Prezados,
Vou deixar aqui as minhas impressões sobre a
Sound Blaster Play! 4 uma placa de som USB otimizada para comunicações online, teleconferências ( para uso com fones, headsets, etc), portanto funciona nos 2 sentidos; faz a conversão digital-analógo e análogo-digital, além de muitas outras coisas. E tudo num tamanho surpreendemente pequeno.
Vou limitar a minha opinião ao funcionamento como DAC, não vejo muito esse assunto por aqui, para comparar com o meu SABRE USB
HiFime SABRE DAC , velho de guerra.
Após conectar a plaquinha em uma saída usb do meu note, foi necessário acionar um dos 2 botões da SB para que ela fosse reconhecida pelo W10, atualizei o firmware para a última versão, mas não instalei o pacote generoso de drivers da Creative. A configuração usada foi: Netbook Asus>SB Play! 4>Edifier R1100, sem usar nehum tipo de equalização, e com o controle de graves das caixas na posição intermediária. A entrada foi alimentada pelo Deezer, tocando os rocks que eu já estou cansado de ouvir, pra ficar mais fácil a comparação quando se substitui a SB pelo dac HIFime .
Impressões:
O som da SB é mais "quente" que o do dac, o que já era de se esperar num produto otimizado para as frequencias da fala humana. Mas apesar disso é grande a riqueza de detalhes, com um grave bem definido, que dá pra ouvir durante horas, sem provocar nenhuma fadiga. O volume, surpreendemente, já que a SB fornece um ganho que promete empurrar fones entre um pouco mais de 30, até 150 Ohm, é sensivelmente mais baixo que o gerado pelo dac (alguma coisa relativa à impedância das caixas ?), mas para o uso a curta distância, "nearfield" não há problema. Não percebi grandes variações no palco sonoro, que é bem amplo nos dois casos, dando um pouco daquela sensação de se estar junto da banda que está tocando. Por outro lado, a maior difernça que eu percebo no som gerado, quando se substitui a SB pelo dac, além do volume, é uma maior extensão dos sons mais graves, e também dos mais agudos, o que se traduz numa quantidade maior de detalhes, e também num certo cansaço quando se ouve música por muito tempo.
Conclusão:
Não trocaria o meu velho DAC por esta plaquinha da SB, quando se trata exclusivamente de ouvir música, no entanto essa Play! 4 me surpreendeu positivamente. O som é limpo, e muito agradável, fora uma grande quantidade de recursos que eu não mencionei aqui.
Agora, se vale a pena pagar R$280,00, no boadica, para usar só como dac, é uma outra história, até porque não sei se ainda é viável a importação dos Sabre.
Agradeço a quem teve a paciência de ler até aqui !