• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Aproveitando para perguntar aqui: alguém tem experiência nos WC selados que aparecem como top nas "gringas"? É que no TomsHardware (que geralmente vejo review), entre os melhores WC não aparece nenhum Corsair (que é muito difundido aqui no Br).
 
Aproveitando para perguntar aqui: alguém tem experiência nos WC selados que aparecem como top nas "gringas"? É que no TomsHardware (que geralmente vejo review), entre os melhores WC não aparece nenhum Corsair (que é muito difundido aqui no Br).

A maioria dos water coolers da Corsair é fabricada pela Asetek.
A Asetek é também OEM responsável de várias outras marcas como a Intel, NZXT, EVGA, Thermaltake, Artic, Fractal e Cryorig.
 
A maioria dos water coolers da Corsair é fabricada pela Asetek.
A Asetek é também OEM responsável de várias outras marcas como a Intel, NZXT, EVGA, Thermaltake, Artic, Fractal e Cryorig.
Tava vendo os 3x120 da Fractal, muito show. Pena é o preço desses modelos (200 dólares/euros/rins) e a escassez aqui no Brasil.
 
A maioria dos water coolers da Corsair é fabricada pela Asetek.
A Asetek é também OEM responsável de várias outras marcas como a Intel, NZXT, EVGA, Thermaltake, Artic, Fractal e Cryorig.

Entendi, então deve ser tudo mais do mesmo. Se quiser algo a mais, é necessário partir para o custom mesmo.
 
Entendi, então deve ser tudo mais do mesmo. Se quiser algo a mais, é necessário partir para o custom mesmo.

Eu diria que depende do interesse de cada um.

O custom tem custo maior, tem que montar as peças, dá mais trabalho quando comparado em comprar um AIO.
Já vi gente que iniciou, comprou as peças do custom e no final acabou desistindo.

Dependendo da configuração e se não tiver interesse com over extremo, acho que o desempenho pode não compensar o custo e tempo:

Comparação H100 x custom
attachment.php

Comparação com o EK Predator
index.php

Tava vendo os 3x120 da Fractal, muito show. Pena é o preço desses modelos (200 dólares/euros/rins) e a escassez aqui no Brasil.

Acho que a escassez no mercado é por conta da falta de procura.

Radiadores triplos necessitam também de um gabinete compatível.

As opções tradicionais que usam radiadores simples e duplo são bem mais vendidos, além do desempenho ser mais do que suficiente para a maioria das configurações.
 
Olá, amigos.

tenho um i5-7600k (sem overclock) e estou com um Gammaxx 200t. Trata-se de um cooler honesto, mas a fan tem velocidade mínima de 900rpm, então faz um barulinho considerável, mesmo em idle...
Apesar de ter montado a máquina recentemente, troquei diversos equipamentos para ter uma máquina extremamente silenciosa (sem hdd, fonte Corsair gold rx550 etc), o único barulho remanescente vem do cooler.
Meu gabinete é um mini-itx Thermaltake F1 Suppressor, logo tenho certas restrições de tamanho (também pelas memórias Adata XPG z1).

Estou em dúvidas entre esses coolers, todos compatíveis com meu equipamento, mas sintam-se à vontade para sugerir outros de preço similar:

Cryorig H7 - R$ 250,00 - http://www.cryorig.com/h7.php

Arctic Freezer 33 - R$ 170,00 - https://www.arctic.ac/worldwide_en/freezer-33.html

Cooler Master 212x Evo - R$ 180,00 - http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-212-evo/

Thermaltake Frio Silent 12 - R$ 160,00 - http://www.thermaltake.com/Cooler/Air_Cooler_/Frio/C_00002336/Frio_Silent_12/Specification.htm

Obrigado!
 
Última edição:
Olá, amigos.

tenho um i5-7600k (sem overclock) e estou com um Gammaxx 200t. Trata-se de um cooler honesto, mas a fan tem velocidade mínima de 900rpm, então faz um barulinho considerável, mesmo em idle...
Apesar de ter montado a máquina recentemente, troquei diversos equipamentos para ter uma máquina extremamente silenciosa (sem hdd, fonte Corsair gold rx550 etc), o único barulho remanescente vem do cooler.
Meu gabinete é um mini-itx Thermaltake F1 Suppressor, logo tenho certas restrições de tamanho (também pelas memórias Adata XPG z1).

Estou em dúvidas entre esses coolers, todos compatíveis com meu equipamento, mas sintam-se à vontade para sugerir outros de preço similar:

Cryorig H7 - R$ 250,00 - http://www.cryorig.com/h7.php

Arctic Freezer 33 - R$ 170,00 - https://www.arctic.ac/worldwide_en/freezer-33.html

Cooler Master 212x Evo - R$ 180,00 - http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-air-cooler/hyper-212-evo/

Thermaltake Frio Silent 12 - R$ 160,00 - http://www.thermaltake.com/Cooler/Air_Cooler_/Frio/C_00002336/Frio_Silent_12/Specification.htm

Obrigado!

Posso estar enganado, mas nenhum dos coolers citados caberia no teu gabinete (segundo o site do fabricante a altura máxima é de 140mm)
Cryorig H7 - 145mm
212X EVO - 158mm
Frio Silent 12 - 140mm (está no limite, não sei se os dados do fabricante tem uma margem de erro de deixar a tampa lateral fechar ou é a altura do centro da MB até a tampa)
Arctic Freezer 33 - 150mm

Se por acaso tiver uma impressora em casa, recomendaria fazer o Origami Case Depth da Cryorig, que tu consegue saber o tamanho máximo exato do cooler (http://www.cryorig.com/depthchecker.php)
 
Última edição:
Posso estar enganado, mas nenhum dos coolers citados caberia no teu gabinete (segundo o site do fabricante a altura máxima é de 140mm)
Cryorig H7 - 145mm
212X EVO - 158mm
Frio Silent 12 - 140mm (está no limite, não sei se os dados do fabricante tem uma margem de erro de deixar a tampa lateral fechar ou é a altura do centro da MB até a tampa)
Arctic Freezer 33 - 150mm

Se por acaso tiver uma impressora em casa, recomendaria fazer o Origami Case Depth da Cryorig, que tu consegue saber o tamanho máximo exato do cooler (http://www.cryorig.com/depthchecker.php)

Verdade, eu fiquei na cabeça que o limite era de 150mm...

Então, no pcpartpicker vi diversas pessoas com o v1 core ou f1 suppressor e o cryorig h7 (os demais eu coloquei por serem concorrente), falando que sobre de 1 a 3 mm com a tampa fechada...

Levando em conta que sobraram o Cryorig H7 e o Frio Silent 12, qual vc recomendaria, como upgrade ao Deepcool Gammaxx 200t?
 
Verdade, eu fiquei na cabeça que o limite era de 150mm...

Então, no pcpartpicker vi diversas pessoas com o v1 core ou f1 suppressor e o cryorig h7 (os demais eu coloquei por serem concorrente), falando que sobre de 1 a 3 mm com a tampa fechada...

Levando em conta que sobraram o Cryorig H7 e o Frio Silent 12, qual vc recomendaria, como upgrade ao Deepcool Gammaxx 200t?

A maior diferença entre os dois seria a estética, o Cryorig H7 é muito mais "bem acabado".

Não achei muitas reviews "confiáveis" do Frio Silent 12 (Achei só 1 em alemão, a versão que tem diversas reviews é o modelo Silent 14), então não posso comentar muito da performance dele mas pelos dados do fabricante é pra aguentar o teu processador com os pés nas costas, única coisa que não gostei é que aparentemente o backplate é de metal e precisa de bastante cuidado na instalação, algumas pessoas usaram muita força e quando ligaram o computador acabou causando um curto.

Eu pessoalmente pegaria o H7 (Tenho um em outra build) pois ainda não testei pessoalmente o Silent 12, mas esperaria mais opiniões de outros usuários.
 
Olá, gostaria de saber recomendações de Cpu cooler para a configuração abaixo:

I7 7700 (sem k)
MSI H270m mortar arctic
16 ram xpg adata
GTX 970
Toshiba p300 2tb
Corsair 600 w
Gabinete cooler master 431 plus

Estou pensando em trocar o cooler box atual que é da Intel. Quando rodo jogos como ghost recon wildlands chega uns 80 graus. Qual Cpu cooler custo benefício vocês recomendam?
 
Olá, gostaria de saber recomendações de Cpu cooler para a configuração abaixo:

Segue a lista que recomendaria pessoalmente (seu gabinete suporta quase todos senão todos Air Coolers do mercado - 192mm maximum height segundo o site do fabricante)

R$50~100
- CoolerMaster Hyper T4 (R$90) *Bloqueia o primeiro slot de memória ao lado do cooler dependendo da placa-mãe

R$100~200
- Hyper TX3 EVO (R$120)
- CoolerMaster 212X (R$175 ~ 220) *Bloqueia o primeiro slot de memória ao lado do cooler

R$200~300
- Cryorig H7 (R$215)
- Cryorig H5 Universal/Ultimate (R$260) *Bloqueia o primeiro slot de memória ao lado do cooler na versão Ultimate. A versão Universal é livre de incompatibilidades.

WaterCooler não recomendaria nenhum dos menores que 240mm, tem o mesmo desempenho de um AirCooler sendo que sempre tem os problemas relacionados a vazamento / bomba / noise.
 
Cheguei a ver as recomendações estou interessado no Cryorig h7, ele não bloqueia o espaço da ram? Estranho que só encontro no mercado livre.
Segue a lista que recomendaria pessoalmente (seu gabinete suporta quase todos senão todos Air Coolers do mercado - 192mm maximum height segundo o site do fabricante)

R$50~100
- CoolerMaster Hyper T4 (R$90) *Bloqueia o primeiro slot de memória ao lado do cooler dependendo da placa-mãe

R$100~200
- Hyper TX3 EVO (R$120)
- CoolerMaster 212X (R$175 ~ 220) *Bloqueia o primeiro slot de memória ao lado do cooler

R$200~300
- Cryorig H7 (R$215)
- Cryorig H5 Universal/Ultimate (R$260) *Bloqueia o primeiro slot de memória ao lado do cooler na versão Ultimate. A versão Universal é livre de incompatibilidades.

WaterCooler não recomendaria nenhum dos menores que 240mm, tem o mesmo desempenho de um AirCooler sendo que sempre tem os problemas relacionados a vazamento / bomba / noise.
 
Cheguei a ver as recomendações estou interessado no Cryorig h7, ele não bloqueia o espaço da ram? Estranho que só encontro no mercado livre.

Assim como o Cryorig C7 ele foi desenvolvido seguindo as mesmas orientações que a Intel e AMD passam para as empresas projetarem as dimensões/layout e localização dos slots de RAM (Essa norma/regulamentação chama-se CPU Keep Out Zone). Isso garante que todas as placas-mães devem ser compatíveis e não atrapalhar no slot de RAM.
 

Como sempre cito, eu sinceramente não recomendo WC de entrada (R$~300) para ninguém. Ele vai ter o mesmo desempenho que um Air Cooler de R$100~250, ser mais barulhento, ter perigo de vazamentos e problemas com a bomba.

Como tu citou que não pretende fazer OC pegar um WC de 240mm é um overkill desgraçado. Seu gabinete suporta Air Coolers de até 160mm, eu escolheria um da minha lista pessoal de recomendação abaixo:

R$50~100
- CoolerMaster Hyper T4 (R$90) *Bloqueia/Pode bloquear dependendo da MB o primeiro slot de memória ao lado do cooler dependendo da placa-mãe

R$100~200
- Hyper TX3 EVO (R$120)
- CoolerMaster 212X (R$175 ~ 220) *Bloqueia/Pode bloquear dependendo da MB o primeiro slot de memória ao lado do cooler

R$200~300
- Cryorig H7 (R$215)

OBS: Essa é minha opinião pessoal, como pode ver eu tenho um H110 mas estou migrando para um Cryorig R1 Ultimate, cheguei a substituir os fans originais por de melhor qualidade e mais silenciosos, mas o barulho das bombas de WC me deixam um tanto quanto incomodado :)
 
Como sempre cito, eu sinceramente não recomendo WC de entrada (R$~300) para ninguém. Ele vai ter o mesmo desempenho que um Air Cooler de R$100~250, ser mais barulhento, ter perigo de vazamentos e problemas com a bomba.

Como tu citou que não pretende fazer OC pegar um WC de 240mm é um overkill desgraçado. Seu gabinete suporta Air Coolers de até 160mm, eu escolheria um da minha lista pessoal de recomendação abaixo:

R$50~100
- CoolerMaster Hyper T4 (R$90) *Bloqueia/Pode bloquear dependendo da MB o primeiro slot de memória ao lado do cooler dependendo da placa-mãe

R$100~200
- Hyper TX3 EVO (R$120)
- CoolerMaster 212X (R$175 ~ 220) *Bloqueia/Pode bloquear dependendo da MB o primeiro slot de memória ao lado do cooler

R$200~300
- Cryorig H7 (R$215)

OBS: Essa é minha opinião pessoal, como pode ver eu tenho um H110 mas estou migrando para um Cryorig R1 Ultimate, cheguei a substituir os fans originais por de melhor qualidade e mais silenciosos, mas o barulho das bombas de WC me deixam um tanto quanto incomodado :)

Muito obrigado, sua opiniao é valiosíssima pra mim. Ótimo texto.

Eu estou por fora dos detalhes técnicos, mas a 8a geração intel exige uma refrigeração boa, as mobo z370 colocam o clock no maximo assim.

Quando fui mexer aqui na bios, aparece uma msg “proper water cooling is needed”. O meu nao tem o K. Mas to por fora doa detalhes tecnicos.

Enfim, eu estou disposto a pagar um pouco mais e pegar o cooler master pro 140. Acha que ainda sim n vale a pena? $479,00
 
Muito obrigado, sua opiniao é valiosíssima pra mim. Ótimo texto.

O preço está bom sim, mas ai é como falei, vai mais de opção própria sendo que um cooler de R$150~200 vai ter um desempenho similar ao master pro 140 (diferença de 4~5ºc em programas de stress tipo prime95, em jogos é basicamente igual) como tu não vai fazer OC seria um desperdício de $$ que pode investir em outro componente ou periférico.

Além de como citei os diversos problemas relacionados ao WC eu não recomendaria pra quem não vai fazer OC extremo, no meu pensamento é tipo sarna pra se coçar no futuro, a limpeza de um radiador WC é um porre hehe (Maior saco limpar o H110 a cada 2 meses), ainda ontem troquei para um cliente um master 120 lite com problema na bomba (bomba falhava por alguns segundos), o mesmo devolveu o produto e pegou um Air Cooler.
 
O preço está bom sim, mas ai é como falei, vai mais de opção própria sendo que um cooler de R$150~200 vai ter um desempenho similar ao master pro 140 (diferença de 4~5ºc em programas de stress tipo prime95, em jogos é basicamente igual) como tu não vai fazer OC seria um desperdício de $$ que pode investir em outro componente ou periférico.

Além de como citei os diversos problemas relacionados ao WC eu não recomendaria pra quem não vai fazer OC extremo, no meu pensamento é tipo sarna pra se coçar no futuro, a limpeza de um radiador WC é um porre hehe (Maior saco limpar o H110 a cada 2 meses), ainda ontem troquei para um cliente um master 120 lite com problema na bomba (bomba falhava por alguns segundos), o mesmo devolveu o produto e pegou um Air Cooler.

muito obrigado playeriva! acho que vou nesse H7 que vc citou, inicialmente eu estava com medo achando que esse tipo de cooler torre nao caberia no meu fractal design nano s!

https://www.usmainformatica.com.br/home/Cooler-Cryorig-H7-com-adaptador-am4

:mr2:
 
pessoal comprei o H7 aqui e se rodo o CPU stress test nele, ele alcanca os 100 oC e a mobo comeca a capar os 4.3 Ghz....

em idle as temps estao ficando na casa do 44 oC


sera que instalei mal o cooler? o gabinete e mini itx mas a ventilacao nao e taaaaao ruim:



 
pessoal comprei o H7 aqui e se rodo o CPU stress test nele, ele alcanca os 100 oC e a mobo comeca a capar os 4.3 Ghz....

em idle as temps estao ficando na casa do 44 oC


sera que instalei mal o cooler? o gabinete e mini itx mas a ventilacao nao e taaaaao ruim:





Amigo acho que tem alguma coisa errada ai, em idle não era pra ficar nessa temperatura. Já tentou reinstalar novamente?
 
Amigo acho que tem alguma coisa errada ai, em idle não era pra ficar nessa temperatura. Já tentou reinstalar novamente?

Opa! Obrigado pela resposta.

Pode sim ter sido erro de instalação, vou tentar reinstalar.

Mas isso acontece quando seto pra rodar no turbo, os 4.3GHz, vou pesquisar com calma e ate montar um topico, mas parece que a placa mae coloca as voltagens altas demais, deixando o sistema instavel.

Esse tal de turbo dessa 8a geracao e praticamente um over neh, e eu nao costumo mexer com isso, por isso escolhi um processador sem o K...
 
Opa! Obrigado pela resposta.

Pode sim ter sido erro de instalação, vou tentar reinstalar.

Mas isso acontece quando seto pra rodar no turbo, os 4.3GHz, vou pesquisar com calma e ate montar um topico, mas parece que a placa mae coloca as voltagens altas demais, deixando o sistema instavel.

Esse tal de turbo dessa 8a geracao e praticamente um over neh, e eu nao costumo mexer com isso, por isso escolhi um processador sem o K...

Abrir um tópico seria o certo, com certeza deve ser a voltagem alta. Se tivesse certo estaria bem abaixo do 40º
 
pessoal comprei o H7 aqui e se rodo o CPU stress test nele, ele alcanca os 100 oC e a mobo comeca a capar os 4.3 Ghz....

em idle as temps estao ficando na casa do 44 oC


sera que instalei mal o cooler? o gabinete e mini itx mas a ventilacao nao e taaaaao ruim:




Por desencargo, desmonta e reaplica a pasta.
De preferência, monta fora do gabinete. Assim você consegue fixar melhor.
 
Por desencargo, desmonta e reaplica a pasta.
De preferência, monta fora do gabinete. Assim você consegue fixar melhor.
Amigo acho que tem alguma coisa errada ai, em idle não era pra ficar nessa temperatura. Já tentou reinstalar novamente?

Abrir um tópico seria o certo, com certeza deve ser a voltagem alta. Se tivesse certo estaria bem abaixo do 40º

valeu galera, troquei umas mensagens aqui com o @playeriva e ele conseguiu estancar o ferimento pra mim. Pelo menos agora as temperaturas ,mesmo stressando, tudo nao passam dos 85-86 oC. As voltagens ainda nao sao das mais bacanas, quem sabe com novas atualizacoes da BIOS ou sei la as coisas nao melhoram. Mas em resumo agora o pc em jogos fica em torno dos 60-70 oC e a 4.3 Ghz.. ta bom pra mim.

Vou fazer um topico com bastante calma dps, mesmo pra se alguem tiver um problema com isso no futuro, lhe salvar uma dor de cabeca.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo