[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
são os clocks que que disparam para o máximo, ai aumenta a temperatura para 60c e o uso da CPU fica nas casa dos 15%.
por causa do meu gabinete tinha colocado os fans para ficar em 70% quando estiver acima de 55C, agora alterei para 65C e as fans em 70%
Esse comportamento é o esperado mesmo, vc clica pra abrir algo ele vai pro maximo, executa a tarefa e desce de novo, sem histerese com air cooler é difícil manter a velocidade dos fans sem variar.

Esse comportamento é o esperado mesmo, vc clica pra abrir algo ele vai pro maximo, executa a tarefa e desce de novo, sem histerese com air cooler é difícil manter a velocidade dos fans sem variar.
me ofereceram o seu water cooler H115i RGB pro XT por 600 e novo, estou quase pegando para ver se melhora as temperaturas.
ontem joguei com a tampa lateral aberta do gabinete e no game pubg ficava na casa dos 60C, diferença absurda, com a tampa fechada fica nos 68C

até agora nao da para entender o pq desse processador ficar em quase 100% fazendo nada no PC.
ontem eu só estava com a steam aberta e um vídeo no youtube e os clocks ficava no máximo, fechei o youtube e ainda continuou e depois que fechei a steam que parou tudo.
aqui eu coloquei as fans em 80% quando estiver em 63C, ai começa disparar do nada.
YT e Google Chrome usam CPU.
Bios pode estar en auto nos parâmetros de turbo, OC, etc
Esquema de energia do Windows pode estar em performance mode.

me ofereceram o seu water cooler H115i RGB pro XT por 600 e novo, estou quase pegando para ver se melhora as temperaturas.
ontem joguei com a tampa lateral aberta do gabinete e no game pubg ficava na casa dos 60C, diferença absurda, com a tampa fechada fica nos 68C
275R é complicado mesmo, recircula ar quente demais dentro dele, o WC pode ajudar mas não sei se vai ser relevante o suficiente sem trocar de case já que o maior problema é o ar quente sem ter pra onde ir.
EDIT: Um pro do WC é que os fans dele são regulados pela temperatura da agua e não da CPU então a velocidade não vai ficar variando loucamente.

WC não consome 200W, provavelmente esses 200W é o que ele consegue dissipar.
Estou com um corsair H150i Pro XT e um 12900k.

Barulho da bomba me incomoda se estiver um silencio no quarto, mesmo na opção com menor rpm na bomba.
As Fans em rpm médias-altas fazem um barulho razoável. Mas geralmente só quando estou jogando algo mais pesado tipo cyberpunk que as temps ficam mais altas, ai geralmente já estou com fone de ouvido ou então as fans da GPU estão fazendo mais barulho que as do WC

Eu estava com um NH-D15 e o cooler não aguenta essa cpu, até tentei contato com o suporte da noctua e para eles é ok cpu chegar a 90-100c jogando, que eu achei ridículo essa resposta.
Em comparação ao WC, o Noctua era mais barulhento por que ele esquentava mais e as fans iam para o máximo com mais frequência. E eu não queria colocar uma curva de fan mais quieta, pq o a cpu já tava fritando com tudo no máximo.
Por outro lado em idle pc fica no silêncio absoluto.

WC mesmo se desligar todas as fans do pc, fica o zumbido da bomba.
quando voce comprou o cooler H150i pro xt, ele veio com o kit de montagem para o socket 1700?

Aqui quando usava até o 3700x deixava os fans do gabinete pra começar a funcionar só acima de 62 graus o que só acontecia quando eu iniciava um render de video ... fora isso normalmente ficava abaixo disso mesmo com air cooler mas era um CPU que em stock raramente passava dos 70W em full load portanto era um silencio, coisa linda....
Agora com o 12600K nem sei o que esperar... Se eu tiver que colocar um WC por conta da alta demanda desse CPU provavelmente vou passar pra frente e pegar o 12400 mesmo ... Meu gabinete é bem antigo e nem WC suporta e ainda assim nunca curti WC (pode ser cisma minha) mas já estou vendo que mesmo que eu consiga adaptar meu gammaxx acredito que não vai suprir a demanda.

Tem como passar o link?
O link que a corsair passa quando vc pergunta no suporte é esse aqui só que tá pausado:

Aqui quando usava até o 3700x deixava os fans do gabinete pra começar a funcionar só acima de 62 graus o que só acontecia quando eu iniciava um render de video ... fora isso normalmente ficava abaixo disso mesmo com air cooler mas era um CPU que em stock raramente passava dos 70W em full load portanto era um silencio, coisa linda....
Agora com o 12600K nem sei o que esperar... Se eu tiver que colocar um WC por conta da alta demanda desse CPU provavelmente vou passar pra frente e pegar o 12400 mesmo ... Meu gabinete é bem antigo e nem WC suporta e ainda assim nunca curti WC (pode ser cisma minha) mas já estou vendo que mesmo que eu consiga adaptar meu gammaxx acredito que não vai suprir a demanda.
O problema dessas CPUs novas como Intel 12th Gen e Ryzen 5000 e futuros modelos nem é mais quantos W dissipa mas sim a densidade do chip mesmo, acredito que o gammaxx aguenta o 12600K em full load em stock ou com undervolt, agora com OC a conversa já muda completamente, aqui minha voltagem em full load tá 1.24V e já é o limite do limite do que da pra fazer stress test, um multiplicador a mais e bate 100 graus e desliga em menos de 10 minutos de teste.

O link que a corsair passa quando vc pergunta no suporte é esse aqui só que tá pausado:

O problema dessas CPUs novas como Intel 12th Gen e Ryzen 5000 e futuros modelos nem é mais quantos W dissipa mas sim a densidade do chip mesmo, acredito que o gammaxx aguenta o 12600K em full load em stock ou com undervolt, agora com OC a conversa já muda completamente, aqui minha voltagem em full load tá 1.24V e já é o limite do limite do que da pra fazer stress test, um multiplicador a mais e bate 100 graus e desliga em menos de 10 minutos de teste.
Se eu conseguir fazer a adaptação do "suporte" que a CM me enviou (que não serve no meu 212 por ser antigo) no Gammaxx 400, terei que fazer o teste ... Estou preocupado por 3 questões...

1 - O TDP máximo que esse Gammaxx 400 aguenta é 130W e certeza que o 12600K passa disso mesmo em stock ou com o PL desbloqueado;
2 - Como já comprei, se eu deslacro a caixa, vou ter que vender como usado, mesmo sendo novo apesar dos testes.
3 - se eu resolvo ficar com ele, terei que comprar Gabinete novo e um WC (aumentando muito os gastos)

Diante deste cenário, desisti de over mesmo sendo de leve... só estou vendo qual MB vou comprar... Posso pegar a partir de Z690M, Z690-P ou H670 Pro Wifi pra não precisar da adaptação e conseguir usar tanto o Evo quanto o Gammaxx porém a questão de ele aguentar resfriar vai dar na mesma, mesmo não necessitando da adaptação.

Então estou numa sinuca de bico rs e não tenho como devolver o 12600K já que pedi importado.

Se tivesse todo o conhecimento destes detalhes, mesmo perdendo desempenho, teria pegado o 12400... :(

1 - O TDP máximo que esse Gammaxx 400 aguenta é 130W e certeza que o 12600K passa disso mesmo em stock ou com o PL desbloqueado;
Mesmo vc fazendo uso intenso em 100% ele só chega no PL que a Intel determinou (150W) em stress tests extremos como o P95 ou programas que fazem uso intenso de AVX, no uso normal mesmo em full load não chega nem perto, o meu com o OC(e sem oc) faz 240W(172W) pro P95 sem AVX, 300W(188W) no P95 com AVX, 230W(173W) no R23, em uso normal mesmo a 100% nem bate nos 180W(127W sem OC), então não ficaria preocupado em relação ao 12600K até pq com undervolt vc ainda consegue arrancar 20W+ do consumo fácil.

Ouvi dizer que nos 12 gen dependendo da att de bios eles cortam suporte ao AVX 512...

Não é só na BIOS, tem que baixar um app para tirar o patch de segurança.

Mas como vão cortar no laser, tem que comprar e testar pra ver se ainda tem.

No emulador de PS3 o ganho de performance é absurdo.

Mesmo vc fazendo uso intenso em 100% ele só chega no PL que a Intel determinou (150W) em stress tests extremos como o P95 ou programas que fazem uso intenso de AVX, no uso normal mesmo em full load não chega nem perto, o meu com o OC(e sem oc) faz 240W(172W) pro P95 sem AVX, 300W(188W) no P95 com AVX, 230W(173W) no R23, em uso normal mesmo a 100% nem bate nos 180W(127W sem OC), então não ficaria preocupado em relação ao 12600K até pq com undervolt vc ainda consegue arrancar 20W+ do consumo fácil.
Nada como alguém que tem os CPUS e tem experiência pra me auxiliar...
Valeu mesmo Tho95....
Acredito então que, segundo o que vc disse, o Gammaxx 400 ou o 212 Plus devem aguentar ele em stock e sinceramente já está bom demais ...
Defini o 12600K por dois motivos : por já ter um clock bom e alto em relação ao 12400 e justamente por ter mais nucleos e ajudar assim na edição de vídeo.
Só de não ter que adquirir um WC e não ter que trocar de gabinete já me deixa mais tranquilo mas ainda assim, estou preocupado pois mesmo aguentando fico imaginando a que temperatura ele vai chegar ...
No meu 3700X com over a 4.2 @ 1.35v chegava acho que nos 110W de consumo em 100% renderizando vídeo e o Gammaxx me apresentava um resultado em torno de 73 a 75 graus máximo..
Capaz desse 12600K pegar mais que isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é só na BIOS, tem que baixar um app para tirar o patch de segurança.

Mas como vão cortar no laser, tem que comprar e testar pra ver se ainda tem.

No emulador de PS3 o ganho de performance é absurdo.
Sempre gostei desse esquema do AVX da Intel ...
Sempre foi muito mais forte que AMD

Me recordo quando tendo o 2700x, peguei um 9600K subi ele a 5 Ghz e simplesmente deu uma surra no Single e nos testes AVX.

Aproveitando, me tire uma dúvida se possível

A questão dos VRMs
Exemplo : 10 fases duplicadas com cada fase suportando 50A
Devo entender que no máximo esse VRM suporta uma carga máxima de 250A (por ser duplicado) ou 500A total ? (ou isso não é somado ?)
Pergunto pq muitas vezes vemos VRMs com suporte a determinada corrente e até seria OK mas quando em carga verificamos que ele não está aguentando ou aquecendo demais gerando Thermal Throtling...

Última edição:
Aproveitando, me tire uma dúvida se possível

A questão dos VRMs
Exemplo : 10 fases duplicadas com cada fase suportando 50A
Devo entender que no máximo esse VRM suporta uma carga máxima de 250A (por ser duplicado) ou 500A total ? (ou isso não é somado ?)
Pergunto pq muitas vezes vemos VRMs com suporte a determinada corrente e até seria OK mas quando em carga verificamos que ele não está aguentando ou aquecendo demais gerando Thermal Throtling...
"Suportaria" 500A da mesma forma, "suportaria" pq só de usar 50% da capacidade desse VRM ele já estaria totalmente fora de curva ideal de eficiência dele e com um dissipador de placa-mãe provavelmente já estariam a ponto de desligar por excesso de temperatura.

A maior diferença é que uma placa com 10x50A usando doublers na verdade tem 5 "fases reais" então cada par de mosfets vai ficar ativo 20% do tempo, se ela tivesse 10 fases individuais cada mosfet ficaria ativo 10% do tempo sendo teoricamente mais eficiente e esquentando menos, o quanto isso reflete no mundo real depende de vários fatores mas principalmente dos componentes utilizados e de quanto vc vai abusar da placa mas não é algo que não considero relevante principalmente pra quem não vai fazer OC.

Das Z690 que já testei o que mais influenciou na temperatura foi se a placa usava o RAA229131 (geralmente configurado de maneira mais agressiva) como controlador ou não:

Z690 Asus formula (tem o RAA229131) que usei pra binnar alguns 12900K e testar meu 12700K, 20x105A 67 graus em 2 horas de P95 240~280W

A Z690 que to usando (tem o RAA229131), 16x70A 70 graus em 2 horas de P95 240~280W

Z690 TUF, 14x80A com doublers e controlador que desconheço o modelo (parece ser um modelo mais antigo/basico de outro fabricante com um nome embelezado da asus), 63 graus mas falhou com 2 CPUs (o meu 12700K e um dos 12900K melhorzinhos) depois de ~30 minutos mas estava puxando os mesmos 240~280W

Gigabyte Z690M Elite 12x60A com doublers nem boota minha CPU com as configs da assinatura.

"Suportaria" 500A da mesma forma, "suportaria" pq só de usar 50% da capacidade desse VRM ele já estaria totalmente fora de curva ideal de eficiência dele e com um dissipador de placa-mãe provavelmente já estariam a ponto de desligar por excesso de temperatura.

A maior diferença é que uma placa com 10x50A usando doublers na verdade tem 5 "fases reais" então cada par de mosfets vai ficar ativo 20% do tempo, se ela tivesse 10 fases individuais cada mosfet ficaria ativo 10% do tempo sendo teoricamente mais eficiente e esquentando menos, o quanto isso reflete no mundo real depende de vários fatores mas principalmente dos componentes utilizados e de quanto vc vai abusar da placa mas não é algo que não considero relevante principalmente pra quem não vai fazer OC.

Das Z690 que já testei o que mais influenciou na temperatura foi se a placa usava o RAA229131 (geralmente configurado de maneira mais agressiva) como controlador ou não:

Z690 Asus formula (tem o RAA229131) que usei pra binnar alguns 12900K e testar meu 12700K, 20x105A 67 graus em 2 horas de P95 240~280W

A Z690 que to usando (tem o RAA229131), 16x70A 70 graus em 2 horas de P95 240~280W

Z690 TUF, 14x80A com doublers e controlador que desconheço o modelo (parece ser um modelo mais antigo/basico de outro fabricante com um nome embelezado da asus), 63 graus mas falhou com 2 CPUs (o meu 12700K e um dos 12900K melhorzinhos) depois de ~30 minutos mas estava puxando os mesmos 240~280W

Gigabyte Z690M Elite 12x60A com doublers nem boota minha CPU com as configs da assinatura.
Obrigado pela ótima explicação Tho95..
Eu ja imaginava q os doublers na verdade seria dividir por 2 mas nao só isso e sim o limite de temperatura vs eficiencia do equipamento..

Pensando no caso de eu conseguir adaptar o esquema do cooler sem ter a necessidade de ter q pegar uma asus com furação dupla qual seria a real diferença no caso do 12600K usando uma H670 de 8 fases power stage, uma de 10 fases todos DRMOS ?
Entendo q teoricamente mais fases cada conjunto de mosfets ou cada DRMOS vai trabalhar com menos stress certo ?

Digo isto pois a H670 por 145 usd (preço base) achei bem interessante caso nao mende problemas (ainda q nao tenha dissipador nos mosfets superiores)...

Acima da H670 teria a Asus B660 TUF por 197.. mesmo preço da Z690M Prime, ambas com DRMOS de 10 Fases

Acima destas e tbm no mesmo preço Z690-P e H670 TUF PRO COM 14 Fases via DRMOS.

Pensando no caso de eu conseguir adaptar o esquema do cooler sem ter a necessidade de ter q pegar uma asus com furação dupla qual seria a real diferença no caso do 12600K usando uma H670 de 8 fases power stage, uma de 10 fases todos DRMOS ?
Se for aquela H670 que usa o mesmo projeto da B660M-K que tem no review do techspot então o VRM vai dar thermal throttling e a CPU vai perder performance já que aquela placa é absolutamente horrível assim como as Gigabyte DS3H:
12600-nolimit-s.png

Entendo q teoricamente mais fases cada conjunto de mosfets ou cada DRMOS vai trabalhar com menos stress certo ?
Sim cada um ativa de uma vez então usando a minha como exemplo cada um fica ativo 6,25% do tempo (100%/16) e na formula 5% do tempo (100%/20), mas como disse ali não é algo tão relevante fora de situações mais extremas e até mesmo nessas é discutível a relevância já que as placas high-end mais antigas chegavam a ter doublers nos doublers, sim eu sei que a tolerância das CPUs a ripple era bem mais alta naquela época, mas acho que o mérito tá mais no controlador/qualidade geral do VRM do que em todas as fases serem individuais ou não.

Quanto será que a galera vai conseguir tirar no all core dessa versão?

Sempre gostei desse esquema do AVX da Intel ...
Sempre foi muito mais forte que AMD

Me recordo quando tendo o 2700x, peguei um 9600K subi ele a 5 Ghz e simplesmente deu uma surra no Single e nos testes AVX.
AMD não tem AVX512, parece que só vai ter no Zen 4. Nos primeiros Zen as unidades de AVX2 (256 bits) quebravam as operações em 2 ops de 128 bits ao invés de terem uma única de 256 bits, não lembro se o Zen 2 ou Zen 3 trouxeram unidades de 256 bits para agilizar isso.

Agora essa sua comparação com o 9600k é desleal, o intel, além de ter IPC maior, ainda tem clocks bem mais altos, a vantagem de unidades de 256 bits além do avx512, não tem nem chances pro coitado do 2700x nesse cenário.

EDIT: 9th gen não tem avx 512, my bad

Nada mais que um 12700/12900K binnado pelo visto, alguns caras lá fora já testaram e o clock all core é 5.2GHz direto da caixa, colocar mais 100MHz em cima já é um desafio (principalmente pelas temps) e o boost de 5.5GHz é baseado em TVB, 60 graus pra 5.5GHz, 70 graus pra 5.4GHz e 5.3GHz normal, simplificando é só um 12900K pré overclockado quase no limite da fabrica usando todo resto de margem que a maioria dos 12700/12900K já tem, eu esperava mais principalmente por custar 300 dólares a mais que o 12900K mas pelo visto é só uma CPU pra quem tem preguiça de fazer OC manualmente mesmo e convenhamos que passar dos 5~5.4GHz em condições normais de operação já é o limite do limite pro silício que temos hoje em dia.

Se for aquela H670 que usa o mesmo projeto da B660M-K que tem no review do techspot então o VRM vai dar thermal throttling e a CPU vai perder performance já que aquela placa é absolutamente horrível assim como as Gigabyte DS3H:
O que o amigo me diz da TUF H670-PRO?
Pensando em montar uma dupla dessa placa com um 12700K ou 12900K

O que o amigo me diz da TUF H670-PRO?
Pensando em montar uma dupla dessa placa com um 12700K ou 12900K
Melhor opção de H670 no BR considerando todos os quesitos inclusive preço, único contra é o áudio onboard ter uma implementação bem ruinzinha, mas se vc não vai usar é irrelevante, se vai usar o áudio onboard acho valido considerar a Asus B660 ProArt.

tudo que eu pode fazer para diminuir a temperatura do meu 12700k com o noctua d15 e gabinete 275r
isso foi jogando Cyberpunk

AMD não tem AVX512, parece que só vai ter no Zen 4. Nos primeiros Zen as unidades de AVX2 (256 bits) quebravam as operações em 2 ops de 128 bits ao invés de terem uma única de 256 bits, não lembro se o Zen 2 ou Zen 3 trouxeram unidades de 256 bits para agilizar isso.

Agora essa sua comparação com o 9600k é desleal, o intel, além de ter IPC maior, ainda tem clocks bem mais altos, a vantagem de unidades de 256 bits além do avx512, não tem nem chances pro coitado do 2700x nesse cenário.

EDIT: 9th gen não tem avx 512, my bad
Eu estava fazendo referencia somente ao AVX... erro neu nao ter especificado em detalhes mas eu me lembro mesmo que cheguei a ler sobre a questão a quantidade de operações da AMD e porque ele era mais fraco..
Quando sai do i7 7700K pro R7 1700 foi so tristeza rs

12600-nolimit-s.png

Sim cada um ativa de uma vez então usando a minha como exemplo cada um fica ativo 6,25% do tempo (100%/16) e na formula 5% do tempo (100%/20), mas como disse ali não é algo tão relevante fora de situações mais extremas e até mesmo nessas é discutível a relevância já que as placas high-end mais antigas chegavam a ter doublers nos doublers, sim eu sei que a tolerância das CPUs a ripple era bem mais alta naquela época, mas acho que o mérito tá mais no controlador/qualidade geral do VRM do que em todas as fases serem individuais ou não.
Sim...
Pelo que disse nao importa muito a quantidade de fases e sim a qualidade do que entregam...
A H670 Prime tem 8 fases no total.. mesma coisa que a B660M-K... o curioso é que a B660M-A tbm tem e se sai melhor nos testes algo q me faz crer q pode ser um componente melhor ou um lote de placas q saiu com um componente melhor e foi essa a testada na epoca.. vai saber..
No fim acho melhor focar nessas com DrMOS de 10 fases que ja devem dar conta do 12600K em stock...

Última edição:
Eu estava fazendo referencia somente ao AVX... erro neu nao ter especificado em detalhes mas eu me lembro mesmo que cheguei a ler sobre a questão a quantidade de operações da AMD e porque ele era mais fraco..
Quando sai do i7 7700K pro R7 1700 foi so tristeza rs

Sim...
Pelo que disse nao importa muito a quantidade de fases e sim a qualidade do que entregam...
A H670 Prime tem 8 fases no total.. mesma coisa que a B660M-K... o curioso é que a B660M-A tbm tem e se sai melhor nos testes algo q me faz crer q pode ser um componente melhor ou um lote de placas q saiu com um componente melhor e foi essa a testada na epoca.. vai saber..
No fim acho melhor focar nessas com DrMOS de 10 fases que ja devem dar conta do 12600K em stock...
Tem diferenças claras nos componentes soldados no VRM da B660M-A pra B660M-K nas fotos do site da Asus, agora o que exatamente é diferente não sei, só sei que pelos testes são melhores o suficiente pra placa ser completamente usável em oposição a B660M-K.

Tem diferenças claras nos componentes soldados no VRM da B660M-A pra B660M-K nas fotos do site da Asus, agora o que exatamente é diferente não sei, só sei que pelos testes são melhores o suficiente pra placa ser completamente usável em oposição a B660M-K.
Tem mesmo .. acabei de olhar aqui

Nas fotos ampliadas, no caso da B660M-A encontrei um fio com um componente parece de plástico na cor preta saindo debaixo do dissipador do VRM que não consegui identificar o que pode ser... Notei tbm que o dissipador é maior do que o que vem na H670 Prime (pode ser isso tbm q faz o VRM aquecer menos) mas não só isso ... os códigos dos capacitores são diferentes entre as duas... Acho que o VRM da B660M-A aguenta mais mesmo tendo o mesmo número de fases... Só me decepcionei com o espelho traseiro com somente duas USBs 3.0 ...
No final, não é a toa que a B660M-A é mais cara do que a H670 Prime ainda que por uma diferença de 5 dolares (pelo menos onde cotei o preço das duas).

vrm_b660m_a.jpg

Esse componente preto nunca vi em outras placas.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar