[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Estou usando um da thermalright, mas como não usei sem, tô sem referência. Eu usaria o frame (opinião pessoal, sem embasamento teórico) somente para evitar possíveis “dores de cabeça” alguns colegas pensam diferente. Fica a critério de cada um decidir.

Mesmo com o frame, meu cinebench 23 quase estourou os 100c em 10m (214w-noctua d15) mas estou usando uma pasta mx-4 provavelmente falsificada. Comprei uma Noctua NT H2 (acho q o nome é esse) que chega amanhã. Vou trocar e posto aqui os resultados.
Entendi, valeu pelo feedback! Posta pra nós o resultado

mas a questão do empenamento nao esta ligado com a estrutural original que vem na placa-mae?
Sim, os esforços gerados pela “trava” do processador atuam de forma excêntrica no mesmo, causando essa flexão.

Ps: acabei de ler q a Intel chama de “deflexão”

Raptor-Lake é literalmente Golden Cove com +Cache o IPC é literalmente o mesmo de Alder-Lake, maior vantagem mesmo é que tu ganha mais e-cores que Alder-Lake por segmento de produto.
Não esqueça de moar hertz

Entendi, valeu pelo feedback! Posta pra nós o resultado
Posto sim !! Para ajudar a comunidade. Esse fórum ajuda demais.

Estou testando também o air cooler AK620 com o meu antigo 10700k que ficou para a patroa. Quero ver se ele suporta uns 220w (com uma pasta Noctua NT-H2) de boa, e sirva como uma opção mais acessível (pq barato nada está) aos Noctua/ Dark Rock. No primeiro teste, ele aturou 180w, sem decolar, como se fosse nada.

4 núcleos/8 threads ainda é mais que suficiente para máquinas de entrada, e mesmo na grande maioria dos jogos i3 Alder Lake ganha de i5 e até i7 de gerações anteriores. Tem sempre o mimimi de mutitasking, mas para esse propósito existem processadores com mais núcleos. O pessoal fica fazendo terrorismo como se um i3 moderno fosse explodir ao rodar um jogo, Discord e navegador simultaneamente.

O que lamento é a falta de concorrência para i3, Pentium e Celeron, já que a AMD abandonou o segmento de entrada. Sim, é devido ao alto rendimento do processo de 7nm, que dificilmente gera chips com núcleos defeituosos, mas também porque os Ryzen tem que dividir espaço na TSMC com produtos mais rentáveis, como chips Epyc e APUs dos consoles. Nessas horas eu lamento a AMD não ter mais fábricas.
Não disse que os I3 não são bons.
Só ressaltei que eles não tiveram a adição de núcleos de eficiencia.

Esses I3 4/8 são uns monstrinhos, tem muitos testes por ai que mostram que eles dão conta de qq jogo atualmente, com uma VGA mediana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe quando exatamente saem os reviews da 13 geração intel? Vi um gringo fazendo unboxing quarta feira e disse que em 10 dias, só não sei se todos têm o mesmo embargo.

Planejando fazer upgrade no meu PC e pegar o i5 12600k, mas quero ver como o i5 13600k vai se sair antes.
Acredito que oficialmente só a partir do dia 20
Aqueles testes em bancada com ar condicionado gelando , e ambiente 2 graus da cidade .
Tipo isso...kkkkk

Última edição:
Deve ser fake, mas...

Bom dia, amigos.

Uma dúvida! Comprei um 12700kf e um watercooler kraken z73, porém ele não vem com bracket lga 1700 (solicitei pra fabricante já), consigo adaptar com o lga 1200 pra usar temporariamente?
Certeza q nao veio? o meu veio num saquinho separado com uma etiqueta escrito 1700.

CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake oferece o mesmo desempenho que o Core i9-12900K com “potência ilimitada” em apenas 80W.​

r83itMZ.jpg

os últimos benchmarks publicados pelo Enthusiast Citizen nos Fóruns Bilibili , podemos ver a CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake sendo testada no Cinebench R23 em vários perfis. Os resultados variam de estoque, potência ilimitada e perfis de potência limitada. Mas antes disso, vamos fazer uma rápida recapitulação das especificações.

Especificações da CPU Intel Core i9-13900K 24 núcleos Raptor Lake​

O Intel Core i9-13900K é o principal CPU Raptor Lake, com 24 núcleos e 32 threads em uma configuração de 8 P-Core (Raptor Cove) e 16 E-Core (Gracemont V2). A CPU é configurada em um clock base de 3,0 GHz, um clock boost de núcleo único de 5,8 GHz (1-2) núcleos e um clock boost de todos os núcleos de 5,5 GHz (todos os 8 P-Cores). A CPU possui 68 MB de cache combinado e uma classificação PL1 de 125W que vai até 250W. A CPU também pode consumir até 350W de energia ao usar o "Modo de Energia Ilimitada"

• Core i9-13900K 8+16 (24/32) - 3,0 / 5,8 GHz - 66 MB de cache, 125 W (PL1) / 253 W (PL2)
  • Core i9-12900K 8+8 (16/24) - 3,2 / 5,2 GHz - 30 MB de cache, 125 W (PL1) / 241 W (PL2)
Chegando aos benchmarks de desempenho, o Intel Core i9-13900K marca 38.431 pontos em estoque e está no mesmo nível do AMD Ryzen 9 7950X. Usando o perfil "Poder Ilimitado", a pontuação salta para 40.622 pontos, o que representa um aumento de 6%. O vazador também postou outro benchmark, desta vez com a CPU funcionando com um limite de energia fixo de 80W, e marcou 27.412 pontos, o que está no mesmo nível da CPU Core i9-12900K Alder Lake da Intel.

X5fc8V2.png

CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake em estoque (Créditos da imagem: Enthusiast Citizen):

3jJi9aD.png

CPU Intel Core i9-13900K Raptor Lake a 80W (Créditos de imagem: Enthusiast Citizen):

uMh99jQ.png

Parece que o AMD Ryzen 9 7950X oferece um desempenho um pouco melhor com uma classificação de energia muito menor. Isso mostra o design extremamente eficiente que ambos os chips estão oferecendo, mas a arquitetura Zen 4 de 5 nm da AMD realmente brilha. A CPU Raptor Lake Core i9-13900K da Intel é lançada em 20 de outubro ou nesta quinta-feira para disponibilidade mundial junto com a plataforma Z790.

To aqui na duvida , um 12700F por 2 mil tranquilo sem estress , ou o 13900k so para dezembro raspando as moedas...
Se tu não for usar a performance adicional MT do i9 um i7 já da pro Gasto.

upgrade do preju esse, rir pra não chorar

minha corsair 950w só tem 1 conector EPS12v, ou seja impossibru ligar nessas mobos novas :facepalm:

tem que botar uma fonte nova na conta :tom:

Eh acho que vou no 12700 F mesmo , em questao de memoria acha que compensa ficar ddr4 ou ir ddr5? estou usando 32 gb 3200.
Se for dar upgrade em curto prazo DDR5 se não pode ficar no DDR4 mesmo.

Eh acho que vou no 12700 F mesmo , em questao de memoria acha que compensa ficar ddr4 ou ir ddr5? estou usando 32 gb 3200.
Eu não compraria DDR5 agora e se vc já tem 32Gb DDR4, usaria elas sem medo de ser feliz.

upgrade do preju esse, rir pra não chorar

minha corsair 950w só tem 1 conector EPS12v, ou seja impossibru ligar nessas mobos novas :facepalm:

tem que botar uma fonte nova na conta :tom:
Pra que mais de um? Até onde eu sei, o segundo conector é só se vc quiser tentar fazer uns OC mais pesados.

Certeza q nao veio? o meu veio num saquinho separado com uma etiqueta escrito 1700.
Não veio, olha o serial dele e apesar de ter comprado no fim do mês passado, ele foi fabricando em outubro de 2021. E olha que comprei na kbum que voltou dps de estar sem estoque

Pra que mais de um? Até onde eu sei, o segundo conector é só se vc quiser tentar fazer uns OC mais pesados.

não pretendo dar over, mas sei lá não me sinto muito seguro em ligar uma mobo dessas novas cheio de recursos sem usar todos os conectores certos

se alguém pudesse confirmar se isso é seguro ou não eu agradeceria

não pretendo dar over, mas sei lá não me sinto muito seguro em ligar uma mobo dessas novas cheio de recursos sem usar todos os conectores certos

1 único conector de 8 pinos já é capaz de entregar mais de 300W sem broncas, ainda mais numa fonte de qualidade (que assumo que a sua seja). Só se quiser tentar over com mais de 400W que seria ideal usar o pino extra, mas de toda forma vamos esperar pelo pessoal que tem essa CPU aqui dizer como eles usam.

Alguém aqui sabe de um aircooler que resfrie decentemente um i7 12700 e não custe muito ??
Até 200 conto um Deepcool AK400 deve dar conta só não inventar de fazer OC pq ai...:fire:

Se já tem DDR4 fica nela mesmo, DDR5 vai cair mais de preço ainda, no próximo UP vc troca tudo

Pode usar de boa, sem OC extremo 8 pinos segura.

Costuma ter até no manual isso ai, pode olhar

To aqui na duvida , um 12700F por 2 mil tranquilo sem estress , ou o 13900k so para dezembro raspando as moedas...
Um 12700f (Vc tem alguma plaquinha de vídeo antiga guardada?)atende, mas tem q analisar pq somos nerds rs.

Pode ser q vc fique com uma espécie de “arrependimento” por não pegar o 13900k, mas tem q lembrar do seu 9900k que vc acabou usando com @4,8 para não ferver. É a mesma situação (vc acha que vai conseguir “domar” a temperatura e a voltagem? Seu WC segura a onda em 280-300w?). A gente fica tentando tomar decisões 100% racionais, mas não dá certo kkk.

O 12700 tem (teoricamente) 180w no máximo (eu utilizaria 189W, meu 12900 acusava 205W e bate 213-215W) aí fica de boa levar. Mas é bom avaliar bastante pq para vender depois é osso….

Sim, os esforços gerados pela “trava” do processador atuam de forma excêntrica no mesmo, causando essa flexão.

Ps: acabei de ler q a Intel chama de “deflexão”
É verdade que a troca para o contact frame anula a garantia da placa-mãe/processador?

Um 12700f (Vc tem alguma plaquinha de vídeo antiga guardada?)atende, mas tem q analisar pq somos nerds rs.

Pode ser q vc fique com uma espécie de “arrependimento” por não pegar o 13900k, mas tem q lembrar do seu 9900k que vc acabou usando com @4,8 para não ferver. É a mesma situação (vc acha que vai conseguir “domar” a temperatura e a voltagem? Seu WC segura a onda em 280-300w?). A gente fica tentando tomar decisões 100% racionais, mas não dá certo kkk.

O 12700 tem (teoricamente) 180w no máximo (eu utilizaria 189W, meu 12900 acusava 205W e bate 213-215W) aí fica de boa levar. Mas é bom avaliar bastante pq para vender depois é osso….
Opa obrigado pelas dicas, a vga tenho uma , realmente fica essa vontade de ter o melhor , descobri ouro problema, o coler não é compatível com os novos socktes , h115i pro ,agora lascou.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar