[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Intel QuickSync utiliza a GPU integrada da Intel, ou seja, CPUs da Intel que não possui GPU não possuem QuickSync, as CPUs com F no final.
Sei disso porque já fiz hackintosh com Mac OS Catalina.

e antes da Apple criar o M1 ARM, ela usava e AINDA USA GPU AMD e funciona muito bem.

Tem muitas pessoas que usam GPU AMD em seus iMacs e Mac PRO de mais de 100mil reais.
E tem muita gente que faz hackintosh com Core i5/i7/i9 com GPU integrada + AMD RX 580 ou RX 5700 ou RX 6700 e funciona perfeitamente os produtos Adobe.
A Apple não vende CPUs Intel com F, todo iMac possui GPU Integrada da Intel, além da opção de poder comprar uma GPU dedicada AMD.
Hackintosh também não se faz com Inte CPU F, porque causa problema no Mac OS.

Eu já fiz streaming no facebook, twitch, Mixer em 1080p60fps utilizando uma RX 590 8gb e a qualidade fica ótima e não deu nenhum engasgo na GPU e a qualidade ficou otima.

E sigo muitos streamers na twitch que utilizam CPU + GPU AMD, fazendo streaming em 1080p 30 ~ 60fps e o unico engasgo as vezes é problema da internet deles.

Não sei se o AMF/VCE são tão ruins assim, enfim.

Só corrigindo, KF e F funcionam perfeitamente no hackintosh.

iMacPro1,1 e MacPro7,7 são exemplos de mac sem gpu integrada Intel.

Não tenho experiência com vídeo pra opinar sobre AMD x Intel pra esse caso, vc quem manja, meu ponto é mais sobre talvez economizar uns trocados com uma CPU sem vídeo integrado (tipo um modelo F) caso consiga usar o NVDEC ao invés do QuickSync.
Na realidade até hoje, de tudo que eu li, no caso do premiere o esquema era o Quicksync ... Como já vendi minha CPU AMD, até poderia pegar outra dentro dos 7 dias pra testar aqui com minha MB que até está montada e com sistema operacional, mas não sei se compensaria todo este trabalho sem falar que uma GPU integrada (no caso da Intel) sempre me salvou quando eu fazia troca de GPUS e poderia usar a onboard como backup mas hoje trocar de GPU no meu caso não tenho necessidade e nem grana para uma RTX.

Na verdade a Intel e Nvidia que ""pagam"" para terem essa exclusividade com a Adobe.

A Adobe se quisesse faria em conjunto com a AMD, um AMD QuickSync usando CPUs com iGPU integrada.

Vale lembrar que todas essas tecnologias presentes na Intel e Nvidia, estão presentes no iMac que utiliza Intel CPU, Apple M1 CPU e AMD GPUs como RX 580/RX 5700/ RX VEGA 64/ RX 6700/6800.

Porque o mesmo Adobe que existe no iMac tem tudo isso sem utilizar Intel e Nvidia ? Porque a Adobe deu suporte no iMac.
Com toda certeza tem investimento ai por trás e o problema a meu ver é a tal da otimização...

Sobre a Apple eu ia dizer exatamente isso ... Não tem parceria com a Nvidia e o Premiere ali é otimizado pra trabalhar com as AMDS (apesar q não vi nenhum teste mostrando o desempenho mas pela Apple ter fama de ser boa pra edição de vídeo duvido que fariam uma coisa pra que desse problema).

As engines de encode e decode da AMD são HORRÍVEIS, o VCN consegue ser bem pior que o QuickSync pra encodes, e pra decodes tem um baita problema com (falta de) suporte de codecs e falta de ajuda da AMD nas aplicações
Se quiser exemplo disso de alguém que entende, pode ver aqui:

O próprio OBS não dá suporte pra VCN de tão ruim que é (tanto em qualidade quando em APIs/docs).

Pq o M1 tem sua própria engine de decode/encode que é suportada pela Adobe, e nos que tem CPU intel há o QuickSync. Lembre-se que esse é um componente a parte da CPU e GPU em si.

Concordo .. é isso mesmo ...
No caso da AMD eu tinha visto uma vez que o nome era VCE (até pensei em pegar um 5600G pra testar mais depois desisti e resolvi focar no retorno pra Intel).

Intel QuickSync utiliza a GPU integrada da Intel, ou seja, CPUs da Intel que não possui GPU não possuem QuickSync, as CPUs com F no final.
Sei disso porque já fiz hackintosh com Mac OS Catalina.

e antes da Apple criar o M1 ARM, ela usava e AINDA USA GPU AMD e funciona muito bem.

Tem muitas pessoas que usam GPU AMD em seus iMacs e Mac PRO de mais de 100mil reais.
E tem muita gente que faz hackintosh com Core i5/i7/i9 com GPU integrada + AMD RX 580 ou RX 5700 ou RX 6700 e funciona perfeitamente os produtos Adobe.
A Apple não vende CPUs Intel com F, todo iMac possui GPU Integrada da Intel, além da opção de poder comprar uma GPU dedicada AMD.
Hackintosh também não se faz com Inte CPU F, porque causa problema no Mac OS.

Eu já fiz streaming no facebook, twitch, Mixer em 1080p60fps utilizando uma RX 590 8gb e a qualidade fica ótima e não deu nenhum engasgo na GPU e a qualidade ficou otima.

E sigo muitos streamers na twitch que utilizam CPU + GPU AMD, fazendo streaming em 1080p 30 ~ 60fps e o unico engasgo as vezes é problema da internet deles.

Não sei se o AMF/VCE são tão ruins assim, enfim.
Acho que neste caso por utilizarem CPUs Intel sem o F o Quicksync dá uma boa empurrada.

No Final, a minha CPU escolhida foi mesmo o 12600K
Só está faltando a placa mãe pra fechar o KIT
E vender a minha B450 TUF Pro S, logicamente !

No caso da AMD eu tinha visto uma vez que o nome era VCE (até pensei em pegar um 5600G pra testar mais depois desisti e resolvi focar no retorno pra Intel).
VCE é o nome do encoder antigo até as primeiras vegas, o atual se chama VCN.

VCE é o nome do encoder antigo até as primeiras vegas, o atual se chama VCN.
To ficando velho rs !!!
Legal saber de mais essa..

Agora continuo na resenha sobre qual MB escolher...
Não vai ter jeito, terei que abrir mão de umas coisas em detrimento de outras.

To ficando velho rs !!!
Legal saber de mais essa..

Agora continuo na resenha sobre qual MB escolher...
Não vai ter jeito, terei que abrir mão de umas coisas em detrimento de outras.
Ganha na mega sena e compra a mais cara, problema resolvido.

Ganha na mega sena e compra a mais cara, problema resolvido.
Grana pra mais cara até tenho
A questão é a otimização dos recursos e tbm, pq não, pensar num upgrade
Se pego uma placa de 1500 reais (que logicamente não vale isso), vou perder muito lá na frente
Sei que é uma ilusão pensar que não existe perda em informática... mas tento diminuir as perdas comprando algo que realmente vou usar os recursos e que não seja tão cara - a revenda é mais fácil.... (ainda que eu tenha noção que muitas Z690 não tem o que deveriam oferecer.. tem o chipset e talz mas estão longe de dar suporte a tudo que ele oferece).

H670 Prime por exemplo vem com uma rede lan mais atual que a própria Z690M ... complicado.

Grana pra mais cara até tenho
A questão é a otimização dos recursos e tbm, pq não, pensar num upgrade
Se pego uma placa de 1500 reais (que logicamente não vale isso), vou perder muito lá na frente
Sei que é uma ilusão pensar que não existe perda em informática... mas tento diminuir as perdas comprando algo que realmente vou usar os recursos e que não seja tão cara - a revenda é mais fácil.... (ainda que eu tenha noção que muitas Z690 não tem o que deveriam oferecer.. tem o chipset e talz mas estão longe de dar suporte a tudo que ele oferece).

H670 Prime por exemplo vem com uma rede lan mais atual que a própria Z690M ... complicado.
Acho que se for pensar em upgrade nesse momento o ideal seria economizar o máximo que der (com algo que ainda lhe atenda, claro) para depois mudar totalmente a plataforma. Pular totalmente a 13th gen e ir pra DDR5 somente lá na 14th/equivalente da AMD, "segurando" com alguma plataforma que dê conta das suas atividades.
Infelizmente não tem muito pra onde correr nesses momentos de transição de plataforma.

Acho que se for pensar em upgrade nesse momento o ideal seria economizar o máximo que der (com algo que ainda lhe atenda, claro) para depois mudar totalmente a plataforma. Pular totalmente a 13th gen e ir pra DDR5 somente lá na 14th/equivalente da AMD, "segurando" com alguma plataforma que dê conta das suas atividades.
Infelizmente não tem muito pra onde correr nesses momentos de transição de plataforma.
Disse exatamente tudo que eu penso...
É bem isso mesmo
Se nao fosse pelo custo dos coolers que ainda estão escassos pra LGA 1700 ja teria ido na H670 (que me custa a mesma coisa que um B660) e já era...
Como uma H670 mais cooler vai das na mesna que uma Z690 básica to pensando no que fazer...

Quem tá mais por dentro de preço tem como me dizer quanto tá saindo em média um 12400+'qualquer mobo'? E qual o melhor preço que já surgiu até o momento?
Pelo que pesquisei, não tá mais disponível o combo na kabum, mas, o meu kit eu comprei lá e saiu por esse preço abaixo:

Captura-de-tela-2022-03-16-115707.png

Como era um "kit upgrade", entrou esse desconto aí e o combo saiu mais ou menos por R$ 2.800,00 no pix (sem frete). Essa mobo é bem boa (ficou no top tier das B660 na análise do HU).

Pelo que pesquisei, não tá mais disponível o combo na kabum, mas, o meu kit eu comprei lá e saiu por esse preço abaixo:

Captura-de-tela-2022-03-16-115707.png

Como era um "kit upgrade", entrou esse desconto aí e o combo saiu mais ou menos por R$ 2.800,00 no pix (sem frete). Essa mobo é bem boa (ficou no top tier das B660 na análise do HU).
Qual seria o site deste HU ? Valeu.

Estou com um i7-12700k. Estou procurando um mobo DDR5 + um Air Cooler para acompanhá-lo.
Não vou fazer overclock em nada. Só vou usar pra jogo mesmo. Qual é a boa? To querendo não exagerar na placa mãe já que vou manter tudo stock.

Estou com um i7-12700k. Estou procurando um mobo DDR5 + um Air Cooler para acompanhá-lo.
Não vou fazer overclock em nada. Só vou usar pra jogo mesmo. Qual é a boa? To querendo não exagerar na placa mãe já que vou manter tudo stock.
Sugestão: Z690 Asus com furação dupla com suporte a coolers LGA 1200 Gammaxx 400 V2 ou Pcyes Notus ou logo logo devem aparecer coolers disponíveis pra LGA 1700

Low end do low end:

Melhorzinhas:

Sinceramente eu não gastaria com DDR5 numa plataforma que sofre pra manter mais que 6000MT/s já que memórias novas e mais rápidas não vão funcionar na spec nos alder lake, mas a decisão é sua (acredito que vc já tenha as memórias).

Low end do low end:

Melhorzinhas:

Sinceramente eu não gastaria com DDR5 numa plataforma que sofre pra manter mais que 6000MT/s já que memórias novas e mais rápidas não vão funcionar na spec nos alder lake, mas a decisão é sua (acredito que vc já tenha as memórias).
Low end nas especificações e high end nos preços... ta tudo caro demais... mas é isso...
Eu nao investiria em DDR5 hoje em dia tbm.. só mais pra frente.

Low end nas especificações e high end nos preços... ta tudo caro demais... mas é isso...
Eu nao investiria em DDR5 hoje em dia tbm.. só mais pra frente.
E pensar que eu achei um absurdo em 2011 ter pago 1400 reais na Asus maximus Z68 (que morreu em 2 dias kkk), hoje a Z690 está 14000 :bem:

Low end do low end:

Melhorzinhas:

Sigo o relator ... esse caboclo me fez economizar uma grana ...

E pensar que eu achei um absurdo em 2011 ter pago 1400 reais na Asus maximus Z68 (que morreu em 2 dias kkk), hoje a Z690 está 14000 :bem:
Se pensarmos assim lascou.. eu em 2016 peguei uma Asrock Z170 Extreme 4 por 650 reais... sinistro... em 2019 peguei uma Giga Z390M Aorus por 595 na loja q explode... hoje passa facil de 1200 reais... ta osso

Pior que não to com as memórias ainda não. Tava mais pensando em já aproveitar para pular a DDR4, to saindo de um PC velhão. Já que o 12700k suporta... Posso pensar em ficar no DDR4. Mas esse lance dos Alders Lake, se eu conseguisse voltar o processador, ta valendo mais a pena ficar num 10th ou 11th geração e esperar a 13h/14th? Se eu pegasse DDR4 agora minha ideia era ano que vem mudar pra DDR5, aproveitando o 12700k, mas esse papo das memórias mais rápidas não funcionarem nos Alder eu não tava por dentro.

Pior que não to com as memórias ainda não. Tava mais pensando em já aproveitar para pular a DDR4, to saindo de um PC velhão. Já que o 12700k suporta... Posso pensar em ficar no DDR4. Mas esse lance dos Alders Lake, se eu conseguisse voltar o processador, ta valendo mais a pena ficar num 10th ou 11th geração e esperar a 13h/14th? Se eu pegasse DDR4 agora minha ideia era ano que vem mudar pra DDR5, aproveitando o 12700k, mas esse papo das memórias mais rápidas não funcionarem nos Alder eu não tava por dentro.
Desde muito tempo atrás informatica sempre foi assim... se a gente espera fica sem nada ou compra geração anterior... se compra agora gasta muito... nao tem jeito... eu ainda acho q mesmo pra quem não comprou DDR5 ela ainda está muito cara... vai amadurecer daqui uns 2.. 3 anos... a 13 gen dizem ainda vir com DDR4 e DDR5 pra na 14 gen migrarem totalmente... transição é sempre assim mas não vejo muitos comentários sobre DDR5 estar com um desempenho top a ponto de compensar optar por ela.

Como o frango falou ali, só a Gen 14 vai ser totalmente ddr5 e as ddr5s que tiverem no futuro vc não vai tirar proveito nos Alder lake simplesmente pq ele não aguenta as ddr5s boas em condições de uso diário, e sem ter conhecimento de overclock, com placas padrão vc fica preso entre 4800~5600MT/s e com as top de linha feitas pra oc e sabendo o que está fazendo entre 6000~6200 com mais paciência e um kit/cpu realmente bom 6400, no fim das contas vc vai gastar o dobro em ram/mobo a toa.

Ainda vale mais a pena ficar com o 12700K do que um de geração antiga mesmo, seja com ddr4 ou ddr5 a Gen12 é superior as anteriores em tudo.

Show de bola Frango e Tho95. Valeu. Vou ver umas mobo pra DDR4 mesmo então.

Tho95, essa tua máquina da assinatura ai, mas sem OC e com um Air cooler no lugar do H115i tu acha que fica de boa?

Show de bola Frango e Tho95. Valeu. Vou ver umas mobo pra DDR4 mesmo então.

Tho95, essa tua máquina da assinatura ai, mas sem OC e com um Air cooler no lugar do H115i tu acha que fica de boa?
Um pessoal usa essas CPUs com air coolers top de linha mas mesmo assim as temperaturas são bem altinhas, nada alarmante mas ainda esquenta bem, vc sempre pode fazer undervolt também já que essas CPUs tem uma margem boa pra isso geralmente dá pra tirar -0.070V~0.110V a depender da qualidade da sua, aqui se eu colocar stock com undervolt cai de 181W pra 140 e tantos W.

Users who are viewing this thread

Voltar