[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Galera, eu tô numa dúvida e gostaria de uma opinião de vocês, se pudessem claro.
Atualmente tenho um 9900KS e, como todos sabem, o troço roda quente e ultimamente anda difícil esfriar o bicho mesmo tendo feito um undervolt. Cês acham que vale a pena trocar por um i7-12700K(F) por supostamente rodar mais frio e, obviamente, ter mais desempenho?
 



sxU5kI5.jpeg


wdV5R4Q.jpeg


GKcSCNa.jpeg


BahCWgC.png
 
Galera, eu tô numa dúvida e gostaria de uma opinião de vocês, se pudessem claro.
Atualmente tenho um 9900KS e, como todos sabem, o troço roda quente e ultimamente anda difícil esfriar o bicho mesmo tendo feito um undervolt. Cês acham que vale a pena trocar por um i7-12700K(F) por supostamente rodar mais frio e, obviamente, ter mais desempenho?
Cara um I7-12700KF + uma boa placa mãe vai dar uns 6000 reais, o que você pode fazer é tentar comprar um bom WC e tentar melhorar esse arrefecimento(do I9).
Mas se você tá disposto a desembolsar essa grana, vai em frente porque essa série Comet-lake tá muito boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaziada eu tenho a seguinte pergunta(que pode até ser um pouco off-topic por não se tratar da série comet, rocket ou alder lake), se eu tiver um processador X(Intel) que tem um clock base de 3.5Ghz e tem um turbo até 5.0Ghz, e eu fizer um overclock no clock base até 4.4Ghz, sabendo que um dos dogmas(pelo menos até onde eu saiba) do overclock é desligar o turbo boost quando faz over, eu poderia deixar o mesmo ligado(já que a frequencia dele é maior do que a do meu over e assim eu terei mais desempenho em tarefas single-thread) ou ele deixaria esse meu over até 4.4Ghz instável?
 
Última edição:
minha última compra no ali, um fone de 1500, foi taxado fortemente ... 60% + 20% em cima de tudo, deu mais de 100% .... pensa numa tristeza ... pq vinha de uma série de compras passando tudo ...

Ao invés de ali, se for pegar de fora, melhor pegar algum muambeiro q traga de miami com compra na amazon ... em geral, cobram 150 dólares para trazer ...
Sempre comprei do Ali desde 2013 e a última taxação que tive foi a 3 meses atrás em cima de uma placa mãe no valor de 175 reais.
 
Pra quem tem watercooler da corsair, entrei em contato com o suporte e me mandaram um link para aquisição dos parafusos de suporte pra LGA1700, por 1 valor absurdo de 53 reais!
Como minhas temperaturas estão 100% OK com os parafusos LGA1200 vou continuar utilizando eles...
Imagem da resposta:
Captura-de-tela-2021-11-21-003359.png


E o tal link pra quem quiser adquirir (mas por experiência própria não recomendo): https://annaclara.mercadoshops.com....ptador-corsair-lga-1700-somente-parafusos-_JM
 
Como está a performance das placas mãe z690 com suporte para memória ddr4 em relação as placas com dd5?

Pensando em pegar uma com ddr4.
 
Como está a performance das placas mãe z690 com suporte para memória ddr4 em relação as placas com dd5?

Pensando em pegar uma com ddr4.
Em jogos estão basicamente iguais.
As DDR5 só dão benefícios (e mesmo assim limitados) quando há necessidade de muita banda devido à utilização de todos os cores.

Já passou aqui na minha cabeça de vender a x570 strix-E com o 3900x pra pegar uma TUF wi-fi com 12700k. A única coisa que está me freando são os 2700 reais pedidos numa placa de entrada.
 
Já passou aqui na minha cabeça de vender a x570 strix-E com o 3900x pra pegar uma TUF wi-fi com 12700k. A única coisa que está me freando são os 2700 reais pedidos numa placa de entrada.

Já tem uma placa-mãe boa, mais fácil ir de 5900x ou esperar os 3D, não? É impressão minha ou as Z690 estão absurdamente mais caras que as gerações anteriores? Tudo bem que lançamento geralmente é mais caro mesmo, mas acho que dessa vez meteram a faca sem dó. Passeando na newegg, o preço das Z690 já assusta, imagina na huelandia.

Edit: se bem que vi aqui e o 12700K tá o mesmo preço do 5900X, se conseguisse vender seu combo por um preço bom, aí seria uma troca a se pensar.
 
Última edição:
consigo pegar o 12700k no EUA por 2480 e to pensando em pegar essa mobo na kabum
será que está valendo a pena?
iria manter as minhas memórias, meu uso do pc é só para game
estarei comprando o suporte do noctua por 8 dólares, achei no amazon para entrega rápida
 
Interessante esse post que vi em um grupo, a respeito do 12900k com memória DDR4 e DDR5:

12900k + DDR5 6400Mhz CL32 1T = 362fps

W776Sno.jpeg



12900k + DDR4 4300Mhz CL14 1T = 366fps

HGADOoX.jpeg
 
Galera, eu tô numa dúvida e gostaria de uma opinião de vocês, se pudessem claro.
Atualmente tenho um 9900KS e, como todos sabem, o troço roda quente e ultimamente anda difícil esfriar o bicho mesmo tendo feito um undervolt. Cês acham que vale a pena trocar por um i7-12700K(F) por supostamente rodar mais frio e, obviamente, ter mais desempenho?
Está preparado para o custo da migração ?
 
Pra quem tem watercooler da corsair, entrei em contato com o suporte e me mandaram um link para aquisição dos parafusos de suporte pra LGA1700, por 1 valor absurdo de 53 reais!
Como minhas temperaturas estão 100% OK com os parafusos LGA1200 vou continuar utilizando eles...
Imagem da resposta:
Captura-de-tela-2021-11-21-003359.png


E o tal link pra quem quiser adquirir (mas por experiência própria não recomendo): https://annaclara.mercadoshops.com....ptador-corsair-lga-1700-somente-parafusos-_JM


Salvou-me!

Os caras da Corsair demoram pra responder e mês passado me disseram pra esperar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Interessante esse post que vi em um grupo, a respeito do 12900k com memória DDR4 e DDR5:

12900k + DDR5 6400Mhz CL32 1T = 362fps

W776Sno.jpeg



12900k + DDR4 4300Mhz CL14 1T = 366fps

HGADOoX.jpeg


Não vale a pena ddr5

1- não tem pra vender nem no Brasil nem nos US, quando acha é umas porcarias com CAS alto e mhz baixo. Na Waz é a ÚNICA com estoque no Brasil com aquele preço camarada deles que normalmente já é alto pra kct

2- as placas mãe near high end estão 3999 reais, lá fora 470, tão metendo até os bagos aqui no Brasil

3- já tenho uma ddr4 4000mhz bdie

Comprei i9 12900kf nas americanas por 3800, não tem placas mães high end a venda em sites com cupom + cashback, ou seja, vai ter que encarar o preço facada. Memória DDR5 então, pra chegar em americanas e similares, vai demorar também.

Importar placa mãe e DDR5 seria a saída, mas DDR5 não tem nem lá fora e placa mãe se der ruim vai ter que entrar na justiça pros fdps seguirem o CDC e dar garantia no Brasil ou morrer com frete internacional em item de 7 libras de peso.

Fui em uma Gigabyte z690 elite no submarino por 2000 bolsonaros, aguenta um overzinho na cpu e overclocka bem as DDR4. As top z690 ddr4 tão cobrando 3500 e 3600, muito sem noção, somando que só vai te dar mais um espacinho extra pra over e não vale a dar de cabeça pra importar.

2000 por um stop-gap até as memórias ddr5 boas saírem e as placas-mãe caírem de preço está ótimo. A minha gigabyte master usada z390 vale mais que isso na revenda kkkk

O mais difícil estava achar AIO pra LGA 1700 e um cavalheiro aqui no tópico me salvou com o link da Corsair.

Você ainda acha DDR5 daquelas bem nojentas sem nem cooler, deprê total.

Depois do problema de demanda de GPU, agora é nas DDR5 devido a falta de PMIC pra produção... Pqp meu

desabafei 😂

Sobre seu post, olha o CAS e mhz dessas memos na comparação o_O kkkk loucura cl 14 e cl32. Anyway, os benchs tão assim porque não tem nem bench/game que utilizem bem as ddr5 ainda, só reforça o mantra pra esperar.

Eu nem teria pego o 12900kf agora, mas preciso sair do pci 3.0, meu ssd e minha gpu vão agradecer.
 
Última edição:
2- as placas mãe near high end estão 3999 reais, lá fora 470, tão metendo até os bagos aqui no Brasil

2a - tem as Z690 high-end por módicos R$ 6000,00 ~ 9999,90 😆

link - Placa-mãe Asus ROG MAXIMUS Z690 EXTREME

Eu nem teria pego o 12900kf agora, mas preciso sair do pci 3.0, meu ssd e minha gpu vão agradecer.

Na prática, diferença zero de performance do PCI 3.0 para o PCI 4.0 (SSD e VGA) e provavelmente também para o PCI 5 vai ser o mesmo. Não tem demonstrado gargalo no PCI com o que as VGAs vem evoluindo com o tempo.
PCI 5.0 conexão somente para VGA, não existe SSD PCI 5 no Z690.
 
Última edição:
2a - tem as Z690 high-end por módicos R$ 6000,00 ~ 9999,90 😆

link - Placa-mãe Asus ROG MAXIMUS Z690 EXTREME



Na prática, diferença zero de performance do PCI 3.0 para o PCI 4.0 e provavelmente também para o PCI 5. Não tem demonstrado gargalo no PCI com o que as placas vem evoluindo com o tempo.
PCI 5.0 conexão somente para VGA, não terá SSD PCI 5.
Essas top high end de placa mãe é só pra quem usa em competições, até os caras da Asus dizem isso, as placa mães near high end de 470 já são topo da linha... Ou o cara quer jogar dinheiro fora.

A Gigabyte normalmente só tem 1-2 topo e a Asus gosta de abusar com 3-4, até os nomes não seguem a linha de nomenclatura.

Os caras da Asus dão o exemplo de configuração na BIOS que só quem usa em competição sabe pra que serve, porquê nem documentação explicando existe!



De pcie 3.0 pra pcie 4.0 tem diferença nos ssds e no famoso DirectStorage que no w11 agora em 2021 vai bombar devido aos consoles.

Pra GPU "não" tem, mas eu uso em 4k uma 3080ti, então provável que em 2021 faça diferença.

Bem, como eu disse, pra um quebra galho (famoso stop-gap) até sair as ddr5 boas e cair preço, tá ótimo.

Se bobiar e overclockar legal nessa placa, capaz de eu segurar até a próxima CPU ou a novidade da AMD.

Mercado de PC esta uma bosta, fala sério, desanimador. Até lá fora tá ruim.
 
Salvou-me!

Os caras da Corsair demoram pra responder e mês passado me disseram pra esperar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Não vale a pena ddr5

1- não tem pra vender nem no Brasil nem nos US, quando acha é umas porcarias com CAS alto e mhz baixo. Na Waz é a ÚNICA com estoque no Brasil com aquele preço camarada deles que normalmente já é alto pra kct

2- as placas mãe near high end estão 3999 reais, lá fora 470, tão metendo até os bagos aqui no Brasil

3- já tenho uma ddr4 4000mhz bdie

Comprei i9 12900kf nas americanas por 3800, não tem placas mães high end a venda em sites com cupom + cashback, ou seja, vai ter que encarar o preço facada. Memória DDR5 então, pra chegar em americanas e similares, vai demorar também.

Importar placa mãe e DDR5 seria a saída, mas DDR5 não tem nem lá fora e placa mãe se der ruim vai ter que entrar na justiça pros fdps seguirem o CDC e dar garantia no Brasil ou morrer com frete internacional em item de 7 libras de peso.

Fui em uma Gigabyte z690 elite no submarino por 2000 bolsonaros, aguenta um overzinho na cpu e overclocka bem as DDR4. As top z690 ddr4 tão cobrando 3500 e 3600, muito sem noção, somando que só vai te dar mais um espacinho extra pra over e não vale a dar de cabeça pra importar.

2000 por um stop-gap até as memórias ddr5 boas saírem e as placas-mãe caírem de preço está ótimo. A minha gigabyte master usada z390 vale mais que isso na revenda kkkk

O mais difícil estava achar AIO pra LGA 1700 e um cavalheiro aqui no tópico me salvou com o link da Corsair.

Você ainda acha DDR5 daquelas bem nojentas sem nem cooler, deprê total.

Depois do problema de demanda de GPU, agora é nas DDR5 devido a falta de PMIC pra produção... Pqp meu

desabafei 😂

Sobre seu post, olha o CAS e mhz dessas memos na comparação o_O kkkk loucura cl 14 e cl32. Anyway, os benchs tão assim porque não tem nem bench/game que utilizem bem as ddr5 ainda, só reforça o mantra pra esperar.

Eu nem teria pego o 12900kf agora, mas preciso sair do pci 3.0, meu ssd e minha gpu vão agradecer.
Como conseguiu pegar tão "barato" foi marketplace?
Sobre o WC, se não quiser comprar os parafusos nem precisa, confirmei minhas suspeitas com alguns users de fóruns gringos que estavam usando os parafusos padrão 115x/1200 que nem estou agora e receberam o kit 1700 e realmente não teve mudança de temperatura, pelo menos não com os corsair que usam a bomba quadrada da CoolIT (se não me engano serie platinum em diante), e em especificações o que muda de um parafuso para o outro são 0.8mm de altura.
 
Essas top high end de placa mãe é só pra quem usa em competições, até os caras da Asus dizem isso, as placa mães near high end de 470 já são topo da linha... Ou o cara quer jogar dinheiro fora.
Mais para entusiasta que não tem problema em gastar dinheiro.

De pcie 3.0 pra pcie 4.0 tem diferença nos ssds e no famoso DirectStorage que no w11 agora em 2021 vai bombar devido aos consoles.

Pra GPU "não" tem, mas eu uso em 4k uma 3080ti, então provável que em 2021 faça diferença.

Esse direct storage também será disponibilizaado no w10, mas de qualquer forma, o jogo também precisa ser desenvolvido usando a API. Vamos ver se de fato isso vinga.
Os testes não demonstram benefício significativo do PCI 3 para PCI 4, como disse não tem gargalo na PCI, o que faz muita diferença é a largura da bus da placa (192/256/320/... bit).
 
Última edição:
Usando um H115i com os parafusos pra LGA115x/1200 aqui e ta de boa o contato com a cpu, 32~36 graus idle 71~77 graus em stress sem power limit.
Meu querido, o H115i que vc se refere é esse Corsair H115i RGB PRO XT da sua assinatura?
Pergunto pq também comprei um i7 12700k mas to no aguardo de algum cooler compatível ou kit de adaptador (pra Noctua, ou CoolerMaster, ou qualquer uma)
Se for... ele tá segurando legal? Nunca tive um watercooler, não sei nem como instalar nem nada hahahah mas, se tá funcionando, me interessa.... quero botar esse i7 pra rodar kkkk e pelo jeito os AirCooler pra LGA 1700, só em Janeiro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Salvou-me!

Os caras da Corsair demoram pra responder e mês passado me disseram pra esperar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Não vale a pena ddr5

1- não tem pra vender nem no Brasil nem nos US, quando acha é umas porcarias com CAS alto e mhz baixo. Na Waz é a ÚNICA com estoque no Brasil com aquele preço camarada deles que normalmente já é alto pra kct

2- as placas mãe near high end estão 3999 reais, lá fora 470, tão metendo até os bagos aqui no Brasil

3- já tenho uma ddr4 4000mhz bdie

Comprei i9 12900kf nas americanas por 3800, não tem placas mães high end a venda em sites com cupom + cashback, ou seja, vai ter que encarar o preço facada. Memória DDR5 então, pra chegar em americanas e similares, vai demorar também.

Importar placa mãe e DDR5 seria a saída, mas DDR5 não tem nem lá fora e placa mãe se der ruim vai ter que entrar na justiça pros fdps seguirem o CDC e dar garantia no Brasil ou morrer com frete internacional em item de 7 libras de peso.

Fui em uma Gigabyte z690 elite no submarino por 2000 bolsonaros, aguenta um overzinho na cpu e overclocka bem as DDR4. As top z690 ddr4 tão cobrando 3500 e 3600, muito sem noção, somando que só vai te dar mais um espacinho extra pra over e não vale a dar de cabeça pra importar.

2000 por um stop-gap até as memórias ddr5 boas saírem e as placas-mãe caírem de preço está ótimo. A minha gigabyte master usada z390 vale mais que isso na revenda kkkk

O mais difícil estava achar AIO pra LGA 1700 e um cavalheiro aqui no tópico me salvou com o link da Corsair.

Você ainda acha DDR5 daquelas bem nojentas sem nem cooler, deprê total.

Depois do problema de demanda de GPU, agora é nas DDR5 devido a falta de PMIC pra produção... Pqp meu

desabafei 😂

Sobre seu post, olha o CAS e mhz dessas memos na comparação o_O kkkk loucura cl 14 e cl32. Anyway, os benchs tão assim porque não tem nem bench/game que utilizem bem as ddr5 ainda, só reforça o mantra pra esperar.

Eu nem teria pego o 12900kf agora, mas preciso sair do pci 3.0, meu ssd e minha gpu vão agradecer.
Vc comprou os parafusos da Corsair daquele link "annaclara" que um colega que esqueci o user postou?
Se sim, já recebeu? Edit: esquece, vi que comentou isso a poucas horas atrás!! kkkkk. mas, comprou?
 
Última edição:
Meu querido, o H115i que vc se refere é esse Corsair H115i RGB PRO XT da sua assinatura?
Pergunto pq também comprei um i7 12700k mas to no aguardo de algum cooler compatível ou kit de adaptador (pra Noctua, ou CoolerMaster, ou qualquer uma)
Se for... ele tá segurando legal? Nunca tive um watercooler, não sei nem como instalar nem nada hahahah mas, se tá funcionando, me interessa.... quero botar esse i7 pra rodar kkkk e pelo jeito os AirCooler pra LGA 1700, só em Janeiro
Sim é o H115i RGB PRO XT estou usando ele em push pull com os 2 ML140 pro que vem nele e mais 2 que comprei.

To usando o 12700K da seguinte forma 5.3GHz turbo ate 2 P-cores, 5.2GHz ate 6 P-cores, 5.1GHz all P-cores, 4.1GHz nos 4 E-cores, em full stress está atingindo 220W.

Já as temperaturas, 74 graus full stress SEM AVX, e 82 graus full stress COM AVX, temperatura ambiente 27~30 graus, temperatura do liquido 32 graus em idle, 35 graus somente a cpu em stress, cpu + gpu 37 graus foi o máximo, rpm dos fans 400 em idle, 1100 na pior situação, ainda da pra tirar mais uns 5 graus da cpu colocando os fans no talo mas ai o pc ja parece que quer levantar voo :limo:
 
Pessoal que migrou pro 12gen pode dar um feedback da performance em games? Chegaram a testar 1080p antes-depois /de qual cpu vieram? Da mesmo pra notar a diferença?

Tenho o 9900k e recentemente vendi a 3060 12Gb, agora estou na dúvida se pego 12700k+3060ti ou mantenho o i9 e pego uma 3070ti. Jogo em 1080p 144hz por isso preferencia no 12gen mas depois de ver vários reviews ainda fica difícil a conclusão... algums tem um ganho monstro e outros ficam quase na mesma... esse é o ultimo que vi e me desanimou pegar o 12700k agora...

 
Meu querido, o H115i que vc se refere é esse Corsair H115i RGB PRO XT da sua assinatura?
Pergunto pq também comprei um i7 12700k mas to no aguardo de algum cooler compatível ou kit de adaptador (pra Noctua, ou CoolerMaster, ou qualquer uma)
Se for... ele tá segurando legal? Nunca tive um watercooler, não sei nem como instalar nem nada hahahah mas, se tá funcionando, me interessa.... quero botar esse i7 pra rodar kkkk e pelo jeito os AirCooler pra LGA 1700, só em Janeiro
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vc comprou os parafusos da Corsair daquele link "annaclara" que um colega que esqueci o user postou?
Se sim, já recebeu? Edit: esquece, vi que comentou isso a poucas horas atrás!! kkkkk. mas, comprou?
Comprei, agora esperando chegar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como conseguiu pegar tão "barato" foi marketplace?
Sobre o WC, se não quiser comprar os parafusos nem precisa, confirmei minhas suspeitas com alguns users de fóruns gringos que estavam usando os parafusos padrão 115x/1200 que nem estou agora e receberam o kit 1700 e realmente não teve mudança de temperatura, pelo menos não com os corsair que usam a bomba quadrada da CoolIT (se não me engano serie platinum em diante), e em especificações o que muda de um parafuso para o outro são 0.8mm de altura.
Essa diferença de altura é o problema e o meu é o redondo. Uso liquidmetal pra piorar, senão tiver a pressão certinha fica horrível

Edit: peguei na submarino com cupom
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Gente, comprei um i9 12900kf na americanas e um no submarino. Cancelei o das Americanas antes do envio, mas enviaram mesmo assim.

Alguém quer comprar ele por 4300 reais? Senão vou mandar devolta assim que chegar

Posso botar no mercado livre
 
Última edição:
Essa diferença de altura é o problema e o meu é o redondo. Uso liquidmetal pra piorar, senão tiver a pressão certinha fica horrível

Edit: peguei na submarino com cupom
É se o seu é um com bloco redondo que geralmente é asetek vai ter alguns probleminhas com a pressão, e os tais parafusos do link da corsair também não vão servir.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal que migrou pro 12gen pode dar um feedback da performance em games? Chegaram a testar 1080p antes-depois /de qual cpu vieram? Da mesmo pra notar a diferença?

Tenho o 9900k e recentemente vendi a 3060 12Gb, agora estou na dúvida se pego 12700k+3060ti ou mantenho o i9 e pego uma 3070ti. Jogo em 1080p 144hz por isso preferencia no 12gen mas depois de ver vários reviews ainda fica difícil a conclusão... algums tem um ganho monstro e outros ficam quase na mesma... esse é o ultimo que vi e me desanimou pegar o 12700k agora...


Cara eu sai de um E3-1285Lv4 (i7-5775C com 100MHz a mais) então a diferença foi absurda mesmo jogando em 4K, tinha momentos que a 3080Ti mal entregava a performance de uma 3060Ti então ja da pra imaginar como seria a situação em 1080p, mas tendo um 9900K eu daria prioridade a 3070Ti antes de mudar de CPU.
 
Última edição:
Essas top high end de placa mãe é só pra quem usa em competições, até os caras da Asus dizem isso, as placa mães near high end de 470 já são topo da linha... Ou o cara quer jogar dinheiro fora.

A Gigabyte normalmente só tem 1-2 topo e a Asus gosta de abusar com 3-4, até os nomes não seguem a linha de nomenclatura.

Os caras da Asus dão o exemplo de configuração na BIOS que só quem usa em competição sabe pra que serve, porquê nem documentação explicando existe!



De pcie 3.0 pra pcie 4.0 tem diferença nos ssds e no famoso DirectStorage que no w11 agora em 2021 vai bombar devido aos consoles.

Pra GPU "não" tem, mas eu uso em 4k uma 3080ti, então provável que em 2021 faça diferença.

Bem, como eu disse, pra um quebra galho (famoso stop-gap) até sair as ddr5 boas e cair preço, tá ótimo.

Se bobiar e overclockar legal nessa placa, capaz de eu segurar até a próxima CPU ou a novidade da AMD.

Mercado de PC esta uma bosta, fala sério, desanimador. Até lá fora tá ruim.

DirectStorage também vai funcionar nos SSDs PCI Gen3. Lembre-se que o SSD do Xbox Series tem 3.5Gb/s, mesmo sendo PCI-e 4.0, a largura de banda é a mesma do máximo do 3.0.

A evolução do PCI Express é mais para atender ao mercado de servidores do que o doméstico, pois significa basicamente mais lanes com maior velocidade, assim pode ligar vários equipamentos em PCI, como placas de vídeos para Deep Learning.

IMG_3064-geforce.jpg



Testes com as várias gerações de PCIe:

ZBcLca.jpg
ZBcvHQ.jpg

ZBcnEM.jpg

ZBcYge.jpg
 
O maior benefício do PCIe em alta velocidade é a comunicação direta entre as VGAs, que hoje ficou apenas no âmbito profissional. Pro resto um bom 3.0 parece atender bem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo