Que VGA você usa ?
Imagino que se tem um 5950X, não vai ter uma VGA fuleira...
O custo geral, mobo + processador meio que inviabiliza no momento, mesmo se aproveitar a DDR4.
Em termos de performance, sair do 5950X, teria que ter uma utilização muito específica para aproveitar a performance superior do 12900K e justificar a troca.
Falando de consumo, acho meio que o pessoal vive numa bolha ilusória que se criou em cima da Intel, porque se tiver uma placa de vídeo acima de 6700X e 3070, não tem sentido o discurso, como única justificativa, pois na hora que entra a VGA em ação, o consumo já foi pro espaço em ambas marcas.
Só de GPU quando em uso, consomem de 200W a 300W:
6700XT = 217W
3070 = 221W
6800XT = 297W
3080 = 328W
Se durante o dia passa mais a usar aplicações como Office, internet e outras coisas que não coloque a CPU em fullload, AMD consome mais que Intel 12Gen em tarefas básicas.
Se o uso não for games, mas aplicações multi-core, tem 2 pontos na minha visão, por exemplo, se faz render baseado em CPU, a performance justifica ter o 12900K, uma pela entrega mais rápido e outro por gerar mais dinheiro em menos tempo, mesmo gastando mais enegia.
Se o intuito for games, aí que pega, pois o 12600K seria uma opção muito, mas muito mais atrativa que o 5950X.
Eu não trocaria o 5950X, pelo custo da migração agora e nem pela empolgação de um coisa nova brilhando na mesa.