[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Fonte: Trocaria essa fonte da Corsair (3 anos de garantia) pela Fonte Super Flower LEGION GX PRO 850W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular (5 anos de garantia) que muda só 30 reais no orçamento.

Cooler: Trocaria por esse se possível: https://www.terabyteshop.com.br/pro...-sangue-frio-2-240mm-intel-amd-psf2240h40ptsl

Boa tarde, pessoal!
Estou procurando uma opção mais em conta para a empresa que trabalho do que os Dell/Lenovo para substituir os velhos e surrados Core 2 Duo. Seria realmente pra funções bem básicas, como utilizar o navegador, pacote office, aplicativos de banco e ERP (que por sinal são todos bem leves). Montei a seguinte configuração:

Pentium G7400 + H610
1x 8 GB DDR4
120GB SSD
Windows 10 Pro

Junto com o gabinete básico e a fonte, no total dá R$ 2472 reais. Os Optiplex, Vostro e V50/V530 todos ficam na faixa dos R$ 3000. São sem dúvida alguma produtos de boa qualidade, além do fato de eles virem com o i3 10100, mas, ao mesmo tempo, vêm com menos memória (4 GB) e ainda limitam os custos de manutenção de certa forma com suas peças proprietárias.

Alguém saberia dizer se esse setup que montei daria conta de boa dessas tarefas (e só delas) de médio a longo prazo?
Como são funções básicas creio que dará conta sem problemas em médio prazo, só talvez tentaria pegar 2x4GB em vez de 1x8GB.

E aí pessoal. Estou montando meu primeiro pc gamer, e tenho um orçamento de 6 mil. Montei a configuração abaixo no limite do orçamento. Meu objetivo seria 1080p/alto-ultra/60fps+. Gostaria da opinião de vcs se o pc está equilibrado e se não há alguma incompatibilidade.

XzD15O9.png
Queria poder recomendar o 12400f mas ao que parece, ele está o dobro do preço do 12100f então entendo a escolha se o foco é somente jogos 1080p/60FPS+.
Acho que trocaria a fonte por uma VS500 da Corsair por causa da garantia de 03 anos e por estar com preço parecido na Pichau. No mais parece bacana pra mim.

Na real msm......um lixo fora q tô achando essa lat. 1/2 alta d+. Eu ainda insisto na Crucial. Pra renderizações: freq. alta e lat. baixa terão melhores resultados. Pra quem vai pagar + de 1k nas memórias, 50~100 conto a + pra ter melhor desempenho, poder fazer um OC a fim de extrair ainda + performance, na boa isso não é nd e essa dif. se pagará lá na frente.

Pule direto na parte dos Cinebench e Vray. Pode parecer pouco, mas essa pequena vantagem vai dar uma baita dif. caso faça mtas renderizações.

Entendi, pelo vídeo que você mostrou aparece a 3200mhz cl16 tendo melhor resultado que a 3600mhz cl18 nos render (oque não compensa o preço das 3600mhz). Mas dai o povo fala que os Ryzen 5000 por conta do Infinity Frabic funcionam melhor com RAM a 3600mhz (aquela proporção 1:1 do CPU com a RAM), só por isso estou indo em 3600mhz.

Queria muito essa Crucial Ballistix, mas não tem pra vender o modelo 3600mhz CL16 num lugar confiável por até uns 1400 reais. Se tivesse, iria nelas por conta da sua recomendação.

Mas, enfim, se eu não achar a Crucial Ballistix, terei que ir na Fury Beast, já que você diz que compensa mais que as Vengeance, por conta do CL17.

Entendi, pelo vídeo que você mostrou aparece a 3200mhz cl16 tendo melhor resultado que a 3600mhz cl18 nos render (oque não compensa o preço das 3600mhz). Mas dai o povo fala que os Ryzen 5000 por conta do Infinity Frabic funcionam melhor com RAM a 3600mhz (aquela proporção 1:1 do CPU com a RAM), só por isso estou indo em 3600mhz.

Queria muito essa Crucial Ballistix, mas não tem pra vender o modelo 3600mhz CL16 num lugar confiável por até uns 1400 reais. Se tivesse, iria nelas por conta da sua recomendação.

Mas, enfim, se eu não achar a Crucial Ballistix, terei que ir na Fury Beast, já que você diz que compensa mais que as Vengeance, por conta do CL17.

Também estou procurando kit 4x 8gb (32gb) 3600mhz com CL baixo e está difícil de achar com preço razoável, tem corsair vegeance rgb pro sl com CL18 a rodo na internet com preço baixo mas ao procurar algo como CL16 ou você paga o dobro ou não tem..

Olá, pessoal, podem me tirar algumas dúvidas sobre essa configuração?

Placa Mãe Asus TUF Gaming B660-PLUS
Processador i5 12600k
Air Cooler DeepCool AK620
Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 32GB (2x16GB), 3200MHz
VGA Galax RTX 3080 SG (1 Click OC), LHR, 10GB,
SSD Kingston NV1, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 2100MBs e Gravação 1700MBs
Fonte Super Flower LEADEX III 850W, 80 Plus Gold, PFC Ativo
Gabinete Gamer DeepCool Matrexx 55 V3, Mid Tower

Dúvidas:

- Esse air cooler leva de boa o processador? Compatível com o espaço da placa mãe a gabinete? (aceito sugestões mas não quero water cooler)
- Posso confiar tranquilo na Galax? Esse modelo é bem refrigerado?
- De fonte estou bem servido, certo?
- Gabinete compatível e suficiente para a refrigeração dos componentes?

Obrigado.

Processador i5 12600k

Dúvidas:

- Esse air cooler leva de boa o processador? Compatível com o espaço da placa mãe a gabinete? (aceito sugestões mas não quero water cooler)

Obrigado.

No aguardo sobre informações sobre a sua build, sobretudo no quesito de refrigeração.

Quanto tá saindo a prazo e à vista?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou montando uma build (https://meupc.net/build/u4W3pb), o que acham?

Basicamente a espinha dorsal dela é uma rtx 3060 12gb, um i5 da 12 geração e um chip de 16gb 3200 para deixar mais fácil fazer upgrade.

Não sei escolher direito qual melhor motherboard, memória e ssd, além de questões sobre refrigeração.

A ASUS h610 eu sei que segura bem, o resto realmente estou procurando saber mais.

Abraços, pessoal.

No aguardo sobre informações sobre a sua build, sobretudo no quesito de refrigeração.

Quanto tá saindo a prazo e à vista?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou montando uma build (https://meupc.net/build/u4W3pb), o que acham?

Basicamente a espinha dorsal dela é uma rtx 3060 12gb, um i5 da 12 geração e um chip de 16gb 3200 para deixar mais fácil fazer upgrade.

Não sei escolher direito qual melhor motherboard, memória e ssd, além de questões sobre refrigeração.

A ASUS h610 eu sei que segura bem, o resto realmente estou procurando saber mais.

Abraços, pessoal.
Opa, só não fechei ainda pois ninguém respondeu aqui... Acho que se passar de hoje vou perder o preço.

Tá 13.604,12 à vista ou 15.636,92 parcelado (sem o air cooler que vou comprar por fora) com montagem da Terabyte.

Processador i5 12600k

Dúvidas:

Obrigado.

- Sim, porém tem que confirmar se os modelos desse cooler vendidos aqui no Brasil estão vindo com o kit LGA 1700.
- Pode, marca conceituada no mercado. Parece bem refrigerado sim, só não sei muito sobre os ruídos em full load.
- Está muito bem servido.
- Gabinete compatível. Sobre a refrigeração vai depender das fans que você colocar mas como a frente dele é fechada não será tão frio, dependendo da região onde você mora pode servir mas a versão mesh dele é bem melhor com relação às temperaturas. Se aceitar recomendações tenta o Demolisher: https://www.terabyteshop.com.br/pro...temperado-black-atx-sem-fonte-sem-fan-gc-706b I mean, se é do seu agrado. Enfim boa sorte!

Galera vou trocar meu PC e decidi continuar com a Intel mesmo, mais especificamente pensando em pegar um 12900k ou 12900. Alguém saberia me dizer se existi alguma diferença além do fato de overclock entre as CPUs ?

Usaria o cooler box que já vem com o processador por enquanto e só compraria outro cooler depois, tipo esse: https://www.terabyteshop.com.br/pro...1-410-branco-120mm-intel-amd-boreas-e1-410-wh ou o que você selecionou mesmo, dependendo do ambiente, temperatura e tals...
Não utilize single channel (só um pente de memória) pois perderá desempenho, será melhor 2x8GB do que 1x16GB e apesar de não conhecer muito essa marca da memória selecionada, é a mais barata.

Ainda seria interessante comprar também dois coolers de 120mm para a parte frontal do gabinete, uma vez que este só vem com 1 traseiro.

Galera vou trocar meu PC e decidi continuar com a Intel mesmo, mais especificamente pensando em pegar um 12900k ou 12900. Alguém saberia me dizer se existi alguma diferença além do fato de overclock entre as CPUs ?
Creio que um pouco de consumo e desempenho, coisa pouca.
Pior parte mesmo deverá ser achar o 12900 aqui no mercado nacional pois tá difícil achar nas lojas. Entretanto se for somente pra jogos o 12700k será mais do que suficiente, ou até mesmo 12600k, economizando e investindo mais em GPU ou outro componente para pc talvez possa ser mais interessante...

Se quiser mais detalhes sobre os i9 da Intel, tenta verificar com o pessoal nesse tópico aqui: https://forum.adrenaline.com.br/threads/intel-comet-rocket-alder-lake.666224/page-178

Fiz algumas mudanças, com base nas sugestões:

ssd 500gb wd blue
fonte 650w xpg core reactor
Processador Intel Core i5 12400
16 gb ram 3200 mhz geil orion
Placa Mãe Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
VGA 3060 rtx dual 12 gb
gabinete com 3 fan
cooler (talvez scyte fuma 2)

---

Estou com dúvida sobre o gabinete. Como vocês avaliam? Precisa caber a altura do AC e o comprimento da VGA, só isso? Um mid-tower já dá certo? Eu tenho espaço já que vai ficar embaixo da bancada.

Valeu.

Fiz algumas mudanças, com base nas sugestões:

ssd 500gb wd blue
fonte 650w xpg core reactor
Processador Intel Core i5 12400
16 gb ram 3200 mhz geil orion
Placa Mãe Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
VGA 3060 rtx dual 12 gb
gabinete com 3 fan
cooler (talvez scyte fuma 2)

---

Estou com dúvida sobre o gabinete. Como vocês avaliam? Precisa caber a altura do AC e o comprimento da VGA, só isso? Um mid-tower já dá certo? Eu tenho espaço já que vai ficar embaixo da bancada.

Valeu.
Esses 16GB RAM 3200MHz Geil Orion são 2 pentes de memória de 8GB cada (2x8GB) ou somente 1 pente de memória de 16GB (1x16GB)?
Caso seja somente um, opte por mudar e colocar dois pentes de memória de 8GB cada para totalizar os 16GB em dual channel.

Sobre o gabinete: um mid-tower já dá sim mas, além da qualidade e tamanho, é preciso verificar também se você gosta do modelo em questão. Vejo alguns colegas aqui do fórum sugerindo os da marca Montech, tipo o Air 1000 Lite, e eu por exemplo costumo sugerir bastante o Demolisher da Redragon (esse um pouco mais caro), porém é questão de gosto. Dê uma pesquisada sobre gabinetes atualmente disponíveis no mercado nacional e separe os modelos que você acha interessante, se vem com fans, se é de marca boa, se é do seu agrado, e depois verifica o espaço e passagem de ar dos modelos vendo reviews sobre eles e opiniões nos fóruns e vídeos sobre os mesmos.

Caso tenha dúvidas somente sobre gabinetes você poderia dar uma olhada nos tópicos abaixo:

Pessoal, tudo bem?

Recomendação de pc para trabalhar (trabalhos simples), mas que também rode um cs go e valorant (pode rodar meia boca, só para jogar bem de vez em quando).

Importante que seja o mais barato possível. Não tenho pressa, então sugestões de peças do aliexpress são bem vindas.

Usaria o cooler box que já vem com o processador por enquanto e só compraria outro cooler depois, tipo esse: https://www.terabyteshop.com.br/pro...1-410-branco-120mm-intel-amd-boreas-e1-410-wh ou o que você selecionou mesmo, dependendo do ambiente, temperatura e tals...
Não utilize single channel (só um pente de memória) pois perderá desempenho, será melhor 2x8GB do que 1x16GB e apesar de não conhecer muito essa marca da memória selecionada, é a mais barata.

Ainda seria interessante comprar também dois coolers de 120mm para a parte frontal do gabinete, uma vez que este só vem com 1 traseiro.

Creio que um pouco de consumo e desempenho, coisa pouca.
Pior parte mesmo deverá ser achar o 12900 aqui no mercado nacional pois tá difícil achar nas lojas. Entretanto se for somente pra jogos o 12700k será mais do que suficiente, ou até mesmo 12600k, economizando e investindo mais em GPU ou outro componente para pc talvez possa ser mais interessante...

Se quiser mais detalhes sobre os i9 da Intel, tenta verificar com o pessoal nesse tópico aqui: https://forum.adrenaline.com.br/threads/intel-comet-rocket-alder-lake.666224/page-178
No meu caso vai ser para uso em desenvolvimento de software, jogos vai ficar como segundo plano.

Boa tarde pessoal,

Gostaria de uma opinião de vcs.
Estou querendo comprar um processador, memórias (16Gb) e placa mãe...
O Processador eu gostaria que fosse o Ryzen 5 5600X, mas estou com dúvida na placa mãe e memórias.
Gostaria de gastar no máximo 3k nesse combo, será que daria?

Obrigado galera!

Bom dia Galera!

Estou procurando montar meu primeiro PC e estou com uma série de dúvidas, é a primeira vez que faço isso e tenho orçamento limitado. Me baseando pelo PC da crise, considerei as seguintes opções:

- Processador Ryzen 5 5600G (https://www.amazon.com.br/dp/B092L9GF5N/?tag=mundoconectad-20)
- Placa mãe Asus Prime B450M Gaming/BR (https://www.amazon.com.br/dp/B07N5GH28G/?tag=mundoconectad-20)
- 2x MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU, 8GB (1X8), DDR4, 3200MHZ, C16 https://www.pichau.com.br/memoria-t..._9ADCsR7HTYiEtz6foRAub8sUVJ1zS1YaAuYFEALw_wcB

Vou usar meus HDs e monitor atuais da minha máquina antiga. Penso em daqui a algum tempo fazer upgrade com uma placa de vídeo.

1) Qual fonte seria uma boa escolha de fonte pra esse setup?

2) Tem problema USAR meus HDs antigos? Queria economizar dinheiro na compra de SSD, mas se for necessário, poderia usar o SSD só pro sistema e o HD antigo como expansão de armazenamento?

3) Qualquer gabinete serve pra esse setup?

Pessoal, tudo bem?

Recomendação de pc para trabalhar (trabalhos simples), mas que também rode um cs go e valorant (pode rodar meia boca, só para jogar bem de vez em quando).

Importante que seja o mais barato possível. Não tenho pressa, então sugestões de peças do aliexpress são bem vindas.

Pelo tio Ali daria para pegar memórias e processador com risco quase nulo de taxa, mas seria interessante você estipular um valor máximo, se possui monitor...

No meu caso vai ser para uso em desenvolvimento de software, jogos vai ficar como segundo plano.

Acho que se você não vai fazer overclock, eu iria no mais barato pois a diferença é muito pouca. Porém se no dia que você for comprar a diferença de preço esteja muito pequena, talvez o 12900k valha mais a pena, entretanto o 12900 eu não achei no mercado nacional, somente o 12900f (sem vídeo integrado).

Boa tarde pessoal,

Gostaria de uma opinião de vcs.
Estou querendo comprar um processador, memórias (16Gb) e placa mãe...
O Processador eu gostaria que fosse o Ryzen 5 5600X, mas estou com dúvida na placa mãe e memórias.
Gostaria de gastar no máximo 3k nesse combo, será que daria?

Obrigado galera!
Olha, se eu fosse você iria de Ryzen 5600 (sem o X) pois além de ser mais barato, a diferença de desempenho entre eles é nanica, então acho que vale mais economizar.

CPU: https://www.terabyteshop.com.br/pro...ds-cooler-wraith-stealth-am4-100-100000927box
Placa-mãe: https://www.terabyteshop.com.br/pro...ing-b550m-plus-chipset-b550-amd-am4-matx-ddr4
Memórias: https://www.kabum.com.br/produto/17...stix-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preta-bl8g32c16u4b (duas dessas, 2x8GB)

Bom dia Galera!

Estou procurando montar meu primeiro PC e estou com uma série de dúvidas, é a primeira vez que faço isso e tenho orçamento limitado. Me baseando pelo PC da crise, considerei as seguintes opções:

- Processador Ryzen 5 5600G (https://www.amazon.com.br/dp/B092L9GF5N/?tag=mundoconectad-20)
- Placa mãe Asus Prime B450M Gaming/BR (https://www.amazon.com.br/dp/B07N5GH28G/?tag=mundoconectad-20)
- 2x MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU, 8GB (1X8), DDR4, 3200MHZ, C16 https://www.pichau.com.br/memoria-t..._9ADCsR7HTYiEtz6foRAub8sUVJ1zS1YaAuYFEALw_wcB

Vou usar meus HDs e monitor atuais da minha máquina antiga. Penso em daqui a algum tempo fazer upgrade com uma placa de vídeo.

1) Qual fonte seria uma boa escolha de fonte pra esse setup?

2) Tem problema USAR meus HDs antigos? Queria economizar dinheiro na compra de SSD, mas se for necessário, poderia usar o SSD só pro sistema e o HD antigo como expansão de armazenamento?

3) Qualquer gabinete serve pra esse setup?
Um detalhe importante:
Esta placa-mãe Asus Prime B450M suporta o Ryzen 5 5600G porém, é preciso atualizar a BIOS para a versão mais recente ou o seu computador não ligará. Então é interessante você solicitar isto junto ao vendedor ou ter em mente que precisará atualizar em uma assistência próxima.

1) Uma fonte de marca conhecida e renomada, mas isso seria interessante de responder de acordo com o upgrade de placa de vídeo que você obterá "daqui algum tempo", isto é, qual placa de vídeo você estaria cogitando pegar. Assim caso você pretenda pegar uma RTX 2060 por exemplo, comprar uma fonte de 500W seria já suficiente, tipo esse modelo: https://www.terabyteshop.com.br/produto/16609/fonte-corsair-vs500-500w-80-plus-cp-9020223-br . Ou caso queira futuramente tentar uma RTX 3060, este outro modelo daria conta: https://www.terabyteshop.com.br/pro...00fl-600w-80-plus-pfc-ativo-modular-sf-b600fl e por aí vai. Caso esteja na dúvida, esse último modelo de 600W seria uma boa pedida pois daria uma "boa sobra" para upgrades futuros, então é mais ou menos por aí.

2) Não tem problema usar seus HDs antigos.
Comprar um SSD só para o sistema (Windows + Programas) é uma excelente pedida, recomendo bastante, nem que seja um SSD de 240GB ou até menor (caso a grana esteja curta).

3) Qualquer gabinete mid tower servirá. Aqui tem um tópico de sugestões de gabinetes até 500 reais, recomendo dar uma olhada: https://forum.adrenaline.com.br/threads/melhores-gabinetes-ate-500-reais.693707/ mas como é algo mais pessoal, cada um curte um modelo diferente, é só ir separando os modelos que você mais gosta e verificar se é compatível com o tamanho da sua placa-mãe (no caso da Asus Prime B450M é mATX), se vem com fans, olhar reviews no youtube e etc...

Acho que se você não vai fazer overclock, eu iria no mais barato pois a diferença é muito pouca. Porém se no dia que você for comprar a diferença de preço esteja muito pequena, talvez o 12900k valha mais a pena, entretanto o 12900 eu não achei no mercado nacional, somente o 12900f (sem vídeo integrado).
Então a ideia era comprar fora tenho parente indo para Europa dai tentaria pegar lá, mas ate lá pelo que andei pesquisando esta meio complicado achar.

Dúvida PC Intermediário com i5-12400 ou AMD Ryzen 5 5600G​

Estou querendo um novo PC e estou na dúvida entre os abaixo:

PLACA MÃE GIGABYTE B660M DS3H DDR4
INTEL CORE I5 12400
SSD GIGABYTE 512GB M.2 2280 PCIE 3.0 X4 NVME
FONTE COUGAR VTK, 550W, 80 PLUS
GABINETE GAMER T-DAGGER CUBE PRETO LATERAL VIDRO - T-TGC305B
GABINETE GAMER LIKETEC TITAN V2
MEMÓRIA KINGSTON FURY BEAST, 8GB, 3200MHZ, DDR4

ou

PLACA MÃE ASROCK B550M PRO4
AMD Ryzen 5 5600G

Nunca tive AMD e meu I3 de primeira geração já deu o que tinha que dar então fiquei na dúvida entre qual seria melhor para uso no dia a dia, edição de vídeos e fotos.
Os dois encontrei com os valores praticamente iguais.

Dúvida PC Intermediário com i5-12400 ou AMD Ryzen 5 5600G​

Estou querendo um novo PC e estou na dúvida entre os abaixo:

PLACA MÃE GIGABYTE B660M DS3H DDR4
INTEL CORE I5 12400

ou

PLACA MÃE ASROCK B550M PRO4
AMD Ryzen 5 5600G

Nunca tive AMD e meu I3 de primeira geração já deu o que tinha que dar então fiquei na dúvida entre qual seria melhor para uso no dia a dia, edição de vídeos e fotos.
Os dois encontrei com os valores praticamente iguais.

Uma vez que você não tem placa de vídeo, vai de Ryzen 5600G.
Memórias: pegaria duas dessas https://www.kabum.com.br/produto/17...stix-8gb-3200mhz-ddr4-cl16-preta-bl8g32c16u4b

Pelo tio Ali daria para pegar memórias e processador com risco quase nulo de taxa, mas seria interessante você estipular um valor máximo, se possui monitor...

Fala, tudo bem?

Certo, memórias e CPU então vou comprar no Ali.
Eu quero gastar de 1500 a 2000 no máximo.
Tenho monitor e periféricos, é só o computador mesmo que preciso para trabalhar e queria que rodasse um cs go/valorant pra eu brincar de vez em quando.

Olá pessoal.

Estou cogitando montar um computador com as seguintes configurações (tudo comprado da China, naquele site que todos sabemos, nos preços aproximados):

Processador AMD Ryzen 5 5600g - R$ 990,00

Placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550n Plus Wifi II - R$ 730,00 (mesmo taxada sai mais barato que no Brasil)

16 GB memória RAM Asgard Loki W2 (2 x 8 GB DDR4 3200 MHz) - R$ 300,00

SSD M.2 NVMe Netac N3000 250 GB para sistema - R$ 150,00

SSD M.2 NVMe Netac N3000 1 TB para dados - R$ 430,00

Total aproximado: R$ 2600,00 (tirando eventuais cupons de desconto e moedas).

Gabinete, fonte e cooler eu compraria no Brasil (e aceito sugestões para tanto).

É uma escolha coerente de peças?
O uso principal seria trabalho, estudos, Netflix e jogos bem casuais.

Enfim, uso bem leve: principalmente navegadores de internet e suíte Office.

Ou está superdimensionado para meu perfil e poderia optar por peças mais em conta sem perda perceptível de performante (tipo um 4600G com placa B450m)?

Atualmente tenho um PC que montei lá em 2015, na época para jogos, Photoshop, Lightroom e processamento de astrofotografias (o que exigia bastante). Hoje não desempenho mais essas atividades, então o computador ainda manda muitíssimo bem, mas é minha esposa que o usa, então seria útil um equipamento adicional:

Processador Intel Core i7 4790k

Placa-mãe MSI Z97 Gaming 5

16 GB memória RAM Kingston Hyper X Fury (2 x 8 GB DDR3 1600 MHz)

SSD sata Kingston 480 GB para sistema (sobrando muito espaço)

HD Seagate 1 TB 7200 RPM para dados

Depois fui ver preços Brasil, na Kabum, uma configuração mais modesta, com custo final menor que no Aliexpress, e garantia nacional. Será que perde muito em desempenho?

Processador AMD Ryzen 5 4600g - R$ 900,00

Placa-mãe Gigabyte B450m DS3H - R$ 560,00

8 GB memória RAM Corsair Vengeance LPX DDR4 2666 MHz (já é o máximo suportado pela placa mãe) - R$ 210,00

SSD M.2 NVMe Western Digital Blue 500 GB para sistema (já tenho um HD adicional que posso manter para os dados) - R$ 320,00

Gabinete Galax Nebulosa - R$ 350,00

Fonte XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze - R$ 330,00

Air Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2, 120mm - R$ 130,00

Valor total: R$ 2800,00

Setup completo (embora mais simples) por R$ 200,00 a mais que o orçamento inicial.

Estou configurando um computador para usar como NAS para casa, cuja principal função é para armazenar e assistir videos via PLEX/Emby/Jellyfin, mas também para as funções típicas de um NAS como armazenamento de backups, substituir Dropbox/One Drive/etc...

Até agora a configuração é:

Processador Intel Pentium Gold G7400 3.7GHz, 2-Cores, 4-Threads, LGA 1700

placa-mãe ASUS PRIME H610M-E D4, CHIPSET H610, INTEL LGA 1700, MATX, DDR4

MEMÓRIA DDR4 GEIL ORION, 16GB (2X8GB) 3200MHZ

M.2 ngff b-chave sata para sata 5 porta placa de expansão 6gbps placa de expansão jmb585 chipset suporte SSD e hdd

O processador foi escolhido por ter UHD Graphics 710 para fazer transcode, pois minha coleção de vídeos está principalmente no formato H265/HEVC, e por ter baixo consumo de energia (já que é um servidor pra ficar sempre ligado).

A placa-mãe foi escolhida por ter dois M.2 permitindo usar uma para um SSD NVMe, e a outra para colocar a placa de expansão de portas SATA. (O PCI-e pode ficar livre para ser usado para colocar uma placa Ethernet 2.5Gbits no futuro.)

Ainda não defini a fonte (aceito sugestões), nem o gabinete, mas por enquanto pretendo usar um gabinete velho que tenho disponível e que caberia várias HDs de 3.5" (umas 8 ou 9 HDs), até achar uma opção melhor.

A ideia é colocar entre 6 a 8 HDs de 4TB. E usar TrueNAS como sistema operacional no SSD NVMe, para montar RAIDZ2 (ZFS com 2 discos de paridade).

Peço que deem suas sugestões e opiniões.

Olá pessoal.

Estou cogitando montar um computador com as seguintes configurações (tudo comprado da China, naquele site que todos sabemos, nos preços aproximados):

Processador AMD Ryzen 5 5600g - R$ 990,00

Placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550n Plus Wifi II - R$ 730,00 (mesmo taxada sai mais barato que no Brasil)

16 GB memória RAM Asgard Loki W2 (2 x 8 GB DDR4 3200 MHz) - R$ 300,00

SSD M.2 NVMe Netac N3000 250 GB para sistema - R$ 150,00

SSD M.2 NVMe Netac N3000 1 TB para dados - R$ 430,00

Total aproximado: R$ 2600,00 (tirando eventuais cupons de desconto e moedas).

Gabinete, fonte e cooler eu compraria no Brasil (e aceito sugestões para tanto).

É uma escolha coerente de peças?
O uso principal seria trabalho, estudos, Netflix e jogos bem casuais.

Enfim, uso bem leve: principalmente navegadores de internet e suíte Office.

Ou está superdimensionado para meu perfil e poderia optar por peças mais em conta sem perda perceptível de performante (tipo um 4600G com placa B450m)?

Atualmente tenho um PC que montei lá em 2015, na época para jogos, Photoshop, Lightroom e processamento de astrofotografias (o que exigia bastante). Hoje não desempenho mais essas atividades, então o computador ainda manda muitíssimo bem, mas é minha esposa que o usa, então seria útil um equipamento adicional:

Processador Intel Core i7 4790k

Placa-mãe MSI Z97 Gaming 5

16 GB memória RAM Kingston Hyper X Fury (2 x 8 GB DDR3 1600 MHz)

SSD sata Kingston 480 GB para sistema (sobrando muito espaço)

HD Seagate 1 TB 7200 RPM para dados

Depois fui ver preços Brasil, na Kabum, uma configuração mais modesta, com custo final menor que no Aliexpress, e garantia nacional. Será que perde muito em desempenho?

Processador AMD Ryzen 5 4600g - R$ 900,00

Placa-mãe Gigabyte B450m DS3H - R$ 560,00

8 GB memória RAM Corsair Vengeance LPX DDR4 2666 MHz (já é o máximo suportado pela placa mãe) - R$ 210,00

SSD M.2 NVMe Western Digital Blue 500 GB para sistema (já tenho um HD adicional que posso manter para os dados) - R$ 320,00

Gabinete Galax Nebulosa - R$ 350,00

Fonte XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze - R$ 330,00

Air Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2, 120mm - R$ 130,00

Valor total: R$ 2800,00

Setup completo (embora mais simples) por R$ 200,00 a mais que o orçamento inicial.
Eu iria de configuração comprada lá fora, tirando o quesito garantia nacional, as peças do setup estrangeiro tem desempenho melhor e em questão de gasto, são mais certeiras.

Pra um PC com gráficos integrados, memória RAM com toda certeza faz a diferença, então se puder optar por algo que tenha mais memória, vá com essa opção.
B550 é certeiro pra Ryzen da linha 5000, suporte 100%.

Já ouvi alguns relatos sobre essa placa mãe DS3H, dizem ser muito ruim :X Eu evitaria se possível.
Esse Air Cooler do setup BR é meio que desnecessário, só pra gastar, tu não vai estressar tanto o CPU ao ponto de precisar mais do que o stock cooler (Wraith Stealth).

Pessoal, preciso de ajuda. Não sei se esse post se enquadra aqui ou no tópico de peças avulsas.

Vou fazer um upgrade no meu pc e estou pensando em montar um desktop pra patroa com as peças usadas, já que ela está começando a mexer com edição de imagens (nada pesado, Corel, Ilustrator, Silhouette Studio). Ela não gosta de jogos, é mais para trabalho e estudo.

Irei trocar o R5 1600, RX 480 8Gb (XFX). Se for montar o desktop pra ela, troco minhas memórias também - Corsair vengeance 2x8 Gb. Penso em manter minha Rog B350-AF.
Então eu preciso de uma uma placa-mãe, fonte e um gabinete.

Gostaria de gastar o menos possível mantendo uma certa qualidade. Assim pensei em:
- MSI A 320M-A Pro Max
- Fonte Corsair CV 550
- Minha maior dúvida é em relação ao gabinete. Tem que caber a VGA (acho que tem 28cm), que caiba uns 2 Hds e pelo menos 1 SSD.
Imagino que a questão de refrigeração não seja tão importante.
Será que um Nox Coolbay MX2 dá conta do recado?
É importante que ele não tenha nada emborrachado na parte externa. Tenho um DeepCool Tesseract BF que tem uma borda emborrachada que fica pegajosa com o tempo.

Ainda tem os HDs e SSD pra ela e processador, VGA e RAM pra mim, mas isso acho um pouco mais fácil, ainda mais depois de já ter recebido orientação de vocês no tópico de peças.

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Users who are viewing this thread

Voltar