Essa dai tem furação pra cooler de LGA 1200 ou é coisa da Asus só? Não achei nada sobre.A opção mais balanceada entre preço/funções de Z690 que tem agora é essa mas já custa 2K:
Essa dai tem furação pra cooler de LGA 1200 ou é coisa da Asus só? Não achei nada sobre.A opção mais balanceada entre preço/funções de Z690 que tem agora é essa mas já custa 2K:
Só as Asus tem, lembrando que os furinhos só servem pra coolers que tem backplate fixo, se vc tiver um WC com backplate ajustável não importa.Essa dai tem furação pra cooler de LGA 1200 ou é coisa da Asus só? Não achei nada sobre.
Como seria um backplate ajustável?Só as Asus tem, lembrando que os furinhos só servem pra coolers que tem backplate fixo, se vc tiver um WC com backplate ajustável não importa.
Tipo os da corsair que vc pode ajustar entre 72 e 80mm o gap entre os pontos:Como seria um backplate ajustável?
Lembrando que são somente algumas Asus... as B660 e H670 não vem com furação dupla.Só as Asus tem, lembrando que os furinhos só servem pra coolers que tem backplate fixo, se vc tiver um WC com backplate ajustável não importa.
"Conveniente", não?as B660 e H670 não vem com furação dupla.
Com certeza pra nós não ! Pra eles sim .. forçam a venda das que tem a furação dupla ..."Conveniente", não?![]()
Pois é.Com certeza pra nós não ! Pra eles sim .. forçam a venda das que tem a furação dupla ...
Se consegues fazer as coisas com a AMD e isso não impacta pra vc, não vejo razão .. Plataforma da AMD tá muito boa em preço e em performance ainda mais no seu caso rodando o 5600X @ 4.9 ... deve estar voando.Pois é.
Eu até cheguei a cogitar ir pra Intel "porque sim". Mas ter que gastar com adaptador pro meu cooler ou numa mobo convenientemente cara por ter furação dupla ou mesmo me sujeitar aos preços atuais...
Nah. Deixa estar.![]()
Lembrando que são somente algumas Asus... as B660 e H670 não vem com furação dupla.
Não.Para processadores e Placas-mãe 12ª geração preciso trocar a fonte de alimentação?
Obrigado pela correção...Para processadores e Placas-mãe 12ª geração preciso trocar a fonte de alimentação?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Algumas B660 possuem furação dupla sim...
Tive que me desfazer do meu kit R7 5800X e parti para um i7 12700F, notei perda visível de desempenho em relação ao AMD.Pois é.
Eu até cheguei a cogitar ir pra Intel "porque sim". Mas ter que gastar com adaptador pro meu cooler ou numa mobo convenientemente cara por ter furação dupla ou mesmo me sujeitar aos preços atuais...
Nah. Deixa estar.![]()
Talvez seja justamente pela refrigeração pois depois de muito pesquisar, vi muitos comparativos emparelhando o 12600K com o 5800X ... O seu como é o 12700F, acredito ser um pouco mais forte.Tive que me desfazer do meu kit R7 5800X e parti para um i7 12700F, notei perda visível de desempenho em relação ao AMD.
Além disso estou provisoriamente com o cooler Intel box e ele não suporta a fornalha embaixo dele, tive que limitá-lo a 65w reduzindo ainda mais o desempenho.
Mas acredito que o problema é a peça na frente do teclado, associado a necessidade de uma melhor refrigeração. Com tempo vou afinar as configurações e deve ficar muito bom também.
Claramente a culpa é do cooler BOXsta, 180W é demais pra ele, afinal até com os E-Cores desligados o 12700 é superior ao 5800X.Tive que me desfazer do meu kit R7 5800X e parti para um i7 12700F, notei perda visível de desempenho em relação ao AMD.
Além disso estou provisoriamente com o cooler Intel box e ele não suporta a fornalha embaixo dele, tive que limitá-lo a 65w reduzindo ainda mais o desempenho.
Mas acredito que o problema é a peça na frente do teclado, associado a necessidade de uma melhor refrigeração. Com tempo vou afinar as configurações e deve ficar muito bom também.
Deve estar rodando nos 2.1GHz devido ao termal throttling e o cooler limitando os 65W.Tive que me desfazer do meu kit R7 5800X e parti para um i7 12700F, notei perda visível de desempenho em relação ao AMD.
Exato. Até o 12600k é superior ao 5800x.Claramente a culpa é do cooler BOXsta, 180W é demais pra ele, afinal até com os E-Cores desligados o 12700 é superior ao 5800X.
Foi a minha escolha...Exato. Até o 12600k é superior ao 5800x.
Intel para brilhar precisa de clock e cooling.
O 12400F em alguns casos já bate o 5900X, o 12700F tendo mais cores deverá ser superior ao 5800X, dependendo do uso.
VRM da Prime H670 é o mesmo da Prime B660M-K (6+1+1 com high e low side mosfets separados, algo que pensei que nem existia mais) então a resposta é não:Pessoal, surgiu mais uma opção de MB para o meu 12600K
Asus TUF Gaming H670-Pro Wifi D4 (mesmo preço da Z690-P D4)
Portanto, agora tenho 4 opções
PRIME H670 - 145 usd (a mais barata e fica faltando somente o cooler) - Será que o VRM aguenta o 12600K com os PL desbloqueados ? - Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs
TUF Gaming H670 - 210 usd - VRM DRMOS de 14 Fases (Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler
PRIME Z690m D4 - 190 usd - VRM DRMOS de 10 Fases (Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler
PRIME Z690-P D4 - 210 usd - VRM DRMOS de 14 Fases (Painel Traseiro NÂO me agrada pelas poucas USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler
Preços só para referencia para ver o que vale a pena no custo x benefício.
VRM da Prime H670 é o mesmo da Prime B660M-K (6+1+1 com high e low side mosfets separados, algo que pensei que nem existia mais) então a resposta é não:
![]()
A TUF é a mais completa de todas ai de longe e da pra usar o 12600K com o power desbloqueado, só não vai fazer OC mesmo.
Simplificando, se quer as funcionalidades extras pegue a TUF, se prefere priorizar o overclock a Z690-P.
Z690M e Z690-P vão aguentar de boa o 12600K, o VRM da H670 TUF é o mesmo da Z690-P, mas a TUF é uma placa melhor no geral.E sobre a Z690M sobre a Z690-P ? 10 vs 14 fases ...
será que não aguenta o 12600K ? Pq não pretendo trocar por nenhum CPU acima disso ... (lógico que teria que abrir mão da rede 2.5G, dissipador pro SSD) - economia de uns 200.00 reais em relação à H670 TUF ou Z690-P (se bobear essa TUF é ainda melhor no geral que a Z690-P)
Sem duvida nenhuma é uma placa superior.. um categoria acima ...Z690M e Z690-P vão aguentar de boa o 12600K, o VRM da H670 TUF é o mesmo da Z690-P, mas a TUF é uma placa melhor no geral.