[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Um cooler torre única de 120mm vai sofrer absurdamente com um 12700F, infelizmente tu vai precisar de um air cooler high end ou um AIO de 280/360mm.

De placa entre os 1000~1500 tem:

Uma observação, se o áudio onboard vai ser algo relevante pra vc (principalmente o mic in) é melhor ignorar os modelos TUF já que a implementação de áudio delas não é muito boa.

Vou verificar, microfone é irrelevante pra mim pois uso um USB, logo vou ver a possibilidade de comprar uma da asus. Na questão da refrigeração... certeza que vou precisar de water cooler high end que chega na faixa dos 2k? Não pretendo realizar nenhum tipo de trabalho ultra estressante para o processador muito menos fazer OC nele.

Vou verificar, microfone é irrelevante pra mim pois uso um USB, logo vou ver a possibilidade de comprar uma da asus. Na questão da refrigeração... certeza que vou precisar de water cooler high end que chega na faixa dos 2k? Não pretendo realizar nenhum tipo de trabalho ultra estressante para o processador muito menos fazer OC nele.
Nem perto de 2K:

De air cooler tem o Schyte Fuma 2 mas acho que só o rev.b vem com kit de montagem pro LGA1700 e não achei no BR ainda.

Depois conta a experiência, qual cooler pegou?

Pensando aqui em ir de H610+12400F+32GB RAM 3200Mhz. Talvez espere um pouco mais e invista mais uns 400 reais na B660M TUF. Tô pensando ainda, não sei se vale...
VRM da H610 é bem simples.. nao sei como ira se comportar .. eu montando posto as minhas impressões...B660M TUF ótima placa... bem completinha e VRM DrMOS 10 fases

• Curtir
Reações: Mil
Infelizmente não tem suporte para 1700.... Então precisaria esperar mesmo....

Como acha que um desses se sairia? Quero um com bom custo-benefício, de preferencia sem rgb

Última edição:
Infelizmente não tem suporte para 1700....

Como acha que um desses se sairia? Quero um com bom custo-benefício, de preferencia sem rgb
Os corsair dá pra instalar com os parafusos de LGA1200 normalmente, infelizmente AIO com bom CxB é algo que nem existe e a garantia nesse caso pesa muito, se vc der azar com um corsair e ele vazar a corsair cobre o custo do hardware danificado, se um AIO white label da "PC Yes" vazar no teu pc já pode dar adeus a todo investimento.

Outra opção seria esse:

Mas ai vc precisaria arrumar um kit de montagem pra LGA1700 da asetek (como os da NZXT) já que não sei se a EVGA já esta enviando os kits.

Montar LGA 1700 acima de um i5 12400 nos dias de hoje requer muita atenção... São muitas variáveis...

Alguém conhece a loja HD Store e teve experiência de compra lá?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Memória XPG (Adata) é bom?

Tem um kit de 32Gb 5200Mhz CL38 DDR5 por r$ 1400 que está me tentando,...ainda mais que to querendo a ASUS Z690-G.

Última edição:
Alguém conhece a loja HD Store e teve experiência de compra lá?

Tem um kit de 32Gb 5200Mhz CL38 DDR5 por r$ 1400 que está me tentando,...ainda mais que to querendo a ASUS Z690-G.
Memória é memória, não é como se fosse queimar do nada, de todas as marcas sempre vai ter chips da Micron, Hynix ou Samsung ali, meio que não existe memoria ruim.
A questão de boa ou ruim se da mais se os chips são bons ou não pra subir em oc/apertar timings e nesse quesito os chips desse kit são terríveis.

Memória é memória, não é como se fosse queimar do nada, de todas as marcas sempre vai ter chips da Micron, Hynix ou Samsung ali, meio que não existe memoria ruim.
A questão de boa ou ruim se da mais se os chips são bons ou não pra subir em oc/apertar timings e nesse quesito os chips desse kit são terríveis.
Das memórias em si, estou vendo as DDR5 pelo custo estar muito próximo do valor de DDR4 e assim “viabilizar” a compra da mobo que to querendo.
Como não pretendo fazer OC, acho que ta valendo.
Essas XPG roda 5200MHz @ CL38 ou 6000MHz @ CL40 via XMP 3.0.

Das memórias em si, estou vendo as DDR5 pelo custo estar muito próximo do valor de DDR4 e assim “viabilizar” a compra da mobo que to querendo.
Como não pretendo fazer OC, acho que ta valendo.
Essas XPG roda 5200MHz @ CL38 ou 6000MHz @ CL40 via XMP 3.0.
Se não vai mexer em nada vai fundo então.

Toda memória DDR5 é "XMP 3.0", se diz 5200 na caixa é 5200, esses 6000/40 podem ser alguma espécie de XMP boost que tem em alguns modelos de placas-mãe, garantia 0 de rodar já que depende da CPU/RAM e da própria placa, ai fica na mesma historia de tentativa e erro que é fazer OC, liga, testa, se funcionar funcionou, se não funcionar diminui/desiste.

Se for o XPG Lancer (AX5U5200C38) eu estava pesquisando sobre também pro meu projeto High / Low...

Os chips são SpecTek, boa fabricante faz chip pra meio mundo, sobre o timing:

- Sem XMP 4800 C40 (JEDEC 7)
- Com XMP 5200 C38

Não tem chances desse kit chegar em 6000 C40, se quiser essa velocidade tem que ser o outro kit AX5U6000C40 (chip SK Hynix).

No review que eu achei não subiu nem pra 5600 em CAS nenhum, mas conseguiram 4800 C36, o que também é mto bom.

Sobre as versões do XMP é o seguinte:

DDR 3 = XMP 1.0
DDR 4 = XMP 2.0
DDR 5 = XMP 3.0

Existe a possibilidade desde a versão 2.0 de colocar 2 profiles diferentes que podem ser selecionados na BIOS, depende do fabricante da memória.

No print da esquerda é justamente da XPG Lancer 5200 C38, só vem 1 profile.

exemplo-1.png

Essa informação vem logo depois do último JEDEC (timmings padrões).

* Obs: Não achei nenhum exemplo com 2 profiles XMP DDR5, mas o conceito é o mesmo.

Falando em memórias como minha MB nao terá ajuste de frequência acima do especificado pelo processador, será que consigo apertar os timmings pra ter algum pequeno ganho ?
Não sei se são boas ou não pra over... na AMD com chip com controlador de memória mediano conseguia 3200 @ 3466 CL18 1.35v
São 2x16 Gb Team T-FORCE DARK Z 32GB Modelo TDZGD432G3200HC16CDC01

Se for o XPG Lancer (AX5U5200C38) eu estava pesquisando sobre também pro meu projeto High / Low...

Os chips são SpecTek, boa fabricante faz chip pra meio mundo, sobre o timing:

- Sem XMP 4800 C40 (JEDEC 7)
- Com XMP 5200 C38

Não tem chances desse kit chegar em 6000 C40, se quiser essa velocidade tem que ser o outro kit AX5U6000C40 (chip SK Hynix).

No review que eu achei não subiu nem pra 5600 em CAS nenhum, mas conseguiram 4800 C36, o que também é mto bom.

Sobre as versões do XMP é o seguinte:

DDR 3 = XMP 1.0
DDR 4 = XMP 2.0
DDR 5 = XMP 3.0

Existe a possibilidade desde a versão 2.0 de colocar 2 profiles diferentes que podem ser selecionados na BIOS, depende do fabricante da memória.

No print da esquerda é justamente da XPG Lancer 5200 C38, só vem 1 profile.

exemplo-1.png

Essa informação vem logo depois do último JEDEC (timmings padrões).

* Obs: Não achei nenhum exemplo com 2 profiles XMP DDR5, mas o conceito é o mesmo.
Ótimas informações, eu estava pensando nesse kit apenas pelo preço, pois ficaria bem próximo de 32Gb DDR4, no caso sou bem conservador em relação a marcas, normalmente compro Corsair, Crucial e Kingston, porém tenho aquele “preconceito“ com algumas novas marcas como XPG.

Minha duvida final é se a DDR5 4800 @ CL40 é melhor que DDR4 3600 @ CL18, mesmo que por uma margem de 0,01%, já estaria valendo, porque eu pegaria uma mobo mais top DDR5 de R$ 2500,00.

Ótimas informações, eu estava pensando nesse kit apenas pelo preço, pois ficaria bem próximo de 32Gb DDR4, no caso sou bem conservador em relação a marcas, normalmente compro Corsair, Crucial e Kingston, porém tenho aquele “preconceito“ com algumas novas marcas como XPG.

Minha duvida final é se a DDR5 4800 @ CL40 é melhor que DDR4 3600 @ CL18, mesmo que por uma margem de 0,01%, já estaria valendo, porque eu pegaria uma mobo mais top DDR5 de R$ 2500,00.

Tudo tem prós e contras...

Se fosse montar um 12400/12600 montaria numa DDR4 por causa de custos.

Se fosse um 12700/12900 iria de DDR5, mesmo porque a DDR 5 está evoluindo mto, a G.Skill já tem kit 6400 C32 !!!

Nos testes o DDR 5 fica na frente por pouco da DDR4, mas o consumo é maior tambem.

E complementando o post anterior, SpecTech é Micron, então está de boa.

Falando em memórias como minha MB nao terá ajuste de frequência acima do especificado pelo processador, será que consigo apertar os timmings pra ter algum pequeno ganho ?
Não sei se são boas ou não pra over... na AMD com chip com controlador de memória mediano conseguia 3200 @ 3466 CL18 1.35v
São 2x16 Gb Team T-FORCE DARK Z 32GB Modelo TDZGD432G3200HC16CDC01

Não achei nada na net sobre os chips desse kit mas pelas primarias pode ser dual rank Micron Rev.E ou single Rank Micron Rev.B, melhor usar o Thaiphoon Burner pra tentar descobrir.

Se for Rev.E deve dar pra apertar mais as latências nessa frequência do que com Rev.B que se comporta melhor subindo pra altas frequências.

Tudo tem prós e contras...

Se fosse montar um 12400/12600 montaria numa DDR4 por causa de custos.

Se fosse um 12700/12900 iria de DDR5, mesmo porque a DDR 5 está evoluindo mto, a G.Skill já tem kit 6400 C32 !!!

Nos testes o DDR 5 fica na frente por pouco da DDR4, mas o consumo é maior tambem.

E complementando o post anterior, SpecTech é Micron, então está de boa.
Estou de olho num 12700K que achei por R$ 2600,00, usar uma ASUS Z690-G DDR5 por 2500,00 e 32gb XPG DDR5 por 1200,00 ( contando 5% desc e 200,00 de crédito na Kabum).

O WC H115i caiu para 950,00 (com cupom).

Não achei nada na net sobre os chips desse kit mas pelas primarias pode ser dual rank Micron Rev.E ou single Rank Micron Rev.B, melhor usar o Thaiphoon Burner pra tentar descobrir.

Se for Rev.E deve dar pra apertar mais as latências nessa frequência do que com Rev.B que se comporta melhor subindo pra altas frequências.
Eu me recordo que acho quevera Micron Rev.E...
Existex algum tutorial quecseja didático preu tentar ver se consigo algo Tho95 ?
H610 pelo visto chega hoje. Obrigado.

Eu me recordo que acho quevera Micron Rev.E...
Existex algum tutorial quecseja didático preu tentar ver se consigo algo Tho95 ?
H610 pelo visto chega hoje. Obrigado.
Rev.E a 3200 deve dar pra apertar as latências razoavelmente, como o seu é o "K" então da pra subir a voltagem do VCCSA e agressivar mais, um guia realmente decente nunca vi, mas esse texto aqui tem alguns pontos de partida interessantes:

É tranquilo instalar cooler compatível com LGA1200 na B660 que tem furação dupla, ou existe alguma contra indicação? Possuo um Scythe Fuma 2 e pretendo colocá-lo numa ROG B660-A em conjunto com um i5 12600k.

É tranquilo instalar cooler compatível com LGA1200 na B660 que tem furação dupla, ou existe alguma contra indicação? Possuo um Scythe Fuma 2 e pretendo colocá-lo numa ROG B660-A em conjunto com um i5 12600k.
É de boa contanto que o cooler não tenha alguma dificuldade relacionada a altura pra dar contato com o IHS, basta instalar e checar se ta tudo direitinho.

Rev.E a 3200 deve dar pra apertar as latências razoavelmente, como o seu é o "K" então da pra subir a voltagem do VCCSA e agressivar mais, um guia realmente decente nunca vi, mas esse texto aqui tem alguns pontos de partida interessantes:

Obrigado Tho95...
Vou dar uma lida mais tarde !
H610 chegou.. chegando em casa vou ver se já instalo ela.

Em tempo ...
Uma H610M-A com 12600K rodando Prime95

É de boa contanto que o cooler não tenha alguma dificuldade relacionada a altura pra dar contato com o IHS, basta instalar e checar se ta tudo direitinho.

Pode ocorrer essa "incompatibilidade" por conta da altura? Há relatos disso?

Chance muito pequena, só vi acontecer com os AIOs que usam projeto da Asetek.

Obrigado Tho95...
Vou dar uma lida mais tarde !
H610 chegou.. chegando em casa vou ver se já instalo ela.

Em tempo ...
Uma H610M-A com 12600K rodando Prime95

Pelos clocks dele tá tendo um leve throttling já, pelo visto o fan vai ser necessário pra segurar 100% da performance, talvez um undervolt, ou melhor ainda os dois.

Espero que eu não tenha problemas como meu Gammaxx V1 400 tbm.

Chance muito pequena, só vi acontecer com os AIOs que usam projeto da Asetek.

Pelos clocks dele tá tendo um leve throttling já, pelo visto o fan vai ser necessário pra segurar 100% da performance, talvez um undervolt, ou melhor ainda os dois.
É ...
Ali não aparece as informações mas acredito que deve estar ocorrendo sim ...
Undervolt preciso estudar como fazer. Nunca fiz.

Espero que eu não tenha problemas como meu Gammaxx V1 400 tbm.

É ...
Ali não aparece as informações mas acredito que deve estar ocorrendo sim ...
Undervolt preciso estudar como fazer. Nunca fiz.
Aparece quando ele filma o monitor, os clocks dos P-Cores abaixo do que deveria:

Screenshot-2022-04-18-144716.png

Users who are viewing this thread

Voltar