[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Não achei nada na net sobre os chips desse kit mas pelas primarias pode ser dual rank Micron Rev.E ou single Rank Micron Rev.B, melhor usar o Thaiphoon Burner pra tentar descobrir.

Se for Rev.E deve dar pra apertar mais as latências nessa frequência do que com Rev.B que se comporta melhor subindo pra altas frequências.
Especificações:

- Velocidade: DDR5 5200/6000 MT/s
- CAS Lantencies: 38-38-38/40-40-40
- Tamanho do módulo: 16 GB
- Embalagem: 16 GB, 16 GB x 2
- Temperatura de operação: 0°C a 85°C
- Temperatura de armazenamento: -20°C a 65°C
- Tensão de operação: 1,25~1,35V
- Dimensões (CxLxA): 133,35 x 40 x 8mm

Especificações:

- Velocidade: DDR5 5200/6000 MT/s
- CAS Lantencies: 38-38-38/40-40-40
- Tamanho do módulo: 16 GB
- Embalagem: 16 GB, 16 GB x 2
- Temperatura de operação: 0°C a 85°C
- Temperatura de armazenamento: -20°C a 65°C
- Tensão de operação: 1,25~1,35V
- Dimensões (CxLxA): 133,35 x 40 x 8mm
Ai marcou a pessoa errada, tava respondendo o @Frango Jones ali kkk

Essas XPG o @NeoConker já tinha informado um pouco antes, são micron (SpecTek), dá pra detectar só pela frequencia/timings do xmp dela, o modelo de 6000MT/s deve ser SK Hynix/Samsung.

Aparece quando ele filma o monitor, os clocks dos P-Cores abaixo do que deveria:

Screenshot-2022-04-18-144716.png
Sim sim
Estava falando do Hwinfo64
Ai eu tinha visto mesmo que estava abaixo mesmo...

Vi um outro aqui o cara instalou um 12700F numa H610M-E que nem dissipador nos VRMs tem .... (pesado pra coitada da placa rs)

12700K + watercooler Lian Li Galahad 360 = 32 ~ 35ºC em uso básico e atingiu 62ºC renderizando modelos 3D e usando 100% do processamento… esse watercooler é TOP, não troco mais…
Por curiosidade, qual a temperatura ambiente em que você obteve esses resultados?

Porque uso o Galahad 360 tbem, só que com um 12400F, e no benchmark do Cinebench eu fico com temps bem parecidas com as suas, onde em teoria as minhas deveriam ser menores.

Vale mencionar que moro no Nordeste, e aqui na minha cidade as temps estão sempre próximas aos 30 graus durante o dia hehe

Os corsair dá pra instalar com os parafusos de LGA1200 normalmente, infelizmente AIO com bom CxB é algo que nem existe e a garantia nesse caso pesa muito, se vc der azar com um corsair e ele vazar a corsair cobre o custo do hardware danificado, se um AIO white label da "PC Yes" vazar no teu pc já pode dar adeus a todo investimento.

Outra opção seria esse:

Mas ai vc precisaria arrumar um kit de montagem pra LGA1700 da asetek (como os da NZXT) já que não sei se a EVGA já esta enviando os kits.
Complicado, o maior problema que estou encontrando mesmo é a disponibilidade desse suporte ao 1700, tanto pra aircooler como pra watercooler, acho vai ficar mais fácil esperar um pouco até o suporte pra esse socket surgir.

Estou de olho num 12700K que achei por R$ 2600,00, usar uma ASUS Z690-G DDR5 por 2500,00 e 32gb XPG DDR5 por 1200,00 ( contando 5% desc e 200,00 de crédito na Kabum).

O WC H115i caiu para 950,00 (com cupom).

O preço da RAM ta ótimo, praticamente a mesma coisa que nos EUA.

Por curiosidade, qual a temperatura ambiente em que você obteve esses resultados?

Porque uso o Galahad 360 tbem, só que com um 12400F, e no benchmark do Cinebench eu fico com temps bem parecidas com as suas, onde em teoria as minhas deveriam ser menores.

Vale mencionar que moro no Nordeste, e aqui na minha cidade as temps estão sempre próximas aos 30 graus durante o dia hehe
Moro em São José do Rio Preto - SP, considerada uma das cidades mais quentes e secas do Brasil. A temperatura média aqui agora está em torno de 29ºC... o cômodo é sem ar-condicionado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Complicado, o maior problema que estou encontrando mesmo é a disponibilidade desse suporte ao 1700, tanto pra aircooler como pra watercooler, acho vai ficar mais fácil esperar um pouco até o suporte pra esse socket surgir.
Aqui eu usei o suporte do 1200 mesmo...

Última edição:
Atualizando

H610M-A + 12600K instalados
Gammax 400 não está dando conta
Facinho está dando Termal Trothling
Não cheguei a medir os VRMS ainda

Consumo máximo rodando a CB R23 137W
PL1 em 125W
PL2 em 241W

Não mexi em nada na BIOS.

Nem limitando o power aguenta?
Preciso ver como configuro isso
Faz tempo que não mexo com Intel
E lá atrás em nem mexi nisso (na época do 7700K)

A minha gambiarra não deve ter dado certo
Não consegui levar a Fan do Gammaxx até onde deveria, ficou um pouco pra cima
Vou colocar uma foto
Mas acho que não deve ser isso
Ou talvez pressão menor do que a exigida pra dar o contato suficiente.

gm400_12600k.jpg

Última edição:
Preciso ver como configuro isso
Faz tempo que não mexo com Intel
E lá atrás em nem mexi nisso (na época do 7700K)

A minha gambiarra não deve ter dado certo
Não consegui levar a Fan do Gammaxx até onde deveria, ficou um pouco pra cima
Vou colocar uma foto
Mas acho que não deve ser isso
Ou talvez pressão menor do que a exigida pra dar o contato suficiente.

gm400_12600k.jpg
Acho que o fan estar um pouco pra cima pouco importa deve ser só a densidade térmica do chip dando trabalho pro cooler, principalmente por ser um modelo sem aquela superfície de contato unificada mas sim com heatpipes separados, se tiver um heatpipe dos 4 passando exatamente em cima de onde os cores ficam é muito.

Acho que o fan estar um pouco pra cima pouco importa deve ser só a densidade térmica do chip dando trabalho pro cooler, principalmente por ser um modelo sem aquela superfície de contato unificada mas sim com heatpipes separados, se tiver um heatpipe dos 4 passando exatamente em cima de onde os cores ficam é muito.
Algo me diz que é realmente o limite para ele ...
Em uma informação não oficial, vi que esse cooler tem seu limite em TDP de 130w ... Ou seja, está no limite do limite mesmo
Amanha vou ver se consigo um tempo pra dar uma polida na base dele mas duvido muito que vá adiantar alguma coisa
Minha referência era o 3700x (penúltimo AMD que tive) ... não passava dos 70 graus com o mesmo cooler... e em over consumo ia pra 100w

Talvez fazendo aquele undevolt que tu disse melhore alguma coisa
Tensão máxima foi de 1.296v (se for ver nem é muito perto do quanto está esquentando)
Trabalhava com 1.34v nos AMD e não aquecia tanto assim...

Em uma informação não oficial, vi que esse cooler tem seu limite em TDP de 130w ... Ou seja, está no limite do limite mesmo
Amanha vou ver se consigo um tempo pra dar uma polida na base dele mas duvido muito que vá adiantar alguma coisa
Minha referência era o 3700x (penúltimo AMD que tive) ... não passava dos 70 graus com o mesmo cooler... e em over consumo ia pra 100w

Talvez fazendo aquele undevolt que tu disse melhore alguma coisa
Tensão máxima foi de 1.296v (se for ver nem é muito perto do quanto está esquentando)
Trabalhava com 1.34v nos AMD e não aquecia tanto assim...
Nesse caso as voltagens/power não são tão importantes assim, o problema é a transferencia desse calor pro cooler, o calor ta todo concentrado em uma area minúscula na CPU e por isso transferir esse calor pro cooler é uma tarefa bem difícil ainda mais com uma base igual a do gammax 400.

Nesse caso as voltagens/power não são tão importantes assim, o problema é a transferencia desse calor pro cooler, o calor ta todo concentrado em uma area minúscula na CPU e por isso transferir esse calor pro cooler é uma tarefa bem difícil ainda mais com uma base igual a do gammax 400.
Pois eh...
Duas opções: ou vender e pegar um 12400 ou investir num cooler melhor o que deixa o 12600K muito caro :(

Consumo máximo rodando a CB R23 137W
PL1 em 125W
PL2 em 241W

Não mexi em nada na BIOS.

Os indianos que usam em temp ambiente 28°C usam PL1 125w e PL2 180W, acho que deve ser um bom limite pra você testar e usar tambem.

Duas opções: ou vender e pegar um 12400 ou investir num cooler melhor o que deixa o 12600K muito caro :(

O seu é o V1 ou V2? Na V2 melhoram o mecanismo de montagem...

Vc tem mais um fan? Tenta fazer push-n-pull pra melhorar um pouco até pegar um cooler melhor.

Evoluir sempre pra melhor, pra trás nem pra pegar impulso.

Pessoal, pretendo pegar uma Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4, pelos comentários aqui é uma boa placa pelo valor, agora estou na dúvida entre um i5 12400 ou o i7 12700f, consigo pegar o i7 mas não quero gastar e não usar todo o desempenho dele, apenas jogo warzone e BF e tenho uma rtx 2060 e monitor 144hz e não pretendo trocar tão cedo.
Com o 12400 já conseguirei tirar o máximo da minha rtx 2060 ou o preciso do 12700 p tirar o máximo dela?

Os indianos que usam em temp ambiente 28°C usam PL1 125w e PL2 180W, acho que deve ser um bom limite pra você testar e usar tambem.

O seu é o V1 ou V2? Na V2 melhoram o mecanismo de montagem...

Vc tem mais um fan? Tenta fazer push-n-pull pra melhorar um pouco até pegar um cooler melhor.

Evoluir sempre pra melhor, pra trás nem pra pegar impulso.
Bom dia Neo...

O meu é a versao 1 e como a Deep Cool não me mandou o kit de montagem pois não existe suporte, eu pedi o kit para a coolermaster pois tenho um hyper 212 plus... o problema é que o meu 212 é muito antigo e apesar de terem mandado o kit não tive como usar pois não tem a base certa pra receber o kit...
Trocando em miudos, fiz a furação no Gammaxx e usei o kit da Coolermaster (que é o mesmo kit que a deepcool me enviaria se eu tivesse o V2)...
No final das contas deu certo a furação porém acho que o cooler nao está aguentando mesmo... PL2 em 100W ja está barendo 95 graus mas pior que isso, não quero ficar deixando a CPU na temperatura limite a todo momento...
Pior que tudo isso é que nem WC meu gabinete suporta, ai ter q gastar com gabinete e um WC vai pra mais 1000 reais por isso comentei do 12400...

Pessoal, pretendo pegar uma Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4, pelos comentários aqui é uma boa placa pelo valor, agora estou na dúvida entre um i5 12400 ou o i7 12700f, consigo pegar o i7 mas não quero gastar e não usar todo o desempenho dele, apenas jogo warzone e BF e tenho uma rtx 2060 e monitor 144hz e não pretendo trocar tão cedo.
Com o 12400 já conseguirei tirar o máximo da minha rtx 2060 ou o preciso do 12700 p tirar o máximo dela?
Vai de boa com 12400.

Pior que tudo isso é que nem WC meu gabinete suporta, ai ter q gastar com gabinete e um WC vai pra mais 1000 reais por isso comentei do 12400...
Não vejo necessidade de WC para 12600k, já pensou nos coolers da China?

Eu tinha visto estes dois mas fiquei sem referência pra comprar ...

Sobre o 12600K, o bicho puxa uma energia lascada isso pq limitei o PL2 em 140w
Consegui alguns ganhos aqui polindo a superfície do gammaxx e fazendo o push and pull como indicaram
Ficou bem gambiarra mas pelo menos estou conseguindo rodar CB R23 (pra teste) sem ocorrer Trothling (o que pra mim já é um ganho)

Fiz um vídeo básico e rápido mostrando as temperaturas e clocks dele rodando na Asus H610M-A

O ideal seria

Consegui alguns ganhos aqui polindo a superfície do gammaxx e fazendo o push and pull como indicaram
Ficou bem gambiarra mas pelo menos estou conseguindo rodar CB R23 (pra teste) sem ocorrer Trothling (o que pra mim já é um ganho)

Fiz um vídeo básico e rápido mostrando as temperaturas e clocks dele rodando na Asus H610M-A

De quebra os fans do cooler deram uma ajuda pro VRM, pra diminuir mais as temps ai só brincando de undervolt mesmo o que ja deve dar um ganho bem legal.

O ideal seria

De quebra os fans do cooler deram uma ajuda pro VRM, pra diminuir mais as temps ai só brincando de undervolt mesmo o que ja deve dar um ganho bem legal.
Ate setei o vcore cache pra 1.2v mas nao sei se mexi no item certo... ele esta travado em 1.2v.. queria deixar dinâmico e nao me lembro se é no offset que faço esse ajuste....

Sobre seu comentário ali em cima, vc quis dizer sobre os coolers ?

Valeu Tho95

Ate setei o vcore cache pra 1.2v mas nao sei se mexi no item certo... ele esta travado em 1.2v.. queria deixar dinâmico e nao me lembro se é no offset que faço esse ajuste....

Sobre seu comentário ali em cima, vc quis dizer sobre os coolers ?

Valeu Tho95
O vcore vc deixa em auto e coloca um offset negativo mesmo, um bom valor pra começar nessas CPUs é -0.050~0.070V.

E tava falando do fan em push pull jogando um ar em cima do VRM ali, as temps ficaram bem abaixo dos 100+ graus que se ve nos testes por ai.

Moro em São José do Rio Preto - SP, considerada uma das cidades mais quentes e secas do Brasil. A temperatura média aqui agora está em torno de 29ºC... o cômodo é sem ar-condicionado.

Aqui eu usei o suporte do 1200 mesmo...
Muito bom, então!

Acho que o H610 é uma plaquinha que não ajuda muito, é bem simplista para o 12600K.
O ideal era usar im cooler de 6 pipes.

A fonte em cima deve bloquear o ar para cima, um gabinete tipo airflow com fan tirando o ar no topo pode ajudar também.

Users who are viewing this thread

Voltar