• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

2022-07-02_9-18-39-740x416.png
Opa, não sabia que estava na curva já, vou aguardar então, obrigado !
 
Que venham as Z790
 
Opa, saiu BIOS pra minha H670-PRO... agora esperar os 13a Geração chegar...
 
Quem estiver esperando a H760 e B760 só ano que vem...


tEqLsE6aCGnoZhGy.jpg
 
Suposto ES do Raptor lake batendo mais de 5.5GHz, sendo em média ~13% melhor no ST e ~40% no MT. Apesar de ter limite de 250W no PL2, parece que chegou nos 420W nesses testes, "bug" na bios talvez por conta da CPU ainda nem lançada?
O teste foi feito com uma z690, precisamos ver com as placas novas que vão integrar o D-LVR. Isso deve aumentar um pouquinho a performance e diminuir o consumo de forma interessante.

Eis um trecho da patente:

7-perf.png
 
Galera, tive a chance de pegar uma mobo gigabyte z590 ud ac por um bom preço e queria alguma sugestão de processador.

Estava pensando no core i7 11700k ou o core i5 11600k, a diferença de preço do i7 compensa em relação ao 11600k?

Meu foco vai ser principalmente em games e desenvolvimento mobile.
 
Galera, tive a chance de pegar uma mobo gigabyte z590 ud ac por um bom preço e queria alguma sugestão de processador.

Estava pensando no core i7 11700k ou o core i5 11600k, a diferença de preço do i7 compensa em relação ao 11600k?

Meu foco vai ser principalmente em games e desenvolvimento mobile.
Seu foco é gamer eu partia para o 11700k pra jogos ele é melhor!
 
Galera, tive a chance de pegar uma mobo gigabyte z590 ud ac por um bom preço e queria alguma sugestão de processador.

Estava pensando no core i7 11700k ou o core i5 11600k, a diferença de preço do i7 compensa em relação ao 11600k?

Meu foco vai ser principalmente em games e desenvolvimento mobile.
Dos que citou, eu iria de I7 por ter mais núcleos e tal.

Mas eu não pegaria os cpus da 11ªger, prefiro os de décima.

Os Core I da 11ª consomem bastante e consequentemente esquentam bem.

Veja alguns eviews e veja o que acha.
 
O teste foi feito com uma z690, precisamos ver com as placas novas que vão integrar o D-LVR. Isso deve aumentar um pouquinho a performance e diminuir o consumo de forma interessante.

Eis um trecho da patente:

7-perf.png
Bela patente, ainda mais se você ler ela inteira. Como ela deixa claro, os desafios são muitos mas os ganhos são bons, e em relação ao FIVR (método utilizado nos Haswell e Icelake) é bem menor na questão de espaço ocupado e calor gerado. Agora vale aquela velha ressalva, de que esse é o melhor caso apontado, e que normalmente todo ganho na redução do consumo é trocado pelo desempenho extra (logo, ao invés dos 21% de redução do consumo, será utilizado os 7% de ganho em desempenho).

Creio que o melhor gráfico para exibir o ganho no consumo do "com x sem" D-LVR é este:
dlvr.png



Ou seja, 160mV a menos em um input de até 40A no CPU, acima disso o ganho vai diminuindo até chegar a zero perto dos 70A. Recomendo a leitura, e caso não entenda balhufas os gráficos das páginas 5 e 6 são suficientes.
 
Galera, vou pegar um i5 12400 (pretendo fechar a compra ainda hoje) e estou em dúvida entre duas placas-mãe.

B660M DS3H

H610 A D4

Tem placas mais baratas no chipset H, mas vi que essa é mais completinha, e já vi vários reviews dela, todos apontando que apesar de ser uma placa básica, a qualidade é muito boa. A diferença de preço para a B660 não é grande, e eu teria 2 slots a mais de memória, e as entradas M.2 4.0, porém não consigo encontrar reviews dela (que tragam testes na prática, e não apenas falando do que a placa tem e não tem), aí fico com um pé atrás, até porque se tratando de placa-mãe eu sempre tive uma preferência pessoal por Asus...

O que acham?
 
Galera, vou pegar um i5 12400 (pretendo fechar a compra ainda hoje) e estou em dúvida entre duas placas-mãe.

B660M DS3H

H610 A D4

Tem placas mais baratas no chipset H, mas vi que essa é mais completinha, e já vi vários reviews dela, todos apontando que apesar de ser uma placa básica, a qualidade é muito boa. A diferença de preço para a B660 não é grande, e eu teria 2 slots a mais de memória, e as entradas M.2 4.0, porém não consigo encontrar reviews dela (que tragam testes na prática, e não apenas falando do que a placa tem e não tem), aí fico com um pé atrás, até porque se tratando de placa-mãe eu sempre tive uma preferência pessoal por Asus...

O que acham?
Tem um review da B660M DS3H aqui: https://www.techspot.com/review/2426-intel-b660-motherboards/

No final só recomendam até um i5 12400 com ela mas com a H610 também não é diferente. Para ficar mais confortável com upgrade tem que ser pelo menos a TUF GAMING B660M-PLUS D4 ou B660M AORUS PRO DDR4.
 
Core i7-13700K e Core i5-13600K testados

A maior diferença do Raptorlake em cima do Alderlake é o aumento dos núcleos eficientes de 4 para 8. Além disso temos um ganho de desempenho (em programas como o CPU-Z o i7 ganha por 10% em single-core e 32-34% em multi-threaded (em relação ao 12700K). Já o i5-13600K ganha por 5% em ST e 39-41% em MT em cima de seu antecessor.

Mas com esse ganho também vem um maior consumo, e segundo o teste FPU do AIDA64 o i7-13700K facilmente chega ao consumo de 244W, bem mais que os 188W do 12700K. O mesmos e aplica ao i5-13600K, que saltou para 188W, comparado aos 158W do i5-12600K no mesmo teste.

---
Intel encerra oficialmente sua divisão de memórias Optane

Entre os motivos, a Intel diz que seu foco agora é a conexão CXL :v
 
Última edição:
Sei que é questão de previsão... mas será que (no Brasil) o 13900K virá com preço normal acima do preço normal do 12900K?
 
Core i7-13700K e Core i5-13600K testados

A maior diferença do Raptorlake em cima do Alderlake é o aumento dos núcleos eficientes de 4 para 8. Além disso temos um ganho de desempenho (em programas como o CPU-Z o i7 ganha por 10% em single-core e 32-34% em multi-threaded (em relação ao 12700K). Já o i5-13600K ganha por 5% em ST e 39-41% em MT em cima de seu antecessor.

Mas com esse ganho também vem um maior consumo, e segundo o teste FPU do AIDA64 o i7-13700K facilmente chega ao consumo de 244W, bem mais que os 188W do 12700K. O mesmos e aplica ao i5-13600K, que saltou para 178W, comparado aos 158W do i5-12600K no mesmo teste.

---
Intel encerra oficialmente sua divisão de memórias Optane

Entre os motivos, a Intel diz que seu foco agora é a conexão CXL :v
O 13600k é interessante ao meu ver.

Só 20w a mais de consumo e um ganho bom de desempenho
 
Sei que é questão de previsão... mas será que (no Brasil) o 13900K virá com preço normal acima do preço normal do 12900K?
Preço normal do 13900k por si só vai ser maior pq a Intel planeja aumentar os preços dos desktop esse ano.
 
Core i7-13700K e Core i5-13600K testados

A maior diferença do Raptorlake em cima do Alderlake é o aumento dos núcleos eficientes de 4 para 8. Além disso temos um ganho de desempenho (em programas como o CPU-Z o i7 ganha por 10% em single-core e 32-34% em multi-threaded (em relação ao 12700K). Já o i5-13600K ganha por 5% em ST e 39-41% em MT em cima de seu antecessor.

Mas com esse ganho também vem um maior consumo, e segundo o teste FPU do AIDA64 o i7-13700K facilmente chega ao consumo de 244W, bem mais que os 188W do 12700K. O mesmos e aplica ao i5-13600K, que saltou para 188W, comparado aos 158W do i5-12600K no mesmo teste.

Teve um leak apontando que a performance em MT com DDR5 era absurdamente maior que DDR4. Salvo engano era no Geekbench. Já esse no CPU-Z a diferença é basicamente uma margem de erro. Talvez aquele teste no Geek tenha sido com uma DDR4 chinela contra uma DDR5 fodástica. E imaginei que a diferença em ST seria maior, esses 5% de vantagem do 13600K fica parecendo que é só por causa do clock. O i7 subiu 10%, mas o clock subiu bastante também. Precipitado dizer, mas a impressão que fica é que esse aumento dos E-cores é que vai ser o salvador da pátria.
 
Última edição:
Recentemente teve um leak apontando que a performance em MT com DDR5 era absurdamente maior que DDR4. Se não me engano era no Geekbench. Já esse no CPU-Z a diferença é basicamente uma margem de erro. Talvez aquele teste no Geek tenha sido com uma DDR4 chinela contra uma DDR5 fodástica.

Imaginei que a diferença em ST seria maior. Esses 5% de vantagem do 13600K fica parecendo que é só por causa do clock. O i7 subiu 10%, mas o clock subiu bastante também. Rodar os dois no mesmo clock capaz da diferença ficar bem minúscula. Absurdamente precipitado da minha parte dizer isso, mas a impressão que fica é que o que vai salvar essa geração é esse aumento dos E-cores.
Vale lembrar que o Raptorlake é um TICK na Intel, logo já era de se esperar um refinamento com ganhos pequenos, tanto que se tirarmos o aumento de consumo e clock o ganho em ST fica na margem de erro, e se tirarmos o aumento de E-cores o ganho em MT fica na também na margem de erro. E olhe que mesmo com o D-LVR houve um acréscimo no consumo (a Alderlake possui FIVR, mas é utilizado apenas no uncore).

PS: Fiquei sabendo apenas ontem que a Intel renomeou as escalas dela para se assemelhar à concorrência, logo o "10nm+++" virou "Intel 7" xD
 
Vale lembrar que o Raptorlake é um TICK na Intel, logo já era de se esperar um refinamento com ganhos pequenos, tanto que se tirarmos o aumento de consumo e clock o ganho em ST fica na margem de erro, e se tirarmos o aumento de E-cores o ganho em MT fica na também na margem de erro. E olhe que mesmo com o D-LVR houve um acréscimo no consumo (a Alderlake possui FIVR, mas é utilizado apenas no uncore).

PS: Fiquei sabendo apenas ontem que a Intel renomeou as escalas dela para se assemelhar à concorrência, logo o "10nm+++" virou "Intel 7" xD

Cara, a Intel mudou a estrutura do Tick Tock a algum tempo...

intel_tick_tock_end.jpg


O Alder Lake foi o Tock (arquitetura big.LITTLE) e meio "Tick" com o 10mn++++++², o RaptorLake é fase nova de otimização, mesma arquitetura e mesmo processo de fabricação, mas otimizado para entregar mais performance e clocks (pelos testes consome mais tambem hauhauaa)

Sem-t-tulo.png
 

streamer com um 12900k e pegando 93C ushasauah
isso pq o pc custou um fortuna
 
Pessoal, alguém que tenha esse cooler box ai parado e interessado em vender?
mNhdfby.jpg
 

Amostras de pré-produção do Core i5-13600K e i7-13700K foram testadas em jogos​


"O i7-13700K é um CPU de 16 núcleos supostamente com um clock de até 5,4 GHz. Em testes sintéticos, uma amostra de qualificação (QS) foi até 244W de consumo, que é cerca de 50W a mais que 12700K. Por outro lado o i5-13600K, que possui 14 núcleos (4 a mais que 12600K), tem cerca de 300 MHz a mais de clock e cerca de 30W a mais de consumo. Embora a taxa de quadros média tenha aumentado apenas de 7 a 12% na resolução FHD, as taxas de quadros mínimas certamente melhoraram para todas as resoluções. Esta é uma melhoria de 11% a 14% no FHD."

13700K-DDR4-1.png
13700K-DDR5.png
 
Queria uma comparação com meu 6700k
Kkkkkk
 
Pessoal, i5 12400 possuí boa performance para emulação de PS3 e switch em relação ao 3600x ou outro equivalente?
Ou já vai logo pro 12600k?
Estou querendo voltar para o lado da Intel no final do ano.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo