[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Agora tem mais coolers com suporte ao LGA1700 disponíveis, incluindo esse Gamdias Boreas E1-410 Lite que parece ser bom e barato. Alguém do fórum já até fez um review https://forum.adrenaline.com.br/thr...eas-e1-410-lite-i5-12400f-mini-review.692693/

Acabei comprando a TUF B660-PLUS WIFI D4 mesmo + esse cooler gamdias + i5 12400 + um pente de memória KLEVV BOLT X de 16GB + SSD Kingston NV1 500GB
Pretende colocar outra RAM depois? Se for usar pra jogos rodar em single channel vai debilitar a build.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vou procurar aqui, esse linpackxtreme é bom.
Não é necessario usar isso se vc não vai testar estabilidade de OC, só citei mesmo, o R23 vai te dar uma media melhor de temperaturas pra uso diário.

Pretende colocar outra RAM depois? Se for usar pra jogos rodar em single channel vai debilitar a build.
Sim, não peguei logo outro pente porque tenho minhas dúvidas sobre essa KLEVV e passaria dos R$ 4k. Trabalho com desenvolvimento de games e é necessário muita memória, a tech demo da unreal engine 5 Valley of the Ancient, por exemplo, tem requisito de 64GB de ram :scare:

Vi o Deepcool AK400 que parece ser uma otima opção custo x benefício pro 12600K.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não é necessario usar isso se vc não vai testar estabilidade de OC, só citei mesmo, o R23 vai te dar uma media melhor de temperaturas pra uso diário.
esse R23 eu não estou familiarizado, qual o nome completo ou se tiver um link que possa buscar e fazer meus testes. agradeço.

esse R23 eu não estou familiarizado, qual o nome completo ou se tiver um link que possa buscar e fazer meus testes. agradeço.

1 P-Core ativo 4.9
2 4.8
3 4.7
5 4.6
6 4.5

Comportamento normal pra esse modelo, é muito raro de um core só ficar ativo, pra todos ficarem em 4.9 vc vai ter que ligar o MCE (Multi Core Enhancement), mas com isso suas voltagens/temperaturas vão aumentar junto, então tenha certeza que seu cooler aguenta se quiser ligar.
me dia uma coisa, essa informação:

1 P-Core ativo 4.9
2 4.8
3 4.7
5 4.6
6 4.5

vc tirou ela de onde? poderia compartilhar?

me dia uma coisa, essa informação:

1 P-Core ativo 4.9
2 4.8
3 4.7
5 4.6
6 4.5

vc tirou ela de onde? poderia compartilhar?
É assim que todas essas CPUs com turbo boost funcionam, o valor cai de acordo com o número de cores ativos (incluindo o meu da assinatura que em stock é 5.0 single e 4.7 multi), mas varia de modelo pra modelo, e já mexi com alguns 12600Ks também, só pra adicionar coloquei um valor errado (e faltando) ali, o certo é:

1 4.9
2 4.8
3 4.7
4 4.6
5 4.5
6 4.5

Infelizmente a Intel não informa isso de maneira clara (acho que de nenhuma maneira na verdade) e vc só descobre quando vai olhar na bios/usando/reportado por outros, mas sempre que ver um valor de turbo especificado no anuncio/título da CPU sempre lembre que não é um valor multi core mas sim o valor máximo em single core.

É isso mesmo... meu 12600K All core default é 4.5 Ghz ...

É assim que todas essas CPUs com turbo boost funcionam, o valor cai de acordo com o número de cores ativos (incluindo o meu da assinatura que em stock é 5.0 single e 4.7 multi), mas varia de modelo pra modelo, e já mexi com alguns 12600Ks também, só pra adicionar coloquei um valor errado (e faltando) ali, o certo é:

1 4.9
2 4.8
3 4.7
4 4.6
5 4.5
6 4.5

Infelizmente a Intel não informa isso de maneira clara (acho que de nenhuma maneira na verdade) e vc só descobre quando vai olhar na bios/usando/reportado por outros, mas sempre que ver um valor de turbo especificado no anuncio/título da CPU sempre lembre que não é um valor multi core mas sim o valor máximo em single core.

Aquela pergunta, num over manual, colocando todos em 4.9 da mta diferença de performance?

Aquela pergunta, num over manual, colocando todos em 4.9 da mta diferença de performance?
Em jogos 1~2% que é praticamente margem de erro, em programas onde a CPU vai ficar trabalhando a 100% o tempo inteiro uns 6%, e uns 11% se vc subir os E-Cores de 3.4 pra uns 3.9 (bem fácil ate os 3.9, 4.0 pra cima é loteria no i5, i7/i9 é mais tranquilo 4.0~4.2).

Em jogos 1~2% que é praticamente margem de erro, em programas onde a CPU vai ficar trabalhando a 100% o tempo inteiro uns 6%, e uns 11% se vc subir os E-Cores de 3.4 pra uns 3.9 (bem fácil ate os 3.9, 4.0 pra cima é loteria no i5, i7/i9 é mais tranquilo 4.0~4.2).
11% é algo considerável... tendo um bom sistema de refrigeração, acho legal.

comprei um Water Cooler PCyes Sangue Frio 2, 240mm, e fiquei surpreso com ele, o bicho segura muito, rodei o interburn test e as temps não passaram de 70 graus.

acredito que deve valer a pena colocar os núcleos para rodar a 4.9, vou tentar e ver como fica.
Com qual processador? E o ruído?

Galera quero fazer um grande upgrade de processador e placa mãe, eu atualmente tenho um I5 8400 clássico e depois de muito pesquisar entre amd e intel decidi continuar no intel, eu tava pensando se ia num amd tipo 5700x mas levando em conta que eu tenho que trocar o processador e a mobo em ambos os casos vou desembolsar uma grana considerável e quero desempenho pra durar mais um tempo despreocupado, eu fiquei meio que achando melhor investir numa geração mais recente e com vários testes falando no ótimo desempenho da 12400f a melhor mobo seria uma H670 certo? Lembrando que minha placa de vídeo é uma 3080 (sim eu sei gargalo está gritando mas a gpu apertou meu orçamento, agora que está aliviando pra mim hue)

Última edição:
Galera quero fazer um grande upgrade de processador e placa mãe, eu atualmente tenho um I5 8400 clássico e depois de muito pesquisar entre amd e intel decidi continuar no intel, eu tava pensando se ia num amd tipo 5700x mas levando em conta que eu tenho que trocar o processador e a mobo em ambos os casos vou desembolsar uma grana considerável e quero desempenho pra durar mais um tempo despreocupado, eu fiquei meio que achando melhor investir numa geração mais recente e com vários testes falando no ótimo desempenho da 12400f a melhor mobo seria uma H670 certo? Lembrando que minha placa de vídeo é uma 3070ti (sim eu sei gargalo está gritando mas a gpu apertou meu orçamento, agora que está aliviando pra mim hue)
B660 da e sobra:

Sinceramente pra um "grande upgrade" em cima do atual eu miraria pelo menos no 12600k/12700F, 5700x tem um pouco mais de lenha pra queimar que o 12400F no futuro.

Galera quero fazer um grande upgrade de processador e placa mãe, eu atualmente tenho um I5 8400 clássico e depois de muito pesquisar entre amd e intel decidi continuar no intel, eu tava pensando se ia num amd tipo 5700x mas levando em conta que eu tenho que trocar o processador e a mobo em ambos os casos vou desembolsar uma grana considerável e quero desempenho pra durar mais um tempo despreocupado, eu fiquei meio que achando melhor investir numa geração mais recente e com vários testes falando no ótimo desempenho da 12400f a melhor mobo seria uma H670 certo? Lembrando que minha placa de vídeo é uma 3070ti (sim eu sei gargalo está gritando mas a gpu apertou meu orçamento, agora que está aliviando pra mim hue)
Vai de H670 se quiser mais portas M.2 x4, ao meu ver essa é a maior vantagem da H670. Uma boa B660 já dá conta até de I9 12900k.

Última edição:
Alguém já trilhou de usar metal líquido de pasta térmica ?

Melhor dica que posso te dar é não use, máximo que já usei foi entre o die e o IHS de CPU, colocar entre a CPU e o cooler é um desastre iminente, se a base do seu cooler não for niquelada pior ainda, no mais não tem necessidade nenhuma de "inventar arte" principalmente se for usar a CPU stock.
Em falar em base do cooler... qual seria melhor? A base do Thermalright AK90 ou do AK400 da Deepcool ?

Alguém já trilhou de usar metal líquido de pasta térmica ?
Pra PC fixo, a vantagem é mínima em usar como pasta térmica e os riscos são grandes. O ideal é fazer o delid e usar no lugar da solda original (de preferência trocando o heatspreader por um modelo com maior capacidade).

Metal líquido para uso "comum" é melhor em notebooks, pois não tem heatspreader. E mesmo assim, cuidado máximo com a corrosão galvanica.

AK90, mas não importaria de nada caso o AK400 seja superior.
Mas ter uma base com heatspreader sempre vai ser mais efetivo que heatpipe de contato direto.
Nao entendi.. como assim AK400 ser superior? Qual o significado de "superior" neste contexto ?

Nao entendi.. como assim AK400 ser superior? Qual o significado de "superior" neste contexto ?
Me expressei que nem uma bosta ali kkk

Base com heatspreader (AK90) > heatpipe direto (AK400).

Mas um cooler bom com heatpipe direto ainda vai ser melhor que um basicão com base heatspreader (não tô me referindo aos modelos que vc citou já que não tenho ideia de qual dos 2 é superior em performance final, só usei os nomes deles de exemplo), apesar que hoje em dia não existe praticamente nenhum AC bom que não use uma base com heatspreader.

Última edição:
alguém saberia me informar qual a diferença dos sensores de temperatura que o HWInfo informa e qual eu deveria levar em consideração?

alguém saberia me informar qual a diferença dos sensores de temperatura que o HWInfo informa e qual eu deveria levar em consideração?
Package = Sensor com a maior leitura em todo die (Similar ao GPU Hotspot).
IA Cores = Leitura do core mais quente.
GT Cores = IGPU.

Os de cima são a mesma coisa, e o distance to TjMAX é só o quanto falta até bater no limite de temperatura.

Se quer só olhar as temperaturas durante uso, IA e Package são os que importam.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar