[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Triste olhar as lojas e não ter uma única CPU com preço que vale a pena, de qualquer marca ou geração. O último que remotamente teve algum custo x benefício foi o 1600AF por R$529 há uns 3 meses atrás.
Não vale a pena comprar nada em nenhuma faixa de preço.

O RYZEN 5 1600 AF agora está por 680 reais com cupom de desconto

Melhor que nada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma B460 não deve ser vendida no exterior por menos que $100, então pode considerar R$1000~1200 aqui no Brasil.

PS: Que coisa ridícula esses nomes "bazooka" e "mortar" 😂

Olha a qualidade dessas B460 e B550, serão muito mais que 100 dólares

O RYZEN 5 1600 AF agora está por 680 reais com cupom de desconto

Melhor que nada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha a qualidade dessas B460 e B550, serão muito mais que 100 dólares
Não acho tão barato R$680 por uma CPU de U$85 (o dólar ainda não está 8 reais). Mas em comparação com o preço do resto, é realmente a opção menos pior (e suficiente pra 1080p@60FPS).
A conversão direta do valor em dólar engana - ele já inclui o lucro das lojas que vendem o equipamento. Meu entendimento é de que as lojas brasileiras querem margem de lucro maior mesmo.

Que momento estamos passando, IMHO:

- Dolar Estratosférico
- Intel BR, não faz a importação pelo preço de custo dos EUA, faz pelo preço de venda nos EUA (Absurdo!)
- 10th Gen nascendo morto, pela sua limitação inexplicável de PCIe4, temperatura de CPU acima da razoável, e arquitetura defasada 14nm.
- Para montar um 10th I7 10700 para cima, terá que investir MUITO dinheiro. E será em algo novo, porem ultrapassado.
- 11th Gen apenas em 2021, e tambem será 14nm! Ou seja; se quisermos algo de Intel com NOVIDADES REAIS, teremos que aguardar 2022 com o Alder Lake
- Zen2 Series 3000, está em competitividade com os Intel 10th.
- Zen3 Series 4000, virá para decretar o Imperio AMD com seus 7nm até 2022.

Quem como eu, está atrás de um NOVO PC, ou UPDATE, sugiro que aguarde.
Ou o Dolar baixar, ou aguarde o Zen4.
Se tiver que ser agora, vá de AMD Zen3 + Chipset PICe4.0.
Ir de Ryzen agora, voce não precisará ter um sistema de refrigeração estilo Antártida, conseguirá usar Placas Mae de baixo, medio valor. RAM, com tolerancia do Fabricante com maior frequencia.

Uma pena.

* Parabens por todos que estão alimentando com esses ricos posts. É um dos melhores da Net até agora.

Última edição:
Que momento estamos passando, IMHO:

- Dolar Estratosférico
- Intel BR, não faz a importação pelo preço de custo dos EUA, faz pelo preço de venda nos EUA (Absurdo!)
- 10th Gen nascendo morto, pela sua limitação inexplicável de PCIe4, temperatura de CPU acima da razoável, e arquitetura defasada 14nm.
- Para montar um 10th I7 9700 para cima, terá que investir MUITO dinheiro. E será em algo novo, porem ultrapassado.
- 11th Gen apenas em 2021, e tambem será 14nm! Ou seja; se quisermos algo de Intel com NOVIDADES REAIS, teremos que aguardar 2022 com o Alder Lake
- Zen2 Series 3000, está em competitividade com os Intel 10th.
- Zen3 Series 4000, virá para decretar o Imperio AMD com seus 7nm até 2022.

Quem como eu, está atrás de um NOVO PC, ou UPDATE, sugiro que aguarde.
Ou o Dolar baixar, ou aguarde o Zen4.
Se tiver que ser agora, vá de AMD Zen3 + Chipset PICe4.0.
Ir de Ryzen agora, voce não precisará ter um sistema de refrigeração estilo Antártida, conseguirá usar Placas Mae de baixo, medio valor. RAM, com tolerancia do Fabricante com maior frequencia.

Uma pena.

* Parabens por todos que estão alimentando com esses ricos posts. É um dos melhores da Net até agora.
Concordo contigo, porém com um adendo:
Por outro lado, quem quiser ter uma performance mais próxima dos i7 9700K/i9 9900K, vai ter que pagar a taxa das Samsung B-Die. Ignorando o custo da CPU em si, você troca o investimento do watercooler pelo investimento em memórias mágicas.

Não acho tão barato R$680 por uma CPU de U$85 (o dólar ainda não está 8 reais). Mas em comparação com o preço do resto, é realmente a opção menos pior (e suficiente pra 1080p@60FPS).
A conversão direta do valor em dólar engana - ele já inclui o lucro das lojas que vendem o equipamento. Meu entendimento é de que as lojas brasileiras querem margem de lucro maior mesmo.

Acho barato até. Dólar tá 5.5, fazendo uns cálculos:

85*5.5 = 470
60% de 470 é 280
470+280 = 750

Se as lojas tiverem uns 10% de lucro seria 10% de 750 = 75

Total daria uns 800-850, se eles pagam mesmo os 60% de taxa de importação.

Acho barato até. Dólar tá 5.5, fazendo uns cálculos:

85*5.5 = 470
60% de 470 é 280
470+280 = 750

Se as lojas tiverem uns 10% de lucro seria 10% de 750 = 75

Total daria uns 800-850, se eles pagam mesmo os 60% de taxa de importação.

As lojas que importam pagam menos que o consumidor final lá dos EUA.

vai ter que pagar a taxa das Samsung B-Die

Morello, é realmente necessário Memorias B-Die para OC de Ryzen?
As com latencias variaveis não funcionarão bem?

Nao tenho conhecimento desse tema.
Valeuuu e Obrigado

Sim claro, mas a sua própria outra opção seria importar por si próprio, certo? Então a comparação é entre você e a loja que faz esse trabalho pra você.

Para de sonhar, estamos com o dólar a quase 6 reais

Vai custar uma fortuna

Algumas B450 que nem TOP são já custam 900 a 1000 reais

Imagina B460 e B550 com bons dissipadores, tem B550 no nível de X570

Vai custar mais de 1000 reais fácil

Se essa B460 Tomahawk custar uns $150 e vier até por até R$ 1200 eu diria que não é má negócio frente a situação atual. Pretendo comprar Mobo e CPU até Setembro e estou mirando num i5 10600 pelo menos mas só pago até uns 1700 nele. Preciso fazer isso pois já tenho o resto das peças compradas(memória, WC etc) e até mesmo pra vender esse meu kit atual antes que desvalorize mais ainda.

Valeuuu e Obrigado
Hoje em dia não mais
Eu por exemplo consigo resultados excelentes com essas 2666@3400
Na faixa de ~48gb de banda e 67.5 ns de latência

Acho q ele citou as Bdie por que quem pega um 3900x + x570 obviamente vai querer o top dos tops

Além disso, as lojas não pagam os 60% de importação de pessoa física que nós pagamos (as vezes). Os impostos existem, mas são outros.

Valeuuu e Obrigado
Não precisa de memórias Samsung B-Die. Funcionarão bem com outras sim. Porém, os Ryzen escalam bem com overclock de memória. Elas vão te ajudar caso queira arrancar o máximo de fps possível.
A comparação foi no sentido de que quem quiser que a CPU Intel trabalhe sem sofrer gargalo térmico, precisará investir mais em refrigeração, assim como muita gente lá no tópico dos Zen/Zen 2 usa Samsung B-die ou Micron E-Die.

Edit: neste post, o usuário relatou ganho considerável de performance (ficando mais rápido no Far Cry 5 que o i9 9900K) após fazer overclock nas memórias e apertar os timings.
Infelizmente a informação é escassa e os benchmarks do YouTube muitas vezes sobem as frequências e deixam as latências intactas.

Reforçando, é mais relevante pra quem jogar a 144fps, pois é acima dos 100 fps que aparecem as maiores diferenças.

Última edição:
5Ghz com air cooler batendo 97C. Acredito que um AIO consiga segura abaixo de 90C

Valeuuu e Obrigado
Além disso, as lojas não pagam os 60% de importação de pessoa física que nós pagamos (as vezes). Os impostos existem, mas são outros.

Não precisa de memórias Samsung B-Die. Funcionarão bem com outras sim. Porém, os Ryzen escalam bem com overclock de memória. Elas vão te ajudar caso queira arrancar o máximo de fps possível.
A comparação foi no sentido de que quem quiser que a CPU Intel trabalhe sem sofrer gargalo térmico, precisará investir mais em refrigeração, assim como muita gente lá no tópico dos Zen/Zen 2 usa Samsung B-die ou Micron E-Die.

Edit: neste post, o usuário relatou ganho considerável de performance (ficando mais rápido no Far Cry 5 que o i9 9900K) após fazer overclock nas memórias e apertar os timings.
Infelizmente a informação é escassa e os benchmarks do YouTube muitas vezes sobem as frequências e deixam as latências intactas.

Reforçando, é mais relevante pra quem jogar a 144fps, pois é acima dos 100 fps que aparecem as maiores diferenças.
Os ganhos com B-die são consideráveis. até para uso profissional faz diferença.
Nesse bench do blender do Adrena o 2700X com as memórias em 3200 demorou 264s no BMW bench, o 3600 guerreiro aqui fez 219s. https://opendata.blender.org/benchmarks/cacff2ca-a0a4-449a-bef6-077c847303cb/
Nesse teste do peperaio() o 3600x fez o classroom em 16m22s. Aqui o mesmo teste em 10m53s. https://opendata.blender.org/benchmarks/0e0e98f3-c536-46c1-a784-c1771d9e6a68/

5Ghz com air cooler batendo 97C. Acredito que um AIO consiga segura abaixo de 90C

Ta muito quente isso, isso que ele usou um NH-D15 ainda, TDP alto infelizmente não vai fugir muito essas temperaturas altas, mesmo usando um bom Kit de WC.

Ta muito quente isso, isso que ele usou um NH-D15 ainda, TDP alto infelizmente não vai fugir muito essas temperaturas altas, mesmo usando um bom Kit de WC.

Rapaz não xinga o D15 com essas coisas chinesas não :haha:

Não deve ser ruim, mas aquilo ali é daqueles ALSEYE de ~30 doletas

Rapaz não xinga o D15 com essas coisas chinesas não :haha:

Não deve ser ruim, mas aquilo ali é daqueles ALSEYE de ~30 doletas
kkkkk mas chega a doer vê aquelas temperaturas com 10700k, imagina num case fechado e com pouca circulação de ar, tenso ein.

kkkkk mas chega a doer vê aquelas temperaturas com 10700k, imagina num case fechado e com pouca circulação de ar, tenso ein.

Lembrei até do TG5 que eu tinha. Ter mudado pra um NR600 foi excelente pras temperaturas. Case fechado de vidro eu tô passando longe.

Um case bem ventilado pode ter temperaturas inferiores que um teste openbench 👈

Nada pessoal mas é incrível como o pessoal faz 'pouco caso' dos Aircooler, acho que a construção mais simples deve passar essa impressão.

Lembrei de um post que o @doze off fez sobre isso no tópico dos Noctua (link), vale a leitura.

Se essa B460 Tomahawk custar uns $150 e vier até por até R$ 1200 eu diria que não é má negócio frente a situação atual. Pretendo comprar Mobo e CPU até Setembro e estou mirando num i5 10600 pelo menos mas só pago até uns 1700 nele. Preciso fazer isso pois já tenho o resto das peças compradas(memória, WC etc) e até mesmo pra vender esse meu kit atual antes que desvalorize mais ainda.
Será que as B460 vão vir liberadas o OC em RAM ?

Users who are viewing this thread

Voltar