[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Tinha alguma H670?

A esperança é que a ROG tenha pelo menos um power limit melhor.

Edit: Teria como rodar um Cinebench pra ver se aguenta?
Uma info sobre o power limit, o power limit é liberado totalmente, não difere entre os modelos/marcas de placa, o problema é a placa aguentar ou não rodar X CPU sem power limit mesmo.

Uma info sobre o power limit, o power limit é liberado totalmente, não difere entre os modelos/marcas de placa, o problema é a placa aguentar ou não rodar X CPU sem power limit mesmo.

Então, por isso mesmo...

A placa deve vir no profile seguro, se tirar as amarrar, queria saber se o 12600K é suportado ou não.

Tinha alguma H670?

A esperança é que a ROG tenha pelo menos um power limit melhor.

Edit: Teria como rodar um Cinebench pra ver se aguenta?

chegando já faço os testes e posto pro pessoal aqui
mas de antemão acredito que aguente sim
tem um vídeo que vi ontem de um cara rodando ela com o 12600K e me pareceu que aguentou pelo que ele mencionou.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, por isso mesmo...

A placa deve vir no profile seguro, se tirar as amarrar, queria saber se o 12600K é suportado ou não.

Rodar ele roda, o que achei estranho é não aparecer na lista de CPUs suportados no site da ASUS ...
Até 12900K aparece na lista.

Então, por isso mesmo...

tem um vídeo que vi ontem de um cara rodando ela com o 12600K e me pareceu que aguentou pelo que ele mencionou.

Rodar ele roda, o que achei estranho é não aparecer na lista de CPUs suportados no site da ASUS ...

Aproveitei e fui na casa do amigo que tem a B660M Aorus Pro logo pela manha, peguei um 12700KF horrível de OC que tenho largado aqui, assim que vc bota a CPU no socket e da um clear CMOS ela já seta direto pro power limit liberado, qualquer tentativa de setar o P-Core Ratio acima de 47 a BIOS ignora e volta pra 47, mas dentro do sistema a CPU roda sem power limits e mantém o clock por tempo ilimitado em 4700/3600 no P95 small ffts com AVX2 puxando pra lá dos 210W+.

Ou seja, dá pra puxar os clocks de todos os cores pra o maximo do single core turbo? Não.
Dá pra manter a CPU operando na performance máxima de turbo multi core eternamente? Sim.

EDIT: VRM dessa placa é um 12x60A 6 fases com doublers.

Última edição:
Aproveitei e fui na casa do amigo que tem a B660M Aorus Pro logo pela manha, peguei um 12700KF horrível de OC que tenho largado aqui, assim que vc bota a CPU no socket e da um clear CMOS ela já seta direto pro power limit liberado, qualquer tentativa de setar o P-Core Ratio acima de 47 a BIOS ignora e volta pra 47, mas dentro do sistema a CPU roda sem power limits e mantém o clock por tempo ilimitado em 4700/3600 no P95 small ffts com AVX2 puxando pra lá dos 210W+.

Ou seja, dá pra puxar os clocks de todos os cores pra o maximo do single core turbo? Não.
Dá pra manter a CPU operando na performance máxima de turbo multi core eternamente? Sim.

Foi o que imaginei ... (e o bom é que vc nem precisou comprar a MB pra testar)...
Vai rolar em stock sem problemas se o VRM aguentar...
Estou curioso em saber como essa H610m-A que comprei vai se comportar
Ainda acho que mesmo sem um cooler soprando ar sobre o VRM, vai rolar legal, ainda mais pq minhas renderizações não costumam passar de 10 a 20 minutos e a depender do projeto nem utiliza 100% da CPU (coisa do Premiere).

Foi o que imaginei ... (e o bom é que vc nem precisou comprar a MB pra testar)...
Vai rolar em stock sem problemas se o VRM aguentar...
Estou curioso em saber como essa H610m-A que comprei vai se comportar
Ainda acho que mesmo sem um cooler soprando ar sobre o VRM, vai rolar legal, ainda mais pq minhas renderizações não costumam passar de 10 a 20 minutos e a depender do projeto nem utiliza 100% da CPU (coisa do Premiere).
Pelo que vi aqui nenhuma placa sem DrMOS consegue rodar mais que um 12400 sem dar thermal throttling no VRM, agora o quanto tempo leva é difícil saber pq os testes são de uma hora, então é algo entre 1~59 minutos. :haha:

Pelo que vi aqui nenhuma placa sem DrMOS consegue rodar mais que um 12400 sem dar thermal throttling no VRM, agora o quanto tempo leva é difícil saber pq os testes são de uma hora, então é algo entre 1~59 minutos. :haha:
Veremos
Placa básica como essa que peguei se der Thermal Trottling já será esperado
Aparecendo a Prime Z690M Plus na mira será ela mesma
Agora quanto tempo demorará pra ter estoque não sei
Ela com seu VRM DrMOS de 10 fases já deve ser suficiente.

Qq coisa aqui na H610, mesmo que não faça sentido, boto ela com um PL até uns 65w e ok "por enquanto"

Está usando Windows 11 ai ?
Instalei aqui no pc do serviço e achei horrivel rs

Veremos
Placa básica como essa que peguei se der Thermal Trottling já será esperado
Aparecendo a Prime Z690M Plus na mira será ela mesma
Agora quanto tempo demorará pra ter estoque não sei
Ela com seu VRM DrMOS de 10 fases já deve ser suficiente.

Qq coisa aqui na H610, mesmo que não faça sentido, boto ela com um PL até uns 65w e ok "por enquanto"

Está usando Windows 11 ai ?
Instalei aqui no pc do serviço e achei horrivel rs
To no 11, taskbar com ícones combinados é 1 bosta completa, até hoje não acostumei.

To no 11, taskbar com ícones combinados é 1 bosta completa, até hoje não acostumei.
tentei reduzir o tamanho da taskbar e até consegui mas desconfigura o relógio ...
taskbar joguei os icones pra esquerda
tentei usar o ClassicShell que uso direto aqui no Win10 mas não fica legal tbm
Se não fosse pelo Thread Director nem pensaria no Win 11
Mais um motivo pra poder ter pego o i5 12400 rs

tentei reduzir o tamanho da taskbar e até consegui mas desconfigura o relógio ...
taskbar joguei os icones pra esquerda
tentei usar o ClassicShell que uso direto aqui no Win10 mas não fica legal tbm
Se não fosse pelo Thread Director nem pensaria no Win 11
Mais um motivo pra poder ter pego o i5 12400 rs
Bem isso mesmo, tentei de tudo que dava pra recuperar a taskbar padrão do W10 mas sempre fica com algum bug aqui, ter uma tela com mais de 1 metro de largura e usar taskbar combinada que perco 3 segundos esperando as janelinhas "subirem" pra escolher a que quero tá sendo 1 saco acho que se não fosse uma tela 4K onde dá pra deixar varias janelas na tela ao mesmo tempo eu já teria voltado pro W10 assim mesmo, W11 é totalmente anti produtividade.

Pois eh
Vou ter que fazer os testes lá em casa
acredito que vou perder desempenho pois duvido que vão "otimizar" o windows 10 pro Thread Director e nem sei se seria possivel devido ao Kernel.
Vai ser osso usar esse Windows 11 ... Tá me parecendo mais um daqueles Windows transitórios como o Windows ME, Windows 8

Legal, se puder nos seus testes observa a variação dos clocks, da mta curiosidade de ver se VRM aguenta, se aguentar os da B660 aguentam tambem.

E o vídeo do cara é bacana, apesar do hardware simples, o cara consegue trazer um bom conteúdo, só faltou monitorar os watts e clock.

Ai a gente cai naquela dualidade...

Essa B660M tem um VRM parrudinho, sobre os clocks, o max boost 3.0 é 5ghz e o max turbo é 4.9/3.8ghz, então na B660 não se aproveita todo o processador K.

E do outro lado, tem mobo Z690 com VRM pior, os fabricantes estão de zoeira mesmo.

Legal, se puder nos seus testes observa a variação dos clocks, da mta curiosidade de ver se VRM aguenta, se aguentar os da B660 aguentam tambem.

E o video do cara é bacana, apesar do hardware simples, o cara consegue trazer um bom conteúdo, só faltou monitorar os watts e clock.

Essa B660M tem um VRM parrudinho, sobre os clocks, o max boost 3.0 é 5ghz e o max turbo é 4.9/3.8ghz, então na B660 não se aproveita todo o processador K.

E do outro lado, tem mobo Z690 com VRM pior, os fabricantes estão de zoeira mesmo.
Os clocks padrão do 12700K/F são por numero de cores ativos:

1P 5.0 (Turbo 3.0 TVB)
2P 4.9
3P 4.9
4P 4.9
5P 4.8
6P 4.8
7P 4.7
8P 4.7

1E 3.8
2E 3.8
3E 3.6
4E 3.6

Então sim está aproveitando 100% de como ele opera em stock, mesmo numa Z690 é assim em full load, os valores maiores de turbo nunca funcionaram com todos os cores ativos.

EDIT: Foto da BIOS com o 12700KF, na esquerda os valores manuais, na direita os padrão.

Smart-Select-20220414-112959-Gallery-1.jpg

E o vídeo do cara é bacana, apesar do hardware simples, o cara consegue trazer um bom conteúdo, só faltou monitorar os watts e clock.

Pode deixar que irei monitorar...
Até tenho um canal no YT sobre hardware mas estou sem saco de postar conteúdo então vai ser por aqui mesmo ...

das Asus pelo menos a TUF B660M Plus tem o "mesmo" VRM que a Prime Z690M Plus (DrMOS de 10 Fases), e acredito que suporte com tranquilidade qq CPU em stock. (até acho que roda o 12900K com PL liberado sem sofrer muito)

Daí pra cima a H670 Pro Wifi tem o "mesmo" VRM da Z690-P (DrMOS de 14 fases) - Essa H670 é bem completa.. gostei .. mas não consigo justificar pagar essa grana numa H670 sendo que a Z690M custa um pouco menos (preço base em USD) e ainda te dá mais opções de ajustes.

1P 5.0 (Turbo 3.0 TVB)
2P 4.9
3P 4.9
4P 4.9
5P 4.8
6P 4.8
7P 4.7
8P 4.7

1E 3.8
2E 3.8
3E 3.6
4E 3.6

Então sim está aproveitando 100% de como ele opera em stock, mesmo numa Z690 é assim em full load, os valores maiores de turbo nunca funcionaram com todos os cores ativos.
Mas nas Z se habilitar tipo o MCE grudam todos no boost máximo né ?

Pode deixar que irei monitorar...
Até tenho um canal no YT sobre hardware mas estou sem saco de postar conteúdo então vai ser por aqui mesmo ...

das Asus pelo menos a TUF B660M Plus tem o "mesmo" VRM que a Prime Z690M Plus (DrMOS de 10 Fases), e acredito que suporte com tranquilidade qq CPU em stock. (até acho que roda o 12900K com PL liberado sem sofrer muito)

Daí pra cima a H670 Pro Wifi tem o "mesmo" VRM da Z690-P (DrMOS de 14 fases) - Essa H670 é bem completa.. gostei .. mas não consigo justificar pagar essa grana numa H670 sendo que a Z690M custa um pouco menos (preço base em USD) e ainda te dá mais opções de ajustes.

Mas nas Z se habilitar tipo o MCE grudam todos no boost máximo né ?
Se ligar o MCE todos P vão pra 50 e todos E pra 38.

Sofri muito com isso também, até que descobri esse software aqui: https://github.com/valinet/ExplorerPatcher

Tô usando no meu PC pessoal e no notebook do trabalho, e em ambos a taskbar está igualzinho ao W10.
Já testei ele aqui mas por algum motivo toda vez que abria uma janela do explorer crashava tudo e abria de novo, pode ser que já tenham dado um fix vou testar de novo mais tarde.

Última edição:
Sofri muito com isso também, até que descobri esse software aqui: https://github.com/valinet/ExplorerPatcher

Tô usando no meu PC pessoal e no notebook do trabalho, e em ambos a taskbar está igualzinho ao W10.
Que maravilha
vou deixar isso anotado aqui.

Tho95, dá uma olhada na resposta desse cara (perguntei ontem pra ele)
Aqui aparece como primeiro comentário
Falando sobre o MCE e as Memos (estranho)

1P 5.0 (Turbo 3.0 TVB)
2P 4.9
3P 4.9
4P 4.9
5P 4.8
6P 4.8
7P 4.7
8P 4.7

1E 3.8
2E 3.8
3E 3.6
4E 3.6

EDIT: Foto da BIOS com o 12700KF, na esquerda os valores manuais, na direita os padrão.

Smart-Select-20220414-112959-Gallery-1.jpg

Foi mal, eu que me expressei mal...

Qdo eu falo em usar 100% do 12700K eu falo em manter o clock em todos os cores.

Se for usar o clock stock, é 12700 non-K mesmo.

O teste da Toms e vários users conseguem de 4.9 até 5.3ghz (esse últimos eu acho meio lenda ou papinho) em todos os cores.

Sem-t-tulo.png

A ideia era economizar na mobo pra colocar na memo ou cooler, a diferença é grande, aprox. US$ 240.

Mas só valeria a pena se a B660 tivesse MCE e mantivesse o clock alto em todos os cores, mesmo que fosse um pouco menor.

Ou então partir pra B660 e processador non-K já que é pra usar as frequências programadas mesmo.

Última edição:
gasdasdd.jpg

ficam modificando o windows e depois não sabem pq tem tantos bugs
Vc fala merda de propósito ou só se faz de burro mesmo?

Se tiver desconfiado, lê o código e builda vc mesmo, o código de release que o autor fornece é compilado pelo próprio github actions.

Já testei ele aqui mas por algum motivo toda vez que abria uma janela do explorer crashava tudo e abria de novo, pode sr que já tenham dado um fix vou testar de novo mais tarde.
Por aqui tá sussa em ambos, comecei a usar tem uns 15 dias.

gasdasdd.jpg

Não entendi. Nesse link só um app identificou ele como malware e todos os demais não. Não seria o caso desse único da lista estar acusando um falso positivo?

O teste da Toms e vários users conseguem de 4.9 até 5.3ghz (esse últimos eu acho meio lenda ou papinho) em todos os cores.

Sem-t-tulo.png

A ideia era economizar na mobo pra colocar na memo ou cooler, a diferença é grande, aprox. US$ 240.

Mas só valeria a pena se a B660 tivesse MCE e mantivesse o clock alto em todos os cores, mesmo que fosse um pouco menor.

Ou então partir pra B660 e processador non-K já que é pra frequências programadas mesmo.

Mesmo coisa que acabei pensando mas já tinha comprado o 12600K
Acho que um combo B660M + i7 12700 casa muito bem se vc não pensa em extrair o máximo.
Mas no caso dele, tem que ser uma B660M com DrMOS se for usar no máximo e ai a coisa fica cara em termos de MB... aliás é foda pensar em comprar uma MB que custa mais que a CPU.
Não tem muito pra onde correr.

gasdasdd.jpg

Cansou de passar vergonha no tópico da AMD e veio passar aqui também? :burro:
Que maravilha
vou deixar isso anotado aqui.

Tho95, dá uma olhada na resposta desse cara (perguntei ontem pra ele)
Aqui aparece como primeiro comentário
Falando sobre o MCE e as Memos (estranho)

Vi o comentário dele ali, só pegando a placa pra ter 100% de certeza mesmo, na H610 dá pra mexer na frequência de memória MAS só até o limite padrão da Intel de 3200MT/s

Sem-t-tulo.png

Ou então partir pra B660 e processador non-K já que é pra usar as frequências programadas mesmo.
Ah sim, a B660M Aorus que testei segura o clock por tempo indeterminado nos valores certos de 4700/3600 já que o PL fica ilimitado (não a toa ficava sempre acima de 200W no P95 small FFTs com tudo no talo) e o VRM dela não da thermal throttling, a CPU estava abaixo dos 100 graus (que é o ponto de throttling padrão da Intel nesses modelos, 90C pode ser custom de alguma BIOS de fabricante), ou seja contanto que o VRM e a CPU estejam abaixo das temperaturas limite ela segura a CPU rodando tranquilo da mesma forma que a minha fica aqui se eu setar pra stock.

Cansou de passar vergonha no tópico da AMD e veio passar aqui também? :burro:

Vi o comentário dele ali, só pegando a placa pra ter 100% de certeza mesmo, na H610 dá pra mexer na frequência de memória MAS só até o limite padrão da Intel de 3200MT/s

Ah sim, a B660M Aorus que testei segura o clock por tempo indeterminado nos valores certos de 4700/3600 já que o PL fica ilimitado (não a toa ficava sempre acima de 200W no P95 small FFTs com tudo no talo) e o VRM dela não da thermal throttling, a CPU estava abaixo dos 100 graus (que é o ponto de throttling padrão da Intel nesses modelos, 90C pode ser custom de alguma BIOS de fabricante), ou seja contanto que o VRM e a CPU estejam abaixo das temperaturas limite ela segura a CPU rodando tranquilo da mesma forma que a minha fica aqui se eu setar pra stock.

Exatamente ...

Vai até o limite da controladora da CPU (tinha me esquecido disso) pois se o cara tiver uma memo de 2666 e a memoria permitir, consegue subir até os 3200 MT/s, acima disso não !
Já o MCE vou ter que ver ... mas duvido que tenha.

Sobre a B660M Aorus ... VRM bom...

Nunca fui de comprar muito Gigabyte mas as que tive achei o POST bem rápido .. As Z370M e Z390M que tive eram uma foguete no POST

Users who are viewing this thread

Voltar