[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Não tem mobo que suporta DDR4 e DDR5 não, é um ou outro

Você está certo, meu post ficou ambíguo. Quis dizer que ele pode pegar uma mobo DDR4 agora, e só trocar pra DDR5 quando for trocar o kit todo daqui a alguns anos.
Eu acho que comprar mobo DDR5 agora não justifica o preço, pois tu não está ganhando quase nada de performance extra, nem está fazendo montando um kit mais fácil de fazer upgrade (mobos DDR4 e DDR5 LGA 1700 suportam as mesmas CPUs).

Você está certo, meu post ficou ambíguo. Quis dizer que ele pode pegar uma mobo DDR4 agora, e só trocar pra DDR5 quando for trocar o kit todo daqui a alguns anos.
Eu acho que comprar mobo DDR5 agora não justifica o preço, pois tu não está ganhando quase nada de performance extra, nem está fazendo montando um kit mais fácil de fazer upgrade (mobos DDR4 e DDR5 LGA 1700 suportam as mesmas CPUs).
E principalmente não vale a pena gastar o dobro na RAM pra configurações até i5, que tem uma proposta de preço mais econômica. Isso continuará valendo pelos próximos 2 anos.
Vejos as DDR5 mais pra core i7/i9 e finalmente para todos na 14th gen.

Qual o cooler mínimo pra usar num i7-12700k / i9 12900k em stock ?

O importante é não super aquecer nem fazer um barulho absurdo.

Tava de olho no Deepcool Gammaxx L240T (watercooler) ou Scythe Fuma 2(Esse tá muito caro, ainda assim mais barato que os Noctuas que estão um assalto).

Mas se algum air cooler mais barato tipo o Gammaxx 400 PRO(2 fans) ou o Deepcool Neptwin(2 fans e 2 torres) seria melhor.
Cara, teve algum retorno sobre isso? Tô com um i7 12700F pegando 90~100 graus no Warzone (exemplo) , fiz um undervolt mas parece que não ajuda muito (Na real ajudou, é que eu ainda queria reduzir a temperatura sem afetar o desempenho) . Quero comprar um Aircooler ou Watercooler pra ele mas não vejo tantas reviews por aí.

Cara, teve algum retorno sobre isso? Tô com um i7 12700F pegando 90~100 graus no Warzone (exemplo) , fiz um undervolt mas parece que não ajuda muito (Na real ajudou, é que eu ainda queria reduzir a temperatura sem afetar o desempenho) . Quero comprar um Aircooler ou Watercooler pra ele mas não vejo tantas reviews por aí.
qualquer aircoolr de R$ 250 + pasta termica decente coloca qualquer CPU para trabalhar abaixo dos 70C

Há uns 10 posts atrás vi uma galera comentando.. Qual o problema de comprar Asus na Kabum ?
Se vc comprar uma placa ASUS fabricada no Brasil e comprar a mesmíssima placa ASUS importada do Japão, China ou Taiwan e resolver compará-las, vai ver a inferioridade do material na versão brazuca... a placa em si é mais fina e mais leve.
Tem lojas nacionais que vendem a placa importada e a Kabum vende as fabricadas por aqui...

Não mesmo, por causa da densidade dos novos processadores. 12700/12900 e 5800x têm uma área pequena e muita potência sendo transformada em calor.
Certo, obrigado pela resposta. Estive procurando e encontrei o AK620 , será que já dá uma ajuda pro I7?

Aqui ele foi testado exatamente com o 12700k, parece bom
Muitíssimo obrigado!! Estou torcendo agora pra esse AK620 caber no meu gabinete Aero800 que segundo a fabricante informa limite até 155m e ele tem 160mm

Muitíssimo obrigado!! Estou torcendo agora pra esse AK620 caber no meu gabinete Aero800 que segundo a fabricante informa limite até 155m e ele tem 160mm
Teoricamente passaria de 2mm o permitido, tem que ver se tem alguma folga quanto ao declarado. Pior que ele nem é alto, é o case que é bastante estreito.

Caso couber acredito que não possa fechar a tampa porque esse gabinete é bem estreito e o AK620 é bem largo.

Caso couber acredito que não possa fechar a tampa porque esse gabinete é bem estreito e o AK620 é bem largo.
Pois é, com 2mm acho que no mínimo vai entortar o acrílico, podendo até não fechar.

Nessa faixa de preço talvez possa compensar um watercooler de 240mm

Pois é, com 2mm acho que no mínimo vai entortar o acrílico, podendo até não fechar.

Eu descartei a possibilidade de um WC por problemas que eu tive no passado com outras máquinas. Mas existe algum na faixa de preço do AK620 com o mesmo desempenho ou melhor? Não pretendo fazer OC, apenas evitar temperaturas acima de 80~90 graus

Fato, eu não arriscaria se fosse outro case mais largo tudo bem, ou pega um AC menor.

Eu descartei a possibilidade de um WC por problemas que eu tive no passado com outras máquinas. Mas existe algum na faixa de preço do AK620 com o mesmo desempenho ou melhor? Não pretendo fazer OC, apenas evitar temperaturas acima de 80~90 graus
Ou também se existir algum outro gabinete mais espaçoso que esse é que possua também um ótimo espaço para a organização dos cabos. Essa falta de espaço do cooler foi o único defeito que encontrei em 3 anos com o gabinete.

Tem o Mugen que tem desempenho bem parecido com o AK620 porém tem que ver a compatibilidade para o sockete lga 1700 que é o seu caso!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou também se existir algum outro gabinete mais espaçoso que esse é que possua também um ótimo espaço para a organização dos cabos. Essa falta de espaço do cooler foi o único defeito que encontrei em 3 anos com o gabinete.
Não manjo muito de gabinete tu pode manter o cooler que você quer e pegar esse case aqui que achei bonito e bastante espaço e vai caber o AK620 nele.

Última edição:
O Mugen é uma ótima pedida (e cabe por meio mm), só vai ter que pedir o mount kit caso a mobo não seja ASUS.

Vcs arriscariam um 12900k em um NH-D15?

Acho que deve ficar tolerável com undervolt. Tu podia tentar por uma terceira fan no NH-D15 pra ver se arranca mais 1~3 graus.

É um excelente cooler, pra essa CPU diria que é o mínimo indispensável pra ter acesso estável ao PL2/PL4. (nunca imaginei que um dia eu diria isso de um NH-D15)
Tenha em mente que vai precisar de um excelente airflow dentro do case.

Nesse vídeo coolers inferiores ao NH-D15 conseguiram segurar, mas a temperatura ambiente estava em 20 ºc e sem gabinete...

Então...esse é o problema dos testes. O cara testa a 20-25ºC e com bancada aberta. É sempre bom colocar pelo menos uns 10ºC a mais de segurança pra gente no BR, no verão o sistema vai fritar.

Nesse vídeo coolers inferiores ao NH-D15 conseguiram segurar, mas a temperatura ambiente estava em 20 ºc e sem gabinete...

Problema é a temperatura ambiente que vai favorecer, isso vai variar bastante qualquer teste final tanto AC como WC.

Users who are viewing this thread

Voltar