[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
O vcore vc deixa em auto e coloca um offset negativo mesmo, um bom valor pra começar nessas CPUs é -0.050~0.070V.

E tava falando do fan em push pull jogando um ar em cima do VRM ali, as temps ficaram bem abaixo dos 100+ graus que se ve nos testes por ai.
Vou fazer isso e depois coloco como ficou Tho95

O fluxo de ar está bem grande alí na parte de trás mas como o fan da frente é mais forte que o da Deepcool, o de tras (azul) está fazendo um zunido ....

O certo seria uma fan direcionada direto pro VRM ali em baixo mas considerando que em render não puxa tanto assim como no Cinebench, to achando que vou deixar assim mesmo ...

Agora quero só tentar apertar um pouco os timmings e ajustar a questão do undervolt (se conseguir) ...

Obrigado mais uma vez Tho95.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que o H610 é uma plaquinha que não ajuda muito, é bem simplista para o 12600K.
O ideal era usar im cooler de 6 pipes.

A fonte em cima deve bloquear o ar para cima, um gabinete tipo airflow com fan tirando o ar no topo pode ajudar também.
Sim sim, a placa é bem simples mas das H610 acho que é uma das melhorzinhas... Peguei pq no meu fornecedor ainda não chegou a Asus que eu quero.

Sobre o cooler é isso mesmo, melhor tentar comprar um desses com melhor desempenho... Gammaxx está no limite.

Meu gabinete já mostra faz tempo as marcas da idade ... Uma fonte lá em baixo já muda demais o Air Flow ... ainda mais renderizando video, aquela área da placa de vídeo tbm fica quente, ai vira uma caixa quente aquilo que eu chamo de gabinete.

Feliz em postar que após 8 gerações, atualizei meu PC. :insane:

Peguei na Amazon:
12400F - R$1399,00
B660M TUF - R$1249,00
Vai voltar R$185,36 de cashback.
Em 10x sem juros.

Na Kabum:
4x8GB 3200Mhz Crucial Ballistix - R$940,83 à vista.

Agora é terminar de pagar e partir pra VGA.
GTX970 que lute.
:alan:

Será que perde muito não comprando uma Z690 para um 12700K?

Querendo pegar uma Asus TUF B660 WIFI por 1100,00 e usar o 12700K (2650,00 - preço do 12700F em algumas lojas), até cair preço das mobos para abaixo de 2mil.
A placa que estava querendo Asus Z690-G tá 2600,00 e usa DDR5, no fim não to muito confortável em comprar as DDR5 atuais pelo preço e latência, quem sabe no fim do ano com a AMD prometendo OC absurdos em DDR5 com a linha 7000 de CPU...por isso quero aproveitar ainda as DDR4 que tenho.

Não pretendo fazer OC no 12700K, só quero a CPU pelos cores a mais que e clock mais alto mesmo. Se tivesse no mercado o 12700 com VGA integrada, já me contentaria, mas essa CPU "no eckiziste!!".

O que me incomoda é o cooler, pensando em testar um parrudão da China. WC para mim é um desejo, mas gastar 1000,00 nisso agora não é objetivo.

Será que perde muito não comprando uma Z690 para um 12700K?

Querendo pegar uma Asus TUF B660 WIFI por 1100,00 e usar o 12700K (2650,00 - preço do 12700F em algumas lojas), até cair preço das mobos para abaixo de 2mil.
A placa que estava querendo Asus Z690-G tá 2600,00 e usa DDR5, no fim não to muito confortável em comprar as DDR5 atuais pelo preço e latência, quem sabe no fim do ano com a AMD prometendo OC absurdos em DDR5 com a linha 7000 de CPU...por isso quero aproveitar ainda as DDR4 que tenho.

Não pretendo fazer OC no 12700K, só quero a CPU pelos cores a mais que e clock mais alto mesmo. Se tivesse no mercado o 12700 com VGA integrada, já me contentaria, mas essa CPU "no eckiziste!!"
Se não vai fazer OC as vantagens da Z690 são quase todas perdidas e creio eu que vc também não vai saturar o DMI mais limitado das B660, então não vai perder praticamente nada.

Quais são suas opiniões sobre as mobos Soyo? Especificamente a linha 660, andei pesquisando a respeito, e pelo que encontrei a marca não é nem ruim e nem a melhor, porém todos concordam ser a com melhor custo-benefício e com uma VRM sólida. (a mesma da ASrock Steel Legend)

Óbviamente a qualidade não se compara com uma high tier das grandes marcas, mas não seria uma opção válida para quem vai usar um i7 12th gen sem objetivo de OC?

Segue algumas informações que encontrei na web a respeito:

Quais são suas opiniões sobre as mobos Soyo? Especificamente a linha 660, andei pesquisando a respeito, e pelo que encontrei a marca não é nem ruim e nem a melhor, porém todos concordam ser a com melhor custo-benefício e com uma VRM sólida. (a mesma da ASrock Steel Legend)

Óbviamente a qualidade não se compara com uma high tier das grandes marcas, mas não seria uma opção válida para quem vai usar um i7 12th gen sem objetivo de OC?

A meu ver é uma ótima oportunidade de achar uma boa dor de cabeça. A grande maioria das placas-mãe, inclusive as mais caras, são entregues cheias de bug, o que NINGUÉM lhe diz. Com o tempo, os fabricantes vão tentando arrumar nas atualizações da UEFI, ao passo que com as mudanças no sistema operacional vão surgindo novos bugs. Assim, mais importante do que o hardware em si, é se a empresa vai se dedicar a consertar os bugs e liberar novas atualizações da UEFI. Uma fabricante não tradicional, pode ter uma equipe boa e estar disposta a fazer esse trabalho de atualização de forma adequada, mas ela pode falir, ser incorporada por outra empresa, mudar a liderança, etc. Assim, eu não me arriscaria, pois daqui 1 ano você pode estar com a cabeça quente procurando em fóruns solução para o problema da UEFI da sua placa-mãe, o que eu me arrepio só de pensar. Mas cada um é cada um, essa só minha opinião.

Atualizando

H610M-A + 12600K instalados
Gammax 400 não está dando conta
Facinho está dando Termal Trothling
Não cheguei a medir os VRMS ainda

Consumo máximo rodando a CB R23 137W
PL1 em 125W
PL2 em 241W

Não mexi em nada na BIOS.
Obrigado por postar. Estou de olho no 12600K e na dúvida se o Gammax dá conta, e já vi que não.

Última edição:

??

Já usei Soyo há muito tempo atrás, mas hj em dia prefiro comprar placa no BR com garantia.

O DeepCool AK620 voltou às lojas, mas não fala nada se é compatível com as placas soquete 1700.

Uma dúvida. Há dois modelos de furações em placas soquete 1700?

briga de preços lá fora esta boa, pena que isso não se reflete aqui...
TlgUVpH.png

A meu ver é uma ótima oportunidade de achar uma boa dor de cabeça. A grande maioria das placas-mãe, inclusive as mais caras, são entregues cheias de bug, o que NINGUÉM lhe diz. Com o tempo, os fabricantes vão tentando arrumar nas atualizações da UEFI, ao passo que com as mudanças no sistema operacional vão surgindo novos bugs. Assim, mais importante do que o hardware em si, é se a empresa vai se dedicar a consertar os bugs e liberar novas atualizações da UEFI. Uma fabricante não tradicional, pode ter uma equipe boa e estar disposta a fazer esse trabalho de atualização de forma adequada, mas ela pode falir, ser incorporada por outra empresa, mudar a liderança, etc. Assim, eu não me arriscaria, pois daqui 1 ano você pode estar com a cabeça quente procurando em fóruns solução para o problema da UEFI da sua placa-mãe, o que eu me arrepio só de pensar. Mas cada um é cada um, essa só minha opinião.

Obrigado por postar. Estou de olho no 12600K e na dúvida se o Gammax dá conta, e já vi que não.
Não investiria na Soyo por conya justamente do que ja foi citado... tbm ja tive Soyo muito tempo atrás mas comprava aqui no BR... E o VRM dessa B660 Classic realmente é de respeito pelo que custa...

Sobre o Gammaxx, realmente ta bem no limite... to pensando tbm em um chines desses com uns 6 heat pipes ...

O DeepCool AK620 voltou às lojas, mas não fala nada se é compatível com as placas soquete 1700.

A furação fo LGA 1700 é uma só.. o que acontece é que a Asus em algumas placas oferece furação dupla davdo compatíbilidade aos coolers padrão LGA 1200 o que faz com que vc possa utilizar esses coolers no LGA 1700.

A furação fo LGA 1700 é uma só.. o que acontece é que a Asus em algumas placas oferece furação dupla davdo compatíbilidade aos coolers padrão LGA 1200 o que faz com que vc possa utilizar esses coolers no LGA 1700.
TlgUVpH.png
Bem boa mesmo...
Coitado do 5700G perto do 12600K

TlgUVpH.png
Bem boa mesmo...
Coitado do 5700G perto do 12600K
Preço desse i5 tá sensacional perto do que ele entrega.

Pelas specs das lojas ele não tem o kit de montagem ainda, no site da deepcool tem dois manuais, um citando o kit 1700 e o outro não, eu checaria com o suporte da loja que vc quer comprar se tem como confirmar se a versão que eles tem já vem com o kit.

Alguém aí pegou um 12900k e achou que foi exagero? Interessado em fazer um rolo num 12700K + $$$?

Se for comprar pega na "Flangolandia" e pega um anuncio que mostre que vem o kit 1700 junto.

Sem-t-tulo.png

E lembra que esse cooler tem 160mm de altura e pode não caber...

Alguém aí pegou um 12900k e achou que foi exagero? Interessado em fazer um rolo num 12700K + $$$?
Se for apenas para jogar, é exagero e muito, se o seu monitor for 4k, vc investiu um pouco errado na vga, eu teria pego um 12600k+rtx 3070 ou 3080.

Se for apenas para jogar, é exagero e muito, se o seu monitor for 4k, vc investiu um pouco errado na vga, eu teria pego um 12600k+rtx 3070 ou 3080.
Não jogo nem TETRIS... relaxa, para meu uso que é renderização 3D a placa sobra. Vale mais a quantidade de memória que a largura de banda...

Então, a mensagem dele era justamente achar alguém que se enquadre no que vc falou, ele quer fazer rolo pra dar up.

Se seu 12700K rodar stock com 1V ou menos eu até me interessaria já que tenho 2 12900K fraquinhos de OC parados aqui, mas acho que não é permitido qualquer tipo de negociação nos tópicos do fórum.

A EK em parceria com a TechGuru, se for pra enfiar o pé na jaca, vamos pro melhor direto rs

Se seu 12700K rodar stock com 1V ou menos eu até me interessaria já que tenho 2 12900K fraquinhos de OC parados aqui, mas acho que não é permitido qualquer tipo de negociação nos tópicos do fórum.

Tem o SP desses 12900K? Peguei aquele 12700k na promo.

A EK em parceria com a TechGuru, se for pra enfiar o pé na jaca, vamos pro melhor direto rs

Tem o SP desses 12900K? Peguei aquele 12700k na promo.
Testados na Asus formula que já se foi, 12900K SP88, não passa de 5GHz nem com reza braba, totalmente impossível de refrigerar sem algo exótico 300W+, 12900KF SP79, ironicamente melhor que o SP88 faz 5.1GHz nas mesmas condições do anterior, esse já tem um possível dono, pra comparação o da assinatura é SP97.

EDIT: 12900K que foi embora na formula era SP91 e fazia 5.2 no limite, 288W 1.264V loaded voltage.

Testados na Asus formula que já se foi, 12900K SP88, não passa de 5GHz nem com reza braba, totalmente impossível de refrigerar sem algo exótico 300W+, 12900KF SP79, ironicamente melhor que o SP88 faz 5.1GHz nas mesmas condições do anterior, esse já tem um possível dono, pra comparação o da assinatura é SP97.

EDIT: 12900K que foi embora na formula era SP91 e fazia 5.2 no limite, 288W 1.264V loaded voltage.
Vey, desculpa ser intrometido, mas tem mercado assim de usados pra coisas exóticas assim aí? Aonde moro se eu anunciar um 12900k, teria que cobrar 1000 reau pra vender.

• Curtir
Reações: Mil
Vey, desculpa ser intrometido, mas tem mercado assim de usados pra coisas exóticas assim aí? Aonde moro se eu anunciar um 12900k, teria que cobrar 1000 reau pra vender.
Relaxa, até eu mesmo já me fiz essa pergunta kkk, não diria bem que "tem mercado" mas vende muito rápido, numa cidade de 3 milhões de habitantes e todo tipo de classe social deve ser a regra, acredito que em SP capital deve vender até mais rápido, aqui em questão de 1~5 dias sai, minha 3080Ti binnada mesmo vendi mais caro do que paguei na 3090Ti (essa foi importada) em dois dias, essas CPUs eu geralmente acabo vendendo num PC completo com algumas placas que tiro das minhas rigs (12900K citado foi só a cpu e mobo mesmo), pessoal dos bairros de classe alta daqui pagam na hora basta tar um tiquinho abaixo do valor que sairia prebuilt nas grandes lojas.

Relaxa, até eu mesmo já me fiz essa pergunta kkk, não diria bem que "tem mercado" mas vende muito rápido, numa cidade de 3 milhões de habitantes e todo tipo de classe social deve ser a regra, acredito que em SP capital deve vender até mais rápido, aqui em questão de 1~5 dias sai, minha 3080Ti binnada mesmo vendi mais caro do que paguei na 3090Ti (essa foi importada) em dois dias, essas CPUs eu geralmente acabo vendendo num PC completo com algumas placas que tiro das minhas rigs (12900K citado foi só a cpu e mobo mesmo), pessoal dos bairros de classe alta daqui pagam na hora basta tar um tiquinho abaixo do valor que sairia prebuilt nas grandes lojas.
O que seria esse SP que vc citaram ?
Algum Sample ?
Ou aquele código que aparece gravado na parte de cima do chip ?

Comprei um 12700K e Noctua NH-U12A Chromax Black, agora esperar a 3080 abaixar um pouco para arrematar.
Se seu não for muito bem ventilado, vai passar sufoco com esse air cooler.
Eu e mais um aqui do tópico tivemos que sair do noctua pq não aguentava o 12700k

Users who are viewing this thread

Voltar