[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Fiquei curioso, alguém sabe dizer quão baixo vai? Em notebooks eu sei que vai até a casa dos 700MHz, mas em desktops não faço ideia.

O meu 3700x, só para fins de comparação, geralmente fica em 2.2GHz, com 1 ou outro core um pouco mais alto (mas tb, tô com mais de 30gb usados na ram):
evoKOjo.png



Tá com o PBO ligado? Talvez seja isso (mas tb isso já é discussão pro tópico vizinho)
desativado, com ele ligado se comporta da mesma forma o que muda é que ele envia mais consumo ainda quando boosta, mas em idle ou uso baixo se comporta da mesmíssima forma
 
e pra quem tem um i7 7700 e uma rtx3070 um i5 12600k vale o upgrade/da conta da placa mãe?
Eu acho que vale sim, uma vez que o 12600K se mostra melhor que o 5800X na maioria dos casos e até melhor que o 5900X em algumas situações.

A questão é, você realmente precisa mudar ou é desejo de ter algo novo ? Sente alguma deficiência no seu uso hoje em dia ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não digo nem que só funcione melhor, é que parece que simplesmente não funciona na amd, o mínimo de clock que o meu 5900x pega aqui é 2.9ghz, e qualquer coisa, digo até abrir um doc do word já faz ele bater o boost clock de 4.9ghz, é extremamente mal gerenciado, vários jogos quando estamos no menu, sem nada 3d, nada de processamento o clock tá no boost e batendo 1.50v de voltagem, enquanto no jogo em si durante a gameplay não fica nisso assim, é muito bizarro como o ryzen se gerencia
No teste de consumo do Jay2Cents, o 5900X estava em idle em 120W e só de mexer o mouse foi para 200W. Parece que é esse comportamento que citou.
 
Eu acho que vale sim, uma vez que o 12600K se mostra melhor que o 5800X na maioria dos casos e até melhor que o 5900X em algumas situações.

A questão é, você realmente precisa mudar ou é desejo de ter algo novo ? Sente alguma deficiência no seu uso hoje em dia ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No teste de consumo do Jay2Cents, o 5900X estava em idle em 120W e só de mexer o mouse foi para 200W. Parece que é esse comportamento que citou.
tenho rdr 2 jogos mais atuais e rodam até que tranquilamente
tirando o horizon zero dawn que da muito sttutering acredito que seja o processador por questão de ser somente 4 núcleos
só vou saber realmente se é necessário trocar ou não depois do desempenho dos jogos do ano que vem mas queria uma opinião de outra pessoa também rs
 
A título de curiosidade, para quem tem dúvidas sobre Intel X AMD na emulação, eis o benchmark da equipe do RPCS3, usando o RDR, que segundo eles é o jogo que mais força o emulador.

Então, sendo RDR o jogo mais pesado e o RPCS3 o emulador mais exigente, dá para tomar ele de parâmetro para outros emuladores e jogos.

unknown.png


Ainda não vi testarem nos Alder Lake, mas já vi um teste com o 12700K e ele estava rodando MGS4 em 4K a 60fps quase cravados.




Para comparar, o 5950X, mal segurando 40 fps.

 
tenho rdr 2 jogos mais atuais e rodam até que tranquilamente
tirando o horizon zero dawn que da muito sttutering acredito que seja o processador por questão de ser somente 4 núcleos
só vou saber realmente se é necessário trocar ou não depois do desempenho dos jogos do ano que vem mas queria uma opinião de outra pessoa também rs
O HZD é meio complicado, acho que o port deste jogo para o PC não foi tão bom.
Olha via HWINFO como está o uso da CPU e da 3070, se um dos 2 estejam gargalando e qual o 1% low.
 
Você pode comprar por aqui, R$ 2300,00 na Kabum.

MSI PRO Z690-A
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se for esperar para comprar DDR5 decente, só em 2023, depois que lançarem Zen4, para ter um acréscimo de demanda mundial e ter melhor preço.

Por hora, não há diferença perceptível em performance em DDR4 vs DDR5.

Hoje, eu compraria uma mobo com DDR4 de até R$ 2500, visto que as mobos com DDR5 são premium com valor acima de R$ 4mil.
Sim. Esqueci de te quotar na mensagem anterior... Estava pensando justamente isso. Meu 7700k já está dando sinais de cansaço além da lenga lenga de não ter suporte (por enquanto) ao W11. A 1080Ti está me suprindo muito bem ainda e não penso trocá-la tão cedo.

Uma opção viável é comprar MOBO + 12600k e usar meu kit atual de DDR4 (4x8Gb x 3600).
 
Uma opção viável é comprar MOBO + 12600k e usar meu kit atual de DDR4 (4x8Gb x 3600).
Tem que ver o cooler também, pois não vem.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é uma ótima notícia, pois dá para esperar as melhorias do DDR5 em termos de clock, latência e preço.

Longa vida ao DDR4.
 
Tem que ver o cooler também, pois não vem.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso é uma ótima notícia, pois dá para esperar as melhorias do DDR5 em termos de clock, latência e preço.

Longa vida ao DDR4.

Sou o tarado dos coolers/cases... no momento tenho 3 aqui. Só comprar o suporte do Noctua NH-D15 que é o mais acessível no momento e montar. Está por R$70 reais +-...
 
Se você comprou em loja oficial, é só pedir no site da Nocta que eles te enviam. Precisa comprovar compra.
Ainda não comprei... Inclusive o cupom que você postou anteriormente funcionou de boa aqui. Sobre o kit, deve demorar tanto que talvez seja melhor comprar por aqui mesmo...

Acho que meu limite será esperar até essa BF... vai que pinta alguma promo abaixo de 2k. :D
 
Eu acho que vale sim, uma vez que o 12600K se mostra melhor que o 5800X na maioria dos casos e até melhor que o 5900X em algumas situações.

A questão é, você realmente precisa mudar ou é desejo de ter algo novo ? Sente alguma deficiência no seu uso hoje em dia ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No teste de consumo do Jay2Cents, o 5900X estava em idle em 120W e só de mexer o mouse foi para 200W. Parece que é esse comportamento que citou.
bem isso, de fato ás vezes só de mover o mouse um dos núcleos entra em boost tb, é normal vc estar digitando no word e ver isso, por isso eu falo que não adianta os reviews que testam idle com o pc totalmente parado não fazendo nada, e depois testa somente em stress test puxando 100%, pq não é a realidade do consumo que temos

A título de curiosidade, para quem tem dúvidas sobre Intel X AMD na emulação, eis o benchmark da equipe do RPCS3, usando o RDR, que segundo eles é o jogo que mais força o emulador.

Então, sendo RDR o jogo mais pesado e o RPCS3 o emulador mais exigente, dá para tomar ele de parâmetro para outros emuladores e jogos.

unknown.png


Ainda não vi testarem nos Alder Lake, mas já vi um teste com o 12700K e ele estava rodando MGS4 em 4K a 60fps quase cravados.




Para comparar, o 5950X, mal segurando 40 fps.


sim, estou ciente disso, inclusive tinha uma instrução que a intel removeu que tornava os processadores dela ainda mais rápidos na emulação que era o tsx, se não me engano só até a série 9xxx tinha este recurso e dava um boost e tanto

quanto ao comparativo tem uma explicação lá tb, que diz que no avx (instruções é tudo pra emulação principalmente avx) enquanto os ryzen 5000 usam 2 processos de 128bit totalizando o avx256, a intel usa 1 de 256 bits, era algo assim
 
A título de curiosidade, para quem tem dúvidas sobre Intel X AMD na emulação, eis o benchmark da equipe do RPCS3, usando o RDR, que segundo eles é o jogo que mais força o emulador.

Então, sendo RDR o jogo mais pesado e o RPCS3 o emulador mais exigente, dá para tomar ele de parâmetro para outros emuladores e jogos.
Mas o cara gastar com CPU top e por 3090 para rodar emulador de PS3 é o fim né...tem PS3 destravado no ML por 800,00 conto... 😆
 
Mas o cara gastar com CPU top e por 3090 para rodar emulador de PS3 é o fim né...tem PS3 destravado no ML por 800,00 conto... 😆

Pô, mas no PS3 tu vai rodar jogos abaixo dos 720p e a 20 fps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

RDR mesmo roda em 640p, com framerate sempre na casa dos 20 fps. E ainda tinha efeitos a menos que o Xbox 360.
 
Sou o tarado dos coolers/cases... no momento tenho 3 aqui. Só comprar o suporte do Noctua NH-D15 que é o mais acessível no momento e montar. Está por R$70 reais +-...
detalhe importante desse suporte de R$70 ai é que é pré-venda ou seja nem tem dele aqui ainda e pode demorar pra chegar.
Pedi meu suporte pra noctua já, por enquanto só recebi emails confirmando que receberam o pedido, nada ainda do envio
 
detalhe importante desse suporte de R$70 ai é que é pré-venda ou seja nem tem dele aqui ainda e pode demorar pra chegar.
Pedi meu suporte pra noctua já, por enquanto só recebi emails confirmando que receberam o pedido, nada ainda do envio
Caraio, não tinha percebido isso... olhei no site da WAZ e deu um prazo imenso mesmo.
 
Pô, mas no PS3 tu vai rodar jogos abaixo dos 720p e a 20 fps.

RDR mesmo roda em 640p, com framerate sempre na casa dos 20 fps. E ainda tinha efeitos a menos que o Xbox 360.
Bom, é bala de canhão pra matar mosca e no fim é o mesmo jogo antigo em 4K ou 720p.
Eu ainda tenho um PS3 plugado no monitor Dell 27" 1440p que uso no PC e jogo de boa, inclusive os emuladores de MAME, MegaDrive e SNES no PS3.
Não me incomodo nem um pouco, vai de cada um, mas gastar uma 3090 para rodar PS3 a 60fps...só doido no mundo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A título de curiosidade:

 
Última edição:
Matéria interessante da CNBC, basicamente a estratégia da Intel é expandir na fabricação de chips, ela viu que essa escassez de chips é uma baita oportunidade.

Em tecnologia, eles só vão alcançar a TSMC e a Samsung em 2025 e pretendem passar. Mas o grande diferencial da Intel vai ser a disponibilidade.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Site 3DCenter.org fez uma lista das possíveis configurações dos non-K.

Intel-12th-Gen-Core-Series-3DCenter-740x358.png
 
Última edição:
Alguém conhece a loja venturigaming? Lá tem algumas opções de mobo z690 com DDR4.
 
Última edição:
Alguém conhece a loja venturigaming? Lá tem algumas opções de mobo z690 com DDR4.
Já comprei, é confiável e eles têm loja física em São Paulo.
Tendo isso em mente, o atendimento é ruim se precisar.
 
A título de curiosidade, para quem tem dúvidas sobre Intel X AMD na emulação, eis o benchmark da equipe do RPCS3, usando o RDR, que segundo eles é o jogo que mais força o emulador.

Então, sendo RDR o jogo mais pesado e o RPCS3 o emulador mais exigente, dá para tomar ele de parâmetro para outros emuladores e jogos.

unknown.png


Ainda não vi testarem nos Alder Lake, mas já vi um teste com o 12700K e ele estava rodando MGS4 em 4K a 60fps quase cravados.




Para comparar, o 5950X, mal segurando 40 fps.


Normalmente AMD toma pau da Intel em emuladores mesmo, mas essa comparação é injusta. O cara esta usando a build especifica para MGS4 enquanto o outro está usando a build "genérica"
 
Com o Etherium em elevação desde semana passada, sem indício de queda, a BF desse ano vai ser triste.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo