Pessoal, i5 12400 possuí boa performance para emulação de PS3 e switch em relação ao 3600x ou outro equivalente?
Ou já vai logo pro 12600k?
Estou querendo voltar para o lado da Intel no final do ano.
Foi criado pela Intel, mas como tem o licenciamento com a AMD até hoje das instruções x86, a AMD prometeu que o Zen4 teria suporte.
Só da pra usar nos 12900K antigos, por questões de segurança (ohhh que surpresa) a Intel matou primeiro via micro code (update de BIOS) e agora removeu fisicamente, só quem comprou faz tempo tem acesso ainda.
Além disso, tem que desabilitar os e-cores (núcleos de eficiência), mas acho que é mto esforço porque a única coisa que aproveita é o emulador de PS3.
Fala galera,
Meu setup da assinatura chegou (as peças vieram do Canadá, preços MUITO bons) e vou montar ele no final de semana.
Algum comentário sobre mobo/memórias DDR5? BIOS?
Fala galera,
Meu setup da assinatura chegou (as peças vieram do Canadá, preços MUITO bons) e vou montar ele no final de semana.
Algum comentário sobre mobo/memórias DDR5? BIOS?
Segundo o comentário da imagem, o teto de consumo é de quase 100W a mais que da 12ª geração, logo 400W =X
Mas se colocarmos os dois CPUs no mesmo clock e dissipador, a 13ª geração é mais fria que a 12ª, mostrando que houve um avanço/refinamento no nó do Raptorlake em relação ao Alderlake.
Prometida para fazer sua estreia oficial em 2023, a linha de CPUS Meteor Lake da Intel — a 14º Geração dos produtores Core — pode chegar somente em 2024.
adrenaline.com.br
Bem, a Intel pode estar apenas controlando o dano como sempre faz (vide a clássica "meus 10nm vão bem, obrigado"), mas ela se pronunciar dessa forma, indo atrás da mídia para desmentir, é algo novo e pode significar duas coisas:
1) O MTL realmente não esta atrasado, ou o tGPU não é baseado no N3 da TSMC (o que vai de encontro com o que ela mesmo mostrou);
2) O MTL está atrasado e ela não quer que essa informação se espalhe tão cedo, visto que ela também é uma foundry para terceiros, e isso impactaria a imagem dela de forma desastrosa na sua atual situação.
Estou lendo rumores de que o problema não é o N3 e sim o I4, outros falando que ela está contornando com uma tGPU de apenas 128 EUs @N5 e não mais de 192 @N3, e que inclusive ela não utilizará a TSMC no Meteorlake, mas sim nos Lunar/Arrow em diante. Bem, ainda é muito cedo para dar certeza de alguma coisa, então vamos esperar por mais informações.
EK, the leading computer cooling solutions provider, releases the latest generation of its TEC solution - the EK-Quantum Delta² TEC - a CPU water block for extreme cooling. In collaboration with Intel, EK has developed a next-generation water block for enthusiasts seeking consistent peak...
EK, the leading computer cooling solutions provider, releases the latest generation of its TEC solution - the EK-Quantum Delta² TEC - a CPU water block for extreme cooling. In collaboration with Intel, EK has developed a next-generation water block for enthusiasts seeking consistent peak...
Gostei demais @NeoConker mas po quando olhei o preço desanimei
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Intel 14th Gen Meteor Lake Rumores para descartar o nó TSMC 3nm para tGPU, pode ser usado em CPUs Arrow Lake de 15ª geração.
Houve vários rumores sobre o status das CPUs Meteor Lake de 14th Geração da Intel e o nó de processo TSMC 3nm que alimentará sua tGPU e, embora a Intel esteja negando todos esses rumores, parece um vazador OneRaichu , que tem um histórico absolutamente impecável quando se trata de vazamentos da Intel, está afirmando que as GPUs de 3 nm não podem ser usadas pelo menos até a 15ª geração de CPUs Arrow Lake lançadas em 2024.
Intel rumores de descartar 3nm tGPU para CPUs Meteor Lake, em vez de apresentar chips Arrow Lake de 15ª geração
Os rumores começaram a surgir quando o DigiTimes e o TrendForce relataram que algo estava muito errado com as CPUs Meteor Lake da Intel, levando a um possível atraso. Os relatórios citaram o tGPU, que utilizará o nó de processo TSMC 3nm, como o principal culpado por trás dos problemas de produção.
A Intel obviamente negou esses rumores e nos seguiu com a citação do CEO, Pat Gelsinger, que afirma que a produção de CPUs Meteor Lake que utilizam o nó de processo "Intel 4" está mostrando boa saúde em suas próprias fábricas e nas do cliente. Agora, as CPUs do Meteor Lake não são inteiramente baseadas nos 4 nós de processo da Intel. Eles utilizam uma mistura de IPs "Intel 4" e "TSMC 3nm" com os Compute Tiles sendo fabricados pela própria Intel e o tGPU tile sendo terceirizado para a TSMC para fabricação. Espera-se que a tGPU da Intel, que significa Tiled-GPU, ofereça até 192 unidades de execução, um aumento de 2x em relação às iGPUs atuais da Chipzilla, mas esse pode não ser o caso.
Como afirma o último tweet de OneRaichi, as CPUs da 14ª geração Meteor Lake podem não ter nenhuma parte TSMC N3 (3nm). Se for esse o caso, podemos dizer adeus a um tGPU de 3nm e outro boato iniciado por @davidbepo revela que o SOC Meteor Lake Mobile pode ser reduzido significativamente, passando de 192 EUs no nó de processo de 3nm da TSMC para apenas 128 EUs nos 5nm da TSMC nó do processo. Esta será uma grande mudança se os rumores forem verdadeiros.
Quanto ao que acontece com o acordo N3 da Intel com a TSMC, diz-se que Pat pode ter renegociado o acordo com a TSMC e a Intel pode agora utilizar tGPUs com base no referido nó de processo em seus chips de próxima geração, como 15ª geração Arrow Lake e 16ª geração Lago Lunar.
Considerando que a 16th geração de CPUs Arrow Lake deve ser lançada em 2024, talvez tenhamos que esperar mais de um ano para ver os 3nm da TSMC em ação nas CPUs Intel. Isso também significaria que poderíamos obter uma arquitetura de GPU mais nova, provavelmente Battlemage (Xe2) ou Celestial (Xe3) no momento do lançamento dos novos chips. Mas isso é apenas um boato por enquanto, considerando o histórico de vazamentos da Intel de OneRaichu, isso também pode ser muito legítimo.
Olha, eu não pretendo fazer over... E no meu setup antigo (i7-4770k com leve over + Hyper 212) eu nunca tive problema de temperatura, sempre trabalhou tranquilo.
Sei que o TDP no i5-12600k é mais alto, mas ele tbm gerencia melhor as temperaturas, não?
Enfim, vou testar e depois comento aqui.
Ainda curioso como as memórias DDR5 vão se comportar.
Olha, eu não pretendo fazer over... E no meu setup antigo (i7-4770k com leve over + Hyper 212) eu nunca tive problema de temperatura, sempre trabalhou tranquilo.
Sei que o TDP no i5-12600k é mais alto, mas ele tbm gerencia melhor as temperaturas, não?
Enfim, vou testar e depois comento aqui.
Ainda curioso como as memórias DDR5 vão se comportar.
A questão é que o die do 12600k é praticamente do mesmo tamanho que o do 4770k, com TDP de 125W, turbo de 150W e PL4 de 228W. O cooler vai chorar, provavelmente.
De qualquer forma não custa nada tentar, se esquentar muito é só desabilitar o PL4 e fazer um tuning de voltagem, até decidir se vale a pena trocar de dissipador.
Olha, eu não pretendo fazer over... E no meu setup antigo (i7-4770k com leve over + Hyper 212) eu nunca tive problema de temperatura, sempre trabalhou tranquilo.
Bom, o consenso é que toda CPU high-end hoje esquenta bem, por isso watercoolers de 360mm ficaram mais comuns. Unica CPU monstra que esquenta pouco hoje em dia é o R9 5950X.
CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake com 5,8 GHz Boost Clock, 350W “Configuração de energia ilimitada” até 67% mais rápido que o AMD Ryzen 9 5950X no Cinebench.
A CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake é executada a 5,8 GHz e 350 W por padrão usando a configuração "Poder ilimitado", 67% mais rápido que 5950X no Cinebench
A amostra de CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake testada aqui parece ser um chip de varejo que possui 24 núcleos e 32 threads em uma configuração de 8 P-Core e 16 E-Core. A CPU carrega um total de 68 MB de cache e podemos dizer que esta é apenas uma amostra "Pronto para o varejo" melhor com base apenas em sua velocidade de clock. O chip mantém um clock máximo de 5,8 GHz em 2 núcleos e frequência de 5,5 GHz em todos os 8 P-Cores.
A configuração exata do teste não foi revelada, mas o OneRaichu testou os chips com dois perfis, um com a configuração "Limited Power" padrão e outro com a configuração "Unlimited Power". Usando a primeira configuração, o chip alcançou uma pontuação de núcleo único de 2.290 pontos e uma pontuação de vários núcleos de 35.693 pontos com um consumo máximo de energia de 253 W. A configuração "Unlimited Power" remove todos os grilhões e oferece todo o potencial da CPU. Com o novo perfil, a CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake postou uma pontuação de núcleo único de 2288 pontos, que é a mesma da primeira configuração, mas é a pontuação da CPU multi-thread que teve um grande aumento. A pontuação multi-thread do Cinebench R23 saltou para 40.616 pontos, um aumento de 14% em relação ao perfil de potência padrão.
CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake 5,8 GHz (com energia ilimitada/créditos de imagem: OneRaichu):
CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake 5,8 GHz (com energia limitada / créditos de imagem: OneRaichu):
Ao mesmo tempo, o consumo de energia do CPU também teve um aumento dramático de 253W para 345W, algo que mencionamos exclusivamente alguns dias atrás. Isso é um aumento de 36% na energia para um ganho de desempenho de 14%, então definitivamente não é o melhor ganho de eficiência de desempenho aqui, mas aqueles que não se importam com suas contas de energia definitivamente acabariam usando o perfil "Energia ilimitada" para o melhor desempenho.
Comparado ao seu antecessor, o Core i9-12900K, o Intel Core i9-13900K oferece um aumento de desempenho de até 48% (com energia ilimitada) e 30% (com energia limitada). Em comparação com o AMD Ryzen 9 5950X, este é um enorme aumento de desempenho de 67% (com energia ilimitada) e mesmo com energia limitada, o chip Raptor Lake obtém um respeitável aumento de desempenho de 47%.
Intel Core i9-13900K vs Core i9-12900K em "potência ilimitada" 350W - 48% mais rápido
Intel Core i9-13900K vs Core i9-12900K em "Potência limitada" 250W - 30% mais rápido
Intel Core i9-13900K vs Ryzen 9 5950X em "potência ilimitada" 350W - 67% mais rápido
Intel Core i9-13900K vs Ryzen 9 5950X em "Potência limitada" 250W - 48% mais rápido
Agora, para tornar esse benchmark um pouco mais interessante, sabemos que as CPUs AMD Ryzen 7000 devem oferecer um aumento de desempenho multithread de 35% no Cinebench em relação às partes do Zen 3. Aqui, vemos um Core i9-13900K com limitação de energia oferecendo um aumento de desempenho de 48% em relação ao Ryzen 9 5950X a 253W e sabemos que as CPUs Ryzen 7000 têm um PPT máximo de 230W. Portanto, essa é uma diferença de 20 Watts, enquanto o desempenho multi-threading do carro-chefe 13900K pode acabar um pouco maior (ganho de dois dígitos) em relação ao carro-chefe Ryzen 7000 (para uma diferença de potência de 8%).
No geral, isso parece ser um bom desempenho multi-core para os próximos chips Raptor Lake. Ainda queremos esperar por alguns números detalhados de energia e temperatura, mas uma coisa é certa, em tarefas MT, Raptor Lake pode dificultar o Raphael da AMD. As CPUs Intel Raptor Lake Desktop de 13th geração incluindo o principal Core i9-13900K, devem ser lançadas em outubro na plataforma Z790. As CPUs enfrentarão a linha de CPUs Ryzen 7000 da AMD que também será lançada no outono de 2022.
Comparação de CPUs Intel Raptor Lake vs AMD Raphael Desktop 'Esperada'
Olha, eu não pretendo fazer over... E no meu setup antigo (i7-4770k com leve over + Hyper 212) eu nunca tive problema de temperatura, sempre trabalhou tranquilo.
Sei que o TDP no i5-12600k é mais alto, mas ele tbm gerencia melhor as temperaturas, não?
Enfim, vou testar e depois comento aqui.
Ainda curioso como as memórias DDR5 vão se comportar.
Segura sim, eu usava um Hyper 212 Black Edition com um 12600K enquanto esperava a Noctua entregar o meu bracket LGA 1700. Não sei como é na BIOS da MSI, mas na minha Asus desliguei o "Asus Multicore Enhancement" que vem ligado por padrão e deixei ele rodando nos padrões da Intel.
Na prática nem WC custom bem refrigerado vai aguentar um tdp desses, talvez com temperatura ambiente na faixa de 10°C mas isso no brasil só quem mora no Sul e claro no inverno!