Salve, galera !
De tempos em tempos eu repito aqui as minhas impressões sobre o meu som (caixinhas
https://edifier.com.br/monitor-de-audio-r1100-bivolt-42w-rms-edifier-preto.html + "dongle"
https://boadica.com.br/produtos/p191526/creative-play-4 , que é a novidade)
Nunca é demais reforçar que essas impressões se referem aos meus ouvidos, ao modo como eu uso as caixinhas (ligadas ao meu netbook, em cima de uma mesa, num volume que não vai além da metade do curso do potenciômetro), dentro de um quarto 3x2,5x3m, cheio de bagulhos, ao que eu costumo ouvir; rock na
https://radioparadise.com/home, e pop/ mpb no spotify, e também aos filmes que eu vejo no pc
Esse "dongle" é uma caixinha de som USB, da qual eu uso apenas o DAC. Pra isso eu desinstalei todos os drivers adicionais da Creative, e desabilitei o microfone, no Painel de Controle do Windows. O resultado me parece melhor do que com o DAC anterior, um HiFime DIY.
O que me motivou a fazer essa análise foi a oportunidade de comparar o conjunto acima com um par de Audioengine A5+
https://audioengine.com/product_tech_specs/a5-classic-speakers/, caixas que estão num departamento totalmente diferente das Edifier, a começar pelo preço de US$400,00 (lá na gringa).
Ao longo do uso eu fiz algumas alterações na configuração das caixas; troquei o cabo original que une as caixas, por outro de maior bitola, 18AWG (com o objetivo de equilibrar o balanço de volume). Coloquei o potenciômetro que controla os graves, no mínimo (para impedir um grave demasiado forte). E coloquei as caixas, uma de cada lado do monitor de vídeo, encostadas na parede (para aumentar os graves !!!).
As R1100 são a versão mais barata de uma série de caixinhas que usam a mesma plataforma; gabinete de MDF com as mesmas dimensões, duto frontal, amplificador classe D de 42W, woofer de 4", tweeter de seda, e, muito provavelmente, a fonte. Elas são promovidas pela Edifier, como sendo "monitores", o que na minha experiência, não se confirmou, uma vez que o grave,(até 60hz +-6dB, segundo o fabricante, que eu acho não estar exagerando) salta aos ouvidos ! Pra mim, são caixas multimídia.
Agora vamos ao que interessa:
Pra minha surpresa, respeitando as limitações de volume da R1100, e embora num teste "cego" seja muito fácil distinguir uma da outra, não existe uma diferença, da água para o vinho, entre essas caixinhas e as, muito mais caras, A5+ ! Outra surpresa para mim, foi que as caixas da Audioengine são muito equilibradas, funcionando de fato como o que eu imagino sejam monitores profissionais. Outra coisa que reforça essa minha impressão é que as Audioengine não têm nenhum controle de graves, ou de agudos. O som é muito equilibrado e detalhado, dá pra ouvir muitas coisas nas músicas que simplesmente não existem quando eu ouço na Edifier (mas, para que essa diferença apareça é necessário que a gravação que você estã ouvindo possua essa variedade de timbres, o que muitas vezes não acontece com rock, e música pop em geral). Quanto aos graves, as A5 reproduzem graves muito bem definidos, e mais profundos, que as Edifier, sem dúvida. Mas, também para minha surpresa, depois que eu instalei o "dongle" da Creative, os graves, da Edifier ficaram bem mais definidos. Essa plaquinha da Creative é direcionada principalmente para uso em teleconferência, daí, talvez, a qualidade de definição do áudio (em comparação com o DAC anterior).
Dito isso, acho que essa Edifier possui um ótimo custo/benefício, tendo muitas virtudes: Baixo preço, garantia do fabricante, de 2 anos, robustez, 2 entradas RCA, amplo uso multimídia (também deve ser boa para jogos), potência suficiente para encher a maioria dos quartos que se vê por aí, não sendo maior que outras caixas na mesma faixa de potênca (40W), e, apesar de não ter encontrado entre as especificações, devem ter blindagem contra interferência externa.
Contras: Pode ser necessário comprar um DAC, caso você queira um som mais definido, principalmente nos graves. Com certeza, não são caixas indicadas para quem trabalha com edição de áudio (ao menos da meneira que eu uso). Quanto às conecções, o único problema mais difícil de ser contornado com um dispositivo externo, é a ausência de uma saída para subwoofer. Além disso, nas caixinhas que eu comprei, o controle do volume não permite anular o som; só começa a funcionar a partir de uma determinada altura, baixa.
O que eu concluo de tudo isso ? Eu não gastaria US$400,00 + frete + seguro + impostos, pra comprar um par de Audioengines A5+, que, aqui entre nós, são caixas de alta qualidade !
(Espero que quem teve a paciência de ler até aqui, não tenha se arrependido...)