[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Meu maior problema atualmente é o barulho que essa fonte que tenho faz, e que imagino acabe aumentando a temperatura do PC todo.

Irei comprar essa e um gabinete SPEC-05 pra ver se meu computador da uma melhorada no barulho e temperatura.

Obrigado.
Maioria das fontes TOP hoje são bem silenciosas, esse modelo que mencionei é uma delas pode ficar tranquilo em relação a isso!
 
É boa sim, pessoal da teclab testou ela é bem silenciosa com Certificação Cybenetics é reconhecida mundialmente.

A terabyte está oferecendo ela junto com a compra de uma rtx 3060ti
acho que vou trocar pela minha pichau nidus kk
 
Pessoal, me tirem uma duvida sobre a core reactor, da xpg. Comprei há alguns meses o modelo de 750w, por indicações aqui do tópico, ultimamente estou achando estranho a variação da linha 12v dessa fonte.

Algo que nunca gostei dela foi não manter o mesmo padrão que a testada no teclab mostrou, mesmo em testes extremos ele nunca baixava de 12v a linha em questão. Meu modelo um simples teste em fumark ela fica em 11,99v, o que não deixa de ser bom, sei que pode ser bobagem minha, mas esperava mais.

Só que esses dias a linha 12v tem variado demais, usando o pc normalmente, apenas para navegar na web, assistir videos e etc, ela sempre se mantinha com valor aproximado de 12,10~12,16v, nas últimas semanas dificilmente fica nesse valor, agora mantém um valor constante de 12,096v.

Hoje está frio, pois choveu muito ontem, liguei o pc agora a pouco e fui checar os valores pelo hwinfo, sei que o correto é pelo multímetro, mas os valores gerados aqui sempre estão iguais aos mostrados na bios, hoje ela está variando em 12,024v, uma queda acentuada.

Uma dúvida que tenho é: frio interfere no funcionamento dela, a faz perder performance? Ou isso é sinal de problemas ou é normal essa variação de valores? Um detalhe, toda a configuração do pc está em stock, nem xmp está ativo, pois tá dando trocentos erros aqui.

Desde já peço desculpas se estiver falando alguma bobagem, só fiquei curioso sobre esse comportamento na linha 12v da fonte nos últimos dias, por isso vim aqui pedir informações sobre o assunto.
 

Cooler Master, fonte de alimentação SFX modular totalmente branca certificada GOLD V SFX GOLD White Edition.​



A Cooler Master anunciou a fonte de alimentação padrão SFX "V SFX GOLD White Edition" que adquiriu a certificação 80 PLUS GOLD

Uma nova versão da família V SFX GOLD de fontes de alimentação SFX. Ele vem em uma variante branca que complementa as máquinas de cores baseadas em branco e vem em dois tipos com capacidades de 750W e 850W. Adota um design muito confiável que depende inteiramente de capacitores fabricados no Japão. O tipo de cabo é uma especificação completamente modular que permite conectar e remover qualquer coisa, incluindo os cabos principais, reduzindo o número de cabos que podem ser contidos em uma caixa de PC de formato pequeno. Ele suporta sistemas de ponta com até 6 fontes de alimentação auxiliares PCI-Express e 2 fontes de alimentação auxiliares de CPU (modelo de 850W).

Além disso, o sistema de refrigeração possui uma ventoinha FDB de 92 mm de diâmetro com um silêncio notável. Oferece um modo semi-fanless que impede que o ventilador funcione quando o fator de carga for 15% ou menos. As medidas externas são 125 mm de largura, 100 mm de profundidade e 63,5 mm de altura. O pacote inclui um suporte de conversão SFX para ATX que pode ser instalado em um chassi de PC compatível com ATX. A garantia do fabricante é válida por dez anos.


lDaXs8k.jpg



EeuRic2.jpg



8a5DCs0.jpg
 
Galera
Me ajudem ai please

Fiz uma pequena besteira aqui na minha fonte.

A muitos anos atrás, ou seja, desde que comprei uma tx 650w a mais ou menos 7 anos sempre funcionou muito bem.
Fiz mod no cooler pra ficar sempre em rotação para resfria-la (sempre ativava depois de uma certa temperatura), até ai tá.


A umas 2 semanas fui instalar meu novo wc e liguei todas as fans pra controlar a rotação e esqueci de ligar o fan da fonte.
Desde então venho usando idle , as vezes jogando.

Desligou 1x jogando escape from tarkov e 2x jogando pubg.

Jogando GOD OF WAR não desligou mesmo torando a placa de vídeo.

Esses desligamentos eu atrelei ao clamper ou a fonte peidando.


Fui olhar agora e estava desligado a fan, posso ter comprometido a fonte usando esse tempo todo sem a fan?
 
Galera
Me ajudem ai please

Fiz uma pequena besteira aqui na minha fonte.

A muitos anos atrás, ou seja, desde que comprei uma tx 650w a mais ou menos 7 anos sempre funcionou muito bem.
Fiz mod no cooler pra ficar sempre em rotação para resfria-la (sempre ativava depois de uma certa temperatura), até ai tá.


A umas 2 semanas fui instalar meu novo wc e liguei todas as fans pra controlar a rotação e esqueci de ligar o fan da fonte.
Desde então venho usando idle , as vezes jogando.

Desligou 1x jogando escape from tarkov e 2x jogando pubg.

Jogando GOD OF WAR não desligou mesmo torando a placa de vídeo.

Esses desligamentos eu atrelei ao clamper ou a fonte peidando.


Fui olhar agora e estava desligado a fan, posso ter comprometido a fonte usando esse tempo todo sem a fan?
Bem provável que deve ter comprometido a fan da fonte mas vai testando em jogos e veja se vai desarmar com mais frequencia.
 
Bem provável que deve ter comprometido a fan da fonte mas vai testando em jogos e veja se vai desarmar com mais frequencia.
A fan da fonte eu liguei
Ela tava desligada (3pin), ela é ligado no 12v direto
Ta rodando direitinho na rotação

To com medo de ter danificado algum componente da fonte
 
Então não é a fan que ta desarmando ela, era bom testar ela em outro PC se possível.
Então, o que acontece é que eu desliguei a fan original e botei uma cougar
Ela sempre funcionou ligado direto no 12v, fora da placa da fonte

Sendo que eu desliguei essa fan sem querer quando fui montar o WC e desde então a fonte funcionou sem nenhuma fan resfriando

Ai to com medo de ter danificado algum componente por ela ter forçado bastante com a fan desligada
 
Então, o que acontece é que eu desliguei a fan original e botei uma cougar
Ela sempre funcionou ligado direto no 12v, fora da placa da fonte

Sendo que eu desliguei essa fan sem querer quando fui montar o WC e desde então a fonte funcionou sem nenhuma fan resfriando

Ai to com medo de ter danificado algum componente por ela ter forçado bastante com a fan desligada
Mas se ela esta funcionando sem nenhuma Fan resfriando e esta desarmando apenas em alguns jogos ? Tem que ver como esta a linha de 12v mas tenta testar ela em outro PC.
 
Mas se ela esta funcionando sem nenhuma Fan resfriando e esta desarmando apenas em alguns jogos ? Tem que ver como esta a linha de 12v mas tenta testar ela em outro PC.
Ela só desarmou agora que a fan tava desligada, em idle ela não desarma
Só jogando pubg, escape from tarkov e tal

Será que pode danificar algum componente da fonte sem nada resfriando ela?
Usei 2 semanas assim
 
Ela só desarmou agora que a fan tava desligada, em idle ela não desarma
Só jogando pubg, escape from tarkov e tal

Será que pode danificar algum componente da fonte sem nada resfriando ela?
Usei 2 semanas assim
Acredito que não mesmo porque ela desarmou porque estava a fan desligada, eu estava pensando que estava usando ela direto desligada.
 
Acredito que não mesmo porque ela desarmou porque estava a fan desligada, eu estava pensando que estava usando ela direto desligada.
Não, nunca!
Só depois que instalei o wc na semana passada
Ai da semana passada pra cá joguei bastante com a fan desligada o escape from tarkov mas só desarmou 1x
Ai pensei que fosse problema de queda de energia aqui

Hoje desarmou 2x jogando pubg, ai já pensei que fosse o clamper, na terceira eu abri o gabinete e fui olhar e vi a fan desligada... AI bateu o desespero :rub3:
 
Não, nunca!
Só depois que instalei o wc na semana passada
Ai da semana passada pra cá joguei bastante com a fan desligada o escape from tarkov mas só desarmou 1x
Ai pensei que fosse problema de queda de energia aqui

Hoje desarmou 2x jogando pubg, ai já pensei que fosse o clamper, na terceira eu abri o gabinete e fui olhar e vi a fan desligada... AI bateu o desespero :rub3:
Que descuido hein quase que a fonte foi pro espaço rs mas fique tranquilo que agora com a Fan ligada não deve desarmar!
 
Pessoal, me tirem uma duvida sobre a core reactor, da xpg. Comprei há alguns meses o modelo de 750w, por indicações aqui do tópico, ultimamente estou achando estranho a variação da linha 12v dessa fonte.

Algo que nunca gostei dela foi não manter o mesmo padrão que a testada no teclab mostrou, mesmo em testes extremos ele nunca baixava de 12v a linha em questão. Meu modelo um simples teste em fumark ela fica em 11,99v, o que não deixa de ser bom, sei que pode ser bobagem minha, mas esperava mais.

Só que esses dias a linha 12v tem variado demais, usando o pc normalmente, apenas para navegar na web, assistir videos e etc, ela sempre se mantinha com valor aproximado de 12,10~12,16v, nas últimas semanas dificilmente fica nesse valor, agora mantém um valor constante de 12,096v.

Hoje está frio, pois choveu muito ontem, liguei o pc agora a pouco e fui checar os valores pelo hwinfo, sei que o correto é pelo multímetro, mas os valores gerados aqui sempre estão iguais aos mostrados na bios, hoje ela está variando em 12,024v, uma queda acentuada.

Uma dúvida que tenho é: frio interfere no funcionamento dela, a faz perder performance? Ou isso é sinal de problemas ou é normal essa variação de valores? Um detalhe, toda a configuração do pc está em stock, nem xmp está ativo, pois tá dando trocentos erros aqui.

Desde já peço desculpas se estiver falando alguma bobagem, só fiquei curioso sobre esse comportamento na linha 12v da fonte nos últimos dias, por isso vim aqui pedir informações sobre o assunto.
É normal oscilar a linha de 12v.

Se não me engano até 5% para mais ou menos é considerado normal na linha +12v

Não, nunca!
Só depois que instalei o wc na semana passada
Ai da semana passada pra cá joguei bastante com a fan desligada o escape from tarkov mas só desarmou 1x
Ai pensei que fosse problema de queda de energia aqui

Hoje desarmou 2x jogando pubg, ai já pensei que fosse o clamper, na terceira eu abri o gabinete e fui olhar e vi a fan desligada... AI bateu o desespero :rub3:
Pelo menos vc sabe que a fonte está desarmando corretamente quando necessário:haha:

Brincadeiras a parte, acho difícil ter danificado, se ela não tivesse desligado ai sim poderia ter danificado algo
 
É normal oscilar a linha de 12v.

Se não me engano até 5% para mais ou menos é considerado normal na linha +12v


Pelo menos vc sabe que a fonte está desarmando corretamente quando necessário:haha:

Brincadeiras a parte, acho difícil ter danificado, se ela não tivesse desligado ai sim poderia ter danificado algo
Pelo menos sabemos que a corsair nas linhas antigas eram muito boas!!! :limo:
 
É normal oscilar a linha de 12v.

Se não me engano até 5% para mais ou menos é considerado normal na linha +12v

Entendi, então ela tá normal. Notei uma curiosidade nessa fonte da XPG, quando o consumo do computador tá baixo, a linha 12v dela fica meio doida, é como ela não soubesse o que fazer com a potência que está ociosa, e também notei que essa oscilação é mais quando o tempo está frio !?????

Foi só ela esquentar um pouco e eu aumentar o uso do PC que a linha 12v fica 100% estável, na casa dos 12,16v, então vejo que é uma característica dela 👍
 
Entendi, então ela tá normal. Notei uma curiosidade nessa fonte da XPG, quando o consumo do computador tá baixo, a linha 12v dela fica meio doida, é como ela não soubesse o que fazer com a potência que está ociosa, e também notei que essa oscilação é mais quando o tempo está frio !?????

Foi só ela esquentar um pouco e eu aumentar o uso do PC que a linha 12v fica 100% estável, na casa dos 12,16v, então vejo que é uma característica dela 👍
Sobre o modo ocioso lembro quando tinha uma AX da Corsair a linha de 12v variava bem menos que o normal mas quando aumentava a performance do PC ela trabalhava estavel a linha de 12v, certamente é característica desse modelo mais ''robusto''.
 
Entendi, então ela tá normal. Notei uma curiosidade nessa fonte da XPG, quando o consumo do computador tá baixo, a linha 12v dela fica meio doida, é como ela não soubesse o que fazer com a potência que está ociosa, e também notei que essa oscilação é mais quando o tempo está frio !?????

Foi só ela esquentar um pouco e eu aumentar o uso do PC que a linha 12v fica 100% estável, na casa dos 12,16v, então vejo que é uma característica dela 👍
Nunca me atentei aqui se tem variação conforme o clima.

Vou acompanhar por curiosidade pra ver.
 
Sim, engraçado que quando to usando o pc no talo e tal e ta muito calor no quarto, vou lá e ligo ar

Do nada quando a temperatura ambiente abaixa, dá uns estalos estranhos dentro do gabinete
Acredito que seja apenas a contração e dilatação térmica
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo