[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
isso daí não é novidade alguma, eu tinha um i7 2700k em over pra 4.7ghz e saí dele pro ryzen 5900x, é fato que o 5900x em uso de 10 a 20% puxa bem mais que o i7 2700k puxava em uns 70% de uso até, a única coisa que o torna mais eficiente é no stress test que faz puxar 100% deles o tempo todo, mas no uso normal, seja jogando ou até mesmo abrindo um navegador ou abrindo o word o ryzen consumia muito mais
Para mim foi novidade, achava que o Ryzen era mais eficiente em todo espectro.

E vcs falando de ddr5 com latência alta.

Vi na loja que explode Corsair Dominator 32GB (2x16) ... 5200mhz C38 por caríssimos 3.3K.

Vcs acham que vai chegar a quanto daqui um tempo? c30 , c28 ...
Sei se alcança isso tão cedo, se alcançar ... Embora o esperar de um tempo pela queda de preços tudo bem, mas por latência baixa com clock la em cima, sei não .
Sem falar que quanto maior a frequência e menor latência em um kit , mais caro fica ! Fabricantes e lojistas são tarimbados nisso.

voce escreve parecendo que quer aplicar golpe em empresa e quer que galera entenda outra coisa, vai saber...

Eu peço desculpas pelo jeito que eu escrevi, mas em momento algum eu quis ensinar a aplicar golpe na noctua ... apenas informei aqui no tópico para quem tem cooler da noctua, que é possível pedir de graça o kit de conversão para uso na nova plataforma LG1700 ... o que me deixou fulo, foi acharem que eu fiz a compra do i7 12900k apenas para pedir tal kit (ainda mais na Kabum, que demora uma eternidade para devolver o dinheiro, só faltava essa, eu deixar 5 mil reais parado com a Kabum por 10 dias, apenas para aplicar "golpe" na noctua, em um negócio de cinco dólares) ...

se acompanharem minhas mensagens, eu fiz a pré order na kabum do 12900k por 4600, mas cancelei porque simplesmente não tem placa mãe, memórias e coolers no mercado nacional para esse processador, eu ficaria segurando esse processador por no mínimo uns 40 dias .. daí cancelei, muito antes de ver esse negócio da noctua ... o que tentei, foi adiantar me mandarem esse kit, visto que eles vêm dos EUA, e nem é um questão de ser de graça ou não, pq o kit, em si, custa U$ 5,00, mas sim a disponibilidade ... a corsair, por exemplo, não vai dar de graça, vai cobrar 5 dólares, o duro é achar para vender ... e não querendo sem arrogante, mas se eu tenho dinheiro para comprar um 12900k, 5950x (que eu tenho atualmente), não vou ficar perdendo tempo em aplicar "golpe" de cinco dólares em empresa nenhuma, ocorre que não tem em lugar algum para comprar ... somente queria adiantar o meu lado e o lado de alguém que eventualmente precise desse kit para montar um setup intel novo... como nos tópicos das gpu rtx, vivemos um tempo de total desabastecimento de componentes ... que fique bem esclarecido isso ...

Por fim, o engraçado é que eu vi usuário que me negativou, que em outro tópico de tv oled estava se gabando de que determinada loja "esqueceu" tv oled de 6000 reais na casa dele (vide o tópico das lg oled), e ele "ganhou" outra tv oled (e sabemos que esses "esquecimentos", geram é a dispensa do empregado que "esqueceu" a tv lá ) ... enfim, hipocrisia ... afora, os que estão aqui de curiosos e não vão comprar nada, vêm aqui apenas para jogar pedra ...

Última edição:
Embora o esperar de um tempo pela queda de preços tudo bem, mas por latência baixa com clock la em cima, sei não .
A medida que a produção de DD5 aumenta e consequentemente a da DDR4 tende a zero, haverá um ponto de iniciar uma tendência de cair os preços.
Como a AMD com Zen4 ainda não lançou e isso somente ocorrerá em 2022, não se terá demanda suficiente para forçar uma queda de preço significativa.
Provavelmente em 2022 a indústria deverá querer aproveitar o lançamento do Zen4 e oferecer modelos melhores, porém mais caros.
Em 2023 talvez teremos melhores opções de modelos e preços de DDR5.

A medida que a produção de DD5 aumenta e consequentemente a da DDR4 tende a zero, haverá um ponto de iniciar uma tendência de cair os preços.
Como a AMD com Zen4 ainda não lançou e isso somente ocorrerá em 2022, não se terá demanda suficiente para forçar uma queda de preço significativa.
Provavelmente em 2022 a indústria deverá querer aproveitar o lançamento do Zen4 e oferecer modelos melhores, porém mais caros.
Em 2023 talvez teremos melhores opções de modelos e preços de DDR5.

esse consumo aí do 12900k me desanimou total migrar, vou ficar com meu 5950x mesmo .... talvez eu investir numa mobo melhor (tenho um tuf brasileira x570 horrível)

esse consumo aí do 12900k me desanimou total migrar, vou ficar com meu 5950x mesmo .... talvez eu investir numa mobo melhor (tenho um tuf brasileira x570 horrível)
Que VGA você usa ?
Imagino que se tem um 5950X, não vai ter uma VGA fuleira... 😆

O custo geral, mobo + processador meio que inviabiliza no momento, mesmo se aproveitar a DDR4.

Em termos de performance, sair do 5950X, teria que ter uma utilização muito específica para aproveitar a performance superior do 12900K e justificar a troca.

Falando de consumo, acho meio que o pessoal vive numa bolha ilusória que se criou em cima da Intel, porque se tiver uma placa de vídeo acima de 6700X e 3070, não tem sentido o discurso, como única justificativa, pois na hora que entra a VGA em ação, o consumo já foi pro espaço em ambas marcas.

Só de GPU quando em uso, consomem de 200W a 300W:

6700XT = 217W
3070 = 221W
6800XT = 297W
3080 = 328W

Se durante o dia passa mais a usar aplicações como Office, internet e outras coisas que não coloque a CPU em fullload, AMD consome mais que Intel 12Gen em tarefas básicas.
Se o uso não for games, mas aplicações multi-core, tem 2 pontos na minha visão, por exemplo, se faz render baseado em CPU, a performance justifica ter o 12900K, uma pela entrega mais rápido e outro por gerar mais dinheiro em menos tempo, mesmo gastando mais enegia.
Se o intuito for games, aí que pega, pois o 12600K seria uma opção muito, mas muito mais atrativa que o 5950X.

Eu não trocaria o 5950X, pelo custo da migração agora e nem pela empolgação de um coisa nova brilhando na mesa.

Última edição:
Que VGA você usa ?

O custo geral, mobo + processador meio que inviabiliza no momento, mesmo se aproveitar a DDR4.

Em termos de performance, sair do 5950X, teria que ter uma utilização muito específica para aproveitar a performance superior do 12900K e justificar a troca.

Falando de consumo, acho meio que o pessoal vive numa bolha ilusória que se criou em cima da Intel, porque se tiver uma placa de vídeo acima de 6700X e 3070, não tem sentido o discurso, como única justificativa, pois na hora que entra a VGA em ação, o consumo já foi pro espaço em ambas marcas.

6700XT = 217W
3070 = 221W
6800XT = 297W
3080 = 328W

Se durante o dia passa mais a usar aplicações como Office, internet e outras coisas que não coloque a CPU em fullload, AMD consome mais que Intel 12Gen em tarefas básicas.
Se o uso não for games, mas aplicações multi-core, tem 2 pontos na minha visão, por exemplo, se faz render baseado em CPU, a performance justifica ter o 12900K, uma pela entrega mais rápido e outro por gerar mais dinheiro em menos tempo, mesmo gastando mais enegia.
Se o intuito for games, aí que pega, pois o 12600K seria uma opção muito, mas muito mais atrativa que o 5950X.

Eu não trocaria o 5950X, pelo custo da migração agora e nem pela empolgação de um coisa nova brilhando na mesa.
sim, n tem sentido sair do 5950x hoje, gasto alto pra desempenho mudar um tico de nada ou algo irrisorio

se for jogar em 4k muda nada na pratica (ou 1440p, 1080p so no papel mesmo pra ter algo), e se for profissional a mudança faz menos sentido ainda devido ao custo agregado(mesmo se vender o kit atual bem) pra baixo ganho....

Se fosse racional a troca de um 5950x pra 12900k, a pessoa iria trocar em toda geração a cada ano entao.

Acho que o pessoal está focando no consumo de forma errada. o 12900K consome horrores rodando benchmark. Em jogos consome igual ou menos que os ryzen.
Acredito que a maioria das pessoas aqui só vai usar esse 12900k pra jogar e poucos para rodar algo que estresse 100% da CPU.

Que VGA você usa ?

6700XT = 217W
3070 = 221W
6800XT = 297W
3080 = 328W

3090, mas meu uso não é só jogos, aliás, jogos estão no fim da fila... é principalmente para trabalho (rodo aplicaçoes cuda jurídicas - robôs jurídicos), mineração e jogos por último ...

quando eu falo consumo, não estou preocupado com custo de energia ... mas sim, temperatura .... temperatura é limitante no que tange performance .... pbo+co, por exemplo, só funciona bem com boas temperaturas ...

Alder Lake no Windows 10 vs Windows 11.

Pelos resultados no review abaixo, nenhum benefício concreto em usar o Windows 11, muitos cenários até roda melhor (1%) no Windows 10, o que é empate técnico eu diria, mas esperava que alguma diferença substancial brilhasse com o Windows 11, visto as novas tecnologias embarcadas no OS e CPU.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

3090, mas meu uso não é só jogos, aliás, jogos estão no fim da fila... é principalmente para trabalho (rodo aplicaçoes cuda jurídicas - robôs jurídicos), mineração e jogos por último ...

quando eu falo consumo, não estou preocupado com custo de energia ... mas sim, temperatura .... temperatura é limitante no que tange performance .... pbo+co, por exemplo, só funciona bem com boas temperaturas ...
Eu uso uma configuração com Threadripper e 3090, são muitos cáculos que o multi-thread tem ganho de performance absurdo e os CUDAs ajudam muito. Domar temperatura foi uma dor de cabeça, pois quando batia 74C dava crash na aplicação e era muito tempo que se perdia para alcançar o resultado final, no fim quando consegui estabilizar, a máquina fica ligada 24x7, só desliguei 3x este ano para trocar de VGAs.

Nesse seu cenário, definitivamente não trocaria o 5950X, pois vc também não sabe como vai se comportar o Alder Lake com as aplicações que usa.

Última edição:
Alder Lake no Windows 10 vs Windows 11.

Pelos resultados no review abaixo, nenhum benefício concreto em usar o Windows 11, muitos cenários até roda melhor (1%) no Windows 10, o que é empate técnico eu diria, mas esperava que alguma diferença substancial brilhasse com o Windows 11, visto as novas tecnologias embarcadas no OS e CPU.

Eu uso uma configuração com Threadripper e 3090, são muitos cáculos que o multi-thread tem ganho de performance absurdo e os CUDAs ajudam muito. Domar temperatura foi uma dor de cabeça, pois quando batia 74C dava crash na aplicação e era muito tempo que se perdia para alcançar o resultado final, no fim quando consegui estabilizar, a máquina fica ligada 24x7, só desliguei 3x este ano para trocar de VGAs.

Nesse seu cenário, definitivamente não trocaria o 5950X, pois vc também não sabe como vai se comportar o Alder Lake com as aplicações que usa.

mesma coisa aqui, tenho q rodar uns robôs para fazer tarefas mecânicas em direito para meu setor (protocolizar petições e ler tabelas excel grandes com os números), e mesmo com o 5950x e a 3090 tem uns engasgos .... realmente, 12900k seria um tiro no escuro, porém, somente testando para saber né ... isso q é triste ...

12900k seria um tiro no escuro, porém, somente testando para saber né ... isso q é triste ...
Eu separo máquina de trabalho e máquina de jogo, que no caso uso atualmente um 10700F com 3060TI. Existe uma terceira máquina, que montei para minha mulher e é bem simplisinha pelo uso dela.

Normalmente faço escadinha, a dela eu vendo, a minha de jogos vai para ela e compro uma nova "mediana premium" para por no lugar, eu penso que o 12600K ou até um 12700F será a próxima aquisição, também uso como laboratório para testar coisas. Esse ano entrou um 11400F com 6700XT aqui, mas não durou 3 meses, vendi e peguei o 10700F + 3060TI, que fez muito mais sentido.

Um vídeo bem ilustrativo:

Um fato me chamou bem a atenção, em idle o 12900K consome bem menos que AMD, portanto se na maior parte do tempo você estiver navegando, usando office, vendo vídeo, etc...a Intel realmente está bem mais eficiente. É uma quebra de paradigma. AMD 171W e Intel 69W (13:48).

Ambos tiveram um pico igual nos 600W (12:38), porém AMD muito mais eficiente quando estabilizou o fullload, AMD bateu 264~282W e Intel 315~324W, chegou até 370W.

A diferença de performance já era o que foi mostrado em outros reviews, mostrando Intel superior no Cinebench, já no Time-Spy CPU test um detalhe, deu muita diferença AMD 11620 e Intel 19783, quase 200%,..achei estranho.

Se não me engano, é porque as CPUs Intel descem bastante a frequência quando não tem uso, enquanto os AMD se mantém em alta frequência o tempo todo.

Se não me engano, é porque as CPUs Intel descem bastante a frequência quando não tem uso, enquanto os AMD se mantém em alta frequência o tempo todo.
Esse esquema de redução dos clocks funciona muitoooo melhor na Intel mesmo.

O CPU fica com clock bem baixo e não fica subindo tão rápido do nada

• Curtir
Reações: Zyt
Acho que está na hora de atualizar o meu kit 7700k... Pensando no 12600k. Minha dúvida maior é se vale a pena pegar uma DDR4 com frequência alta (4400/4800) ou se as básicas 3600 vão limitar muito o setup.

Acho que está na hora de atualizar o meu kit 7700k... Pensando no 12600k. Minha dúvida maior é se vale a pena pegar uma DDR4 com frequência alta (4400/4800) ou se as básicas 3600 vão limitar muito o setup.
Eu não investiria em DDR4 cara, resultado final não muda muita coisa quando testaram DDR4 e DDR5.

Cupom PROCESSADOR5 funcionando na Kabum.

Última edição:

Que alegria
o problema pra mim nem é tanto o preço(não sou rico mas consigo cortas muito gasto desnecessário,economizar e juntar a grana pro up)e sim a disponibilidade de produto
tava de olho em uma placa mãe da bh photo da msi linda conversão direta sem imposto daria 1783 ja com o frete rolando até uns 800 de imposto estaria tranquilo pra mim
mas vi muitos relatos de quem compra na bh photo o imposto é absurdo :/

• Curtir
Reações: Zyt
Se você segurou até agora, não faz sentido pular da 7º para a 12º geração mas mantendo o DDR4.
Se quer fazer direito, pule pro DDR5. O problema do DDR5 é que no próximo um ou dois anos haverá memórias mais rápidas, mais baratas e mais bonitas (com RGB e blá blá blá). Aí, quem tiver comprado agora no lançamento, vai ficar bem aborrecido.

Eu recomendaria aguardar mais uma ou duas gerações e pegar tudo novo com as DD5 já consolidadas.

Que alegria
o problema pra mim nem é tanto o preço(não sou rico mas consigo cortas muito gasto desnecessário,economizar e juntar a grana pro up)e sim a disponibilidade de produto
tava de olho em uma placa mãe da bh photo da msi linda conversão direta sem imposto daria 1783 ja com o frete rolando até uns 800 de imposto estaria tranquilo pra mim

Dá mais de 100%, 60% do II, mais 20% icms importação (SOBRE TUDO, incluindo o II), mais as taxas da dhl ou fedex ... dá uns 110% pelas minhas contas ... foda viu

Última edição:
Se você segurou até agora, não faz sentido pular da 7º para a 12º geração mas mantendo o DDR4.
Se quer fazer direito, pule pro DDR5. O problema do DDR5 é que no próximo um ou dois anos haverá memórias mais rápidas, mais baratas e mais bonitas (com RGB e blá blá blá). Aí, quem tiver comprado agora no lançamento, vai ficar bem aborrecido.

Eu recomendaria aguardar mais uma ou duas gerações e pegar tudo novo com as DD5 já consolidadas.
De fato... foda é esperar infinito. :nooo:

Que alegria
Você pode comprar por aqui, R$ 2300,00 na Kabum.

MSI PRO Z690-A

De fato... foda é esperar infinito. :nooo:
Se for esperar para comprar DDR5 decente, só em 2023, depois que lançarem Zen4, para ter um acréscimo de demanda mundial e ter melhor preço.

Por hora, não há diferença perceptível em performance em DDR4 vs DDR5.

Hoje, eu compraria uma mobo com DDR4 de até R$ 2500, visto que as mobos com DDR5 são premium com valor acima de R$ 4mil.

Última edição:
Esse esquema de redução dos clocks funciona muitoooo melhor na Intel mesmo.

O CPU fica com clock bem baixo e não fica subindo tão rápido do nada
não digo nem que só funcione melhor, é que parece que simplesmente não funciona na amd, o mínimo de clock que o meu 5900x pega aqui é 2.9ghz, e qualquer coisa, digo até abrir um doc do word já faz ele bater o boost clock de 4.9ghz, é extremamente mal gerenciado, vários jogos quando estamos no menu, sem nada 3d, nada de processamento o clock tá no boost e batendo 1.50v de voltagem, enquanto no jogo em si durante a gameplay não fica nisso assim, é muito bizarro como o ryzen se gerencia

Você pode comprar por aqui, R$ 2300,00 na Kabum.

MSI PRO Z690-A

Se for esperar para comprar DDR5 decente, só em 2023, depois que lançarem Zen4, para ter um acréscimo de demanda mundial e ter melhor preço.

Por hora, não há diferença perceptível em performance em DDR4 vs DDR5.

Hoje, eu compraria uma mobo com DDR4 de até R$ 2500, visto que as mobos com DDR5 são premium com valor acima de R$ 4mil.
e pra quem tem um i7 7700 e uma rtx3070 um i5 12600k vale o upgrade/da conta da placa mãe?

Fiquei curioso, alguém sabe dizer quão baixo vai? Em notebooks eu sei que vai até a casa dos 700MHz, mas em desktops não faço ideia.

O meu 3700x, só para fins de comparação, geralmente fica em 2.2GHz, com 1 ou outro core um pouco mais alto (mas tb, tô com mais de 30gb usados na ram):
evoKOjo.png

não digo nem que só funcione melhor, é que parece que simplesmente não funciona na amd, o mínimo de clock que o meu 5900x pega aqui é 2.9ghz, e qualquer coisa, digo até abrir um doc do word já faz ele bater o boost clock de 4.9ghz, é extremamente mal gerenciado, vários jogos quando estamos no menu, sem nada 3d, nada de processamento o clock tá no boost e batendo 1.50v de voltagem, enquanto no jogo em si durante a gameplay não fica nisso assim, é muito bizarro como o ryzen se gerencia
Tá com o PBO ligado? Talvez seja isso (mas tb isso já é discussão pro tópico vizinho)

Users who are viewing this thread

Voltar