no maximo uns 3k
 
Última edição:
Ando vendo um pessoal que diz que os preços das placas de vídeos podem começar a diminiur finalmente... 👀
Nesse momento atual tá compensando montar pc de entrada/intermediário?
Na faixa de uns 4k por exemplo. Dá pra fazer algo bacana que roda alguns jogos modernos nem que seja no low?
Eu esperaria um pouco mais, juntava mais uma grana também tipo 5~6k.

Air cooler ou water cooler? E essa fonte de 600w pro pc sem placa de video, ou ja imaginando o upgrade pra 3070/6700.
É de boa atualizar BIOS de placa mae assim?

E é sim de boa atualizar BIOS da placa-mãe, nesse caso é meio que obrigatório para que um Ryzen 5600G funcione em uma B450M.
 
Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações para montar um PC novo.
Boa noite! Estou montando um pc com RYZEN 9 5900X + RTX 3070 Ti ROG STRIX, estou em dúvida de qual seria melhor eu pegar B550 E GAMING ou X570 F GAMING, gostei muito das duas mais ainda estou em dúvida de qual eu adquiro. Se puderem me ajudar com uma resposta mais específica possível agradeço!
 
Copia o setup que to fazendo. To na mesma linha que voce.
Eu to planejando montar um pc com um processador com placa integrada pra brincar um pouco, e quando as coisas com placa de video melhorarem ainda mais, comprar uma boa pra jogar em QHD ou ate mesmo 4K. Acredito que com esse setup de pra rodar bastante jogo da atualidade ao menos no low ou medio.

Placa mae: B450 TUF PRO S
Processador: RYZEN 5 5600G
AirColler
Memoria ram: 2x16gb Asgard Loki 3200MHz
SSD M.2 NVME de 512GB
Fonte: SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze

Acho que isso tudo ai da no maximo uns 3k
Tá parecendo ótimo pra mim. Não importo de montar algo básico agora e pegar uma placa melhor no futuro.
Pergunta amigo: esses preços que tá usando de referência, são nacionais?

Eu esperaria um pouco mais, juntava mais uma grana também tipo 5~6k.
Problema é que sou meio impaciente kkkkkk.
Mas se tiver uma diferença bem grande entre o PC de 3k e o de 5-6k, pode ser que eu consiga me controlar por um tempo, até conseguir o money.
 
Boa noite! Estou montando um pc com RYZEN 9 5900X + RTX 3070 Ti ROG STRIX, estou em dúvida de qual seria melhor eu pegar B550 E GAMING ou X570 F GAMING, gostei muito das duas mais ainda estou em dúvida de qual eu adquiro. Se puderem me ajudar com uma resposta mais específica possível agradeço!
Só iria de X570 se fosse para utilizar mais de 1 SSD NVME 4.0 e a diferença de preço não for muito grande, caso contrário iria de B550-E que vai atender muito bem. São ambas excelentes placas.

Fala pessoal, tudo bom?
Estou querendo montar um PC para jogar e para explorar o metaverso (to fazendo uns trampos com isso).. Vi muitra gente falando das memórias DDR5.. qual PC eu deveria montar pensando nestas memórias?
RYZEN 9 5900X
RTX 3070TI -> Essa é boa? https://www.kabum.com.br/produto/16...lpaLNSaj5lClrTj4vJUVAyEEmyLTpjMhoCeJgQAvD_BwE

O que mais?
Sim, essa RTX 3070TI é boa mas eu iria de GIGABYTE pelos 4 anos de garantia (https://www.kabum.com.br/produto/16...gddr6x-dlss-ray-tracing-gv-n307tgaming-oc-8gd - mediante registro no site deles) e por ter uma placa de vídeo da mesma marca e até hoje nunca ter dado problema.
Sobre DDR5, apenas nos próximos meses a AMD lançará novos processadores compatíveis (Ryzen 9 5900X suporta apenas DDR4), então o que daria para fazer seria migrar para Intel ou esperar um pouco mais.

Problema é que sou meio impaciente kkkkkk.
Mas se tiver uma diferença bem grande entre o PC de 3k e o de 5-6k, pode ser que eu consiga me controlar por um tempo, até conseguir o money.
Acho que pode ser uma boa, quem sabe até a Black Fraude ou próximo a isso, mas se a necessidade for maior fazer o quê... :haha:
 
Eu esperaria um pouco mais, juntava mais uma grana também tipo 5~6k.



E é sim de boa atualizar BIOS da placa-mãe, nesse caso é meio que obrigatório para que um Ryzen 5600G funcione em uma B450M.
E se eu fosse mirar no 4k quando fosse comprar minha placa de video? Daria pra manter essas mesmas configurações, inclusive air cooler ao inves de watter?

Placa mae: B450 TUF PRO S e porque tu nao indica uma B550? Pensando em up a b450 continua dando conta do recado?
Processador: RYZEN 5 5600G
AirColler
Memoria ram: 2x16gb Asgard Loki 3200MHz
SSD M.2 NVME de 512GB
Fonte: SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze
 
Última edição:
Tá parecendo ótimo pra mim. Não importo de montar algo básico agora e pegar uma placa melhor no futuro.
Pergunta amigo: esses preços que tá usando de referência, são nacionais?


Problema é que sou meio impaciente kkkkkk.
Mas se tiver uma diferença bem grande entre o PC de 3k e o de 5-6k, pode ser que eu consiga me controlar por um tempo, até conseguir o money.
Tio Ali
Placa mae: B450 - 418$ tem a B550 com wifi tb - 775$
Processador: RYZEN 5 5600G - 927$
AirColler nao sei qual seria uma boa da ali - consideirei 200$
Memoria ram: 2x16gb Asgard Loki 3200MHz - 314$
SSD M.2 NVME de 512GB - 260$
Fonte: SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze - 320$ (BR) nao sei qual seria uma boa da ali

Total: 2439$
+ uns 300/350 em gabinete

BR
Placa mae: B450 - 708$
Processador: RYZEN 5 5600G - 1259$
Kit processador + placa mae 1820$
AirColler - media de 100 a 200$
Memoria ram: 2x16gb Asgard Loki 3200MHz - 482$
SSD M.2 NVME de 512GB - 440$
Fonte: SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze - 320$

Total: 3262$ Considerei comprando o kit
+ uns 300/350 em gabinete

Se alguem tiver uma suposição melhor e quiser mandar ai. Inclusive, vi esse kit aqui, nao sei se vale a pena
Pagar 500$ mais, pra ter o processador 7 5700G Kit com ryzen 7 5700G
 
Olá pessoal, estou querendo montar um PC principalmente para trabalho como softwares de engenharia e arquitetura (Revit, Lumion e TQS), mas também quero jogar casualmente como um GOD 4 e jogos atuais com gráficos bacana. Tenho um monitor ultra wide (2560x1080) então sei que vou precisar de mais alguns FPS. Sei que posso pesquisar as peças avulsas para ter mais desconto, porém não mudaria a configuração.

O que vocês acham? Dá para melhorar?
Quero ficar abaixo dos 6k

Obrigado.

ZZveRIW.png
 
E se eu fosse mirar no 4k quando fosse comprar minha placa de video? Daria pra manter essas mesmas configurações, inclusive air cooler ao inves de watter?

Placa mae: B450 TUF PRO S e porque tu nao indica uma B550? Pensando em up a b450 continua dando conta do recado?
Processador: RYZEN 5 5600G
AirColler
Memoria ram: 2x16gb Asgard Loki 3200MHz
SSD M.2 NVME de 512GB
Fonte: SuperFrame, 600W, 80 Plus Bronze
Sim, até porque em resolução 4k sua placa de vídeo é quem terá o trabalho mais árduo para segurar os jogos e gerar quadros com uma resolução tão alta.

Olá pessoal, estou querendo montar um PC principalmente para trabalho como softwares de engenharia e arquitetura (Revit, Lumion e TQS), mas também quero jogar casualmente como um GOD 4 e jogos atuais com gráficos bacana. Tenho um monitor ultra wide (2560x1080) então sei que vou precisar de mais alguns FPS. Sei que posso pesquisar as peças avulsas para ter mais desconto, porém não mudaria a configuração.

O que vocês acham? Dá para melhorar?
Quero ficar abaixo dos 6k

Obrigado.

Aqui um orçamento sugestivo como base:

Como o computador será principalmente para trabalho com softwares de engenharia e arquitetura, adicionei mais memória (2x16GB) e um cooler para esfriar esse i5 12400f. A GPU para esse monitor ultradewide deveria ser no mínimo uma RTX 3060 para mais longevidade, mas isso esticaria o orçamento para uns 7,5k... e como a jogatina será casualmente, a GTX 1660TI dará conta dos jogos em gráficos no médio/alto, porém com o setup focando mais no trabalho do que em jogos.

O armazenamento deixei um SSD para programas+windows e um HDD de 2TB para jogos/arquivos/etc...

Futuramente quando você tiver uma grana sobrando e quiser, poderá fazer upgrade na GPU para poder focar em jogos mais pesados, porém é isso que cabe no orçamento por enquanto. Quem sabe com Ryzen 5600 e uma B550 fique mais em conta.

Enfim boa sorte!
 
Olá galera, tô com um orçamento de R$ 5.500 pra montar um PC com uma GPU intermediária só que tô com duvida e receio referente as configurações, pesquisei bastante as configurações pra deixar as peças alinhadas e só pretendo fazer um upgrade novo daqui a no máximo 1 ano e tô entre um i5 12400F, i5 11400F e um Ryzen 5 5600x...
Do 12400F:
Placa mãe: Biostar B660MX-E mATX
Memorias: 2x8 3200
Fonte: 650w 80 plus PFC Ativo
SSD M.2-2280 256gb pro sistema e mais um SSD SATA de 512gb pra armazenamento (breve adiciono mais um SSD pra armazenamento de jogos, vou iniciar com um somente pelo orçamento inicial)
GPU: RTX 3060 ou RX 6600

Tirando a placa mãe as outras especificações dos outros processadores será praticamente igual ao 12400F.

i5 11400F:
Placa mãe: ASRock B560M-HDV mAtx
Memória: 2x8 2666

Ryzen 5 5600x:
Placa mãe: Gigabyte B550M DS3H mAtx AM4
Memória: 2x8 3200

Não coloquei a marca das outras peças porque vou pagar à vista e no dia vou pegar a que estiver mais próxima do valor especulado pra não estourar o orçamento. O gabinete que eu escolhi é um Mancer com espaço pra 6 fans de 120, tô cogitando colocar um watercooler pra ajudar no resfriamento e preservar as peças.
Gostaria muito de opiniões e sugestões...
 
Opa, boa tarde!

Estou para investir em um novo computador destinado a games e trabalho.

Pois bem, o que é prioridade pra mim é manter as tecnologias DDR5 e PCI Express 5.0 nas configurações.

Nesse sentido, em vista da minha experiência com a AMD, eu gostaria de utilizar um processador da marca. Entretanto, entendo que os processadores Ryzen 7000 só serão lançados em setembro deste ano. Além disso, em vista do novo socket AM5, não consegui achar uma placa mãe que já tenha suporte para tais processadores.

Dessa forma, do lado da Intel, há algum processador e placa mãe que já tenha suporte para DDR5 e PCI 5.0 ?

Pergunto, pois, não tenho experiência nenhuma com os processadores da marca.

Caso alguém possa me dar uma luz, valeeu!

Att,
 
Sim, até porque em resolução 4k sua placa de vídeo é quem terá o trabalho mais árduo para segurar os jogos e gerar quadros com uma resolução tão alta.



Aqui um orçamento sugestivo como base:

Como o computador será principalmente para trabalho com softwares de engenharia e arquitetura, adicionei mais memória (2x16GB) e um cooler para esfriar esse i5 12400f. A GPU para esse monitor ultradewide deveria ser no mínimo uma RTX 3060 para mais longevidade, mas isso esticaria o orçamento para uns 7,5k... e como a jogatina será casualmente, a GTX 1660TI dará conta dos jogos em gráficos no médio/alto, porém com o setup focando mais no trabalho do que em jogos.

O armazenamento deixei um SSD para programas+windows e um HDD de 2TB para jogos/arquivos/etc...

Futuramente quando você tiver uma grana sobrando e quiser, poderá fazer upgrade na GPU para poder focar em jogos mais pesados, porém é isso que cabe no orçamento por enquanto. Quem sabe com Ryzen 5600 e uma B550 fique mais em conta.

Enfim boa sorte!

Obrigado.

Eu tinha até simulado com uma RTX 3060 e 16GB de RAM e i7 10G sem cooler, mas ficou 7.4k

Ai fui ver os benchmarks e reviews comparativos
RTX 3060 deu só 15 fps a mais na média e o i7 10G em tarefas gerais ficou cerca de 10 a 15% mais rápido.
Ou seja, pelo CxB o acréscimo de desempenho é pouco.

Mas fiquei na dúvida se a config que montei era "básico demais". Mas vou seguir analisando

Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá galera, tô com um orçamento de R$ 5.500 pra montar um PC com uma GPU intermediária só que tô com duvida e receio referente as configurações, pesquisei bastante as configurações pra deixar as peças alinhadas e só pretendo fazer um upgrade novo daqui a no máximo 1 ano e tô entre um i5 12400F, i5 11400F e um Ryzen 5 5600x...
Do 12400F:
Placa mãe: Biostar B660MX-E mATX
Memorias: 2x8 3200
Fonte: 650w 80 plus PFC Ativo
SSD M.2-2280 256gb pro sistema e mais um SSD SATA de 512gb pra armazenamento (breve adiciono mais um SSD pra armazenamento de jogos, vou iniciar com um somente pelo orçamento inicial)
GPU: RTX 3060 ou RX 6600

Tirando a placa mãe as outras especificações dos outros processadores será praticamente igual ao 12400F.

i5 11400F:
Placa mãe: ASRock B560M-HDV mAtx
Memória: 2x8 2666

Ryzen 5 5600x:
Placa mãe: Gigabyte B550M DS3H mAtx AM4
Memória: 2x8 3200

Não coloquei a marca das outras peças porque vou pagar à vista e no dia vou pegar a que estiver mais próxima do valor especulado pra não estourar o orçamento. O gabinete que eu escolhi é um Mancer com espaço pra 6 fans de 120, tô cogitando colocar um watercooler pra ajudar no resfriamento e preservar as peças.
Gostaria muito de opiniões e sugestões...

Onde você conseguiu montar este orçamento com essas peças? Estou montando um semelhante (olhas as mensagens mais para trás) e com 5.700,00 só deu para encaixar uma rtx 2060
 
Obrigado.

Eu tinha até simulado com uma RTX 3060 e 16GB de RAM e i7 10G sem cooler, mas ficou 7.4k

Ai fui ver os benchmarks e reviews comparativos
RTX 3060 deu só 15 fps a mais na média e o i7 10G em tarefas gerais ficou cerca de 10 a 15% mais rápido.
Ou seja, pelo CxB o acréscimo de desempenho é pouco.

Mas fiquei na dúvida se a config que montei era "básico demais". Mas vou seguir analisando

Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Onde você conseguiu montar este orçamento com essas peças? Estou montando um semelhante (olhas as mensagens mais para trás) e com 5.700,00 só deu para encaixar uma rtx 2060
Mesclando entre pichau, kabum, terabyte e amazon... vou comprar no que tiver melhor custo beneficio pras diferentes peças tentando manter o orçamento mediante aos fretes... fiz um longo trabalho de pesquisa pra organizar as peças em cada lugar diferente pensando já no custo de frete (amazon prime tem frete gratis)
Lembrando que esse é o preço do PC à vista
 
Olá galera, tô com um orçamento de R$ 5.500 pra montar um PC com uma GPU intermediária só que tô com duvida e receio referente as configurações, pesquisei bastante as configurações pra deixar as peças alinhadas e só pretendo fazer um upgrade novo daqui a no máximo 1 ano e tô entre um i5 12400F, i5 11400F e um Ryzen 5 5600x...
Do 12400F:
Placa mãe: Biostar B660MX-E mATX
Memorias: 2x8 3200
Fonte: 650w 80 plus PFC Ativo
SSD M.2-2280 256gb pro sistema e mais um SSD SATA de 512gb pra armazenamento (breve adiciono mais um SSD pra armazenamento de jogos, vou iniciar com um somente pelo orçamento inicial)
GPU: RTX 3060 ou RX 6600

Tirando a placa mãe as outras especificações dos outros processadores será praticamente igual ao 12400F.

i5 11400F:
Placa mãe: ASRock B560M-HDV mAtx
Memória: 2x8 2666

Ryzen 5 5600x:
Placa mãe: Gigabyte B550M DS3H mAtx AM4
Memória: 2x8 3200

Não coloquei a marca das outras peças porque vou pagar à vista e no dia vou pegar a que estiver mais próxima do valor especulado pra não estourar o orçamento. O gabinete que eu escolhi é um Mancer com espaço pra 6 fans de 120, tô cogitando colocar um watercooler pra ajudar no resfriamento e preservar as peças.
Gostaria muito de opiniões e sugestões...

Eu só mudaria o ssd para 512gb m2 para o sistema. Os jogos de hoje são muito pesados e assinaria o Office Personal por 120,00 anual que dá 1 TB.

Nisso você pode salvar os arquivos de trabalho em nuvem e outros menos usados sem problemas e fica até mais seguro.

Eu vi comparativo de rtx 3060 vs 2060 e deu uma diferença de 15fps. Tem que ver se vale a pena o tanto a mais pelos fps

O i5 12400f estou nele também, muito pouca diferença para o i7 10G em desempenho e custo bem mais abaixo, ou seja, esse i5 tá um ótimo CxB.

Nao vejo necessidade hoje de 32gb de RAM, acredito que os 16gb dê para fazer muita coisa.

Tem uns 10 anos que montei um PC gamer que tmb era intermediário. Na época water cooler era coisa de PC premium, então não sei se é uma necessidade realmente colocar. Eu usava o padrão da Intel mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu compararia um nobreak tmb, bem básico. Uso notebook há uns 6 anos e a melhor coisa é não preocupar em perder nada durante um queda de energia
 
Olá pessoal, estou querendo montar um PC principalmente para trabalho como softwares de engenharia e arquitetura (Revit, Lumion e TQS), mas também quero jogar casualmente como um GOD 4 e jogos atuais com gráficos bacana. Tenho um monitor ultra wide (2560x1080) então sei que vou precisar de mais alguns FPS. Sei que posso pesquisar as peças avulsas para ter mais desconto, porém não mudaria a configuração.

O que vocês acham? Dá para melhorar?
Quero ficar abaixo dos 6k

Obrigado.

ZZveRIW.png
Amigo, vendo sua lista eu faria pelo menos 2 mudanças.

Acrescentaria +8gb de ram (total de 16gb) e como sugestão dê uma olhada na RX 6600XT que está basicamente pelo mesmo preço da 2060, mas é superior.
 
Amigo, vendo sua lista eu faria pelo menos 2 mudanças.

Acrescentaria +8gb de ram (total de 16gb) e como sugestão dê uma olhada na RX 6600XT que está basicamente pelo mesmo preço da 2060, mas é superior.

Ouvi dizer que o DLSS da amd é bem pior que da nvidea, não sei como tá hoje. Procede?
 
Pessoal, comprei recentemente uma placa mãe da Biostar B560MX-E PRO e um i5 11400F, minha configuração atual é um i5 11400F, rtx 2060, 32gb ram 2666, estou pensando em comprar um water cooler da corsair h100 rgb de 240mm, porem não vejo nessa placa mãe a entrada para rgb (pode ser por eu ser meio leigo), consigo usar o rgb desse water cooler caso a minha placa mãe não tenha essa entrada ? (com algum tipo de controladora por exemplo).
 
Fala Galera!

Estou querendo fazer uma atualização( quase que troca mesmo), no pc que eu tenho (é antigo),

Pc Atual
i5 de 3º Geração
Placa de Video GTX 660
Hd Ssd 1 Tb Crucial Sata 3 2.5" Bx500 Ct100bx500ssd1
Placa mãe não lembro mas foi comprada junto com o i5 de 13º geração com slot de Video Pci Express 3.0, memorias ddr3
Fonte XPG, Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold, Modular ( foi comprada quando a fonte antiga estragou pensando em futuros upgrades)
8 Gb Memória ddr3
Gabinete Galaxy Quasar

O novo pc eu vou utiliza-lo pra jogos, visando jogos competitivos e não competitivos ( Intenção de full hd à 120fps nos jogos competitivos, nos jogos não competitivos não precisaria de tanto fps).
Pensei no novo pc utilizando as seguintes Configurações:

i5 12400f - R$ 1150,00 ( Terabyte)
Gtx 3060 - R$ 2800,00 ( Terabyte)
Asus PRIME H610M-A D4 - R$ 619,90 ( Pichau)
2x DDR4 XPG Gammix D10, 8 GB, 3200 Mh, CL16, RED - R$ 480,00
Ssd ja mencionado do pc antigo - R$ 0,00
Fonte mencionada do pc antigo - R$ 0,00
Gabinete mencionado do pc antigo - R$ 0,00
Cooler processador - Preciso comprar ou o cooler box do processador da conta?

Total R$ 5049



Agora Explicar algumas coisas e tirar dúvidas com vocês:

Pensei nessa configuração para poder realizar futuros upgrades, como troca da placa mãe pra uma melhor com ddr5, caso venha ter uma custo benefício melhor no futuro, troca das memórias, e placa de video também.

1 - Peguei essa placa mãe pelo CXB achei bem barata, e aguentaria tanto a placa de video, quanto o processador de boa, ou estou errado?
2 - Em futuros upgrades esse i5 levaria de boa uma rtx 3090 ou as novas 40xx que deve chegar ou precisaria partir pra i7 ou i9?
2 - Como tenho um ssd de 1tb, é preciso comprar uma NVMe? pelo que andei vendo não teria tanta diferença assim entre o ssd e NVMe na questão de jogos.....

Estou aberto a sugestões também, com o objetivo citado.




 
Ouvi dizer que o DLSS da amd é bem pior que da nvidea, não sei como tá hoje. Procede?
Sinceramente não sei te responder qual está melhor hoje, mas é muito nítido a diferença entre a 2060 e a 6600XT. Em todos os cenários a 6600XT é melhor e em alguns jogos a diferença chega a 40%.

Outra opção é a própria 3060 que está em promoção em alguns sites pelo mesmo preço da sua 2060.

Mas ai fica a seu critério.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala Galera!

Estou querendo fazer uma atualização( quase que troca mesmo), no pc que eu tenho (é antigo),

Pc Atual
i5 de 3º Geração
Placa de Video GTX 660
Hd Ssd 1 Tb Crucial Sata 3 2.5" Bx500 Ct100bx500ssd1
Placa mãe não lembro mas foi comprada junto com o i5 de 13º geração com slot de Video Pci Express 3.0, memorias ddr3
Fonte XPG, Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold, Modular ( foi comprada quando a fonte antiga estragou pensando em futuros upgrades)
8 Gb Memória ddr3
Gabinete Galaxy Quasar

O novo pc eu vou utiliza-lo pra jogos, visando jogos competitivos e não competitivos ( Intenção de full hd à 120fps nos jogos competitivos, nos jogos não competitivos não precisaria de tanto fps).
Pensei no novo pc utilizando as seguintes Configurações:

i5 12400f - R$ 1150,00 ( Terabyte)
Gtx 3060 - R$ 2800,00 ( Terabyte)
Asus PRIME H610M-A D4 - R$ 619,90 ( Pichau)
2x DDR4 XPG Gammix D10, 8 GB, 3200 Mh, CL16, RED - R$ 480,00
Ssd ja mencionado do pc antigo - R$ 0,00
Fonte mencionada do pc antigo - R$ 0,00
Gabinete mencionado do pc antigo - R$ 0,00
Cooler processador - Preciso comprar ou o cooler box do processador da conta?

Total R$ 5049



Agora Explicar algumas coisas e tirar dúvidas com vocês:

Pensei nessa configuração para poder realizar futuros upgrades, como troca da placa mãe pra uma melhor com ddr5, caso venha ter uma custo benefício melhor no futuro, troca das memórias, e placa de video também.

1 - Peguei essa placa mãe pelo CXB achei bem barata, e aguentaria tanto a placa de video, quanto o processador de boa, ou estou errado?
2 - Em futuros upgrades esse i5 levaria de boa uma rtx 3090 ou as novas 40xx que deve chegar ou precisaria partir pra i7 ou i9?
2 - Como tenho um ssd de 1tb, é preciso comprar uma NVMe? pelo que andei vendo não teria tanta diferença assim entre o ssd e NVMe na questão de jogos.....

Estou aberto a sugestões também, com o objetivo citado.




Desde já aviso que não sou "especialista" em hardware mas posso dar minha opinião.

Referente ao seu novo setup eu acho que ta muito bom pra jogos FHD. Creio que não terá problemas com isso. Já referente ao cooler box do processador eu recomendo fortemente a comprar um melhor, seja um Gammaxx 400 v2 ou um Notus B. Ambos são excelente custo-beneficio.

Quanto a suas perguntas vou tentar responder pelo meu nível de entendimento:

1-Acredito que essa placa mãe segure de boa seu conjunto.
2-Esse i5 da pra "levar" uma 3090 com gargalo. Obviamente não seria o recomendado mas também precisa sair correndo pra trocar. Tem esse vídeo abaixo que mostra a diferença usando o 12600k em alguns jogos.
3-NVME é bem mais rápido que um SSD tradicional e vc terá diferença principalmente no loading dos jogos. De resto não da fps.

Espero ter ajudado.

 
Última edição:
Pessoal, comprei recentemente uma placa mãe da Biostar B560MX-E PRO e um i5 11400F, minha configuração atual é um i5 11400F, rtx 2060, 32gb ram 2666, estou pensando em comprar um water cooler da corsair h100 rgb de 240mm, porem não vejo nessa placa mãe a entrada para rgb (pode ser por eu ser meio leigo), consigo usar o rgb desse water cooler caso a minha placa mãe não tenha essa entrada ? (com algum tipo de controladora por exemplo).
Consegue sim.
Se tiver mais dúvidas sobre aircooler/watercooler é só da uma verificada no tópico abaixo:

 
Sinceramente não sei te responder qual está melhor hoje, mas é muito nítido a diferença entre a 2060 e a 6600XT. Em todos os cenários a 6600XT é melhor e em alguns jogos a diferença chega a 40%.

Outra opção é a própria 3060 que está em promoção em alguns sites pelo mesmo preço da sua 2060.

Mas ai fica a seu critério.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Desde já aviso que não sou "especialista" em hardware mas posso dar minha opinião.

Referente ao seu novo setup eu acho que ta muito bom pra jogos FHD. Creio que não terá problemas com isso. Já referente ao cooler box do processador eu recomendo fortemente a comprar um melhor, seja um Gammaxx 400 v2 ou um Notus B. Ambos são excelente custo-beneficio.

Quanto a suas perguntas vou tentar responder pelo meu nível de entendimento:

1-Acredito que essa placa mãe segure de boa seu conjunto.
2-Esse i5 da pra "levar" uma 3090 com gargalo. Obviamente não seria o recomendado mas também precisa sair correndo pra trocar. Tem esse vídeo abaixo que mostra a diferença usando o 12600k em alguns jogos.
3-NVME é bem mais rápido que um SSD tradicional e vc terá diferença principalmente no loading dos jogos. De resto não da fps.

Espero ter ajudado.


Opa mano,

Ajudou sim, farei a adição do cooler então, caso eu conseguisse esticar pro i5 12600k, seria preciso trocar a placa mãe ou ela da conta?
Muito obrigado pelas informações!!!
 
Pessoal, vou montar um novo PC e do antigo só aproveitarei o HD e gabinete, seria pra uso casual e jogos em Full HD por enquanto, pretendo migrar para 2K ou 4k mais pra frente.
Vou comprar algumas peças da China: CPU, Mobo, memórias. Vou listar a configuração e depois as dúvidas.

Processador: RYZEN 5 5600
Placa Mãe: ASUS B550M PLUS ou ASUS B450M TUF PRO S
Memória: 2x8 Asgard Loki w2 3200MHz
SSD: M.2 NVME de 512GB
Placa de Vídeo: RTX 3060ti
Fonte: ?
CPU cooler: ?

Minhas dúvidas seriam, placa mãe se compensa ir na 550( diferenca de R$200) quais vantagens teriam?
Qual fonte utilizar com bom custo benefício?
Air cooler ou cooler stock, e quais?
Se essas memórias são boas vi bons comentários delas, e se algum SSD vendido na china(Netac, Asgard) são de boa qualidade.
Em relação a Vga quais marcas/modelos recomendariam? levando em conta garantia, rma etc....

Agradeço desde já.
 
Ando vendo um pessoal que diz que os preços das placas de vídeos podem começar a diminiur finalmente... 👀
Nesse momento atual tá compensando montar pc de entrada/intermediário?
Na faixa de uns 4k por exemplo. Dá pra fazer algo bacana que roda alguns jogos modernos nem que seja no low?
Cara eu tenho um i3 10105f e 2060, rodo tudo, ficou um pouco mais que isso tirando monitor, essa gpu pretendo trocar no mínimo daqui 5 anos kkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo