[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Encaixa esse cabo da placa-mãe direito aí rapaz. :haha:

Ia falar isso, que agonia!

Depois solta faísca da morte, não adianta chorar...

Será que é mais grossa que a B660 citada ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

😄

Voces não tem um paquimetro? Fiquei tão encucado com esse assunto que fui medir a placa do mini servidor.

Z390 ITX Phantom 8 pcb layers mas é mais grossa por causa da pintura preta do PCB.

Sem-t-tulo.png

Sem-t-tulo.png

Vi que teve uma redução geral no preço das placas LGA 1700, quais dessas acham que vale mais apena e quais são compatíveis com coolers 1200??

Asus ROG STRIX B660-A GAMING WIFI D4​

Asus ProArt B660-CREATOR D4​

Asus TUF GAMING H670-PRO WIFI D4​

Asus TUF GAMING B660-PLUS WIFI D4 (Essa me parece o melhor custo-benefício)

Asus PRIME B660-PLUS D4 (o preço dessa é uma tentação, é um tanto mais barata que as outras)

Voces não tem um paquimetro? Fiquei tão encucado com esse assunto que fui medir a placa do mini servidor.
Z390 ITX Phantom 8 pcb layers mas é mais grossa por causa da pintura preta do PCB.
Eu que fiz meus cabos em puro cobre 16AWG. Os originais da Corsair eram em 18AWG e 22AWG (mais finos).
O conector está no talo, não entra mais. Isso ocorre por eu ter usado terminais mais grossos. Não tem nenhum perigo de faísca ali, pode ficar sossegado...

Sobre o paquímetro, tenho um manual aqui, mas para medir precisaria soltar a placa, mas vou acabar medindo pra poder tirar essa dúvida.

Vi que teve uma redução geral no preço das placas LGA 1700, quais dessas acham que vale mais apena e quais são compatíveis com coolers 1200??

Asus ROG STRIX B660-A GAMING WIFI D4​

Asus ProArt B660-CREATOR D4​

Asus TUF GAMING H670-PRO WIFI D4​

Asus TUF GAMING B660-PLUS WIFI D4 (Essa me parece o melhor custo-benefício)

Asus PRIME B660-PLUS D4 (o preço dessa é uma tentação, é um tanto mais barata que as outras)

a H670 é a que possui mais recursos dentre todas essas... a Prime eu não pegaria e iria na TUF B660-PLUS se a questão for grana ou na TUF H670-PRO se a questão for mais recursos

Concordo tbm mas depende pra qual CPU.. se for até um i5 12400 da pra ir de B660 Prime.

Sem-t-tulo.png

Sem-t-tulo.png

Pelo que li, o padrão mínimo oficial do ATX é 1,57mm...mas não sei se está sendo adotado fielmente pelos fabricantes hoje em dia.

Pelo que li, o padrão mínimo oficial do ATX é 1,57mm...mas não sei se está sendo adotado fielmente pelos fabricantes hoje em dia.
Realmente nao da pra saber...
Eu acho q tenho parquímetro aqui mas teria q tirar a MB do gabinete

Cara é mais complexo que isso...

Pq a espessura é um dos indicadores, mas tem que ver o que mais tem no PCB.

Melhor um 6 layers com 2 oz de cobre (unidade onça igual usada no ouro) no PCB do que 8 layers de 1 oz de cobre.

Qdo a placa tem anuncia, qdo não tem geralmente é 1 oz só.

A Asrock usa um PCB de alta densidade, mais resistente e fino, então é um 8 layers de qualidade só que mais fino.

Na eletrônica tudo é cheio de detalhes.

Sem-t-tulo.png

H670 PRIME D4 rende com um I7 12700F? A TUF B660 é um pouco mais cara porém os recursos a mais não tem utilidade pra mim, não uso wifi, USB 3.2, audio 7.1 etc... Só poderia pensar em optar por ela devido ao VRM, porém como já mencionei antes não quero fazer OC.

H670 PRIME D4 rende com um I7 12700F? A TUF B660 é um pouco mais cara porém os recursos a mais não tem utilidade pra mim, não uso wifi, USB 3.2, audio 7.1 etc... Só poderia pensar em optar por ela devido ao VRM, porém como já mencionei antes não quero fazer OC.
Não consegui achar nenhum teste dessa placa mas ela não tem nem dissipador no VRM de cima, acho que não seria boa ideia usar com um I7 12700. A Prime B660 plus d4 que tem o dissipador de cima já perde com o I7 12700:

12700_Standard.png

Cara é mais complexo que isso...

Pq a espessura é um dos indicadores, mas tem que ver o que mais tem no PCB.

Melhor um 6 layers com 2 oz de cobre (unidade onça igual usada no ouro) no PCB do que 8 layers de 1 oz de cobre.

Qdo a placa tem anuncia, qdo não tem geralmente é 1 oz só.

A Asrock usa um PCB de alta densidade, mais resistente e fino, então é um 8 layers de qualidade só que mais fino.

Na eletrônica tudo é cheio de detalhes.

Sem-t-tulo.png
Muito boa a explicação Neo..
Ja tinha visto isso no site da asrock
Sempre gostei dessa marca mas hoje pra 12 gen acho que é um dos piores vrms no geral...
Saudade da minha Z170 Extreme4

Estava na minha mira para o 12600K q é mais fraco que o 12700... mas acredito q nada que um fluxo de ar direcionado ali não resolva mas pra ficar mais tranquilo no caso das asus melhor iniciar nas placas com VRM DrMOS como a TUF B660M, H670 Pro dentre outras. A mais barata com DrMOS de 10 Fases é a TUF B660M

Última edição:
Muito boa a explicação Neo..
Ja tinha visto isso no site da asrock
Sempre gostei dessa marca mas hoje pra 1e gen acho que é um dos piores vrms no geral...
Saudade da minha Z170 Extreme4

Pior que é verdade a Asrock caiu um pouco, só as tops tipo Aqua ou Taichi que se salva.

Vendi a minha Z97 Extreme 4 faz tempo e está firme forte até hoje, o cara joga Forza 5 com a gente rs

Pior que é verdade a Asrock caiu um pouco, só as tops tipo Aqua ou Taichi que se salva.

Vendi a minha Z97 Extreme 4 faz tempo e está firme forte até hoje, o cara joga Forza 5 com a gente rs
Sempre gostei das asrocks por conta das UEFI mais "simples" e puxadas pro visual BIOS de antigamente mas hoje em dia nao vejo mais como boas compras...

Saudade tbm das EPOX que eram placas diferenciadas (quem é das antigas sabe do que se trata)...

Sempre gostei das asrocks por conta das UEFI mais "simples" e puxadas pro visual BIOS de antigamente mas hoje em dia nao vejo mais como boas compras...

Saudade tbm das EPOX que eram placas diferenciadas (quem é das antigas sabe do que se trata)...
EPOX e ABIT. :cool:

E DFI, outra marca top pra overclock (mas caaaaara)

ABIT eu tive uma NF7-S, maravilhosa com o athlon xp 2500+@3200+
esta tentando lembrar da DFI .. ela mesmo .. Acho que tive uma tbm... top demais.

esta tentando lembrar da DFI .. ela mesmo .. Acho que tive uma tbm... top demais.

Muito bom!
depois preciso entender melhor os paranaue de undervolt, do offset e tals…vi que se discutiu bastante umas paginas atrás, mas peguei o bonde andando.

Acabei acionando a KaBuM! para devolver a B660 e já comprei hoje a H670-Pro, aproveitando o frete grátis de hj.
Se a placa vier fina e Made in Brazil, já sabem… busquem Asus em outros fornecedores fora da Kabum.

Muito bom!
depois preciso entender melhor os paranaue de undervolt, do offset e tals…vi que se discutiu bastante umas paginas atrás, mas peguei o bonde andando.

Acabei acionando a KaBuM! para devolver a B660 e já comprei hoje a H670-Pro, aproveitando o frete grátis de hj.
Se a placa vier fina e Made in Brazil, já sabem… busquem Asus em outros fornecedores fora da Kabum.
E eu achando que Kabum estava trazendo algumas placas do PY rs
Espero que venha de fora e que o PCB venha mais parrudo Sleestak.

Olá senhores, estou com uma dúvida, comprei um i5 12600K que está rodando em uma mobo TUF GAMING Z690-PLUS D4.

A questão é o seguinte, segundo o site da intel: https://www.intel.com.br/content/ww...-20m-cache-up-to-4-90-ghz/specifications.html

Este processador chega até 4.9Ghz

Frequência turbo max 4.90 GHz
Performance-core Max Turbo Frequency 4.90 GHz

só que o meu não passa de 4.5Ghz, o que pode está ocorrendo? tenho que fazer algo para liberar esses 4.9?

Olá senhores, estou com uma dúvida, comprei um i5 12600K que está rodando em uma mobo TUF GAMING Z690-PLUS D4.

A questão é o seguinte, segundo o site da intel: https://www.intel.com.br/content/ww...-20m-cache-up-to-4-90-ghz/specifications.html

Este processador chega até 4.9Ghz

Frequência turbo max 4.90 GHz
Performance-core Max Turbo Frequency 4.90 GHz

só que o meu não passa de 4.5Ghz, o que pode está ocorrendo? tenho que fazer algo para liberar esses 4.9?
1 P-Core ativo 4.9
2 4.8
3 4.7
5 4.6
6 4.5

Comportamento normal pra esse modelo, é muito raro de um core só ficar ativo, pra todos ficarem em 4.9 vc vai ter que ligar o MCE (Multi Core Enhancement), mas com isso suas voltagens/temperaturas vão aumentar junto, então tenha certeza que seu cooler aguenta se quiser ligar.

1 P-Core ativo 4.9
2 4.8
3 4.7
5 4.6
6 4.5

Comportamento normal pra esse modelo, é muito raro de um core só ficar ativo, pra todos ficarem em 4.9 vc vai ter que ligar o MCE (Multi Core Enhancement), mas com isso suas voltagens/temperaturas vão aumentar junto, então tenha certeza que seu cooler aguenta se quiser ligar.
comprei um Water Cooler PCyes Sangue Frio 2, 240mm, e fiquei surpreso com ele, o bicho segura muito, rodei o interburn test e as temps não passaram de 70 graus.

acredito que deve valer a pena colocar os núcleos para rodar a 4.9, vou tentar e ver como fica.

comprei um Water Cooler PCyes Sangue Frio 2, 240mm, e fiquei surpreso com ele, o bicho segura muito, rodei o interburn test e as temps não passaram de 70 graus.

acredito que deve valer a pena colocar os núcleos para rodar a 4.9, vou tentar e ver como fica.
IBT tá bem ultrapassado se vc quer testar temperaturas máximas, até o Cinebench R23 que já é considerado fraco puxa muito mais power/esquenta bem mais, as temperaturas do R23 vão ser mais próximas das temperaturas em full load em uso diário, e se quer fritar até o talo, linpackxtreme (tem uma versão mais atual do mesmo linpack que o IBT usa) com 10GB vai te dar um susto.

Tem coragem.. com placa de vídeo e placa mãe custando tanto não acho boa ideia...

IBT tá bem ultrapassado se vc quer testar temperaturas máximas, até o Cinebench R23 que já é considerado fraco puxa muito mais power/esquenta bem mais, as temperaturas do R23 vão ser mais próximas das temperaturas em full load em uso diário, e se quer fritar até o talo, linpackxtreme (tem uma versão mais atual do mesmo linpack que o IBT usa) com 10GB vai te dar um susto.
vou procurar aqui, esse linpackxtreme é bom.

Users who are viewing this thread

Voltar