[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Só as Asus tem, lembrando que os furinhos só servem pra coolers que tem backplate fixo, se vc tiver um WC com backplate ajustável não importa.
Como seria um backplate ajustável?

Como seria um backplate ajustável?
Tipo os da corsair que vc pode ajustar entre 72 e 80mm o gap entre os pontos:

install1.jpg

Quem tem i9 9900k ainda esta bem servido.

Quem pegou um i7 12700k ou i9 12900k também vai ficar pelo menos 5 anos sem precisar trocar

Só as Asus tem, lembrando que os furinhos só servem pra coolers que tem backplate fixo, se vc tiver um WC com backplate ajustável não importa.
Lembrando que são somente algumas Asus... as B660 e H670 não vem com furação dupla.

Com certeza pra nós não ! Pra eles sim .. forçam a venda das que tem a furação dupla ...
Pois é.
Eu até cheguei a cogitar ir pra Intel "porque sim". Mas ter que gastar com adaptador pro meu cooler ou numa mobo convenientemente cara por ter furação dupla ou mesmo me sujeitar aos preços atuais...
Nah. Deixa estar. :vish:

Pois é.
Eu até cheguei a cogitar ir pra Intel "porque sim". Mas ter que gastar com adaptador pro meu cooler ou numa mobo convenientemente cara por ter furação dupla ou mesmo me sujeitar aos preços atuais...
Se consegues fazer as coisas com a AMD e isso não impacta pra vc, não vejo razão .. Plataforma da AMD tá muito boa em preço e em performance ainda mais no seu caso rodando o 5600X @ 4.9 ... deve estar voando.
No meu caso necessito de alguns recursos que só encontro na Intel, então ou pago o preço ou fico sem os recursos...

Última edição:
Para processadores e Placas-mãe 12ª geração preciso trocar a fonte de alimentação?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrando que são somente algumas Asus... as B660 e H670 não vem com furação dupla.

Algumas B660 possuem furação dupla sim...

Para processadores e Placas-mãe 12ª geração preciso trocar a fonte de alimentação?

Algumas B660 possuem furação dupla sim...
Obrigado pela correção...
Então existem B660 com furacão dupla ainda que com preços fora da curva mesmo numa época de precos altos....
Mas que existe, existe...
Bom pra que pelo menos da minha parte não passe informações equivocadas...

Pois é.
Tive que me desfazer do meu kit R7 5800X e parti para um i7 12700F, notei perda visível de desempenho em relação ao AMD.
Além disso estou provisoriamente com o cooler Intel box e ele não suporta a fornalha embaixo dele, tive que limitá-lo a 65w reduzindo ainda mais o desempenho.
Mas acredito que o problema é a peça na frente do teclado, associado a necessidade de uma melhor refrigeração. Com tempo vou afinar as configurações e deve ficar muito bom também.

Tive que me desfazer do meu kit R7 5800X e parti para um i7 12700F, notei perda visível de desempenho em relação ao AMD.
Além disso estou provisoriamente com o cooler Intel box e ele não suporta a fornalha embaixo dele, tive que limitá-lo a 65w reduzindo ainda mais o desempenho.
Mas acredito que o problema é a peça na frente do teclado, associado a necessidade de uma melhor refrigeração. Com tempo vou afinar as configurações e deve ficar muito bom também.
Talvez seja justamente pela refrigeração pois depois de muito pesquisar, vi muitos comparativos emparelhando o 12600K com o 5800X ... O seu como é o 12700F, acredito ser um pouco mais forte.

Já vi alguns relatos dizendo que o 5800x é esquentadinho mas acredito que os Intel 12 Gen são mais mesmo.

Claramente a culpa é do cooler BOXsta, 180W é demais pra ele, afinal até com os E-Cores desligados o 12700 é superior ao 5800X.

Deve estar rodando nos 2.1GHz devido ao termal throttling e o cooler limitando os 65W.

Intel para brilhar precisa de clock e cooling.

O 12400F em alguns casos já bate o 5900X, o 12700F tendo mais cores deverá ser superior ao 5800X, dependendo do uso.

Claramente a culpa é do cooler BOXsta, 180W é demais pra ele, afinal até com os E-Cores desligados o 12700 é superior ao 5800X.
Exato. Até o 12600k é superior ao 5800x.

Intel para brilhar precisa de clock e cooling.

O 12400F em alguns casos já bate o 5900X, o 12700F tendo mais cores deverá ser superior ao 5800X, dependendo do uso.
:isso:...E um socket longevo tal qual o "lga 775" foi, ficar trocando de socket a cada 2 gen's é uma tremenda de uma 🤡. Uma placa mãe lga 1700 1ªG q desse suporte no mín pra 3 gerações ou + de cpu's da msm uArc já seria o começo, se a Intel tivesse vontade de vdd de fazer isso, oq duvido mto.

Pessoal, surgiu mais uma opção de MB para o meu 12600K

Asus TUF Gaming H670-Pro Wifi D4 (mesmo preço da Z690-P D4)

Portanto, agora tenho 4 opções

PRIME H670 - 145 usd (a mais barata e fica faltando somente o cooler) - Será que o VRM aguenta o 12600K com os PL desbloqueados ? - Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs

TUF Gaming H670 - 210 usd - VRM DRMOS de 14 Fases (Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler

PRIME Z690m D4 - 190 usd - VRM DRMOS de 10 Fases (Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler

PRIME Z690-P D4 - 210 usd - VRM DRMOS de 14 Fases (Painel Traseiro NÂO me agrada pelas poucas USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler

Preços só para referencia para ver o que vale a pena no custo x benefício.

Pessoal, surgiu mais uma opção de MB para o meu 12600K

Asus TUF Gaming H670-Pro Wifi D4 (mesmo preço da Z690-P D4)

Portanto, agora tenho 4 opções

PRIME H670 - 145 usd (a mais barata e fica faltando somente o cooler) - Será que o VRM aguenta o 12600K com os PL desbloqueados ? - Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs

TUF Gaming H670 - 210 usd - VRM DRMOS de 14 Fases (Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler

PRIME Z690m D4 - 190 usd - VRM DRMOS de 10 Fases (Painel Traseiro me agrada pelas várias USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler

PRIME Z690-P D4 - 210 usd - VRM DRMOS de 14 Fases (Painel Traseiro NÂO me agrada pelas poucas USBs) - possui furação DUPLA para o Cooler

Preços só para referencia para ver o que vale a pena no custo x benefício.
VRM da Prime H670 é o mesmo da Prime B660M-K (6+1+1 com high e low side mosfets separados, algo que pensei que nem existia mais) então a resposta é não:
12600-nolimit-s.png

A TUF é a mais completa de todas ai de longe e da pra usar o 12600K com o power desbloqueado, só não vai fazer OC mesmo.
Simplificando, se quer as funcionalidades extras pegue a TUF, se prefere priorizar o overclock a Z690-P.

VRM da Prime H670 é o mesmo da Prime B660M-K (6+1+1 com high e low side mosfets separados, algo que pensei que nem existia mais) então a resposta é não:
12600-nolimit-s.png

A TUF é a mais completa de todas ai de longe e da pra usar o 12600K com o power desbloqueado, só não vai fazer OC mesmo.
Simplificando, se quer as funcionalidades extras pegue a TUF, se prefere priorizar o overclock a Z690-P.

Me impressionou essa Soyo ...

Placa barata lá fora e ainda com um VRM decente ... pelo que vi é DRMOS tbm...

Sobre a Prime H670 .. sim... e ainda existem várias tanto da Asus quanto de outros fabricantes que estão vindo com VRMs sem ser DRMOS (low e high separados)

E sobre a Z690M sobre a Z690-P ? 10 vs 14 fases ...

será que não aguenta o 12600K ? Pq não pretendo trocar por nenhum CPU acima disso ... (lógico que teria que abrir mão da rede 2.5G, dissipador pro SSD) - economia de uns 200.00 reais em relação à H670 TUF ou Z690-P (se bobear essa TUF é ainda melhor no geral que a Z690-P)

E sobre a Z690M sobre a Z690-P ? 10 vs 14 fases ...

será que não aguenta o 12600K ? Pq não pretendo trocar por nenhum CPU acima disso ... (lógico que teria que abrir mão da rede 2.5G, dissipador pro SSD) - economia de uns 200.00 reais em relação à H670 TUF ou Z690-P (se bobear essa TUF é ainda melhor no geral que a Z690-P)
Z690M e Z690-P vão aguentar de boa o 12600K, o VRM da H670 TUF é o mesmo da Z690-P, mas a TUF é uma placa melhor no geral.

Agora o mais curioso neste comparativo é que a B660M-A D4 tem acredito eu, VRM simples também e pontuou muito melhor que a B660M-K (os VRMs destas Asus de entrada pelo que vi são os mesmos).

Z690M e Z690-P vão aguentar de boa o 12600K, o VRM da H670 TUF é o mesmo da Z690-P, mas a TUF é uma placa melhor no geral.
Sem duvida nenhuma é uma placa superior.. um categoria acima ...
Tive uma B450m TUF PRO S e a qualidade é superior mesmo.

Complicado é pagar o mesmo preço da Z690-P D4 e ficar sem opção de over num CPU que tem suporte. Se fosse uma MB no preço da Prime H670 tudo certo ... Mas tendo a opção da Z690M que faz um over de leve e ainda custa menos .. fica dificil.

Users who are viewing this thread

Voltar