[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Vulgo preço de lançamento para os entusiastas que vão pagar sem problema algum.
O 5950X chegou aqui custando menos, mesmo no lançamento...
porém, se os entusiastas estão comprando, não vai abaixar tão cedo mesmo.
 
O 5950X chegou aqui custando menos, mesmo no lançamento...
porém, se os entusiastas estão comprando, não vai abaixar tão cedo mesmo.
Tem o kance do momento, antes não tinha falta de componentes, estoque era maior e os lojistas estao oportunos gaiatos.
 
5950X custa 800 dólares e chega aqui por 5k, como é que esse i7 de 530 dólares chega custando ainda mais? E o dólar caiu de lá pra cá. :haha:

mas na amazon americana, por exemplo, um 12900k está mais de 876 dólares ... o 12900kf está 676 e o 5950x por 745, sem impostos ...
 

CPUs Intel 13ª Geração “Raptor Lake-S” para suportar memória DDR4​

A Intel não removerá o suporte à memória DDR4 com o sucessor de Alder Lake​

De acordo com a Lei de Moore está morta, a Intel está mantendo o suporte para memória DDR4 com a (agora) próxima série Raptor Lake.


O YouTuber que revelou corretamente as informações confidenciais da Intel com antecedência, agora confirmou que Raptor Lake deve suportar memória DDR4. Isso significa que o sucessor de Alder Lake, que manterá o soquete LGA1700, provavelmente será compatível com todas as placas-mãe Z690 existentes e futuras H670 / B660 / H610 que já suportam memória DDR4.

Este não é exatamente um desenvolvimento surpreendente, já que o Lago Raptor é simplesmente uma protuberância central sobre o Lago Alder. A série 13th Gen Core oferecerá o dobro de núcleos Gracemont (pequenos) sobre o Lago Alder.

Esta informação vem ao mesmo tempo em que esperamos que a AMD compartilhe detalhes sobre sua futura plataforma AM5 para CPUs Raphael de próxima geração. Ainda não está claro se esta plataforma AMD de próxima geração suportará a tecnologia DDR5 exclusivamente ou se estenderá a vida útil da memória DDR4 permitindo que alguns dos futuros processadores AM5 a suportem.

O Intel 13th Gen Core “Raptor Lake-S” está confirmado para oferecer até 24 núcleos (8P + 16E) em faixas TDP semelhantes de 125W, 65W e 35W para ambientes de desktop. A série também deve ser usada para dispositivos móveis, mas as especificações do sucessor de Alder Lake-P / M ainda não foram confirmadas.

Intel-Raptor-Lake-SKUs.jpg

Intel Raptor Lake-S, Fonte: AdoredTV

O Intel Raptor Lake agora está programado para ser lançado no final de 2022, possivelmente na época em que a AMD lança sua arquitetura Zen4.

rpplJQe.png
 
mas na amazon americana, por exemplo, um 12900k está mais de 876 dólares ... o 12900kf está 676 e o 5950x por 745, sem impostos ...
A Amazon americana sempre vende por preços mais altos. Na Micro Center e na New Egg, os preços estão mais próximos do MSRP, porém bem acima do ideal ainda (650 USD).
Eu fui pegar um link pra mostrar, mas achei algo bem mais interessante: i7-10700K por 150 USD pra quem for comprar na loja física. Show de bola... talvez seja um sinal de que o i5-12400 venha muito bom mesmo.

Lembro que no lançamento dos Zen 2, tinha 3900X sendo vendido no eBay por quase 900 dólares por causa da disponibilidade baixa. Acho que vai normalizar.
 
A Amazon americana sempre vende por preços mais altos. Na Micro Center e na New Egg, os preços estão mais próximos do MSRP, porém bem acima do ideal ainda (650 USD).
Eu fui pegar um link pra mostrar, mas achei algo bem mais interessante: i7-10700K por 150 USD pra quem for comprar na loja física. Show de bola... talvez seja um sinal de que o i5-12400 venha muito bom mesmo.

Lembro que no lançamento dos Zen 2, tinha 3900X sendo vendido no eBay por quase 900 dólares por causa da disponibilidade baixa. Acho que vai normalizar.

é que se for trazer de fora, os muambeiros preferem q vc compre na amazon ... na newegg dá muito problema (de acordo com eles) ... e loja física, só para quem vai para lah mesmo ... tem a bestbuy e bh photo que são boas tb ...
 
é que se for trazer de fora, os muambeiros preferem q vc compre na amazon ... na newegg dá muito problema (de acordo com eles) ... e loja física, só para quem vai para lah mesmo ... tem a bestbuy e bh photo que são boas tb ...
Pelo que eu sei, o problema da Newegg é que eles só aceitam CC emitido nos EUA. Porém aceitam bitcoin... Mas na amazon é bem mais descomplicado mesmo.
 
Rog Maximus Z690 Extreme por 7599 na tera esgotou rápido. A galera não está de brincadeira rs
 
As placas mãe Z590 já vem com a BIOS atualizada para a 11ª geração, ou precisa de uma CPU de 10ª para atualizar a BIOS?
 
Se pretende jogar, faz diferença sim, sempre fará na verdade, porque o vídeo integrado usa a memória RAM, então quando mais rápida, mas banda disponível.
Sendo assim, velocidade tem mais peso do que tamanho.
Pra fazer dual channel tem que ser modelos idênticos, até para ficar melhor sincronizado timmings e latências.
Rapaz, ainda bem que lhe escutei haha. Eu cheguei a boletar uma Kingston de 8GB 2666MHz por 256,40 + frete na Kabum, mas não paguei porque vi depois que o i5 do Samsung Book suportava até 3200MHz, eu estava meio triste porque ia capar o desempenho rodando a 2666MHz.

Eis que hoje pintou uma ótima promoção e boletei um par da XPG Hunter de 3200MHz por 417,81 +fretão usando cupom de aniversário, acho que a Xe Graphics G7 vai voar com dual channel de 3200MHz. Ontem estava jogando Doom 64 com o RivaTuner ligado, e o danado sobe bem o clock, felizmente a Samsung não capou o processador e deixou o TDP máximo em 28W. Quem sabe até consiga jogar em 720p60. Infelizmente nem tenho como testar jogos mais pesados, simplesmente porque o jogo fecha por falta de memória RAM, foi o caso do Bloodstained: Ritual of the Night.

À propósito, saberia dizer se a Samsung exige a memória original para acionar garantia? Porque se não exigir eu vou vender o módulo original depois que instalar esse. Se exigir, vou guardar e vender só após o fim da garantia.
 

O Regulador de Tensão Linear Digital (DLVR) da Intel Raptor Lake pode reduzir o power up da CPU em até 25%​

Intel DLVR pode fornecer até 7% mais desempenho com voltagem 21% mais baixa​

Um tópico interessante apareceu recentemente no Reddit . Ele cobre o conceito do Regulador de Tensão Linear Digital (DLVR), que pode ser usado com a próxima série de CPUs Intel Raptor Lake.


Intel-Raptor-Lake-DLVR-1536x722.jpg


Os pesquisadores da Intel concluíram que o DLVR pode reduzir a voltagem da CPU em 160mV , o que se traduz em uma queda de cerca de 20% a 25% no consumo de energia da CPU . Uma queda de tensão de 21% na CPU se traduz em ganho de desempenho de aproximadamente 7% .

Com tudo isso em mente, parece que a série Intel 13th Gen Core codinome Raptor Lake (lançada para desktops e dispositivos móveis) não só aumentará a contagem de núcleos (16 núcleos Atom), mas também fornecerá melhorias para o cache da CPU, suporte à memória LPDDR5X, e ganhos de desempenho e eficiência de energia devido ao novo Regulador Digital de Tensão Linear. No entanto, alguns dos recursos podem exigir uma atualização para as placas-mãe da série Intel 700.

QQiTBEW.png



fu6nhvT.png



ty6mxpV.png


Intel Xeon Sapphire Rapids apresentam até 64 GB de memória HBM2e​

Intel Sapphire Rapids Xeon com até 64 GB de memória HBM2e​

Hoje, no Supercomputing 2021, a Intel fez uma nova divulgação sobre CPUs escaláveis Xeon de 3ª geração, conhecidas como Sapphire Rapids.


A Intel já revelou que vai lançar dois tipos de Xeon's baseados na arquitetura Sapphire Rapids, com ou sem memória HBM2e. Hoje no SC2021 a Intel confirmou que o último contará com quatro pilhas de memória HBM2e, cada uma com 16 GB de capacidade. Isso significa que, no total, o Xeon escalável terá até 64 GB de memória.


Intel-Sapphire-Rapids-HBM.jpg


Intel-Sapphire-Rapids.jpg

Intel Ponte Sapphire Rapids, Fonte: Intel

Essa divulgação não é exatamente uma novidade para os leitores do VideoCardz. Já revelamos esse fato há muitos meses. As CPUs Sapphire Rapids baseadas na plataforma Eagle Stream devem apresentar até 56 núcleos e TDPs de até 350W. A plataforma Xeon da próxima geração também expandirá o suporte da Intel para a tecnologia PCIe Gen5 e DDR5.

Intel-Xeon-Sapphire-Rapids-Specifications.jpg

Intel Sapphire Rapids, Fonte: VideoCardz

Além disso, a Intel confirmou as configurações de cache L1 e L2 da GPU Ponte Vecchio HPC. Este é um acelerador de data center que será usado junto com o Xeon Sapphire Rapids em supercomputadores como o Aurora. A GPU Ponte Vecchio deve oferecer 4 MB de cache L1 e 144 MB de cache L2 por bloco. No total, ele oferecerá 408 MB de cache L2. Esta GPU deve apresentar vários nós de fabricação, como Intel 7 para o ladrilho básico, TSMC N7 para Xe-Link e TSMC N5 para o ladrilho de computação.

Aurora Supercomputer, patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) e projetado pela Intel e Cray para o Laboratório Nacional de Argonne terá mais de 54.000 GPUs Ponte Vecchio e 18.000 processadores Sapphire Rapids.

Intel-Ponte-Vecchio.jpg

Project-Aurora.jpg

Intel Ponte Vecchio e Aurora Supercomputer, Fonte: Intel

A Intel também revelou um roteiro para seu produto de data center. Isso confirma que a empresa já está planejando com antecedência e lançará um sucessor para cada um dos produtos de 2022 no ano seguinte. No entanto, são muito poucos os detalhes, para dizer o mínimo. Mas, em defesa da Intel, a AMD também não confirmou seus planos para produtos de data center pós-2022 (exceto para EPYC Bergamo).

Intel-2023-CPU-Roadmap.jpg

Intel Data Center 2023 Roadmap, Fonte: Intel
 
mas na amazon americana, por exemplo, um 12900k está mais de 876 dólares ... o 12900kf está 676 e o 5950x por 745, sem impostos ...
1- loja não paga esse preço cara, tem sempre que lembrar disso.

2- Preço de lançamento é uma merda

3- As lojas são escalpers também..... infelizmente elas abusam, se colar colou já que sempre tem o motivo da "oferta e demanda"

Eu vou comprar um novo build mas só ano que vem, agora além de não ter as peças que quero ainda estão bem caras as que estão disponíveis e, se é pra gastar essa grana, faço questão de comprar o que eu quero então (Modelo/marca) sem exceção.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo