[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
AVX aumenta bastante a corrente (uns 20/30% a mais), aqui passa de 200A fácil com o oc da assinatura.

A diferença de qualidade de fabricação entre essas CPUs é bem maior que nas gerações anteriores (já mandei 2 12900K embora pq n aguentam mais que 5.1 all core) muitas vezes o 12600K a 5000/4000MHz vai consumir praticamente o mesmo que o 12700/12900 já que ele geralmente precisa de voltagens bem mais altas pra segurar esse clock.
Pra quem não pretendia fazer over, se eu conseguir 5 Ghz em All Cores pra mim está ótimo.
Se eu tivesse um cooler compativel em mãos nem pensava .. pegaria uma H670 e boa...
Complicado pq tenho 2 coolers que aguentam até LGA 1200 e se vender os dois não compro 1 pra LGA 1700 por isso estava querendo pegar a Z690m (a mais barata de todas).
Como vou importar o processador nem posso me dar ao "luxo" de devolver nos 7 dias.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É,...deu uma inflacionada legal por n motivos, dolar, crise, ganância, capitalismo, fator Brasil...e não acho que vai ficar mais suave, pois a medida de novos lançamentos há aumento em US$.

O que complica é tudo ficar no mesmo patamar de preço 8th, 9th, 10th, 11th tá tudo ali disputando mesmos valores em média e 12th socou lá em cima.

Lembro que antigamente comprava mobo top por até R$ 500 e processador i7 top até R$ 1000 e já era caro na época, hoje em dia sem chance...
Bons tempos ...
A gente que é antigo consegue sentir nitidamente como tudo aumentou demais.

Pra quem não pretendia fazer over, se eu conseguir 5 Ghz em All Cores pra mim está ótimo.
Se eu tivesse um cooler compativel em mãos nem pensava .. pegaria uma H670 e boa...
Complicado pq tenho 2 coolers que aguentam até LGA 1200 e se vender os dois não compro 1 pra LGA 1700 por isso estava querendo pegar a Z690m (a mais barata de todas).
Como vou importar o processador nem posso me dar ao "luxo" de devolver nos 7 dias.

Bons tempos ...
A gente que é antigo consegue sentir nitidamente como tudo aumentou demais.
O all P-core do 12600K é 4.6GHz se não conseguir 5.0 o 4.9 está sempre ali pra ser conquistado :limo:

Os E-Cores se não me engano é 3.2 ou 3.4 em full load no 12600K e da pra colocar eles fácil em 3.9~4.0 mesmo pra que teve azar com a qualidade do chip, margem pra ganho vc tem mesmo na Z690M.

Mas e o kit de montagem pro Gammaxx 400? Aqui fala que basta apresentar a prova de compra da CPU/Placa LGA1700:

Tenho um Gammaxx GTE aqui então vou correr atrás desse kit depois quando for montar uma maquina pro meu irmão.

Nada vale o preço cobrado hoje em dia, tá fogo ter que abrir mão de coisas básicas pra encaixar no orçamento.

Eu geralmente recomendo baseado no uso máximo do máximo, mesmo que a cpu não fique a 100% o tempo todo eu considero que a pessoa vai abusar pelo menos um pouquinho dela.

Esses Alder lake são bem chatos com temperatura e com vrm, a própria "recomendação" da Intel é que pra um 12700/12900 as placas tenham um 10x50A, a corrente que o 12700/12900 stock puxa é de 150/180A sustentado e com picos mais altos, geralmente esses vrms já tem uma queda de eficiência bem alta a partir de 30~50% de carga.

Pretende fazer overclock nesse 12600K?
Alguma função específica que precisa da placa? (tipo áudio on-board melhor e etc.)
inicialmente não penso em OC, só qdo a cpu começar a peidar mesmo...

inicialmente não penso em OC, só qdo a cpu começar a peidar mesmo...
A opção mais balanceada entre preço/funções de Z690 que tem agora é essa mas já custa 2K:

Já das que não fazem OC a melhor opção entre 1500~2000 é a B660 ProArt:

Tinha a H670 TUF por 1700 mas já sumiu e se vc se importa com áudio onboard o da B660 ProArt é bem melhor.

O all P-core do 12600K é 4.6GHz se não conseguir 5.0 o 4.9 está sempre ali pra ser conquistado :limo:

Os E-Cores se não me engano é 3.2 ou 3.4 em full load no 12600K e da pra colocar eles fácil em 3.9~4.0 mesmo pra que teve azar com a qualidade do chip, margem pra ganho vc tem mesmo na Z690M.

Mas e o kit de montagem pro Gammaxx 400? Aqui fala que basta apresentar a prova de compra da CPU/Placa LGA1700:

Tenho um Gammaxx GTE aqui então vou correr atrás desse kit depois quando for montar uma maquina pro meu irmão.
4.9 é triste kkkkkkkkkkkk

Gammaxx 400 ? Se depender de mim não pego mais nada da Deepcool
Tomei uma canseira no suporte e fizeram de tudo pra dificultar
Logico que até entendo que a Versão 1 não tem suporte ao KIT, mas eu iria adaptar e mesmo assim não quiseram enviar e se negaram a passar o telefone do pessoal aqui do BR.

Acabei pegando um KIT pro Hyper 212 Plus mas infelizmente, incompatível
Vou ter que construir um Frankenstein entre o KIT da CM e o Gammaxx 400...

4.9 é triste kkkkkkkkkkkk

Gammaxx 400 ? Se depender de mim não pego mais nada da Deepcool
Tomei uma canseira no suporte e fizeram de tudo pra dificultar
Logico que até entendo que a Versão 1 não tem suporte ao KIT, mas eu iria adaptar e mesmo assim não quiseram enviar e se negaram a passar o telefone do pessoal aqui do BR.

Acabei pegando um KIT pro Hyper 212 Plus mas infelizmente, incompatível
Vou ter que construir um Frankenstein entre o KIT da CM e o Gammaxx 400...
Pelas fotos que vi aqui a base do Gammaxx 400v1 é praticamente igual ao GTE que tenho aqui, a única diferença é que o 400v1 usa 2 parafusos de cada lado e o GTE usa um de cada lado no centro então talvez de pra pegar o kit do v2/GTE e adaptar bem mais facilmente só fazendo os furinhos de acordo com o seu.

Pelas fotos que vi aqui a base do Gammaxx 400v1 é praticamente igual ao GTE que tenho aqui, a única diferença é que o 400v1 usa 2 parafusos de cada lado e o GTE usa um de cada lado no centro então talvez de pra pegar o kit do v2/GTE e adaptar bem mais facilmente só fazendo os furinhos de acordo com o seu.
Se a sua furação é central ta sussa... a minha sao dois nas laterais e meu hyper 212 nem essa base tem... :(

A opção mais balanceada entre preço/funções de Z690 que tem agora é essa mas já custa 2K:

Já das que não fazem OC a melhor opção entre 1500~2000 é a B660 ProArt:

Tinha a H670 TUF por 1700 mas já sumiu e se vc se importa com áudio onboard o da B660 ProArt é bem melhor.
valeu amigo!!

Tem a irmã Aorus como opção também, por 2019,90, LAN Intel 2.5Gbe, a da GAMING X é Realtek.

placa-mae-gigabyte-z690m-aorus-elite-rev-1-0-intel-lga-1700-matx-ddr4-m-2-nvme-z690m-a-elite-ddr4_1635949538_gg.jpg

Impressionante como slot PCIe morreu hoje em dia, todo espaço ocupado por M2 NVME.

O problema é que essa Elite mATX é inferior a Gaming X em absolutamente tudo (incluindo o som onboard).
Nunca tive problema com LAN Realtek depois de 2010 e a Intel I225V que vem nessas placas dizem ser bem problemática também, mas nunca tive problema.

AVX 512 veio com grandes mudanças.
Mas a Intel CAGOU o AVX 512 nessa 12Gen, ela trouxe E Cores que não possuem suporte KKKKK.

Já o AVX 512 funciona perfeitamente na 11 Gen e na 9 Gen e 10 Gen de Intel Extreme.

O problema é que essa Elite mATX é inferior a Gaming X em absolutamente tudo (incluindo o som onboard).
Nunca tive problema com LAN Realtek depois de 2010 e a Intel I225V que vem nessas placas dizem ser bem problemática também, mas nunca tive problema.
Vc que tem o 12700K, o multiplicador desce até qual número ? qual o menor clock possível ?
Já usou aquele Intel XTU (Extreme Tunning Utility) software ?

XTU eu não uso pq configuro tudo pela BIOS mesmo, ele fica idle em 500MHz, com a cache manualmente overclockada 800MHz.
Sou da época que se overclocava somente via FSB (Front Side Bus) na Bios, não tinha diferenciação entre os processadores e nem as versões "K"...tinha que olhar o serial do chip e local de fabricação, pois pelos testes que a galera publicava, tinha os que mais subiam o clock. rsss.

Estou pensando em arrematar o 12700K nesse final de semana, e no dia a dia, para uso de Office e internet, quero configurar um clock baixo, quando for jogar, liberar o bicho, tem alguma maneira "automática" ou on-the-fly em tempo real, para não ficar entrando toda hora na BIOS e reconfigurando os parâmetros ?

Não sei o quanto eficiente ou preciso o power management do Windows, se configurado as % de mínimo e máximo da CPU, realmente funciona na prática. Ou até mesmo como o Windows gerencia o P-Cores e E-Cores e assim são controlados para menor consumo W.

Abrir um YT, por exemplo, sei que ativa processamento da CPU e isso é o que não quero, o que desejo é controlar o clock para algo fixo conforme for usar determinada aplicação.

Sou da época que se overclocava somente via FSB (Front Side Bus) na Bios, não tinha diferenciação entre os processadores e nem as versões "K"...tinha que olhar o serial do chip e local de fabricação, pois pelos testes que a galera publicava, tinha os que mais subiam o clock. rsss.

Estou pensando em arrematar o 12700K nesse final de semana, e no dia a dia, para uso de Office e internet, quero configurar um clock baixo, quando for jogar, liberar o bicho, tem alguma maneira "automática" ou on-the-fly em tempo real, para não ficar entrando toda hora na BIOS e reconfigurando os parâmetros ?

Não sei o quanto eficiente ou preciso o power management do Windows, se configurado as % de mínimo e máximo da CPU, realmente funciona na prática. Ou até mesmo como o Windows gerencia o P-Cores e E-Cores e assim são controlados para menor consumo W.

Abrir um YT, por exemplo, sei que ativa processamento da CPU e isso é o que não quero, o que desejo é controlar o clock para algo fixo conforme for usar determinada aplicação.
Não precisa nem gastar seu tempo com isso, se vc quer menos consumo/temperaturas é só fazer undervolt e travar a cache em 3.6GHz, clock fixo seja em overclock ou underclock é coisa do passado, a CPU vai consumir mais ficando presa em um clock (mesmo que abaixo de stock) que usando o clock dinâmico, agora mesmo enquanto tenho uns programinhas abertos + um vídeo rodando no youtube e to digitando essa mensagem a CPU está consumindo 5W e está a 34 graus e os cores estão quietos lá em 800 e tantos MHz (meu BCLK é overclockado então não fica redondinho) e volta e meia um core ou outro pula em 2.76~5.45 por meio segundo e volta.
Screenshot-2022-03-18-220904.png

Agora o porque de travar a cache em 3.6, quando qualquer E-Core tá ativo a cache fica limitada a 3.6GHz (sem oc claro) e quando em raros casos nenhum esta ativo ela pula ate 4.6GHz o que da uns picos de voltagem bem mais altos que o normal (voltagem necessária pra cache é bem maior que o core) apesar de no fim das contas não mudar em nada a temperatura limitar ela logo no valor all core diminui esses picos de voltagem.

Simplificando, não precisa ficar neurótico com isso, basta deixar a CPU fazer esse gerenciamento do jeito dela e usar normalmente, ela não vai morrer mais cedo pq disso, nem esquentar mais pq disso (clock fixo mesmo em idle vai esquentar mais na verdade) e nem sua conta de energia vai sentir algum efeito.

Tem a irmã Aorus como opção também, por 2019,90, LAN Intel 2.5Gbe, a da GAMING X é Realtek.

placa-mae-gigabyte-z690m-aorus-elite-rev-1-0-intel-lga-1700-matx-ddr4-m-2-nvme-z690m-a-elite-ddr4_1635949538_gg.jpg

Impressionante como slot PCIe morreu hoje em dia, todo espaço ocupado por M2 NVME.
Eu nem sabia que tinha Lan Intel 2.5G.. só via Realtek
Intel sempre teve nais suporte a storage...rs

Nunca tive problemas com as Realtek atuais tbm...

AVX 512 veio com grandes mudanças.
Mas a Intel CAGOU o AVX 512 nessa 12Gen, ela trouxe E Cores que não possuem suporte KKKKK.

Já o AVX 512 funciona perfeitamente na 11 Gen e na 9 Gen e 10 Gen de Intel Extreme.
Ouvi dizer que nos 12 gen dependendo da att de bios eles cortam suporte ao AVX 512...

Ouvi dizer que nos 12 gen dependendo da att de bios eles cortam suporte ao AVX 512...
Os processadores fabricados a partir de agora vão ter o suporte totalmente desabilitado de fabrica, independente da placa ou BIOS não tem como usar.

E os E-Cores não suportam AVX512 pelo simples motivo de ir totalmente contra a proposta deles de juntar o maximo de processamento no menor espaço possível já que pra suportar AVX512 o core tem que ser fisicamente mais complexo o que deixa ele bem maior também.

Sou desta mesma época.. fazia Pin Mod pra aumentar tensão pros Durons em placa onboard que não tinha opção na bios....

Os processadores fabricados a partir de agora vão ter o suporte totalmente desabilitado de fabrica, independente da placa ou BIOS não tem como usar.

E os E-Cores não suportam AVX512 pelo simples motivo de ir totalmente contra a proposta deles de juntar o maximo de processamento no menor espaço possível já que pra suportar AVX512 o core tem que ser fisicamente mais complexo o que deixa ele bem maior também.
Pootz...
Sempre curti intel pela força nas cargas AVX.. enfim... acredito que vai da arquitetura mesmo... decisão que tem suas justificativas por parte da Intel...

Última edição:
Sou desta mesma época.. fazia Pin Mod pra aumentar tensão pros Durons em placa onboard que não tinha opção na bios....

Pootz...
Sempre curti intel pela força nas cargas AVX.. enfim... acredito que vai da arquitetura mesmo... decisão que tem suas justificativas por parte da Intel...
Pelo menos tanto os P-Cores quanto os E-Cores suportam AVX256 ainda, AVX512 e AMX pelo visto só comprando xeon agora :bem:

Pelo menos tanto os P-Cores quanto os E-Cores suportam AVX256 ainda, AVX512 e AMX pelo visto só comprando xeon agora :bem:
AMX nunca tinha ouvido falar... mas as vezes é segmentação de mercado tbm.. quer mais.. pague mais...

Lembrei de uma parada de ligar pontos no chip com caneta de grafite para transformar os Athlons XP de uma categoria para outra...algo assim.

Lembrei de uma parada de ligar pontos no chip com caneta de grafite para transformar os Athlons XP de uma categoria para outra...algo assim.
Eu usava aqueles fios de dentro dos cabos paralelos dos HDs PATA... pensei q só eu fosse das antigas aqui kkkkkkkkk

Dependia. Tinha mod pra fazer ele virar athlon mp, mod pra mudar voltagem, mod pra habilitar cache extra em alguns modelos (thorton) e provavelmente outros que nem lembro mais.

Dependia. Tinha mod pra fazer ele virar athlon mp, mod pra mudar voltagem, mod pra habilitar cache extra em alguns modelos (thorton) e provavelmente outros que nem lembro mais.
Eu fazia dessas coisas, ligar os pontos para liberar o multiplicador:

Tenho um Athlon XP2200+ guardado que havia dado para meu pai e ainda funciona com uma ECS K7S5A, 1.5Gb SDRAM, HD 80Gb Quantum, SoundBlaster, ATI Wonder ..dá para jogar uns jogos de DOS e Windows95, ...agora tem um valor sentimental.

Users who are viewing this thread

Voltar