[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Aê galera blz?
Meu cunhado tá pensando em comprar um PC só pra usar com youtube, facudade, office ou seja: coisas bem leves até uns 3300,00 reais.
O que vocês indicam tanto para INTEL quanto para AMD.
Só mais uma coisa acho que ele já tem mouse, teclado e monitor.

Pensando em AMD eu andei olhando essa config, mas acho que está exagerada, com certeza essa tá boa até d+ para o objetivo dele, acho que teria que ser com itens mais modestos.

Ryzen 5600g (não vai ter placa VGA) 1300,00
MB Gigabyte B550M Gaming 800,00
Fonte Gigabyte GP-P450B 450W, 80 Plus Bronze 280,00
Mem DDR4 8gb(x2) 475,00
SSD WD Blue SN570 250GB M.2 2280 NVMe 230,00
Gabinete C3Tech Gamer ATX sem Fonte Preto MT-G50BK 155,00

Total: 3240,00

Aê galera blz?
Meu cunhado tá pensando em comprar um PC só pra usar com youtube, facudade, office ou seja: coisas bem leves até uns 3300,00 reais.
O que vocês indicam tanto para INTEL quanto para AMD.
Só mais uma coisa acho que ele já tem mouse, teclado e monitor.

Pensando em AMD eu andei olhando essa config, mas acho que está exagerada, com certeza essa tá boa até d+ para o objetivo dele, acho que teria que ser com itens mais modestos.

Ryzen 5600g (não vai ter placa VGA) 1300,00
MB Gigabyte B550M Gaming 800,00
Fonte Gigabyte GP-P450B 450W, 80 Plus Bronze 280,00
Mem DDR4 8gb(x2) 475,00
SSD WD Blue SN570 250GB M.2 2280 NVMe 230,00
Gabinete C3Tech Gamer ATX sem Fonte Preto MT-G50BK 155,00

Total: 3240,00

R5 5600G tu acha até por 1,100 com promoções.
B550 não é tão necessária, pagar caro por uma plataforma que não vai extrair todo o potencial, vai de B450M que custa menos e não tem tantas diferenças pra um usuário mais "comum".
Fonte da Gigabyte, corre, é bomba :V Vai de RGPS500W da Redragon que é super barata ou peque marcas referência (EVGA, Corsair, Thermal Take, etc).
Como tu vai usar gráficos Vega, recomendo pentes de memória com 3200Mhz, pra ter desempenho máximo, ma se quiser economizar, pega no mínimo 3000Mhz

Resto tudo ok.

Fala, tudo bem?

Certo, memórias e CPU então vou comprar no Ali.
Eu quero gastar de 1500 a 2000 no máximo.
Tenho monitor e periféricos, é só o computador mesmo que preciso para trabalhar e queria que rodasse um cs go/valorant pra eu brincar de vez em quando.
Esse valor vai ficar bem difícil de conseguir junto com Fonte e Gabinete, além do armazenamento (SSD e/ou HD).

CPU: Verifica os preços do Ryzen 5 4650G ou 5600G no tio Ali.
Memórias: Asgard 3200MHz, kit de 2x8GB costuma aparecer com preços bacanas abaixo dos 300 reais por lá, e ainda podendo usar cupons de desconto.
Placa-mãe: Você poderia arriscar comprar uma usada: https://pt.aliexpress.com/item/1005003282625739.html e podendo ser taxado pela alfândega mas essa B450 pelo menos vem com a BIOS atualizada mandando mensagem pro vendedor :bem:. Ou poderia pegar um modelo mais simples com garantia nacional e novinha: https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mae-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4 mas dependendo do processador que você pegue, talvez seja necessário atualizar a BIOS para o computador funcionar, seja com algum amigo/conhecido ou mesmo em alguma assistência técnica competente na sua cidade! (Ou ainda tentando no suporte da loja).
Fonte: https://www.terabyteshop.com.br/pro...00fl-500w-80-plus-pfc-ativo-modular-sf-b500fl
Gabinete: Sua escolha.
Armazenamento: Sua escolha/necessidade.
GPU: Integrada.

São algumas sugestões pra ver se cabe nesse orçamento apertado aí, e pelo que vi, tanto o 4650G quanto o 5600G com gráficos integrados rodam o "vavá" e o CS:GO em configurações médias/baixas então pode ser uma boa, além de aguentar upgrades futuros caso você queira juntar para comprar uma GPU dedicada para jogos mais pesados.

Estou configurando um computador para usar como NAS para casa, cuja principal função é para armazenar e assistir videos via PLEX/Emby/Jellyfin, mas também para as funções típicas de um NAS como armazenamento de backups, substituir Dropbox/One Drive/etc...

Até agora a configuração é:

Processador Intel Pentium Gold G7400 3.7GHz, 2-Cores, 4-Threads, LGA 1700

placa-mãe ASUS PRIME H610M-E D4, CHIPSET H610, INTEL LGA 1700, MATX, DDR4

MEMÓRIA DDR4 GEIL ORION, 16GB (2X8GB) 3200MHZ

M.2 ngff b-chave sata para sata 5 porta placa de expansão 6gbps placa de expansão jmb585 chipset suporte SSD e hdd

O processador foi escolhido por ter UHD Graphics 710 para fazer transcode, pois minha coleção de vídeos está principalmente no formato H265/HEVC, e por ter baixo consumo de energia (já que é um servidor pra ficar sempre ligado).

A placa-mãe foi escolhida por ter dois M.2 permitindo usar uma para um SSD NVMe, e a outra para colocar a placa de expansão de portas SATA. (O PCI-e pode ficar livre para ser usado para colocar uma placa Ethernet 2.5Gbits no futuro.)

Ainda não defini a fonte (aceito sugestões), nem o gabinete, mas por enquanto pretendo usar um gabinete velho que tenho disponível e que caberia várias HDs de 3.5" (umas 8 ou 9 HDs), até achar uma opção melhor.

A ideia é colocar entre 6 a 8 HDs de 4TB. E usar TrueNAS como sistema operacional no SSD NVMe, para montar RAIDZ2 (ZFS com 2 discos de paridade).

Peço que deem suas sugestões e opiniões.
Sobre Processador, Motherboard e Memórias RAM faz todo o sentido uma vez que este computador ficará ligado 24 horas por dia e algo mais forte poderá exigir um consumo maior.

Fonte eu poderia sugerir essa:

https://www.terabyteshop.com.br/pro...00fl-500w-80-plus-pfc-ativo-modular-sf-b500fl (02 anos de garantia e 05 SATA)
Poderia sugerir a VS500 mas ela vem com poucos SATA, apesar da garantia ser de 03 anos, pra o seu caso essa superframe talvez valha mais a pena. Então creio que um modelo com mais SATA subiria um tanto o orçamento para outras maiores.

Sobre gabinete eu realmente não sei o que sugerir, talvez um full tower pra tanto HD (?). Eu realmente precisaria pesquisar sobre... :haha:
No mais parece bacana pra mim quanto a economia, pois algo com CPU melhor (i3, i5) ou placa-mãe mais robusta (B660, B660M) no mínimo dobraria o valor do hardware, e com tanto armazenamento (8x4TB = 32TB), talvez precise ainda de mais memória, 32GB talvez...? Mas acho que por enquanto tá bom. Enfim boa sorte!

Pessoal, preciso de ajuda. Não sei se esse post se enquadra aqui ou no tópico de peças avulsas.

Vou fazer um upgrade no meu pc e estou pensando em montar um desktop pra patroa com as peças usadas, já que ela está começando a mexer com edição de imagens (nada pesado, Corel, Ilustrator, Silhouette Studio). Ela não gosta de jogos, é mais para trabalho e estudo.

Irei trocar o R5 1600, RX 480 8Gb (XFX). Se for montar o desktop pra ela, troco minhas memórias também - Corsair vengeance 2x8 Gb. Penso em manter minha Rog B350-AF.
Então eu preciso de uma uma placa-mãe, fonte e um gabinete.

Gostaria de gastar o menos possível mantendo uma certa qualidade. Assim pensei em:
- MSI A 320M-A Pro Max
- Fonte Corsair CV 550
- Minha maior dúvida é em relação ao gabinete. Tem que caber a VGA (acho que tem 28cm), que caiba uns 2 Hds e pelo menos 1 SSD.
Imagino que a questão de refrigeração não seja tão importante.
Será que um Nox Coolbay MX2 dá conta do recado?
É importante que ele não tenha nada emborrachado na parte externa. Tenho um DeepCool Tesseract BF que tem uma borda emborrachada que fica pegajosa com o tempo.

Ainda tem os HDs e SSD pra ela e processador, VGA e RAM pra mim, mas isso acho um pouco mais fácil, ainda mais depois de já ter recebido orientação de vocês no tópico de peças.

Qualquer ajuda é bem-vinda!
Essa placa-mãe parece bem OK.
Fonte talvez economizaria e pegaria a VS500 (https://www.terabyteshop.com.br/produto/16609/fonte-corsair-vs500-500w-80-plus-cp-9020223-br) que dará conta da RX 480 8GB XFX.
Esse gabinete é bem simples e apesar de não curtir muito esse tipo de modelo onde a fonte fica em cima, ele cabe a VGA de 28cm tranquilo. Sobre a refrigeração eu não acho que o fluxo de ar desse gabinete seja dos melhores mas uma vez que a GPU estará ali só pra "dar vídeo" e não para jogos (sem full load) ela ficará fria, ainda mais dependendo da região que você mora, sendo um lugar frio.
Se quiser sugestão de memórias: https://www.kabum.com.br/produto/17...stix-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preta-bl8g32c16u4b (2x)
Btw acho que era em "Peças Avulsas" mesmo, mas espero ter ajudado em algo, boa sorte! :joia:

Última edição:
R5 5600G tu acha até por 1,100 com promoções.
B550 não é tão necessária, pagar caro por uma plataforma que não vai extrair todo o potencial, vai de B450M que custa menos e não tem tantas diferenças pra um usuário mais "comum".
Fonte da Gigabyte, corre, é bomba :V Vai de RGPS500W da Redragon que é super barata ou peque marcas referência (EVGA, Corsair, Thermal Take, etc).
Como tu vai usar gráficos Vega, recomendo pentes de memória com 3200Mhz, pra ter desempenho máximo, ma se quiser economizar, pega no mínimo 3000Mhz

Resto tudo ok.

Blz, vou procurar por uma MB com esse chipset então, realmente estou procurando por memória 3200mhz, e sobre a fonte eu não sabia que a gigabyte era bomba, vou pesquisar um pouco mais sobre fontes da Reddragon, dessa marca eu só tenho o mouse pad que eu uso aqui.

E alguém tem alguma sugestão do lado da Intel? um i3 ou i5 com video integrado, alguma boa opção de CPU+MB?
vlw.

Essa placa-mãe parece bem OK.
Fonte talvez economizaria e pegaria a VS500 (https://www.terabyteshop.com.br/produto/16609/fonte-corsair-vs500-500w-80-plus-cp-9020223-br) que dará conta da RX 480 8GB XFX.
Esse gabinete é bem simples e apesar de não curtir muito esse tipo de modelo onde a fonte fica em cima, ele cabe a VGA de 28cm tranquilo. Sobre a refrigeração eu não acho que o fluxo de ar desse gabinete seja dos melhores mas uma vez que a GPU estará ali só pra "dar vídeo" e não para jogos (sem full load) ela ficará fria, ainda mais dependendo da região que você mora, sendo um lugar frio.
Se quiser sugestão de memórias: https://www.kabum.com.br/produto/17...stix-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preta-bl8g32c16u4b (2x)
Btw acho que era em "Peças Avulsas" mesmo, mas espero ter ajudado em algo, boa sorte! :joia:
Valeu Wiry!
Sobre o gabinete, nem tinha visto que a fonte ficaria em cima. Achei que isso fosse coisa dos anos 90! :bem: Eu estava mais preocupado em pegar um gabinete pequeno e que coubesse a VGA.
Sobre memória, ainda não sei se já pegaria 32 Gb de uma vez. Hoje, 16 dá e até sobra, mas e daqui a 2/3 anos? (devo ficar uns 4 a 5 anos sem upgrade novamente)

Olá pessoal.

Estou cogitando montar um computador com as seguintes configurações (tudo comprado da China, naquele site que todos sabemos, nos preços aproximados):

Processador AMD Ryzen 5 5600g - R$ 990,00

Placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550n Plus Wifi II - R$ 730,00 (mesmo taxada sai mais barato que no Brasil)

16 GB memória RAM Asgard Loki W2 (2 x 8 GB DDR4 3200 MHz) - R$ 300,00

SSD M.2 NVMe Netac N3000 250 GB para sistema - R$ 150,00

SSD M.2 NVMe Netac N3000 1 TB para dados - R$ 430,00

Total aproximado: R$ 2600,00 (tirando eventuais cupons de desconto e moedas).

Gabinete, fonte e cooler eu compraria no Brasil (e aceito sugestões para tanto).

É uma escolha coerente de peças?
O uso principal seria trabalho, estudos, Netflix e jogos bem casuais.

Enfim, uso bem leve: principalmente navegadores de internet e suíte Office.

Ou está superdimensionado para meu perfil e poderia optar por peças mais em conta sem perda perceptível de performante (tipo um 4600G com placa B450m)?

Atualmente tenho um PC que montei lá em 2015, na época para jogos, Photoshop, Lightroom e processamento de astrofotografias (o que exigia bastante). Hoje não desempenho mais essas atividades, então o computador ainda manda muitíssimo bem, mas é minha esposa que o usa, então seria útil um equipamento adicional:

Processador Intel Core i7 4790k

Placa-mãe MSI Z97 Gaming 5

16 GB memória RAM Kingston Hyper X Fury (2 x 8 GB DDR3 1600 MHz)

SSD sata Kingston 480 GB para sistema (sobrando muito espaço)

HD Seagate 1 TB 7200 RPM para dados

Depois fui ver preços Brasil, na Kabum, uma configuração mais modesta, com custo final menor que no Aliexpress, e garantia nacional. Será que perde muito em desempenho?

Processador AMD Ryzen 5 4600g - R$ 900,00

Placa-mãe Gigabyte B450m DS3H - R$ 560,00

8 GB memória RAM Corsair Vengeance LPX DDR4 2666 MHz (já é o máximo suportado pela placa mãe) - R$ 210,00

SSD M.2 NVMe Western Digital Blue 500 GB para sistema (já tenho um HD adicional que posso manter para os dados) - R$ 320,00

Gabinete Galax Nebulosa - R$ 350,00

Fonte XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze - R$ 330,00

Air Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2, 120mm - R$ 130,00

Valor total: R$ 2800,00

Setup completo (embora mais simples) por R$ 200,00 a mais que o orçamento inicial.
Boa tarde!

Tudo bem?

Andei fazendo algumas análises e repensando a configuração.

Após a substituição de alguns componentes, por enquanto estamos no seguinte:

Processador AMD Ryzen 5 4600g – R$ 900,00

Air Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 120mm – R$ 130,00

Placa Mãe Gigabyte B450 AORUS M – R$ 600,00

16 GB Memória RAM XPG Spectrix 3600MHz DDR4 (2 x 8 GB) – R$ 470,00

SSD WD Blue 500GB M.2 2280 NVMe – R$ 340,00

Gabinete Pichau Apus White (já vem com três ventoinhas frontais) – R$ 330,00

Fonte XPG Pylon 450W 80 Plus Bronze – R$ 330,00

Valor total aproximado: R$ 3100,00 (todos os itens comprados no Brasil). Que tal?

Boa tarde!

Tudo bem?

Andei fazendo algumas análises e repensando a configuração.

Após a substituição de alguns componentes, por enquanto estamos no seguinte:

Processador AMD Ryzen 5 4600g – R$ 900,00

Air Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 120mm – R$ 130,00

Placa Mãe Gigabyte B450 AORUS M – R$ 600,00

16 GB Memória RAM XPG Spectrix 3600MHz DDR4 (2 x 8 GB) – R$ 470,00

SSD WD Blue 500GB M.2 2280 NVMe – R$ 340,00

Gabinete Pichau Apus White (já vem com três ventoinhas frontais) – R$ 330,00

Fonte XPG Pylon 450W 80 Plus Bronze – R$ 330,00

Valor total aproximado: R$ 3100,00 (todos os itens comprados no Brasil). Que tal?
Bem equilibrado na escolha, talvez por esse preço tu consiga pegar uma RGPS500W da Redragon (fonte), vale a pena só se o preço for bem próximo, não vai diferir muito pra ti no uso, mas daria margem pra upgrade bem tranquilo.

Se tu for só usar os gráficos integrados não acho que vá esquentar muito a temperatura, logo, não seria tão necessário o Gammaxx 400, porém ele abre margem pra upgrade com uma placa de vídeo que vá realmente aproveitar o processador.

Galera boa noite! Tou eu aqui de novo, humildemente, como sempre foi desde todas as vezes que fui trocar ou fazer upgrade no meu desktop.
Dessa vez estou com o notebook da assinatura, um Avell A70-MOB e pretendo vende-lo para comprar um desktop. Eu tenho usado o Avell na mesa, como desktop, portanto, não faz sentido mante-lo.

Estou em Lisboa, portanto, usando dos sites mais conhecidos daqui para montar o PC, que é o PCDIGA.
Escolhi as peças fazendo apenas uma pesquisa rapida, então quem puder dar sua opinião sobre a montagem ou sobre algo especifico ou até sobre trocar o notebook por esse deskop, agradeço. Aqui estão:

AMD Ryzen 7 5800X - € 329.90
Asus TUF Gaming B550M-PLUS (Wi-Fi) II - € 169,90
Zotac RTX 3070 Twin Edge LHR - € 619.90
Crucial Ballistix Gaming 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 - € 124.90
NZXT C750W 80+ Gold Full Modular - € 89.90
Kolink Observatory Lite Mesh RGB - € 69.90
SSD (Fico com o do notebook e compro outro pra subst.) - € 49.90
Total: € 1454.30

Uma outra alternativa seria com um processador Intel:
Intel Core i7-12700F - € 364,90
Gigabyte Z690M DS3H - € 158,90
Total: € 1478,30

Atualizações:
Opção Intel
Troca da placa mãe AMD
Troca da fonte segundo recomendação do @Wiry

Última edição:
Galera boa noite! Tou eu aqui de novo, humildemente, como sempre foi desde todas as vezes que fui trocar ou fazer upgrade no meu desktop.
Dessa vez estou com o notebook da assinatura, um Avell A70-MOB e pretendo vende-lo para comprar um desktop. Eu tenho usado o Avell na mesa, como desktop, portanto, não faz sentido mante-lo.

Estou em Lisboa, portanto, usando dos sites mais conhecidos daqui para montar o PC, que é o PCDIGA.
Escolhi as peças fazendo apenas uma pesquisa rapida, então quem puder dar sua opinião sobre a montagem ou sobre algo especifico ou até sobre trocar o notebook por esse deskop, agradeço. Aqui estão:

ASRock B550M-HDV - € 72.90
EVGA GQ 650W 80 Plus Gold Semi Modular - € 89.90
Total: € 1357.30
Trocaria essa EVGA GQ 650W pela NZXT C750W FULL MODULAR que além de te dar uma sobra de 100W para futuros upgrades e ser FULL modular, está no mesmo preço:

Essa placa-mãe da ASRock é uma B550M de entrada boa para usar em Stock, então só não recomendo fazer overclock nela.
No mais parece bem daora pra mim, boa sorte! :joia:

Pessoal gostaria de uma ajudinha honesta, qualquer coisa estou ate disposto a fazer um agrado pra uma pessoa que tiver disposta a ser solidário com seu tempo pra isso.

Seguinte, hoje jogo no meu pc, age of empires 2, e lol, mas quero poder ter a chance de jogar o que aparecer sem me preocupar muito. De repente um call od dutty, god of war, the wittcher, CSGO, valorant no full. Enfim, gostaria de montar algo que desce pra eu jogar alguns jogos atuais no full HD

Possuo um monitor ultra wide de 29'', 75hz, 5ms - simples. Mas futuramente venderia pra pegar algo mais pra jogo, talvez pegar um 144hz com 1 a 3ms.

Cotei essas peças, mas acho que da pra chegar num custo beneficio melhor pro que eu quero..

Placa mãe b450
Processador RYZEN 7 5800x
Memória ram 16gb 3200mhz
Ssd 1tb
Placa de vídeo RX 6600xt
Fonte 750w 80 plus gold
Gabinete ventilado
Water cooler 240mm

Total: 8800$

Placa Mãe Asus B450M-Plus TUF Gaming II - 680,00
Processador - ryzen 7 5800 x - 2320,00
Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz - 395,00
SSD Crucial 1TB, P2, M.2 NVMe - 615,00
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Dual, LHR, 12GB, GDDR6 - 3.090,00 ou PLACA DE VIDEO GALAX GEFORCE RTX 3050 1-CLICK OC, 8GB, GDDR6, 128-BIT - 2760,00
Fonte Gamemax GP750, 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo - 330,00
Gabinete bolt rgb - 320,00
Watercooler 120mm RGB - 330,00

Total: 8080$ com a 3050 fica 7750$

Ta com um 16gb ram porque futuramente ou pra agora colocaria mais um, ou seja, 2x 16gb. E gostaria de ver sobre a frequência tb, quanto coloco? 3200 da? ou teria que ser 3000? Ddr4? ou Ddr5?

Vale ressaltar algumas coisas em relação custo beneficio:
Não ligo pra RGB.
E se eu pegasse um xeon? compensaria?
Tem que levar em conta over clock, certo? Talvez pegar algo mais barato e que daria conta pelo OC, e outra, OC não prejudica a maquina? Não entendo nada disso, pediria pra um técnico fazer OC pra mim.
Adrenalina fez um vídeo a respeito da AMD estar ruim na dx11. Então não sei o impacto que isso teria.

Como falei, no momento não jogo coisas pesadas, mas não quero me limitar a aparecer algum jogo e eu não poder pq o jogo não roda, então gostaria de ver na verdade 3/4 tipos de maquinas com vocês.
1. Atualização do que mandei a cima, acho que da pra pagar mais barato e ter a mesma performance.

2. Real diferença dessas fontes Bronze e Gold, compensa pagar mais e pegar uma Gold?

3. Analisar a respeito do xeon, pq assim gastaria super pouco, vou anexar um vídeo aqui que o TecnoArt fez, e pelo o que entendi, o que ficou caro na maquina foi só a placa de vídeo, então gostaria de saber se consigo montar algo nesse segmento sem ser tão prejudicado por colocar algo que ira gargala a maquina pra trás (xeon).

4. E minha ultima duvida é a seguinte. E se eu quiser jogar jogos em QHD?

Valeu gente, Quem entender bem de pc pra tirar essa minhas duvidas de CXB, depois alinhamos pra eu transferir algo pra voce, tendo em visto que provavelmente voces vao gastar um tempo do dia de vocês ai. Abçs

Site que comentei acima: https://www.youtube.com/watch?v=06Y9dUWwebU

Min 8:10 ele fala a respeito de tirar a placa de vídeo, o pc vai para uns 2,5k
Min 9:20 fala de colocar placa de vídeo 3060 que é mais barato.

Outro video a respeito de xeon para pc gamer: https://www.youtube.com/watch?v=2IoPR-AdErU

Última edição:
Pessoal, qual placa mãe comprar até 2200 reais para um ryzen 5950X?
uns overclocks leves.

uns overclocks leves.
Ia recomendar a TUF B550M-Plus mas olhando sua assinatura já tem uma TUF X570, não vejo tanta necessidade de fazer a troca já que mesmo a B550M-Plus de 900 conto segura isso com folga

Trocaria essa EVGA GQ 650W pela NZXT C750W FULL MODULAR que além de te dar uma sobra de 100W para futuros upgrades e ser FULL modular, está no mesmo preço:

Essa placa-mãe da ASRock é uma B550M de entrada boa para usar em Stock, então só não recomendo fazer overclock nela.
No mais parece bem daora pra mim, boa sorte! :joia:

Troquei a fonte. Obrigado pela dica!
Atualizei com uma opção de processador Intel também.

Ia recomendar a TUF B550M-Plus mas olhando sua assinatura já tem uma TUF X570, não vejo tanta necessidade de fazer a troca já que mesmo a B550M-Plus de 900 conto segura isso com folga
estava pensando em pegar a x570 strix F...
Esta minha tual irei vender

estava pensando em pegar a x570 strix F...
Esta minha tual irei vender
Acho que a escolha depende mais de outros fatores, saber quais/quantos conectores precisa, se mAtx ou Atx, se pode ser B550 ao invés de X570 etc, porque quanto à VRM mesmo tem placas bem abaixo desse orçamento que dão conta sem problema, e tem bastante conteúdo do Hardware Unboxed sobre X570 e B550 (apesar de não ter todos os modelos)

Acho que a escolha depende mais de outros fatores, saber quais/quantos conectores precisa, se mAtx ou Atx, se pode ser B550 ao invés de X570 etc, porque quanto à VRM mesmo tem placas bem abaixo desse orçamento que dão conta sem problema, e tem bastante conteúdo do Hardware Unboxed sobre X570 e B550 (apesar de não ter todos os modelos)
quero maximo de usb possivel e vrm parrudinho para oc na medida do possivel

quero maximo de usb possivel e vrm parrudinho para oc na medida do possivel
VRM parrudo a sua já tem, qto a isso não tem o que falar dessa Tuf ai.

USB acho mais prático vc comprar um adaptador para adicionar mais USBs usando os conectores frontais.

Troquei a fonte. Obrigado pela dica!
Atualizei com uma opção de processador Intel também.
Hmmmmmmmmm
Pra esse i7 12700F não faz sentido pegar uma placa Z, pra ele acho muito mais válido pegar uma B660 tipo essa: https://www.pcdiga.com/motherboard-atx-msi-pro-b660-ddr4-4719072912451 (mesma faixa de preço)

Also, é bom ressaltar que tanto o 5800X quanto o i7 12700F parecem ser bem "quentinhos", então seria bom organizar no orçamento um bom watercooler ou aircooler pra segurar qualquer um deles, nada exagerado mas que seja de boa qualidade pra usar em stock.

uns overclocks leves.

Asus TUF X570-Plus. Aguenta o 3950X e o 5950X com OC sem problemas.

Asus TUF Gaming B550M-PLUS (Wi-Fi) II - € 169,90
Total: € 1454.30

Uma outra alternativa seria com um processador Intel:
Intel Core i7-12700F - € 364,90
Gigabyte Z690M DS3H - € 158,90
Total: € 1478,30

Atualizações:
Opção Intel
Troca da placa mãe AMD
Troca da fonte segundo recomendação do @Wiry

Depois de muito analisar reviews, videos e opiniões eu estou cogitando pegar um setup Intel/Nvidia ja com DDR5 pois aparentemetne o i7 12700 está melhor do que o Ryzen 5800X e as vezes até do que o Ryzen 5900X. Penso também em já pegar um setup com DDR5. A diferença de preço não é absurda. Acho que vale a pena.

Ficaria dessa forma:
Intel Core i7-12700KF - € 412.90
Asus ROG Strix B660-G Gaming WiFi - € 204,90
Adata XPG Kit 32GB (2 x 16GB) DDR5 5200MHz Lancer CL40 - € 259,90
Caixa Micro-ATX Kolink Citadel Mesh - € 54.90
Total: € 1692,30

Uma outra alternativa seria pegar um i7 12700K (com GPU integrada) para depois pegar a placa de video.
A minha duvida é se por ter GPU integrada o processador perde alguma coisa em potencia.

Pessoal, não tenho muita experiência com compatibilidade de processadores e placas mãe, além de placa de video e outros componentes.
O que eu quero é um pc pra rodar o game Squad e Fortnite, e se a configuração desses jogos suportar, rodar o warzone.
Eu tenho uma placa de video RX 580 que ganhei de um amigo.

Preciso dos seguintes itens
Placa mãe, Processador, memória RAM e fonte.

Qual seria a melhor configuração para rodar esses jogos a 120 fps com os gráficos no médio?

A configuração recomendada do jogo Squad é a seguinte:
  • Processador: Intel i7-4790k ou superior;
  • Memória RAM: 6 GB;
  • Placa de vídeo: Nvidia GTX 970 ou AMD R9 290
Pretendo gastar o mínimo possível!

Boa noite, pessoal.

Tô querendo montar um setup, mas tô meio desatualizado no quesito hardware. Poderiam dar uma força e me dizer o que acham (ou o que posso mudar) da config abaixo, por favor ?

Processador: AMD Ryzen 5 5600, Cache 35MB, 3.5GHz (4.4GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - 100-100000927BOX

GPU: Asus NVIDIA GeForce RTX 3050 OC, 8GB, GDDR6, Ray Tracing - 90YV0HH0-M0NA00

Memórias: (2x) XPG Gammix D60G, RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Cinza - AX4U32008G16A-ST60

Mobo: Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

SSD: SSD WD Black SN750, 500GB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 2600MB/s - WDS500G3X0C

Fonte: ???

Gabinete: ???

Total até o momento: R$ 5200
Orçamento: até R$ 6000 (mas se conseguir chegar num preço menor, melhor)

Obrigado desde já :)

Última edição:
Boa noite, pessoal.

Tô querendo montar um setup, mas tô meio desatualizado no quesito hardware. Poderiam dar uma força e me dizer o que acham (ou o que posso mudar) da config abaixo, por favor ?

Processador: AMD Ryzen 5 5600, Cache 35MB, 3.5GHz (4.4GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - 100-100000927BOX

GPU: Asus NVIDIA GeForce RTX 3050 OC, 8GB, GDDR6, Ray Tracing - 90YV0HH0-M0NA00

Memórias: (2x) XPG Gammix D60G, RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Cinza - AX4U32008G16A-ST60

Mobo: Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

SSD: SSD WD Black SN750, 500GB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 2600MB/s - WDS500G3X0C

Fonte: ???

Gabinete: ???

Total até o momento: R$ 5200

Obrigado desde já :)
De fonte vai de Redragon RGPS500W

Orçamento na média pra todas as peças, só buscaria outra opção de placa mãe, já ouvi relatos de problemas com esse modelo aí :V
Com esse processador tu poderia arriscar pegar uma RX 6600/XT ou uma 3060 que tem maior margem pra jogos (caso opte pelo up, vai de fonte 600W pra ter folga).

De fonte vai de Redragon RGPS500W

Orçamento na média pra todas as peças, só buscaria outra opção de placa mãe, já ouvi relatos de problemas com esse modelo aí :V
Com esse processador tu poderia arriscar pegar uma RX 6600/XT ou uma 3060 que tem maior margem pra jogos (caso opte pelo up, vai de fonte 600W pra ter folga).

Na questão da placa mãe, qual poderia me indicar ?

Na questão da placa mãe, qual poderia me indicar ?
Depende do orçamento, eu iria de Steel Legends B450M ou Aorus, são modelos que já usei e são bem resistentes, embora o preço um tico mais alto, mas são peças definitivas.

Users who are viewing this thread

Voltar