[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Dá e sobra.
Se é boa escolha ou não depende de vc, eu não gastaria quase 2K numa mobo não Z com uma CPU bloqueada.
Tenho a mesma opinião...
E pegar uma Z com cpu bloqueada tbm nao vejo sentido.
Quer uma com VRM bom, boas features e preço razoável? Se for Asus tem a B660M TUF que gira em torno de uns 1150.00 e leva o 12700F tbm... e é bem completinha.

Tenho a mesma opinião...
E pegar uma Z com cpu bloqueada tbm nao vejo sentido.
Quer uma com VRM bom, boas features e preço razoável? Se for Asus tem a B660M TUF que gira em torno de uns 1150.00 e leva o 12700F tbm... e é bem completinha.
Na verdade o que eu quis dizer é que são ~2K e a mobo nem é Z, é uma B660, além da CPU ser bloqueada o que nem demanda tal investimento na mobo, tem a TUF full size que sai por ~1300 também, mas no fim das contas não é uma escolha que cabe a mim, a B660 Strix leva a CPU de qualquer forma.

Na verdade o que eu quis dizer é que são ~2K e a mobo nem é Z, é uma B660, além da CPU ser bloqueada o que nem demanda tal investimento na mobo, tem a TUF full size que sai por ~1300 também, mas no fim das contas não é uma escolha que cabe a mim, a B660 Strix leva a CPU de qualquer forma.
Sim Tho95
Eu entendi...
Vai do bolso e gosto mesmo...

Agradeço demais as opiniões. O meu interesse pela ROG STRIX B660-A em particular é pelo fato dela possuir WIFI, bons VRMS, ser ATX e possuir furação compatível com LGA1200 (logo eu não precisaria investir em outro cooler). Na kabum, com cupom de desconto prime, ela sai por R$ 1.620,00. Ainda é um "mau" negócio? Alguma Z690 com essas especificações se torna mais interessante no custo x benefício?

Agradeço demais as opiniões. O meu interesse pela ROG STRIX B660-A em particular é pelo fato dela possuir WIFI, bons VRMS, ser ATX e possuir furação compatível com LGA1200 (logo eu não precisaria investir em outro cooler). Na kabum, com cupom de desconto prime, ela sai por R$ 1.620,00. Ainda é um "mau" negócio? Alguma Z690 com essas especificações se torna mais interessante no custo x benefício?
A meu ver se quer uma com furação compatível e com todas as features veja a H670 Pro que apesar de tbm nao ser uma Z é bem completa, tem tudo da B660 TUF e é full ATX com DrMOS de 14 fases. Veja qto sai com seu prime...

Outra opção caso queira mesmo uma Z mesmo eu acreditando que nao faz sentido com um CPU não K seria a Asus Z690M Plus que sai mais barata que a H670 Pro mas tem menos tecnologias atuais porem tbm tem furação dupla mas é mATX.

Última edição:
A minha experiência com a MSI B660M Mortar e 12700F é a seguinte: com power limit setado em 65W ela limita a energia e faz o throttling por energia. Aumentou o power limit para o segundo estágio (180 W), o problema meu começa a ser a refrigeração. No ilimitado mesmo ocorre. O cooler box é extremamente limitado e ainda estou aguardando os Correios terem a boa vontade de me entregar o adaptador do meu AIO depois de pagar a taxa de R$15 deles...

Por 1620 já fica melhor, a outra opção próxima seria a H670 TUF plus (já citada) mesmo mas está mais cara no momento, as H670 tem suporte a usar mais lanes do DMI da CPU assim como as Z690 então dê uma avaliada nisso antes de escolher, mas se não for lotar a placa de m.2 acho que a B660 Strix tá valendo por ser full size.

A minha experiência com a MSI B660M Mortar e 12700F é a seguinte: com power limit setado em 65W ela limita a energia e faz o throttling por energia. Aumentou o power limit para o segundo estágio (180 W), o problema meu começa a ser a refrigeração. No ilimitado mesmo ocorre. O cooler box é extremamente limitado e ainda estou aguardando os Correios terem a boa vontade de me entregar o adaptador do meu AIO depois de pagar a taxa de R$15 deles...
acredito que resolvendo a questão do cooler vai ficar tudo certo ... essa MSI Mortar é bem legal ... Aguenta bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por 1620 já fica melhor, a outra opção próxima seria a H670 TUF plus (já citada) mesmo mas está mais cara no momento, as H670 tem suporte a usar mais lanes do DMI da CPU assim como as Z690 então dê uma avaliada nisso antes de escolher, mas se não for lotar a placa de m.2 acho que a B660 Strix tá valendo por ser full size.
Strix está acima da TUF em categoria mas ainda verificaria quanto tem de desconto como cliente Prime.

Ambas na Kabum, o preço base da H670 PRO é menor então com o desconto do Prime ainda deve sair mais barata que a B660-A Rog Strix.

Promoção do 12700k, esta sendo vendido no Ebay pela BestBuy por $328.
Dei sorte e achei um 12700K por ar$ 2.300,00 no Mercado Livre, e ainda parcelei esse valor em 12x sem juros e frete grátis. Comprei na segunda-feira e chegou na quarta-feira, ontem eu instalei e testei, tudo funcionando certinho.
Foi a versão “retail box” e veio na caixa, com NF, manual, adesivo, tudo perfeito e não é aquelas versão OEM que vem apenas no blister plástico.
Mas como disse, foi sorte, tem que garimpar.

ROG STRIX B660-A + i5 12600KF, por R$ 3.500,00, é um bom negócio? Sei que essa mobo não suporta OC, mas disso eu não faço a menor questão. Minha intenção é aproveitar minhas memórias, bem como o air cooler, ter uma mobo com muitos recursos e um processador mais potente. Atualmente possuo um i7 8700 + Z370 MSI SLI PLUS, quanto será que conseguiria na venda desse "kit"?

Última edição:
ROG STRIX B660-A + i5 12600KF, por R$ 3.500,00, é um bom negócio? Sei que essa mobo não suporta OC, mas disso eu não faço a menor questão. Minha intenção é aproveitar minhas memórias, bem como o air cooler, ter uma mobo com muitos recursos e um processador mais potente. Atualmente possuo um i7 8700 + Z370 MSI SLI PLUS, quanto será que conseguiria na venda desse "kit"?
Preço tá legal até já que atualmente esse i5 sai por quase 2 mil reais nas lojas, seu kit antigo sem as memórias a depender de onde vc mora vc acha até ~1000 reais, mas se morar em cidade grande não sei se conseguiria esse valor.

Não sei onde pretende pegar o 12600KF, mas no Ali esta R$1.520 e o 12600k R$1.644

preciso atualizar meu setup atual, para isso vou trocar meu i7 8700 8th gen por um i7 12700F 12th gen, e obviamente vou precisar de um nova mobo, eu uso uma ASROCK Z370 Killer SLI e acho ela boa pra caramba. Qual mobo seria teria o melhor custo-benefício para usar com esse novo processador?

preciso atualizar meu setup atual, para isso vou trocar meu i7 8700 8th gen por um i7 12700F 12th gen, e obviamente vou precisar de um nova mobo, eu uso uma ASROCK Z370 Killer SLI e acho ela boa pra caramba. Qual mobo seria teria o melhor custo-benefício para usar com esse novo processador?
Ja tive essa mobo.. parrruda mesmo...
Eu iniciaria em mobos com VRM DrMOS mas mesmo gostando de asrock fugiria da maioria delas... estão bem carentes de VRMs de qualidade... pelo q ando vendo as Asus com DrMOS de 10 fases pra cima ja atendem sem ter problemas o 12700F... existem outras marcas como MSI E Giga tao boas quanto...
Sobre as Asus iniciaria com a B660M TUF ou H670 Pro.. dai pra cima... as abaixo disso tem VRMs mais simples...
Tho95 pode adicionar outras opções pra complementar meu comentario...

Ja tive essa mobo.. parrruda mesmo...
Pois é, na época que comprei paguei aprox. 800 reais por ela na loja que explode, não sei se foi a inflação + alta do dólar mas tô vendo mobos decentes que suportam esse processador bem em torno de 1.600 a 2.000 reais, não sei se é necessário pagar tudo isso para poder aproveitar mais do processador. :hmm:

Só cuidado com as temperaturas do 12700f, eu sair do 8700k para um 12700k e foi sofrível para estabilizar as temperaturas

Só cuidado com as temperaturas do 12700f, eu sair do 8700k para um 12700k e foi sofrível para estabilizar as temperaturas
Eu meio que estou pensando nisso, por isso vou melhorar meu cooler para um Nótus B "https://www.kabum.com.br/produto/21...r-pcyes-notus-b-amd-intel-120mm-preto-pcyacnb", (recomendado aqui no fórum também) até comprei uma seringa do grizzly bear Kryonaut para usar junto, só estou esperando chegar.
Me veio outra dúvida, onde está mais viável pegar o processador neste momento? Percebi que o povo daqui está comprando por fora por um preço bem em conta, estão tendo problemas com taxação?

Eu meio que estou pensando nisso, por isso vou melhorar meu cooler para um Nótus B "https://www.kabum.com.br/produto/21...r-pcyes-notus-b-amd-intel-120mm-preto-pcyacnb", (recomendado aqui no fórum também) até comprei uma seringa do grizzly bear Kryonaut para usar junto, só estou esperando chegar.
Me veio outra dúvida, onde está mais viável pegar o processador neste momento? Percebi que o povo daqui está comprando por fora por um preço bem em conta, estão tendo problemas com taxação?
Eu comprei no EUA quando fui lá em dezembro do ano passado, lá saiu uns 2 mil.

A respeito da temperatura, eu usava o 12700k com noctua d15s, infelizmente ele atingia 88c por causa do meu gabinete que não tinha uma ventilação muito boa, coloquei um water cooler e agora não passa de 65c jogando o game mais pesado.
Só recomento air cooler se o cara tiver um gabinete com fluxo de ar muito bom.

12700K + watercooler Lian Li Galahad 360 = 32 ~ 35ºC em uso básico e atingiu 62ºC renderizando modelos 3D e usando 100% do processamento… esse watercooler é TOP, não troco mais…

Pois é, na época que comprei paguei aprox. 800 reais por ela na loja que explode, não sei se foi a inflação + alta do dólar mas tô vendo mobos decentes que suportam esse processador bem em torno de 1.600 a 2.000 reais, não sei se é necessário pagar tudo isso para poder aproveitar mais do processador. :hmm:
Peguei a minha la tbm e foi bem esse o preço... hoje em dia placa de 800 a 1000 reais vem tudo com VRM simples... placas q começam a ficar boas entre 1500 e 2000... aproveitar é relativo... dependendo do uso as de 800 a 1000 pode atender mas via de regra acredito q seja melhor nao arriscar...
Eu peguei uma H610 pro 12600K pra testar ate aparecer a z690 q quero comprar....

Última edição:
Eu peguei uma H610 pro 12600K pra testar ate aparecer a z690 q quero comprar....
Depois conta a experiência, qual cooler pegou?

Pensando aqui em ir de H610+12400F+32GB RAM 3200Mhz. Talvez espere um pouco mais e invista mais uns 400 reais na B660M TUF. Tô pensando ainda, não sei se vale...

Um cooler torre única de 120mm vai sofrer absurdamente com um 12700F, infelizmente tu vai precisar de um air cooler high end ou um AIO de 280/360mm.

De placa entre os 1000~1500 tem:

Uma observação, se o áudio onboard vai ser algo relevante pra vc (principalmente o mic in) é melhor ignorar os modelos TUF já que a implementação de áudio delas não é muito boa.

Users who are viewing this thread

Voltar