[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Agora o mais curioso neste comparativo é que a B660M-A D4 tem acredito eu, VRM simples também e pontuou muito melhor que a B660M-K (os VRMs destas Asus de entrada pelo que vi são os mesmos).
Dá pra notar uma diferença nos componentes pelas fotos do site da Asus na parte de cima das placas, mas só pela foto não da pra saber exatamente o que eles cortaram, talvez sejam mosfets de menos capacidade na -K

Sem duvida nenhuma é uma placa superior.. um categoria acima ...
Tive uma B450m TUF PRO S e a qualidade é superior mesmo.

Complicado é pagar o mesmo preço da Z690-P D4 e ficar sem opção de over num CPU que tem suporte. Se fosse uma MB no preço da Prime H670 tudo certo ... Mas tendo a opção da Z690M que faz um over de leve e ainda custa menos .. fica dificil.

De todos 12Gen que já brinquei aqui geralmente eles conseguem fazer uns 200MHz a mais nos P-Cores e 300MHz a mais nos E-Cores com a mesma voltagem que vem em stock (menos o 12900K que já chora nos primeiros 100MHz por já vir no limite) então mesmo sem aumentar o load no VRM vc já tem uma margem pra brincar e duvido que a Z690M vá arregar por rodar a CPU um pouco acima do PL da intel de 150W ainda mais com um aircooler circulando um pouco de ar ali perto.

Dá pra notar uma diferença nos componentes pelas fotos do site da Asus na parte de cima das placas, mas só pela foto não da pra saber exatamente o que eles cortaram, talvez sejam mosfets de menos capacidade na -K

De todos 12Gen que já brinquei aqui geralmente eles conseguem fazer uns 200MHz a mais nos P-Cores e 300MHz a mais nos E-Cores com a mesma voltagem que vem em stock (menos o 12900K que já chora nos primeiros 100MHz por já vir no limite) então mesmo sem aumentar o load no VRM vc já tem uma margem pra brincar e duvido que a Z690M vá arregar por rodar a CPU um pouco acima do PL da intel de 150W ainda mais com um aircooler circulando um pouco de ar ali perto.
Sobre o VRM, realmente não dá pra ter a certeza até porque a própria Asus não divulga em detalhes todas estas especificidades.

Sobre a Z690M, to quase fechando nela mesmo .. A H670 TUF é bem superior .. Rede 2.5 Intel, um monte de proteções contra surtos de corrente, PCB com mais camadas, VRM superior, mais sensores de controle de temperatura, dissipadores em todos M.2 ... realmente um show de placa .. mas me custaria uns 200 reais a mais e não me possibilitaria um over por um valor maior do que a Z690M que já me atenderia e ainda consigo algum ganho na CPU (se der sorte na loteria)... Como estou trazendo importado, vou ter q contar com a sorte...

E sinceramente, só do VRM da Z690M já ser DRMOS já é melhor que esses mais simples. Problema é que não consegui achar quase nenhum review desta placa .. Acho que placas Z pessoal faz mais review das Intermediárias e TOP.

Bom dia amigos!

Sobre essas duas placas mãe (uma mATX e outra ATX com diferença de apenas R$ 50,00 entre elas):
ASUS TUF GAMING B660M-PLUS WIFI D4
ASUS TUF GAMING B660-PLUS WIFI D4
Irei incluir um i7-12700K ou quem sabe até um i9-12900K (sempre em stock).
Será que essas placas, por serem de entrada, seguram esses processadores?

Alguém tem dados dessas placas, sobre VRM, camadas de construção, etc?

Bom dia amigos!

Sobre essas duas placas mãe (uma mATX e outra ATX com diferença de apenas R$ 50,00 entre elas):
ASUS TUF GAMING B660M-PLUS WIFI D4
ASUS TUF GAMING B660-PLUS WIFI D4
Irei incluir um i7-12700K ou quem sabe até um i9-12900K (sempre em stock).
Será que essas placas, por serem de entrada, seguram esses processadores?

Alguém tem dados dessas placas, sobre VRM, camadas de construção, etc?
Duas placas legais

Eu pegaria a Full ATX por ser um pouco mais completa (vem com os dissipadores em todos slots M.2) - 50 reais acho que vale a pena e ainda tem um espaço maior se for usar outros periféricos e seu gabinete suportar.

Sobre aguentar, acredito que pelo VRM ser de 10 Fases DRMOS aguenta sim ... Deve ser o mesmo VRM que vem na Z690M de entrada da marca.

Estava de olho na H670 TUF PRO, mas é mais cara ... :(

Pessoal como está o consumo de vcs 12900k r23 5.2... Aqui meu fica na faixa de 230w

Gostaria de saber também o consumo de quem tem i5 12600K @ 5 Ghz all Cores
Ja estou preocupado pois to sentindo que o meu Gammaxx 400 vai pipocar com o 12600K já que é projetado para no máximo 130w

Desculpem a ignorância (falta de conhecimento), mas existe algum problema com as placas-mãe da MSI?
Elas tem 3 anos de garantia, mas não vi até agora ninguém recomendar ou usar elas aqui.

Desculpem a ignorância (falta de conhecimento), mas existe algum problema com as placas-mãe da MSI?
Elas tem 3 anos de garantia, mas não vi até agora ninguém recomendar ou usar elas aqui.
Eu gosto das MSI, mas pra importar to tendo dificuldade em achar pra LGA 1700
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja estou preocupado pois to sentindo que o meu Gammaxx 400 vai pipocar com o 12600K já que é projetado para no máximo 130w
Vi em um review que em over o TDP aumenta em 50% sendo o ganho do over na margem de 10%
Já estou até pensando em mudar minha escolha da Z690 Prime pra uma H670 TUF e desencanar do over
Meu cooler não vai aguentar !!!

Nunca pensei que meu retorno pra Intel me desse tanto trabalho, rs

Acho cagada comprar 12600K, meio que jogar dinheiro fora.

Ou compra o CxB 12400F ou vai no 12700K para pura performance em produtividade.

E se pensa somente em jogos, o 12400F é mais que suficiente.

Acho cagada comprar 12600K, meio que jogar dinheiro fora.

Ou compra o CxB 12400F ou vai no 12700K para pura performance em produtividade.
E se pensa somente em jogos, o 12400F é mais que suficiente.
CPUS F não atendem as minhas necessidades... necessito da Igpu da Intel.

Não peguei o 12400 justamente por não possuir realmente a arquitetura dos núcleos e para produtividade ser bem mais fraco que o 12600K (uso só para edição de video, não sou gamer).

12700K estava fora do meu orçamento além de precisar de uma placa com um VRM um pouco melhor...

Se pensarmos em pura performance e produtividade iriamos logo pro 12900K ...

Um adendo : 12700K no premiere (segundo a puget systems) performa 7,2% a mais que o 12600K custando 43% a mais no valor base, portanto não acredito ter jogado dinheiro fora nem tampouco ter feito cagada....

fonte : https://www.pugetsystems.com/labs/a...Gen-Intel-Core-vs-AMD-Ryzen-5000-Series-2242/

Essa é a minha opinião.

Última edição:
Eu tô usando uma aqui com um 12700k e está tranquilo, a que comprei me falaram que o áudio dela não é bom, mas meu fone tem placa de som e a placa mãe da msi não reconhece a rede automaticamente, vc tem que instalar o driver.

não peguei o 12400 justamente por não possuir realmente a arquitetura dos nucleos e para produtividade ser bem mais fraco que o 12600K (uso só para edição de video, não sou gamer).
12700K estava fora do meu orçamento além de precisar de uma placa com um VRM um pouco melhor...

Um adendo : 12700K no premiere (segundo a puget systems) performa 7,2% a mais que o 12600K custando 43% a mais no valor base, portanto não acredito ter jogado dinheiro fora nem tampouco ter feito cagada....

Essa é a minha opinião.

Eu tô usando uma aqui com um 12700k e está tranquilo, a que comprei me falaram que o áudio dela não é bom, mas meu fone tem placa de som e a placa mãe da msi não reconhece a rede automaticamente, vc tem que instalar o driver.
Estava de olho numa MB igual a sua mas no meu fornecedor não tem disponível ..
Show.

Não peguei o 12400 justamente por não possuir realmente a arquitetura dos núcleos e para produtividade ser bem mais fraco que o 12600K (uso só para edição de video, não sou gamer).

fonte : https://www.pugetsystems.com/labs/a...Gen-Intel-Core-vs-AMD-Ryzen-5000-Series-2242/

Essa é a minha opinião.

Qualquer Placa de Chip-Set MID-End consegue levar de boa i7 12700k e i9 12900k.
Até os chipset low end suprotam essas CPUs em Stock.

Não sei da onde vocês tiram que uma pessoa obrigatoriamente precisa comprar placas Hign-End para CPUs de mais nucleos, isso não existe

Pessoal como está o consumo de vcs 12900k r23 5.2... Aqui meu fica na faixa de 230w
De todos que já testei, um 12900K primeiro batch (5GHz all core stock) 240W em stress (P95 sem AVX), ~200W full load fora de stress, 12900K mais novo (agora são 4.9GHz all core stock) 223W stress (P95 sem AVX) ~ 170W full load fora de stress.
Vai depender da qualidade da sua CPU e de quanta voltagem ela vai pedir pra 5GHz, se for uma CPU de qualidade mediana 180~190W em stress tests (o que vai deixar praticamente impossível de vc estabilizar em algum teste) mas não vai passar de 120~150W em full load fora de stress tests.

Não tem problema nenhum, acho que é mais a questão de preço/disponibilidade aqui no br mesmo, a Z690 PRO-A esteve com um valor bom quando a Gen12 saiu mas agora quase não acho mais ela nas lojas.

Qualquer Placa de Chip-Set MID-End consegue levar de boa i7 12700k e i9 12900k.
Até os chipset low end suprotam essas CPUs em Stock.

Não sei da onde vocês tiram que uma pessoa obrigatoriamente precisa comprar placas Hign-End para CPUs de mais nucleos, isso não existe
High end não mas de todos reviews que vi, placas com vrms mais fracos com cpus acima do i5 se utilizadas pra valer baixam a performance por conta da entrega energética menos eficiente ou por aquecimento dos mosfets... portanto acho q o pessoal indica uma placa mediana pra mais no caso de cpus intel q tem uma demanda energetica maior.

De todos que já testei, um 12900K primeiro batch (5GHz all core stock) 240W em stress (P95 sem AVX), ~200W full load fora de stress, 12900K mais novo (agora são 4.9GHz all core stock) 223W stress (P95 sem AVX) ~ 170W full load fora de stress.

Vai depender da qualidade da sua CPU e de quanta voltagem ela vai pedir pra 5GHz, se for uma CPU de qualidade mediana 180~190W em stress tests (o que vai deixar praticamente impossível de vc estabilizar em algum teste) mas não vai passar de 120~150W em full load fora de stress tests.

Não tem problema nenhum, acho que é mais a questão de preço/disponibilidade aqui no br mesmo, a Z690 PRO-A esteve com um valor bom quando a Gen12 saiu mas agora quase não acho mais ela nas lojas.
Obrigado Tho95...

Duas placas legais

Eu pegaria a Full ATX por ser um pouco mais completa (vem com os dissipadores em todos slots M.2) - 50 reais acho que vale a pena e ainda tem um espaço maior se for usar outros periféricos e seu gabinete suportar.

Sobre aguentar, acredito que pelo VRM ser de 10 Fases DRMOS aguenta sim ... Deve ser o mesmo VRM que vem na Z690M de entrada da marca.

Estava de olho na H670 TUF PRO, mas é mais cara ... :(
Acabei de comparar as duas placas no site da ASUS (TUF B660-PLUS e TUF H670-PRO) e as únicas diferenças entre elas são:
1x slot M2 a mais (na B660 são "apenas" 3 slots);
2x USB 3.2 Gen 2 ports a mais (2 x Type-A) painel traseiro (na B660 são apenas 2 "Gen 2" no painel traseiro);
1x 4-pin Chassis Fan headers a mais (na B660 são apenas 5 conectores de Fans).

Verifique se esses itens a mais valem a pena a diferença de preço pra vc com relação ao B660 (hoje em torno de R$ 230,00). Todo o restante de construção e recursos são idênticos em ambas as placas.

Última edição:

Essa é a minha opinião.
Seu uso é bem específico, para Adobe Premiere é um outro contexto e você não mencionou anterormente.
Acho cagada, pegar o 12600K, num outro cenário de uso, pensando em jogos ou multithread.

Seu uso é bem específico, para Adobe Premiere é um outro contexto e você não mencionou anterormente.
Acho cagada, pegar o 12600K, num outro cenário de uso, pensando em jogos ou multithread.
Acredito ter mencionado anteriormente aqui sim, mas entendo que fica difícil ler muitas páginas ... e no meu cenário como premiere na exportação normalmente uso 100% da CPU, ter um VRM capaz de enviar a energia sem aquecer muito é fundamental... ainda pesquisando a placa mãe pra ai sim, não me arrepender.

Sobre games, não conheço muito mas vejo pessoal realmente indicando dos i3 até o i5 12400F investindo o resto da grana numa VGA ...
Se fosse gamer estaria feliz da vida com esses i3 e i5 ...

Acabei de comparar as duas placas no site da ASUS (TUF B660-PLUS e TUF H670-PRO) e as únicas diferenças entre elas são:
1x slot M2 a mais (na B660 são "apenas" 3 slots);
2x USB 3.2 Gen 2 ports a mais (2 x Type-A) painel traseiro (na B660 são apenas 2 "Gen 2" no painel traseiro);
1x 4-pin Chassis Fan headers a mais (na B660 são apenas 5 conectores de Fans).

Verifique se esses itens a mais valem a pena a diferença de preço pra vc com relação ao B660 (hoje em torno de R$ 230,00). Todo o restante de construção e recursos são idênticos em ambas as placas.
No caso da H670 PRO ainda leva 4 fases a mais no VRM se comparado com a B660 citada...
Pra um 12700K acho que é bem vindo mas tem seu custo dos 230 reais.

Vendi meu 11400, agora não sei se vou para um 10400F e colocar R$ 400,00 no bolso ou migro para um 12400...

Ainda acho o 12700K muito caro, ai fiquei numa dúvida de mobo:

Asus TUF H670-Pro WIFI por 1500,00 ou Asus TUF B660-M Plus por 1300,00 ?

Apesar de não curtir muito os detalhes laranja da mobo, o combo com wi-fi e bluetooth por 200,00 a mais me interessou mais.
Gastar 2mil numa Z690 "pelada" ainda me incomoda um pouco.

Última edição:
Vendi meu 11400, agora não sei se vou para um 10400F e colocar R$ 400,00 no bolso ou migro para um 12400...

Apesar de não curtir muito os detalhes laranja da mobo, o combo com wi-fi e bluetooth por 200,00 a mais me interessou mais.
A H670 full size ainda vale mais a pena comparada a B660M, só pelo WIFI+BT já valeria.

Eu acabei optando pela MAG B660M Mortar WiFi DDR4 por causa do formato M-ATX, do chip de audio (ALC 1200), o número de fases (12+1+1) e por estar colocando um processador não-K. Mas não sei se acertei na quantidade de fases agora.
O processo de instalação foi relativamente tranquilo, tirando este detalhe da rede somente instalando o driver após instalar o SO.

Última edição:

Onde tem essa TUF H670-PRO WIFI por 1500?
A mais barata que encontrei foi na loja que explode por 1730

Última edição:
Eu acabei optando pela MAG B660M Mortar WiFi DDR4 por causa do formato M-ATX, do chip de audio (ALC 1200), o número de fases (12+1+1) e por estar colocando um processador não-K. Mas não sei se acertei na quantidade de fases agora.
O processo de instalação foi relativamente tranquilo, tirando este detalhe da rede somente instalando o driver após instalar o SO.

Não existe acertar na quantidade de fases, é uma combinação de controlador, quantidade, corrente, implementação e etc, e é claro o que vc fai fazer com a CPU.
MAG B660M Mortar é uma placa boa e com uma CPU que não faz OC dá e sobra.

A H670 full size ainda vale mais a pena comparada a B660M, só pelo WIFI+BT já valeria.
Exatamente...
É mais completa que a Z690-P , tem mesmo mesmo numero de fases no VRM e componentes mais refinados... só nao faz over na cpu...

Exatamente...
É mais completa que a Z690-P , tem mesmo mesmo numero de fases no VRM e componentes mais refinados... só nao faz over na cpu...
Eu iria de Z690-P sem pensar duas vezes. Tem um VRM capaz de levar até um 12900k sem limitá-lo.

Comprar processador desbloqueado pra overclock e meter numa placa que não dá suporte é um pecado.

Users who are viewing this thread

Voltar