[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Como não achei tópico sobre processadores mobile da Intel, vou perguntar nesse mesmo: o desempenho de gráfico integrado de CPUs Intel depende tanto do clock da memória e de dual channel quanto nos das AMD?

Digo isso porque meu notebook tem um core i5-1135G7 (TDP de 28W) com apenas 8GB DDR4 2666MHz CL19 da Smart, e eu quero expandir para 16GB, sendo 2x8GB devido o dual channel. Eu vi que a linha Tiger Lake-U suporta até 3200MHz, o que é uma boa diferença para os 2666 do módulo que veio de fábrica.

Na opinião de vocês, vocês acham mais negócio comprar apenas um módulo de 2666 pra economizar, ou investir mais na aquisição de um kit 2x8GB 3200 e vender o módulo de fábrica pra abater? E caso opte pela primeira opção, tem algum problema em fazer dual channel com módulos distintos, ou é recomendado sempre usar um par de pentes idênticos?
 
Preço em US dólar deve ser:

12400F = US$ 200
12700F = US$ 365

Vazamento loja canadense e tem um i3 listado também:
Intel-Core-Non-K-Alder-Lake.jpg
Acho difícil o 12400F custar somente 200 dólares, o 12600K está custando 320 e o 12700KF está custando 430 na Newegg e outras lojas, e já tem scalper na amazon e outras lojas pedindo 1.300 num 12900K.
 
Recebi resposta hoje da noctua que enviaram o kit do suporte pra LGA1700, fiz o pedido no dia 4.
Não sei quanto tempo para chegar aqui por que o link de rastreio que me mandaram está quebrado.
 
Como não achei tópico sobre processadores mobile da Intel, vou perguntar nesse mesmo: o desempenho de gráfico integrado de CPUs Intel depende tanto do clock da memória e de dual channel quanto nos das AMD?

Digo isso porque meu notebook tem um core i5-1135G7 (TDP de 28W) com apenas 8GB DDR4 2666MHz CL19 da Smart, e eu quero expandir para 16GB, sendo 2x8GB devido o dual channel. Eu vi que a linha Tiger Lake-U suporta até 3200MHz, o que é uma boa diferença para os 2666 do módulo que veio de fábrica.

Na opinião de vocês, vocês acham mais negócio comprar apenas um módulo de 2666 pra economizar, ou investir mais na aquisição de um kit 2x8GB 3200 e vender o módulo de fábrica pra abater? E caso opte pela primeira opção, tem algum problema em fazer dual channel com módulos distintos, ou é recomendado sempre usar um par de pentes idênticos?

Se pretende jogar, faz diferença sim, sempre fará na verdade, porque o vídeo integrado usa a memória RAM, então quando mais rápida, mas banda disponível.
Sendo assim, velocidade tem mais peso do que tamanho.
Pra fazer dual channel tem que ser modelos idênticos, até para ficar melhor sincronizado timmings e latências.

Acho difícil o 12400F custar somente 200 dólares, o 12600K está custando 320 e o 12700KF está custando 430 na Newegg e outras lojas, e já tem scalper na amazon e outras lojas pedindo 1.300 num 12900K.

Não acho difícil não, o 12400F não terá núcleos extras, será apenas um 6/12 normal, assim como era o 11400F. Apenas terá mais clock e IPC. E 200 dólares já é um aumento, já que o 11400F saiu a 180.
 
Se pretende jogar, faz diferença sim, sempre fará na verdade, porque o vídeo integrado usa a memória RAM, então quando mais rápida, mas banda disponível.
Sendo assim, velocidade tem mais peso do que tamanho.
Pra fazer dual channel tem que ser modelos idênticos, até para ficar melhor sincronizado timmings e latências.
Obrigado pelas dicas. Sim, pelo que eu pesquisei essa iGPU Xe Graphics G7 (80 EUs) é bem competente, até mais que as RX Vega dos processadores Ryzen. Pretendo rodar alguns jogos mais leves, mesmo que abaixo da resolução nativa da tela (1080p), talvez em 720p ou 768p.

Vou ver se encontro um módulo idêntico ao já instalado, se não conseguir, vou partir pra 2x8GB 3200MHz e vender o módulo original caso não seja exigido pra acionar garantia.
 
Acho difícil o 12400F custar somente 200 dólares, o 12600K está custando 320 e o 12700KF está custando 430 na Newegg e outras lojas, e já tem scalper na amazon e outras lojas pedindo 1.300 num 12900K.
Conversao de valor direto do valor em dólar da loja canadense para americano.
 
Nunca comprei no ali. Taxação 60%?
minha última compra no ali, um fone de 1500, foi taxado fortemente ... 60% + 20% em cima de tudo, deu mais de 100% .... pensa numa tristeza ... pq vinha de uma série de compras passando tudo ...

Ao invés de ali, se for pegar de fora, melhor pegar algum muambeiro q traga de miami com compra na amazon ... em geral, cobram 150 dólares para trazer ...
 
minha última compra no ali, um fone de 1500, foi taxado fortemente ... 60% + 20% em cima de tudo, deu mais de 100% .... pensa numa tristeza ... pq vinha de uma série de compras passando tudo ...
Se forem pelo seu caso, ninguém vai comprar nada lá rsrsr.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

prefiro esperar do que arriscar no AliExpress.
Algumas lojas já tem o registro das placas no banco mas não tem estoque.
Só falta Mobo e o suporte pra LGA1700 da noctua pra fazer o upgrade.
Pegou qual cpu ?
 
5950X custa 800 dólares e chega aqui por 5k, como é que esse i7 de 530 dólares chega custando ainda mais? E o dólar caiu de lá pra cá. :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo