[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Achei um vídeo de uma B660-M, e percebo que a placa é o dobro da espessura. 2:10s

Pois é... a minha placa-mãe anterior envergava/flexionava quando ia encaixar memória, conector de energia, etc... essa atual é rígida e não flexiona nada, bem mais resistente... pode ter questões de fabricação tupiniquim (Zona Franca de Manaus) ser mais fuleira mesmo, vai saber...
Um detalhe: A minha placa é PRO e não PLUS... a PLUS da H670 possui menos camadas e menos fases de energia...

Pois é... a minha placa-mãe anterior envergava/flexionava quando ia encaixar memória, conector de energia, etc... essa atual é rígida e não flexiona nada, bem mais resistente... pode ter questões de fabricação tupiniquim (Zona Franca de Manaus) ser mais fuleira mesmo, vai saber...
Um detalhe: A minha placa é PRO e não PLUS... a PLUS da H670 possui menos camadas e menos fases de energia...

Segundo o site da Asus BR, a B660-Plus também "teria" 6 camadas de PCB, nem na PQP, se tiver 2 camadas é muito.

Foda morar nesse país onde vc acaba sendo meio que obrigado a engolir essas falcatruas brasileiras.

A minha ASUS TUF H670-PRO WIFI D4 foi produzida na China. Acabei de olhar a etiqueta na caixa dela aqui... a PCB veio com 6 layers.
Descrição no site da ASUS: Solução de energia aprimorada: 14+1 DrMOS, PCB de seis camadas
essa é TOP
coisa linda...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprou aqui no Brasil, qual loja?
Tem como postar foto da espessura?

Quando é produzido no Brasil vem um folhetinho da agonia com o logo "Zona Franca de Manaus".

Estou pensando em trocar por essa H670-Pro WIFI D4, 100,00 a mais na Kabum.
seria a minha opção diante da B660 Wifi
comentei algumas vezes aqui no tópico
a diferença era pequena e a H670-PRO só pelo VRM melhor já vale os 100 reais a mais.

Comprei na GKinfo Store, loja nacional mas que importa produtos de tecnologia, portanto as placas vendidas lá são importadas, mas vem legalizada, com NF, tudo certinho caso precise acionar garantia.
Foto da espessura dela, agora vai ser difícil, pois já está instalada na máquina e não tem ângulo pra conseguir capturar essa espessura na foto, mas te garanto que o PCB é bem grosso comparado com as últimas placas que passaram na minha mão. Dá pra perceber que não é um produto de entrada de linha e sim algo mais intermediário-avançado...
mesma sensação que tive quando peguei a TUF B450M Pro S que comprei na China
Mesmo sendo Micro ATX era pesadona e PCB "parrudo".

Achei um vídeo de uma B660-M, e percebo que a placa é o dobro da espessura. 2:10s

Só o que faltava...
BR quebrando padrão do Fabricante... :(

Vocês sabem como esse Efficiency Core funcionam?

Por exemplo, eu normalmente fecho browser e programas (word, excel ppt etc) quando vou jogar para ter o máximo de performance possível.

Mas será que usando os Efficiency Cores dariam conta de, por exemplo, deixar o chrome aberto em alguma live não perdendo performance?

Eu tenho essa mania de fechar as coisas, mas não sei se agora eu poderia deixar essa mania de lado.

Um amigo me ofereceu um 12600k por R$1800, única placa mãe que consigo pegar e aceita meu cooler é a Asus Z690M-Plus d4, terei algum problema de temperatura dos vrm a ponto de perder o desempenho do 12600k?
Vi que o som dela é horrível, mas daqui uns meses compro uma placa de som e deve resolver

Última edição:
Segundo o site da Asus BR, a B660-Plus também "teria" 6 camadas de PCB, nem na PQP, se tiver 2 camadas é muito.

Foda morar nesse país onde vc acaba sendo meio que obrigado a engolir essas falcatruas brasileiras.

Tem 6 camadas sim, acho que é o tamanho da mobo, o vídeo o cara postou da versão M, micro ATX, então da essa impressão.

A quantidade de camas = mais camadas de core (cobre) por isso transmitem mais energia, por isso só nas mais top tem 10 ou 12 camadas.

Por exemplo, eu normalmente fecho browser e programas (word, excel ppt etc) quando vou jogar para ter o máximo de performance possível.

Mas será que usando os Efficiency Cores dariam conta de, por exemplo, deixar o chrome aberto em alguma live não perdendo performance?

Eu tenho essa mania de fechar as coisas, mas não sei se agora eu poderia deixar essa mania de lado.

É um pouco mais complicado...

O Kernel pode fazer esse gerenciamento mas de forma parcial, por isso no Win 11 o suporte é full base linux ao invés do Win 10 que é base Win NT.

Mas como até hoje tem programas e engine de jogos que não usam todos os cores disponíveis, tem programa que usa só usa 2 cores...

Tanto que alguns games e emuladores funcionam melhor com o e-cores desabilitados porque o próprio game/emulador não sabe como usar de forma diferenciada.

Vai levar um tempo até o povo adaptar os programas para o processador assimétrico. Em notebooks é mais fácil, joga tudo no e-core e salva bateria.

No seu exemplo, a Google teria que fazer uma atualização que baseado no tipo de página e quantidade guias e etc, funcionasse nos e-cores.

Última edição:

Nem precisava de e-cores pra perder essa mania lol.

Mas geralmente os programas em background o windows joga pros e-cores

Antes de mais nada, uma live, por ser vídeo, provavelmente vai estar usando o decoder de vídeo da sua GPU, e não a CPU, então é um gasto a menos.

Outra coisa é que, provavelmente o chrome em idle, por mais abas que estejam abertas, mal vai consumir CPU, a não ser que vc tenha alguma página com gráficos feitos em js sendo atualizadas sem parar.

Como o uso de CPU é baixo, provavelmente não afetaria outras coisas que vc estivesse fazendo, visto que o sistema ia dar prioridade para as coisas que demandam mais e estão em primeiro plano.
Com os e-cores isso só fica ainda mais na cara, já que o sistema pode jogar as atividades pra lá.

por isso no Win 11 o suporte é full base linux ao invés do Win 10 que é base Win NT.
Isso não procede, o Win11 ainda é WinNT, a parte do linux é só referente ao WSL2 que roda dentro de uma VM no Hyper-V (que também é feito por cima do WinNT).

Antes de mais nada, uma live, por ser vídeo, provavelmente vai estar usando o decoder de vídeo da sua GPU, e não a CPU, então é um gasto a menos.

Outra coisa é que, provavelmente o chrome em idle, por mais abas que estejam abertas, mal vai consumir CPU, a não ser que vc tenha alguma página com gráficos feitos em js sendo atualizadas sem parar.

Como o uso de CPU é baixo, provavelmente não afetaria outras coisas que vc estivesse fazendo, visto que o sistema ia dar prioridade para as coisas que demandam mais e estão em primeiro plano.
Com os e-cores isso só fica ainda mais na cara, já que o sistema pode jogar as atividades pra lá.

Isso não procede, o Win11 ainda é WinNT, a parte do linux é só referente ao WSL2 que roda dentro de uma VM no Hyper-V (que também é feito por cima do WinNT).

Então é sacanagem da dupla Intel Microsoft, pq o Win 10 só tem o HGS e Win 11 tem o Thread Director, mas poderia ser implementado no 10?

Edit: Vc já testou aquele Process Lasso para ver se da alguma diferença?

Última edição:
seria a minha opção diante da B660 Wifi
comentei algumas vezes aqui no tópico
a diferença era pequena e a H670-PRO só pelo VRM melhor já vale os 100 reais a mais.
To com um puta receio de fazer todo processo de devoluçao e pegar a H670-Pro da Kabum e ser mais uma fabricada no Brasil...
Tenho mais 4 dias para decidir o que fazer, se fico com a B660, apesar que já entortei o nariz para ela...agora é ver qual modelo comprar e rezar...

Então é sacanagem da dupla Intel Microsoft, pq o Win 10 só tem o HGS e Win 11 tem o Thread Director, mas poderia ser implementado no 10?
Creio que sim, inclusive a versão do WinNT entre o Win10 e o Win11 é a mesma (WinNT 10.0), não sei se é só um problema de kernel ou se tem algo a mais.

Inclusive, no Linux o equivalente ao Thread Director (o HFI) demorou horrores pra chegar, só em fevereiro que foi parar no upstream, e ainda sim demorou mais uns meses para chegar nas distros. O windows até era mais rápido que o linux com os alder lake, mas felizmente mudou após o patch.

Creio que sim, inclusive a versão do WinNT entre o Win10 e o Win11 é a mesma (WinNT 10.0), não sei se é só um problema de kernel ou se tem algo a mais.

Inclusive, no Linux o equivalente ao Thread Director (o HFI) demorou horrores pra chegar, só em fevereiro que foi parar no upstream, e ainda sim demorou mais uns meses para chegar nas distros. O windows até era mais rápido que o linux com os alder lake, mas felizmente mudou após o patch.

Pô... mas quem vai torrar um série 12 com linux...

Se bem que o recorde de FPS nos emuladores que só rodam em Linux é com o Clear Linux da Intel.

Um número não insignificante de pessoas usa seus PCs pra outras coisas além de jogos.

Eu sei, falei na zueira pois eu mesmo vou usar um pra personal server e roteador.

Tinha editado o post mas acho que vc não viu, chegou a testar o Process Lasso?

Eu sei, falei na zueira pois eu mesmo vou usar um pra personal server e roteador.

Tinha editado o post mas acho que vc não viu, chegou a testar o Process Lasso?
Ironia na internet é meio complicado (e não vi o edit em nenhum dos posts)

Não uso windows nem 12th gen, tô aqui de metido :haha:

Mas acho que essa sugestão do process lasso seria pro @cucobr e não pra mim, correto?

Ironia na internet é meio complicado (e não vi o edit em nenhum dos posts)

Não uso windows nem 12th gen, tô aqui de metido :haha:

Mas acho que essa sugestão do process lasso seria pro @cucobr e não pra mim, correto?

Eu nunca tinha visto post seu, primeiro contato.

Mas foi zueira mesmo.

Não conheço o Cucobr, mas se ele me ajuda a continuar no Win 10 por mais um tempo, vai ser uma ajuda bem vinda.

Não conheço o Cucobr, mas se ele me ajuda a continuar no Win 10 por mais um tempo, vai ser uma ajuda bem vinda.
Tava falando do cucobr pq ele foi quem comentou sobre fechar tarefas de segundo plano, aí achei que vc estivesse querendo indicar o software para ele e me marcou sem querer, mas vi que foi engano meu.

Bem, não sei se o process lasso serviria a ponto de deixar o escalonamento da 12th gen bom o suficiente no windows, acho que valeria o teste de vc configurar jogos e outras coisas pesadas pra só usaram os P-cores com ele.

Tava falando do cucobr pq ele foi quem comentou sobre fechar tarefas de segundo plano, aí achei que vc estivesse querendo indicar o software para ele e me marcou sem querer, mas vi que foi engano meu.

Bem, não sei se o process lasso serviria a ponto de deixar o escalonamento da 12th gen bom o suficiente no windows, acho que valeria o teste de vc configurar jogos e outras coisas pesadas pra só usaram os P-cores com ele.

E voce consegue substituir 100% do win por linux? qual distro tu usa?

@Sleestak Toda placa com PCI-e 5.0 tem no mínimo um PCB de 6 camadas, duvido muito que tenha diferença de espessura da placa fabricada no BR pra chinesa, deve variar pelo modelo mesmo.

Sobre os E-cores independente deles existirem ou não ficar fechando tudo pra jogar pq acha que vai perder desempenho é neurose mesmo, não precisa mais fazer isso tem um bom tempo, aqui os sensores de monitoramento geralmente ficam só no último E-core, mas não acho válido perder tempo pensando se cargas em segundo plano vão ou não ser descarregadas pra eles, muito menos perder tempo usando o ProcessLasso pra tentar fazer isso manualmente, pra mim o mais importante é que quando vc precisa de multi core eles estão lá pra dar um apoio mesmo, inclusive esse é o maior motivo deles existirem.

E voce consegue substituir 100% do win por linux? qual distro tu usa?
Pelo contrário, eu só não me vejo usando windows nem vejo utilidade nele pro meu dia a dia.

Uso arch, jogo raramente (únicos jogos que tenho jogado nos últimos meses são dota e BL:TPS, 1x por semana e olhe lá), pra tarefas do dia a dia não faz diferença, e pra trabalho/estudos o windows é praticamente inútil pra mim (da mesma forma que linux seria inútil pra quem trabalha com fotos/vídeos).

Um amigo me ofereceu um 12600k por R$1800, única placa mãe que consigo pegar e aceita meu cooler é a Asus Z690M-Plus d4, terei algum problema de temperatura dos vrm a ponto de perder o desempenho do 12600k?
Vi que o som dela é horrível, mas daqui uns meses compro uma placa de som e deve resolver
Duvido q perca desempenho...
Estou usando o meu numa H610M que o VRM é o mais simples de todos e não perdi desempenho...

Essa Z690M Plus D4 aguenta sim.. di boa.

Bom preço no 12600K

To com um puta receio de fazer todo processo de devoluçao e pegar a H670-Pro da Kabum e ser mais uma fabricada no Brasil...
Tenho mais 4 dias para decidir o que fazer, se fico com a B660, apesar que já entortei o nariz para ela...agora é ver qual modelo comprar e rezar...
Ainda que ambas sejam BR acho que por 100 reais vale a pena a troca pela H670 Pro por ser mais completa alem de ser Full ATX...

Última edição:
@Sleestak Toda placa com PCI-e 5.0 tem no mínimo um PCB de 6 camadas, duvido muito que tenha diferença de espessura da placa fabricada no BR pra chinesa, deve variar pelo modelo mesmo.

Tive uma TUF B560-M e a espessura era maior que essa TUF B660.
A TUF B660 tem a mesma espessura do PCB usado naquela mais barata da linha EX-B560 V5, que chega a ser pior que a Prime mais simples.

Se comparar com a porta sata ou o buraco para parafuso:

AM-JKLUd57n-DSIUsR1h84rsSeK4EqLllNIq_4kZtfrFtIUa43VJYmHkG3ugoiFqMLcrSs6LbhudgwtCrEuxke6eX2Hhg2YXyemZsykVy_ZowIdkqIn7lMdWGWq004T9MYi8YIgUIKFe97eWSgKlp0-HZxA=w1024-h810-no

Ainda que ambas sejam BR acho que por 100 reais vale a pena a troca pela H670 Pro por ser mais completa alem de ser Full ATX...
Na realidade é 200,00 de diferença, a B660-Plus é 1419,90 e a H670-Pro é 1599,90, ambas são full ATX.

Estou avaliando se vale todo o "trampo" e também custo, de abrir o ticket, tirar as fotos para devolução, esperar aprovação, embalar, ir no correio, esperar 2 semanas para a grana voltar, comprar de novo etc...

Última edição:
Tive uma TUF B560-M e a espessura era maior que essa TUF B660.
A TUF B660 tem a mesma espessura do PCB usado naquela mais barata da linha EX-B560 V5, que chega a ser pior que a Prime mais simples.

Se comparar com a porta sata ou o buraco para parafuso, bem fininho...

AM-JKLUd57n-DSIUsR1h84rsSeK4EqLllNIq_4kZtfrFtIUa43VJYmHkG3ugoiFqMLcrSs6LbhudgwtCrEuxke6eX2Hhg2YXyemZsykVy_ZowIdkqIn7lMdWGWq004T9MYi8YIgUIKFe97eWSgKlp0-HZxA=w1024-h810-no
Parece a mesma coisa da Gigabyte H97 de 4 layers que eu usava, mas a placa continua viva tem 8 anos rodando 24/7, sinceramente eu duvido que isso vá ser um problema a longo prazo, mas como eu falei duvido que a espessura da pcb tenha algo a ver com o local de fabricação mas sim com o modelo específico até pq provavelmente as PCBs vem da China pra cá só pra serem instalados os componentes.

Eu pelo menos não esquentar ia a cabeça com isso e iria usar a placa, a não ser que devolvendo vc consiga alguma melhor por +/- o mesmo valor.

Parece a mesma coisa da Gigabyte H97 de 4 layers que eu usava, mas a placa continua viva tem 8 anos rodando 24/7, sinceramente eu duvido que isso vá ser um problema a longo prazo, mas como eu falei duvido que a espessura da pcb tenha algo a ver com o local de fabricação mas sim com o modelo específico até pq provavelmente as PCBs vem da China pra cá só pra serem instalados os componentes.

Eu pelo menos não esquentar ia a cabeça com isso e iria usar a placa, a não ser que devolvendo vc consiga alguma melhor por +/- o mesmo valor.
É...to no dilema da troca: Se vai aguentar o calor do 12700K stock.

AM-JKLXPvkQTDd1w6rlFLIHJyg7xsVhWRqliaeFhnniGJTomdZMd5Q0xUdjuhjlRvreHP13qK2xVIKlW2yyTA2Amwa11VpKE6RrsQc1zi3Z-0Rj46JtX-ATUK2F0_9u80OkWUz6FxlRIJZrccKbgUH7bsrM=w1024-h768-no

É...to no dilema da troca: Se vai aguentar o calor do 12700K stock.

AM-JKLXPvkQTDd1w6rlFLIHJyg7xsVhWRqliaeFhnniGJTomdZMd5Q0xUdjuhjlRvreHP13qK2xVIKlW2yyTA2Amwa11VpKE6RrsQc1zi3Z-0Rj46JtX-ATUK2F0_9u80OkWUz6FxlRIJZrccKbgUH7bsrM=w1024-h768-no
Ah, ela segura de boa essa CPU, PCB dessas placas é bem resistente a calor também e ela tem tamanho suficiente pra dissipar bem o calor que irradia dos componentes/vrm/cpu pela PCB, tá esquentando a cabeça a toa já, o processo chato de devolver e pegar outra vai ser bem mais problemático do que isso.

Users who are viewing this thread

Voltar